segunda-feira, 2 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.” - (Jo 20,1-9)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 02 DE ABRIL DE 2018 (segunda-feira) 92º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É MAIS FÁCIL OBTER O QUE SE DESEJA COM UM SORRISO DO QUE À PONTA DA ESPADA.”
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
DIA DO PROPAGANDISTA
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
DIA Mundial de Conscientização do Autismo
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
DIA DA Identificação Leonística(sp)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alumínio - Capão Bonito – Cotia – Pacaembu – Pongaí – Suzano - Ubirajara (São Paulo) CarlópolisJacarezinho (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANDRÉA PERES ANTONIO (LC de Garça – EQ 02 ENS APARECIDA - Setor de Garça /SP)ALEXANDRE ALVES BALBINO (Advogado em São Paulo/SP)JOSÉ CARLOS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO - Garça/SP)CARMIRA THEODOZINA PEREIRA (Lions Clube de Marilia/SP) JOSÉ CLOVIS NOGUEIRA (LC de Pacaembu Paraíso/SP)LUIZ CABREIRA NUNES (Garça /SP)EZEQUIAS BABOSA CUBA (Garça /SP)


 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO DE PAULA
SANTA MARIA DO EGITO
SANTO ABÔNIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel; que sua lei esteja sempre em vossos lábios! (Ex 13,5.9)
Como portadores do querigma, nesta liturgia nos unimos a Pedro e às mulheres do evangelho, buscando reunir forças para anunciar ao mundo que Jesus Cristo foi ressuscitado por Deus Pai.
Oração
PAI, FAZE-ME COMPREENDER QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É OBRA DO TEU AMOR POR ELE E POR TODA A HUMANIDADE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
02 de abril de 2018 2ª-feira na Oitava da Páscoa
A ressurreição de Jesus constitui o centro de nossa fé, motivo pelo qual somos chamados a anunciar esse acontecimento a todos. A Palavra do Senhor nos ensine o caminho para a vida.

 1ª Leitura - (At 2,14.22-33) -Não era possível que a morte o dominasse.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22”Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.
29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 15 (16)
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Evangelho do dia
02 de abril de 2018 2ª-feira na Oitava da Páscoa
"Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. - (Jo 20,1-9)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O Ressuscitado vence o medo do nosso coração
O Senhor Ressuscitado é Aquele que vai curando a nossa vida de tantas tensões e medos que nós vivemos!
Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão  (Mateus 28,10).
As mulheres partiram depressa para o sepulcro, elas estavam com medo, mas ao mesmo tempo, correram com grande alegria, porque queriam dar a notícia do túmulo vazio aos discípulos. A notícia de que o Senhor estava vivo trouxe grande alegria ao coração daquelas mulheres, mas não foi uma alegria suficiente para vencer o medo que ainda apavorava o coração delas.
Neste tempo Pascal, no qual somos iluminados nesta segunda-feira da Oitava da Páscoa, é um tempo em que somos convidados para irmos ao encontro do Ressuscitado e permitir que Ele apareça em nossa vida, apareça nas situações mais obscuras da nossa mente e vença o medo do nosso coração.
O Senhor Ressuscitado é Aquele que vai curando a nossa vida de tantas tensões e medos que nós vivemos. As mulheres estavam com medo de que aquilo que aconteceu com Jesus, pudesse acontecer com elas: serem perseguidas, presas, mortas; porque eram seguidoras de Jesus. Elas não queriam abandoná-Lo, nunca deixaram de acreditar n’Ele, mesmo Ele estando morto, entretanto, o problema não foi a fé, mas foi a fé abalada pelo medo.   
Quando olhamos para a nossa vida, sabemos quantos abalos o medo provoca em nós. O medo provoca abalos em nossa própria estrutura interior, nas nossas emoções, nos nossos sentimentos, nos nossos afetos, nas nossas decisões e escolhas na vida. Temos medo de não dar certo; medo de nos decepcionarmos; medo de sermos repreendidos; medo de não conseguirmos. Temos medo até do que vai acontecer depois da morte; temos medo das situações.  
O medo vai criando barreiras dentro de nós, ele nos aprisiona. O medo não só nos torna pessoas medrosas, mas também, arranca a nossa coragem, tira o nosso estímulo, nos deixa aprisionados dentro de uma caverna. Por causa do medo nós nos encolhemos, não saímos para testemunhar que Ele está vivo.
Permitamos que Jesus venha curar os medos do nosso coração. A palavra de ordem d’Ele é justamente essa: “Não tenhais medo”;  “Ide anunciar”; e não podemos anunciar com medo, não podemos realizar a obra de Deus com eficácia, se o medo toma conta do nosso coração.
Que o Ressuscitado, Aquele que venceu a morte; vença tudo aquilo que o medo provoca em nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoA adoração
AUTOR: Rev. D. Joan COSTA i Bou 
(Barcelona, Espanha)
Hoje— as mulheres que foram ao túmulo sentem uma grande alegria em seus corações por causa do anuncio do anjo sobre a ressurreição do Mestre. E saem "correndo": seus corações explodiriam se não o comunicam a todos os discípulos. Jesus se faz o "encontrado": o faz com Maria Madalena e a outra Maria... E com todos os homens.

Pela sua encarnação, Deus uniu-se, de algum jeito, a todo homem. As reações das mulheres ante a presença do Senhor expressam as atitudes mais profundas do ser humano ante nosso Criador e Redentor: a submissão— pois se "seguraram" a seus pés— e a adoração. A adoração é a submissão terna que, em sua totalidade, só devemos dar a Deus.

—"Não tenhais medo", nos diz Jesus. Medo do Senhor? Nunca, Ele é o Amor dos amores! Medo de perdê-lo? Sim, porque conhecemos a própria debilidade. Por isto, seguramos bem forte seus pés: Senhor não nos deixe!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como lidar com a insegurança, o medo das mulheres e a alegria da notícia da Ressurreição?
- A maldade e a corrupção em nosso Brasil continuarão a existir sempre?
 -Alguém duvida?
- É possível haver oposição sadia e honesta?
- Crendo na alegria da Ressurreição, dá para vencer os medos que tenho?
- Jesus ressuscitado está vivo, está entre nós! Onde o encontramos?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 28,8-15 - Quem busca, encontra o Cristo Ressuscitado!
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto do Evangelho do Dia: Mt 28,8-15.
Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.
Então Jesus disse:
- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galileia, e eles me verão ali.
Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos. Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte:
- Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema.
Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.
Refletindo
Jesus ressuscitado aparece primeiro, às mulheres. Por quê? Por que não apareceu primeiro aos discípulos? Não é fácil entender. Mas, pouco antes, quem estava junto à cruz de Jesus eram as mulheres. Provaram ter um grande e verdadeiro amor. Amor que não terminou com a morte. Isto se deduz pelo fato de serem elas as que por primeiro vão ao túmulo para ungir o corpo do Senhor. Há um provérbio popular que diz: “Quem procura, acha!” Poderíamos completar: quem procura o bem, o encontra. Quem procura Deus, o encontra! Aconteceu com as mulheres que ficaram “muito alegres” por ver o Senhor vivo. Tornaram-se assim as primeiras anunciadoras da Ressurreição!
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: para onde caminho?
Busco o quê? O bem? O amor? A Verdade? A justiça?
Refletindo
Veja o que os bispos nos sugeriram em Aparecida: “No rosto de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, maltratado por nossos pecados e glorificado pelo Pai, nesse rosto doente e glorioso, com o olhar da fé podemos ver o rosto humilhado de tantos homens e mulheres de nossos povos e, ao mesmo tempo, sua vocação à liberdade dos filhos de Deus, à plena realização de sua dignidade pessoal e à fraternidade entre todos. A Igreja está a serviço de todos os seres humanos, filhos e filhas de Deus.” (DAp 32). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou cultivar um olhar que BUSCA Deus em tudo e em todos! Ver o rosto de Cristo ressuscitado no rosto das pessoas que encontrar.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.