quinta-feira, 3 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces?” - (Jo 15,1-8)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 03 DE MAIO DE 2018 (quinta-feira) 123º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.”
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
DIA DO PARLAMENTO
DIA DO LEGISLADOR
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Dia Mundial do Solo
Dia mundial do Sol
DIA DO PAU BRASIL
DIA DO SERTANEJO
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Dia Internacional do Veterinário Latino-Hispano-Americano
Dia consagrado à celebração da descoberta do Brazil

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areiópolis - Bebedouro - Brotas - Catiguá - Macaubal - Pinhalzinho - Poloni - Redenção da Serra - Santa Cruz da Conceição - Santa Cruz das Palmeiras - São Francisco (São Paulo) Barra do Corda (Maranhão) Boa Esperança (Espírito Santo) Cabrobó (Pernambuco) Ribeirão Cascalheira (Mato Grosso) Miracema (Rio de Janeiro) Pracuúba (Minas Gerais) Braganey - Imbituva - Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DANILO LOPES DA COSTA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ANTONIO CARLOS DEBIASI (primo-Dois Córregos/SP) CARLOS EDUARDO DANTAS DE MATTOS (Empresário Agrícola Fazenda Umuarama Garça-de Campinas /SP) CLAUDIO PÁDUA GODOI  (Lions Clube Marilia /SP)fabio pinha alonso (Lions Clube de Marilia Amigos Sem Fronteiras /SP)  ROSENETE T. FENILLI KARNOPP (LD2-Lions Clube de Santa Cruz do Sul – Centro /RS) FERNANDO TANGERINO  (Ilha solteira /SP) Pe. ADEFLOR XAVIER PEREIRA JUNIOR (Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marília e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas/SP) VALÉRIA APARECIDA GONÇALVES DE OLIVEIRA SOUZA (RCG Garça/SP) VALDIR PIASSA DE FREITAS (V.P. de Freitas-Garça/SP) VALDEMIR PIASSA DE FREITAS (de Garça /SP) LEILA MARIA MAGOTI LIMA (Garça/SP) MARIA EMILIA MOREIRA MENDES RIBEIRO (Garça/SP) ROBERTO JOSÉ PAVAN (Ibitinga/SP)

 Santo do Dia 
SANTOS FILIPE E TIAGO – APÓSTOLOS E MÁRTIRES
FILIPE e TIAGO (século 1º), foram apóstolos de Jesus. Filipe, a princípio discípulo de João Batista, foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado de Menor, é conhecido como “o irmão do Senhor”. Ambos selaram  com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo.
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!
Celebrando a memória dos Santos Felipe e Tiago, possamos com o seu exemplo animar a nossa caminhada de cristão, pois ambos doaram a própria vida por amor e adesão ao evangelho de Cristo.
Oração
PAI, QUE EU SAIBA RECONHECER-TE NA PESSOA DE JESUS, EXPRESSÃO CONSUMADA DE TEU AMOR MISERICORDIOSO POR TODOS OS QUE DESEJAM ESTAR PERTO DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
03 de maio de 2018   5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa São Felipe e São Tiago, Apóstolos . Festa
O anúncio central da Igreja é a morte e a ressurreição de Jesus, o qual se apresenta como o caminho para o Pai, a verdade para o mundo e a vida que se oferece a toda a humanidade.

 1ª Leitura - (1Cor 15,1-8) -O Senhor apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos.Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1
Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 18A (19A)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Evangelho do dia
03 de maio de 2018   5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa São Felipe e São Tiago, Apóstolos . Festa
"Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? - (Jo 15,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9)

Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai
Quem está com Jesus está na comunhão com o Pai, porque Jesus é Aquele que nos apresenta ao Pai!
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”  (João 14,6).
Celebramos, hoje, a Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago. A atitude de Filipe chama nossa atenção, porque ele foi aquele que pediu para Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai. Isso nos basta!”. Filipe queria fazer ligação direta com o Pai, mas não compreendia nada. Jesus respondeu a ele: “Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheceis ainda?”.
Quem está com Jesus está na comunhão com o Pai, porque Jesus é Aquele que nos apresenta ao Pai, é Aquele que nos coloca em sintonia e comunhão com Deus.
Encontramo-nos, muitas vezes, perdidos nas estradas da vida, sem saber que direção tomar, que caminho seguir no meio de um mundo confuso onde se difundem tantas “verdades”, mentiras que aparecem revestidas de verdades. Um mundo onde a cultura da morte está assumindo o lugar da vida plena, da vida em Deus.
Jesus está nos dizendo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Caminhar na estrada de Jesus é muito exigente, é preciso persistência, pois o caminho, muitas vezes, não é o mais belo; é um caminho que dói os pés, as pernas e o coração, mas é o caminho que nos conduz à vida.
Somos acostumados a buscar atalhos, meios de chegar mais rápido, cortar o caminho. No entanto, acabamos nos perdendo nesses atalhos desanimados, e as estradas vão nos conduzindo para outras direções. Estamos buscando atalhos para chegar ao coração de Deus, mas não há atalhos, há somente um caminho, e este caminho tem nome: Jesus.
Estamos em busca de verdades para a vida, e cada um tem a sua verdade, cada um quer transformar o seu ponto de vista na verdade absoluta.
Não há verdade absoluta, há uma única verdade, que é Jesus. Queremos dar sentido a nossa vida e buscamos muitas coisas para alimentá-la com paliativos, remédios que procuramos para as dores que sentimos. Mas só há uma vida, aquela que vem de Deus, a vida que Jesus resgatou e plenificou. É nessa vida que temos de permanecer e jamais sair.
Deus abençoe você!

ReflexãoQuem vê ao Filho vê ao Pai
AUTOR: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— diante da petição de Filipe de mostrar-nos ao Pai, Jesus Cristo responde desde uma dupla perspectiva: Quem viu a Jesus, viu ao Pai (aspecto interpessoal); e acrescenta que o Pai realiza as obras que faz o Filho (aspecto Inter operativo). Resumidamente: O ser e o obrar do Pai é o ser e o obrar de Jesus e, vice-versa.

Esta mensagem continua em sentido descendente, se ampliando até abarcar o âmbito humano, em uma dupla direção: Ativa e orante. Ativa: Quem acredite em Jesus, fará também suas obras. Orante: Tudo o que peçamos em seu nome, Ele o fará. A primeira direção destaca a fé (“quem crê em mim”); a segunda destaca o obrar divino (“As obras que eu faço”).

—Senhor Jesus, introduz-nos nesta infinita relação que, em quanto terminal, és Tu, e, em quanto originador, és tu Pai! E faz que, balançados por ela, no Espírito Santo, todos os homens sejamos genuinamente “nós”, sendo precisamente os uns para os outros.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus diz que quem acreditar n´Ele fará obras maiores que Ele! Um exagero, é claro.
- O que de mais grandioso faço em favor da Fé?
- Sei pedir ao Pai?
- O que basicamente peço?
- Tenho consciência do que devemos pedir a Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,6-14 - "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"
Preparo-me para a Leitura da Palavra com todos os internautas, rezando:
Espírito de amor, dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades, reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 14,6-14, e observo como Jesus fala do Pai.
Jesus respondeu: - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao pai senão por mim. O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. 
 Refletindo
Filipe queria vê-lo e Jesus . Veja no texto quantas vezes Jesus fala do Pai. Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras. E Jesus, finaliza este texto, garantindo que toda coisa boa que pedirmos em nome dele, ele vai atender.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje? É Deus, o Pai que age em mim? Deixo que ele me conduza? 
Meditação
É importante recordar o que disseram os bispos, em Aparecida: “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?  
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, “vive em Deus e comunica Deus
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.