sexta-feira, 9 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. - (Lc 11,5-13)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 09 DE OUTUBRO de 2020 (sexta-feira) 283º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

"SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE."

(Margaret Fuller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DOS CORREIOS

DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE CONSÓRCIO

DIA DO ATLETISMO

DIA DO OVO

DIA DO ANALISTA DE SUPORTE

DIA DO AÇOUGUEIRO E PROFISSIONAIS DO SETOR

SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES

SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA

SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bernardino de Campos (São Paulo) Ituaçu (Bahia) Itabira (Minas Gerais) Alecrim - Dois Irmãos - Tucunduva (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  mAriA thereSA s. azevedO (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça/SP) NADIR PEDROSO PEREIRA (prima São Paulo /SP) BERNARDO LUIZ COSTAS FUMIÓ (Lions Clube de Lins/SP) valdenir a. BETTIO (Lions Clube de Adamantina /SP)DG Luiz Antônio da Silva (Lions Clube de Varginha Princesa Sul /MG)  ANA LUCIA Z. V. MOÇATTO (Garça/SP)MARCIA MARIA MENEGUESSO COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) Paulo Fernando Coelho (Lions Clube de São Bernardo Rudge Ramos – Santo André /SP) jorge oLiVEIRA (Lions Clube de Castanhal /PAWASHINGTON MARTINS (Garça /SP) MARIA FATIMA OLIVEIRA (Garça /SP)VANESSA CASARSA DE S. TEIXEIRA PINTO (Garça /SP) Carlos Eduardo Amud Zuchieri (Dentista-Garça /SP) ELMO  SIQUEIRA (Bom Jardim /RJ)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: FREI LUIS FERNANDO NUNES LEITEó (Vigário Paroquial da PARÓQUIA Sagrado Coração de Jesus - Bebedouro/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO DIONÍSIO OU DÊNIS

Dionísio (França, séc. III) foi enviado à Gália pelo papa Fabiano no ano 250. De acordo com a tradição, foi o primeiro bispo de Paris. Sofreu o martírio nos arredores da cidade, juntamente com os companheiros Rústico e Eleutério.

SÃO JOÃO LEONARDI

João (Itália, 1541-1609), abandonando a profissão de farmacêutico, tornou-se padre. Fundou a Congregação da Doutrina Cristã (Clérigos da Mãe de Deus) para promover a formação catequética, a defesa da fé e a ação missionária. Servindo os doentes de peste contraiu o mal que o levou à morte..

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

É preciso caminhar na estrada de Jesus para saber discernir em nome de quem Ele age.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O justo vive pela fé. Tornamo-nos agradáveis a Deus pela fé, e não por acumular méritos mediante observâncias religiosas escravizantes. Celebremos o Cristo, vencedor do mal e portador do Reino.

– Oração 

 

PAI AFASTA DE MEU CORAÇÃO TODOS OS PRECONCEITOS QUE ME IMPEDEM DE ACOLHER JESUS CRISTO COMO TEU ENVIADO PARA TRAZER AO MUNDO A SALVAÇÃO E A LIBERTAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mas do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09  de outubro de 2020 6ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus expulsava demônios pelo poder do Espírito e fez triunfar na terra o Reino de Deus. Suspenso no madeiro da cruz, ele se revelou mais forte do que todo o mal. 

 

1ª Leitura (Gl 3,7-14) – Os crentes são abençoados.com o crente Abraão.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 7ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: “Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei”. 11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isso é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé, mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. 14Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 111(110)

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 

 

– 09  de outubro de 2020 6ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. - (Lc 11,5-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Agora o príncipe deste mundo / há de ser lançado fora; / quando eu for elevado da terra, / atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Bel­zebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A graça de Deus expulsa o mal da nossa vida”

Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’”

(Lucas 11,24)

A Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, coloca-nos diante das realidades importantes da nossa vida espiritual. A primeira delas é que os espíritos maus precisam sair de nós, precisamos realmente expulsá-los da nossa vida. E Jesus veio está no meio de nós para isto: para que os espíritos malignos não estejam dominando, agindo e tomando conta da nossa vida.

 

Sabemos que são muitos espíritos maus que pervadem a nossa vida, incitando-nos a ter maus pensamentos, maus sentimentos e a brigarmos uns com os outros. O Espírito da ofensa, da fofoca, da calúnia, da ira, da raiva, do medo. E de todos esses espíritos ou de todos os males o Senhor quer nos libertar. Permitamos que Ele nos liberte porque todas as vezes que nos aproximamos do Senhor, Ele nos liberta do mal.

 

Aquela acusação que querem fazer a Jesus, se é por príncipe de Belzebu ou príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios e não pode o mal expulsar o mal, não pode uma casa dividida persistir de forma alguma, porque todo o Reino dividido, toda a casa dividida será destruída.

 

Então, o mal não expulsa o mal, quem expulsa o mal é a graça de Deus, a força do bem que vem do coração do Senhor nosso Deus. Portanto, não podemos servir o bem e o mal, não podemos estar misturados, uma hora sermos bons e outra hora sermos maus. Não podemos ficar falando bem, anunciando o Reino de Deus e fazendo mal aos outros, porque isso mostra uma vida dividida, um coração dividido e, com certeza, é um coração que se arruína. 

 

“Quem expulsa o mal é a graça de Deus, a força do bem que vem do coração do Senhor nosso Deus”

 

Quando um espírito mau sai de um homem, sai da nossa vida, ele vai ficar vagando, vai ficar por aí, à espreita do primeiro momento em que encontrar essa casa vazia para fazer a festa e fazer a nossa situação de vida ficar pior.

 

Já vi muitas pessoas recuperadas de drogas, de álcool, de vícios, já vi muitas pessoas libertas do adultério, já vi muitas libertações, graças a Deus; mas preciso dizer que vi muitas pessoas voltarem depois e ficarem pior. Já vi pessoas que ficaram sóbrias, tempos bons sem beber, mas depois cederam e, quando caíram, caíram de forma pior.

 

Se temos uma fraqueza, essa fraqueza está aberta em nós, não podemos relaxar de forma alguma. Deus nos libertou hoje, nos liberta amanhã, mas se vacilarmos, se já nos acharmos prontos, vamos cair e podemos cair muito pior do que antes.

 

É preciso ter a firmeza, a convicção e não se voltar para o antigo vômito, não ficarmos vazios. É por isso que precisamos nos preencher todos os dias da graça de Deus. Ninguém está pronto, ninguém pode dizer que não vai cair, ninguém pode dizer que não vai cometer isso e aquilo, porque precisamos nos preencher de Deus, e se não nos preenchermos e a casa ficar vazia, os demônios voltarão para fazer a festa com essa casa que está vazia. 

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dizer que Jesus expulsa demônios pelo poder de Beelzebu é acusação absurda. Ofensa intolerável. Jesus reage, aponta a falta de bom senso dos adversários e esclarece que ele liberta as pessoas pelo poder do Espírito Santo (“dedo de Deus”). “Homem forte” é referência a Jesus, que derrota o inimigo (Satanás) e resgata os pecadores mantidos em cativeiro. Jesus é aquele que faz triunfar na terra o Reino de Deus. É importante que todos os que são libertados por Jesus assumam de fato os valores do Reino de Deus, isto é, a prática da justiça e da fraternidade. Quem está com Jesus faz comunhão com ele e com os irmãos e irmãs. O encontro com Jesus é decisivo: ou a pessoa fica com ele e se liberta, ou fica contra ele e se mantém escrava das forças do mal.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre, teus milagres comprovam a força do teu Reino entre nós. Quem não te aceita como Enviado do Pai te acusa de ter pacto com as forças do mal. Na verdade, ages pelo poder do Espírito Santo. Queremos estar sempre contigo, Senhor, e inteiramente dedicados ao serviço do Reino de Deus. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

“Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas 😮 Céu, a Terra, e tudo o que eles contém; sois o Deus do Universo!

Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna. Amém!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras que mais chamaram sua atenção. Procure identificar o tema central do Evangelho, considerando bem o sentido de cada frase. Descubra qual é a mensagem de Jesus e qual ensinamento Ele nos deixa nesta Palavra.

 

“Uma das táticas mais infelizes é tentar desqualificar o adversário. Para isso não se levam em conta os argumentos, mas apela-se para subterfúgios. Satanás é a cabeça do reino cujos membros, os demônios, estão a serviço de sua vontade. É o reino das trevas. Por se tratar do reino da mentira, vale qualquer argumento. Eles pedem a Jesus um sinal do céu. Ele mesmo, Jesus, o Filho de Deus, é este sinal. Nosso inimigo, o diabo, por definição é aquele que tenta dividir a comunidade cristã. Ele nos induz a assumir coisas “belas pelo avesso”, como dizia Santo Agostinho. Mas ele – Satanás – não tem igualdade de condições com Jesus. Ele é um perdedor. Devemos temer as “possessões” que o mal pode criar. São os maus hábitos.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Faça a sua meditação. De que forma você compreende e acolhe os ensinamentos de Jesus?
O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os demônios que me cercam, me aprisionam e me impedem de viver com dignidade? Quais maus hábitos são mais fortes em mim? 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Após contemplar a ação de Jesus para com as forças que nos dividem tome uma decisão radical de procurar construir relações humanas mais cristãs, com gestos de amor e atitudes de solidariedade.

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.