sábado, 17 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Enxergaram Jesus, andando sobre as águas. – (Jo 6,16-21)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 17 DE ABRIL de 2021 (sábado) 106 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A FELICIDADE É A CONSCIÊNCIA DO SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO.”

(Alexander Lowen)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA BOTÂNICA

DIA NACIONAL de Conscientização da Hemofilia

DIA INTERNACIONAL DO HEMOFILICOS

DIA NACIONAL de Luta Pela Reforma Agrária

DIA Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo

DIA NACIONAL DO VENDEDOR-BALCONISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

DIA do Camponês

DIA do Terceiro MunDO

DIA do Lojista de CD

DIA da Independência da Síria

DIA MUNDIAL do Malbec

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jarinu (São Paulo) São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro) Bacabal (Bahia) Manaus (Amazonas) Bacabal (Maranhão) Maripá - São José das Palmeiras (Paraná) Santa Leopoldina (Espírito Santo) Arroio do Padre - Santa Margarida do Sul - Taquara (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIANA CASALECCHI (prima Agudos/SP) GUILHERME SERAFIM (Garça/SP) Giorgia  Maria Crema  Sav (Lions Clube de Bauru Sul /SP)REGINA CÉLIA JUNQUEIRA MACHADO (Lions Clube de Adamantina /SP) Gustavo  GÂNDARA  Gai (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) JOSÉ GOMES DUBA DAS CHAGAS (PDG-DLC6-1VCG-Lions Clube de Franca Centro/SP) VÂNIA APARECIDA FRANCHI  QUINHONEIRO (Lions Clube de Tupã/SP) ELIDA MARIA  DA FONSECA COSTA FARIAS (Bauru /SP) SONIA MARIA VALSECHI DE SOUZA (Garça/SP) DULCIRENE BEGHINE BATISTÃO (Dentista Garça/SP)  TABATA REGINA DAINEZE DE OLIVEIRA (Garça/SP)  MAURO MONTAVANELLI (Garça/SP)  MARCIO DE OLIVEIRA (Garça/SP) DARCILEI FERREIRA BONATO (Centro Farma Garça/SP)  MARA ADRIANA ZUIM GARCIA (Bauru /SP)CASSIA REGINA DA SILVA CASCONE (Marilia /SP) AMAURI CAMARGO MONACO (São Paulo/SP)  CAROLINE PELEGRINI DE ANDRADE (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES BIZULLI e ANTONIO REYNALDO BIZULLIó1993ó28 ANOS (EQ 08 ENS MÂE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA IMACULADA EGEA PLATERO e JOÃO MODESTO PLATEROó1971ó50 ANOS (pais da minha sobrinha Alessandra do Johnny – São Paulo /SP

 

 Santo do Dia 

Beato Battista Mantovano

SANTA Catarina Tekakwitha

SantO Alberico

SantO Aniceto

SÃO Roberto

SÃO Simeão

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não tenhais medo! – Jo 6,16-21

“Sou eu. Não tenham medo”, Jesus veio ao encontro dos discípulos, aproximando-se do barco. Na comunhão, Jesus ressuscitado se aproxima do nosso barco.

 

- Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A fé em Cristo e a ação do Espírito Santo são dois moventes indispensáveis para o crescimento harmonioso da comunidade. Entremos em sintonia com o Espírito e alimentemos a fé nas fontes da Eucaristia e da Palavra de Deus. 

 

– Oração 

 

PAI, EM MEIO ÀS TEMPESTADES, FAZE-ME COMPREENDER QUE O RESSUSCITADO CAMINHA COMIGO, INCENTIVANDO-ME A NÃO TEMER E A PERMANECER FIRME NO RUMO TRAÇADO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, por quem fomos remidos e adotados como filhos, velai sobre nós em vosso amor de Pai e concedei aos que crêem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 17 de abril de 2021 Sábado da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Conscientes de que o anúncio da Palavra tem prioridade, os apóstolos nomeiam novos líderes para cuidar dos pobres. A presença de Jesus garante à comunidade a travessia segura em meio às tribulações da caminhada. 

 

1ª Leitura (At 6,1-7) – Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os doze apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

 

 

– 17 de abril de 2021 Sábado da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Enxergaram Jesus, andando sobre as águas. (Jo 6,16-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ressurgiu Cristo, o Senhor, que criou tudo; / ele teve compaixão da humanidade.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. 18Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor silencia os barulhos do nosso coração”

“Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenhais medo’” 

(João 6,19-20)

Os discípulos estavam em meio ao mar quando soprou um vento forte, e aquele vento forte deixava o mar cada vez mais agitado; e quando o mar se agita, o coração perturba-se, o medo arvora-se dos sentimentos e afetos do coração.

 

Andamos em meio às ondas agitadas da vida, andamos em meio às agitações do cotidiano e da existência, e o coração se perturba de acordo com as ondas. Mas é preciso olhar na direção de Jesus, porque Ele está vindo em nossa direção. E por mais agitado que esteja o mar da vida, não podemos temer, porque é o Senhor quem vem ao nosso encontro. Ele vem para nos acalmar, para colocar ordem naquilo que está agitado, Ele vem para trazer paz e serenidade ao nosso coração.

 

Como é difícil não se agitar, como é difícil não ficarmos tensos e preocupados com todas as situações do cotidiano! Mas precisamos aprender com Jesus que o segredo para enfrentar as ondas agitadas dos mares da vida é a serenidade do Espírito. E como vamos nos manter serenos diante de tantas coisas que agitam a nossa vida? Precisamos buscar, no Espírito de Jesus, no Espírito Santo que nos é dado, a graça de nos acalmarmos, de nos recolhermos no silêncio da oração, da meditação e da contemplação, para colocarmos em ordem as coisas agitadas do nosso coração.

 

“Jesus vem para trazer paz e serenidade ao nosso coração”

 

Já deu para perceber que temos muitas ondas revoltas dentro de nós. Carregamos muitas coisas que trazem perturbação, inquietação, preocupação e agitação para o nosso interior. Precisamos colocar ordem na bagunça interior que está dentro de nós, porque senão ficaremos sempre agitados, tensos e resolveremos as coisas na tensão da vida.

 

Acalmemos o nosso coração, a nossa mente, os nossos pensamentos e sentimentos. É Jesus que vem ao nosso encontro. Quando estamos agitados e perturbados, nem somos capazes de reconhecer que ele está no meio de nós, que Ele está entre nós. O Senhor nos acalma, silencia os barulhos da nossa alma e do nosso coração, o Senhor nos traz a serenidade e a paz tão necessárias para lidarmos com as realidades do cotidiano.

 

Olhemos para Jesus, porque Ele olha para nós para acalmar o nosso coração e colocar em ordem a agitação que está dentro e fora de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Entre a multiplicação dos pães e o discurso de Jesus sobre o pão da vida, o autor inseriu o quinto sinal – Jesus caminhando sobre as águas. Os discípulos se assustam quando veem o Mestre andando sobre o mar, mas ele os tranquiliza dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. Andar sobre o mar significa ter o domínio do mal, simbolizado pelo mar. A revelação de Jesus – “Sou eu” – remonta à revelação de Deus a Moisés. Se Jesus está com seus discípulos, então não há motivo para temer. A presença confortadora do Mestre garante a solidariedade de Deus, principalmente nos momentos difíceis, de escuridão. Quando passarmos por momentos de medo e desafios na missão, lembremos de Jesus dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. É ele quem nos dá coragem diante dos desafios provocados pelo “vento contrário”.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, Jesus Cristo, teus discípulos, sem tua presença, entram no barco e atravessam o lago. As condições são desfavoráveis para a travessia: escuridão, vento forte e águas agitadas. Bendita a hora em que te aproximas do barco e exclamas: “Sou eu. Não tenham medo”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,16-21 - Não tenham medo! Sou eu!

 

Oração Inicial

Os discípulos, em meio às ondas agitadas do mar, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor. Eles acolhem suas palavras encorajadoras – “Sou eu. Não tenhais medo!” – e seguem adiante sem desanimar. Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida depositando nossa confiança no Senhor.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia-o pausadamente o Evangelho. Qual é o contexto da narrativa? Qual tema o evangelista aborda? Além de “noite” e “escuridão”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

 

“A proposta de Jesus não tinha sido bem entendida pela multidão e é mal interpretada pelos discípulos. A multidão quer fazê-lo rei, vendo nele o Messias da abundância. Os discípulos se retiram, talvez porque pretendessem voltar à vida de antes, como se nada tivesse acontecido. Eles fazem a travessia sozinhos. E, porque estavam sozinhos, crescem as forças do mal, representadas pela escuridão da noite e pelo vento que prenunciava a tempestade. Jesus jamais abandona os seus. E suas palavras, mais uma vez, apontam a confiança: não tenham medo. A barca, agitada pelos ventos, representa a comunidade cristã que, por vezes, é tentada pela autossuficiência. Mesmo quando o abandonamos, ele não nos abandona.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje?

Leia novamente o relato do evangelho e repita as palavras que chamaram sua atenção. Quais são as águas agitadas que você precisa enfrentar? Jesus está no barco com você? Você reconhece o Senhor que se aproxima do seu barco e confia em suas palavras: “Sou eu. Não tenhais medo”?

Para reconhecermos a presença do Senhor Ressuscitado nos momentos difíceis da vida, necessitamos de muita fé. Mas nós não devemos temer, pois o Ressuscitado está no nosso meio, está junto de nós. Que possamos sempre acolher as palavras encorajadoras de Jesus – “Sou eu. Não tenhais medo!” –, sobretudo nos momentos de dificuldade e temor.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele apazigue acalmando a tempestade.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz afastando os medos, enchendo-me de confiança para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.