terça-feira, 9 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós sois a luz do mundo. - (Mt 5,1-12a)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 09 DE JUNHO de 2020 (terça-feira) 160º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
É FUNDAMENTAL DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ, DE TAL MANEIRA QUE NUM DADO MOMENTO A TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA.
(Paulo Freire)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DE ANCHIETA
 DIA NACIONAL DO CIPEIRO
 DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
 DIA EUROPEU DAS PROFISSÕES LIBERAIS
 DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO
SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  
 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palmares [panelas] (Pernambuco) Araguatins - Figueirópolis (Tocantins) Barreirinha (Amazonnas) Cícero Dantas (Bahia) Magé (Rio de Janeiro) Cedral - Godofredo Viana (Maranhão) Botuverá (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE (Garça/SP)GABRIEL SERAFIM TAVARES NUNES (Garça/SP) PAULO HENRIQUE COLLIS (Garça /SP) CARLOS ALBERTO COSTA (RB Garça /SP) PATRICIA FERNANDA MACHADO RODRIGUES (Marilia /SP) MARIA CLARA BRANDÃO CANTU (Advogada-Macro Brandão-Garça /SP) MIRTES MANCERA DA SILVA (PPA-Garça /SP)MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI (Eq 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) DURCILINIA MESSIAS DE SOUZA PELOSI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) FERNANDA ELIANE PRATA DA SILVA (Lions Clube de Lins /SP) EURIDES VITAL DOS SANTOS FILHO (Lins /SP) FRANCISCO PIETRO (Garça /SP) FERNANDA SITTA (KZM Turismo Garça /SP) RENATA ALMODOVAR MORAIS (EMCA Garça /SP)ALCEU ALVES AMORIM (Garça /SP)DIEGO ANTONIO ROCHA (Garça /SP)ROSANGELA ZORZETE (Garça /SP) Pe. DIEGO LUIZ CARVALHO DE SOUZA (Vigário Paroquial de Sagrada Família de Lucélia e de Santa Luzia de Pracinha /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
José de Anchieta (Espanha, 1534-1597), religioso jesuíta, veio ao Brasil em 1553, como missionário. Grande amigo e defensor dos índios procurou compreender a mentalidade e os costumes deles. É chamado “apóstolo do Brasil” por sua dedicação ao povo nativo, foi canonizado em 2014.
SÃO EFRÉM


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estes são homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
– Oração 
PAI, TENHO DIANTE DE MIM O MUNDO TODO A SER EVANGELIZADO. TRANSFORMA CADA CIRCUNSTÂNCIA E CADA MOMENTO DA MINHA VIDA EM CHANCE PARA DAR TESTEMUNHO DO TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do são José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 09 de junho de 2020  3ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOSÉ DE ANCHIETA Presbítero e Apóstolo do Brasil-Ofício da Memória
– Liturgia da Palavra 
Em tempo de seca e fome, Deus se dispõe a nutrir o seu profeta mediante uma pobre viúva pagã, que reparte o pouco que possui. Deus a recompensa, providenciando-lhe o necessário para sua subsistência. A atitude da viúva é uma resposta concreta ao convite de Jesus para sermos sal da terra e luz do mundo. 

1ª Leitura (1Rs 17,1-6) – A farinha da vasilha não acabou conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 7secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. 8Então, a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Levanta-te e vai à Sarepta dos sidônios e fica morando lá, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”. 10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”. 11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!” 12Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”. 13Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”. 15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 4
Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!


– 09 de junho de 2020  3ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOSÉ DE ANCHIETA Presbítero e Apóstolo do Brasil-Ofício da Memória
Vós sois a luz do mundo. - (Mt 5,1-12a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Sejamos luz na vida do nosso irmão”
Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?
(Mateus 5,13)
Aquele que é discípulo de Jesus se torna sal da terra e luz do mundo. Como é importante termos sabor, gosto e sentido para a nossa vida, ou seja, conferirmos um significado àquilo que somos e realizamos.

Ninguém saboreia uma comida que não tem gosto, que não é temperada para conferir sabor; também não podemos ser aquelas pessoas insossas que não têm gosto, sabor e não temperam, em outras palavras, precisamos primeiro deixar que o Evangelho confira sabor e sentido à nossa vida; e, onde quer que estejamos, levemos o sabor do Evangelho às pessoas.

Não se trata de fanatismo, de agressão religiosa, de imposição daquilo que cremos. Muitas vezes somos até discretos, nem usamos palavras, mas a nossa presença confere sabor. 

“Aquele que é temperado pela luz do Evangelho torna-se luz na vida do seu irmão”

É tão bom ter pessoas no nosso meio que trazem um gosto diferente para a convivência e para a relação. Não é porque reza ou sabe muito, mas porque ser uma pessoa que tem sabor naquilo que faz, não é aquela pessoa que onde chega a presença dela é desagradável, não tem gosto de estar com ela.

Não precisamos ser chatos, inconvenientes, não precisamos impor, precisamos ter sabor de pureza, de bondade, de misericórdia, discrição e amor. São sabores que emanam de nós sem muitas palavras, mas emanam pelo testemunho de vida, pela coerência evangélica, pela presença de quem mais do que fala, faz e vive aquilo que acredita.

Aquele que é sal, torna-se luz. Temos tantas coisas obscuras no mundo em que vivemos, onde vemos as pessoas perdidas para lá e para cá, e é tão bom quando encontramos alguém que é luz na vida.

Quem é luz não é aquele que sabe ou diz muito, luz é aquele que vive na luz, que vive iluminado, vive na serenidade de ser guiado por Deus e vai ser luz também para a vida dos outros.

O que não falta é quem lança a escuridão na escuridão, é quem traz mais trevas para o coração de tantos com pensamentos errados, visões obscuras e sentimentos distorcidos. Aquele que é temperado pela luz do Evangelho torna-se luz na vida do seu irmão. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O Reino de Deus se constrói a partir de pequeno grupo, com a força do Espírito Santo.
Mas esse início quase imperceptível não pode ficar fechado, inexpressivo, acanhado. Tem que expandir-se. Por isso, Jesus desperta seus discípulos para uma missão de abrangência universal. O sal é que torna o alimento comestível, apetecível.
O verdadeiro discípulo de Cristo é o que vibra com sua escolha, fala do Reino com entusiasmo. Não se deixa corromper pelas tentações da riqueza e do poder. A luz é a própria presença renovadora de Jesus, que se auto definiu: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12).
Assim, todo cristão e toda cristã, empenhados no serviço generoso ao Reino, são instrumentos de paz e fraternidade, promotores da boa convivência social, exemplos de fé, de amor e de esperança para todos.

ORAÇÃO
Senhor e Mestre, fazes vivo apelo a nós, discípulos do Reino. Sejamos o sal que evita a corrupção da sociedade. Não podemos ficar passivos diante das injustiças. Sejamos luz neste mundo, para que todos perseverem no teu caminho de justiça e fraternidade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,13-16 - Missão luz

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura Orante, cantando, com toda a Igreja:

Ó luz do Senhor,
que vem sobre a terra, inunda meu ser permanece em nós!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 5,13-16, e observamos as imagens que Jesus usa no seu discurso.

- Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
- Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Refletindo
Jesus compara os seus discípulos a sal e luz. Ambos são símbolos de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje? Sentimos que nossa vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que nossa presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor?

Meditando
 A Conferência de Aparecida lembra:
"Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente,  e concluímos, com o Salmo 4:

Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

1. Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, / atendei-me por piedade e escutai minha oração! / Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? / Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? – R.

2. Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo / e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! / Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira; / meditai nos vossos leitos e calai o coração! – R.

3. Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” / Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! / Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração / do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passaremos o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que encontrarmos, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29).

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.