quarta-feira, 17 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. – (Jo 5,17-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 17 DE MARÇO de 2021 (quarta-feira) 076º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

APENAS OS QUE DIALOGAM PODEM CONSTRUIR PONTES E VÍNCULOS.”

(Papa Francisco)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA IBERO-AMERICANO DA SEGURANÇA SOCIAL

DIA DA "BLOGAGEM INÉDITA"  

DIA DO FÃ  

DIA DO MARÍTIMO  

DIA DO MEL  

DIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS-RS  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiana (São Paulo) Almeirim (Pará) Aracaju (Sergipe) Rio das Flores (Rio de Janeiro) Equador (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EMILENE IZU NAKAMURA PIETRO (enfermeira Hospital Estadual Bauru/SP)REJANE OLIVEIRA GOMES BASSO (Garça /SP)ETIENNE BIM BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ACURCIO ALFREDO GOMES (Lions Clube de Dracena/SP)ANA CHUKUCO MIYAMOTO OBANA (Andradina/ Garça /SP)NELSON BRITO FILHO (Garça /SP) CLEUZA ALMEIDA FUNAKAWA (Garça /SP) JOÃO VICTOR CAPARROZ (Garça /SP) PAULO HENRIQUE CARDOSO DE SÁ (Garça /SP) LENITA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO PATRíCIO

SÃO José de Arimateia

SÃO João Sarkander

SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

SANTo Ambrósio de Alexandria

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 5,17-30

A observância do sábado originou inúmeros conflitos entre Jesus e os judeus, escribas e fariseus. Jesus coloca a vida e o amor acima da Lei fria.

 

- A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação!  (Sl 68,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem descobre a profundidade do amor de Deus pode encarar o futuro com confiança, apesar dos obstáculos. Abramos o coração para a largueza da misericórdia divina, que age continuamente em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, TU ME DESTE TEU FILHO JESUS COMO CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO. REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO QUE, CONHECENDO MAIS A JESUS, POSSA TAMBÉM CONHECER-TE MAIS.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para convosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 17 de março de 2021 4ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Jesus se apresenta como Filho do Pai celeste e ousa anunciar que, por sua voz, os mortos vão reencontrar a vida. Acolhamos a Palavra que nos liberta e nos resgata das trevas 

 

1ª Leitura (Is 49,8-15) – Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 145(144)

Misericórdia e piedade é o Senhor.

 

– 17 de março de 2021 4ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.  – (Jo 5,17-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25)

 

Jesus Cristo sois bendito o ungido de Deus Pai!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

 

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

 

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

 

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A missão de Jesus é semear o bem entre nós”

“Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida” 

(João 5,24)

A vida eterna é esta: crermos n’Aquele que o Pai enviou, Jesus Nosso Senhor e Salvador. Crer em Jesus é levar a vida em nome d’Ele.

 

Muitos judeus se opuseram a Jesus, não O acolheram, não O receberam, O rejeitaram e O mataram na cruz. Mas hoje vivemos numa sociedade e, também numa forma de viver a nossa cristandade, somos cristãos que, muitas vezes, ignoramos e não acolhemos a Jesus, não aceitamos a vida que Ele nos trouxe.

 

O Senhor está dizendo que aqueles que creem n’Ele ressuscitarão para a vida, mas aqueles que praticam o mal ressuscitarão para a condenação. Crer em Jesus não é somente professar uma fé ou dizer: “Olha, eu creio em Deus Pai”. “Creio em Jesus Cristo, Seu filho único”, mas é ter as obras que Jesus praticou, porque muitos creem no Seu nome, mas praticam o mal, vivem no mal, desejam e fazem o mal para o próximo.

 

“Aquele que é de Jesus pratica o bem, semeia o bem e realiza o bem para o seu próximo”

 

É muito importante que a nossa fé, aquilo que professamos com a boca, seja condizente com aquilo que vivenciamos na vida. É preciso que a fé produza obras e frutos. Não podemos de forma alguma, sermos discípulos do Mestre Jesus e praticarmos o mal uns aos outros; mal de todas as espécies e maneiras: do desejar o mal, do fazer o mal, do praticar o mal, do desejar que o outro se dê mal, as verdadeiras maldades que são penetradas no mundo em que vivemos.

 

É importante deixar que a Palavra de Deus nos purifique porque as raízes do mal estão em nós, as raízes malignas estão em nós. Herdamos, vivemos numa sociedade que pratica o mal e também imitamos os comportamentos errados e malignos que há no meio de nós. Somos influenciados pelo meio que vivemos, mas somos também tentados a praticar o mal.

 

Aquele que é de Deus, aquele que crê em Jesus realiza as obras do Senhor, é por isso que Jesus começa hoje dizendo: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Qual é a obra, o trabalho do Pai, senão edificar o bem, fazer o bem? Porque tudo foi feito com a bondade de Deus, porque Ele viu que tudo era bom.

 

Semear as sementes do bem é a missão de Jesus, tudo aquilo que o mal veio destruir, Jesus veio para reparar; e aquilo que o mal tem destruído no mundo não podemos continuar semeando, sendo destruídos pelo mal e deixando que ele esteja penetrado em nossas ações, pensamentos e sentimentos.

 

Aquele que é de Jesus pratica o bem, semeia o bem e realiza o bem para o seu próximo!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao curar o enfermo em dia de sábado, Jesus provoca a ira dos judeus. Jesus responde que ele trabalha assim como seu Pai sempre trabalha e que não há restrição de dias para fazer o bem. O Filho vai aprendendo do Pai e fazendo aquilo que o Pai faz. O agir de Jesus está em sintonia com o desejo de Deus. Além disso, expressa sua unidade com o Pai, fruto de uma profunda comunhão de amor entre os dois. Deus se comunica com o ser humano não via leis e preceitos, mas pela vivência do amor. Com frequência desejamos que Deus se adapte aos nossos desejos e se conforme aos nossos sistemas e projetos. É importante se deixar guiar pelos planos do Pai, revelados pelo seu Filho. As ações de Jesus deveriam ser as ações de cada cristão. A fé nele consegue nos manter em pé e firmes na missão que ele nos confiou.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, disseste aos teus conterrâneos: “As coisas que o Pai faz, o Filho o faz da mesma forma”. Ao dizer que Deus é teu Pai, te fazes igual a Deus. Essa revelação deixa teus adversários perturbados. Concede-nos, Senhor, a sabedoria para aceitar, em nossa vida, essa verdade de fé. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 5,17-30 - Quem crê, tem a vida !

 

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da palavra de Deus, acolhamos ao Senhor que fala ao nosso coração. Reze neste dia o grande amor do Pai que nos educa como um pedagogo, através dos ensinamentos de seu Filho Jesus. Reze ou cante:

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

“A observância do sábado originou inúmeros conflitos entre Jesus e os judeus, notadamente, escribas e fariseus. Jesus coloca a vida e o amor acima da Lei fria. A polêmica se torna ainda maior quando Jesus chama a Deus de Pai, revelando uma intimidade tal com Deus que equivale a fazer-se igual a ele. Os três Evangelhos sinóticos seguem o mesmo método narrativo. Escrevendo dezenas de anos após, João faz a teologia dos fatos. O Pai é fonte da vida e concede ao Filho o poder de dar a vida. O Filho, por sua vez, dá a vida a todos os que crerem nele. O Pai deu ao Filho o poder de julgar, mas seu julgamento é marcado pela misericórdia. A condição é escutar a sua Palavra e crer naquele que o enviou e tem a vida eterna.” ( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Deixe que esta Palavra de Jesus o(a) encante.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Relendo a própria história percebemos a paciência infinita de Deus para conosco. Com tantos ensinamentos de Jesus sobre o amor compassivo e misericordioso do Pai, quanto eu já assimilei desta sabedoria? Compreendi que esta sabedoria é o que Deus mais ama?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Rezo a exortação do apóstolo Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl 6,9). Reze pelas iniciativas comunitárias, pelas políticas públicas, pela unidade das nações. Deus é Pai de todos sem acepção de pessoas.

 

Se desejar conclua com a oração do Pai-nosso...

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Um dos objetivos da Campanha Ecumênica da Fraternidade -2021 é: Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio. Com que atitude quero estar em comunhão com as Igrejas Cristãs neste objetivo? Verbalize o que você determina como gesto concreto.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.