sábado, 19 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. - (Lc 8,4-15)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 19 DE SETEMBRO de 2020 (sábado) 263º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ÉTICA É SABER A DIFERENÇA ENTRE O QUE VOCÊ TEM O DIREITO DE FAZER E O QUE É CERTO FAZER.

(Potter Stenart)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO ADOLESCENTE

DIA DO ORTOPEDISTA

DIA NACIONAL DO TEATRO

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guararema (São Paulo) Conselheiro Lafaiete - Estrela do Sul - Oliveira (Minas Gerais) Cacimbinhas (Alagoas) Ibipeba (Bahia)Sapezal (Mato Grosso) Ermo (Santa Catarina) Guarapari (Espirito Santo)Mari (Paraíba)Soure (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA PERES ANTONIO BONINI (Professora-Garça /SP) MARCELO CARRASCOSSI SASSO (CRIAG-Garça /SP) ROSE MEIRE MINARDI CARRASCOSSI (Juína /MT) JOANA D'ARC CARVALHO FERREIRA  (Exclusiva Moda Intima-Lions Clube de Garça /SP) MARINEI VAL GROSSO MOREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) WALDYR RISTOW JUNIOR (Marilia /SP) BRENO ARENA (Garça /SP) GIOVANA BOLDRIN SAMPAIO (Garça /SP) JESSICA NEVES FERREIRA (Garça /SP) JULIANA BRAZ RIBEIRO (Garça /SP) ROBERTO KOZI HIZUKURI (Garça /SP) SÔNIA MARQUES (Garça /SP) SUZEL CARNEIRO (São José do Rio Preto /SP) Pe. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁ (Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DÉBORA e THIAGO MUCCILO DE SOUZA (São Paulo / SP) ó

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE HERCULÂNDIAó1964ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ São JANUÁRIO

Januário (Itália, séc III), é um dos santos mais venerados em Nápoles. Sofreu o martírio na cidade, junto com os seus companheiros, sob a perseguição do imperador Diocleciano 

SANTO AFONSO DE OROZCO

 

A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Ele pisou as estradas da Palestina, indo ao encontro das pessoas, caminhando com elas.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A Palavra de Deus produz frutos na medida em que encontra terreno bom e receptivo. Permitamos que a Palavra e a Eucaristia transformem nossa vida e nos conduzam à realidade do céu. 

– Oração 

 

PAI, RECONHECENDO O QUANTO ME CUSTA SER FIEL AO PROJETO DO REINO, PEÇO-LHE A GRAÇA DE SER FIEL ATÉ O FIM, PERSEVERANDO NO COMPROMISSO ASSUMIDO CONTIGO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de setembro de 2020  sábado da 24ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Nosso destino é sermos novas criaturas, passando de um corpo corruptível a um corpo glorioso. Não obstante, a vida futura começa agora, enquanto ouvimos a Palavra e produzimos muitos frutos . 

 

1ª Leitura (1Cor 15,35-37.42-49) – Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 35alguém perguntará? Como ressuscitam os mortos? 36Insensato! O que semeias não nasce sem antes morrer. 37E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.

 

42Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. 43Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor. 44Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual.

 

45Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 56(55)

Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!

 

 

– 19 de setembro de 2020 sábado da 24ª Semana Do Tempo Comum

E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. - (Lc 8,4-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

 

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu:

 

 “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

 

 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abramos o nosso coração para a Palavra de Deus”

O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram

(Lucas 8,5)

Causa-me uma profunda admiração olhar esse semeador. Até pouco tempo achava que esse semeador era muito imprudente porque saía jogando sementes para tudo quanto é lado, e ele não era muito seletivo no terreno onde jogava as suas sementes.

 

Se formos olhar em termos econômicos, o dono de uma plantação, o dono de uma vinha, o dono de uma fazenda, não vai querer desperdiçar nenhuma das suas sementes, pelo contrário, ele vai primeiro preparar o terreno. E aquele terreno que, de fato, está bem preparado é o terreno que vai receber a semente. É ali que ele vai semear, ainda que algumas sementes possam não vingar, mas o fato é que você seleciona bem o terreno.

 

Aqui o semeador sai para semear em todos os campos, em todas as realidades, até à beira do caminho. A semente cai na estrada, na beira da estrada; a semente cai em terreno pedregoso, em terreno espinhoso, mas a semente cai em um terreno que é bom e ali produz frutos. 

 

“É importante abrir-se para a Palavra de Deus, deixar que ela caia no meio de nós”

 

O fato é que não precisamos olhar agora para a economia, precisamos olhar para o Reino de Deus, porque Ele, de fato, não faz seleção de pessoas e de corações. A Palavra de Deus é semeada em todos os corações, mas é o terreno que precisa abrir-se para acolher a Palavra, é o nosso coração que tem de se tornar um terreno acolhedor, que se abre para que a Palavra entre e penetre dentro de nós para que possamos produzir frutos.

 

Ainda que o meu terreno seja disperso, que esteja largado à beira do caminho, a Palavra de Deus pode transformar esse terreno num bom terreno, ainda que o meu terreno seja pedregoso e espinhoso. Se cremos no poder da Palavra de Deus, Ele transforma esse terreno que está perdido ou improdutivo, num terreno que produza os frutos do Reino dos Céus.

 

É importante abrir-se para a Palavra de Deus, deixar que ela caia no meio de nós, no nosso coração, mas é preciso cuidar. Porque o problema de todo e qualquer terreno é quando ele não acolhe, quando não cuida da semente, quando permitimos que essa semente seja roubada, maltratada, não caía, não seja cuidada e não produza frutos em nós.

 

Não basta ouvir a Palavra de Deus, é preciso ouvi-la com atenção e dedicação, mas, ao mesmo tempo, com aplicação. Preciso me jogar inteiro na Palavra porque ela se joga inteira sobre mim e minha vida. É preciso que eu realmente me coloque diante da Palavra com amor, inteiro, me dedicando a ela, para que ela produza muitos frutos em minha vida.

 

Tenho apreciado cada vez mais as pessoas que têm sido transformadas pelo poder da Palavra de Deus, se você ainda não foi, é hora de analisar que terreno, que coração e que mentalidade está tendo para acolher a Palavra de Deus que está sendo semeada como nunca em nossos corações.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus narra e explica a parábola do semeador. A semente é a mesma; os terrenos é que são diferentes; cada um dá fruto segundo suas condições. Dois terços são terrenos defeituosos ou inférteis. O resultado é minguado, insatisfatório. O terreno bom, sim, produz abundantes frutos. Cada um de nós verifique a qualidade do próprio terreno. Em outras palavras: como ouvimos a Palavra e o que fazemos para transformá-la em boas obras? Cabe-nos examinar a consciência e sinceramente descobrir os obstáculos por que a Palavra de Deus não dá fruto em nós. São as preocupações com os bens materiais? Ou, talvez, a indolência e a falta de interesse pelas coisas de Deus e a vida da Igreja? Deus continua a semear generosamente sua Palavra no terreno do mundo e no interior do nosso coração.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, não medes esforços para anunciar generosamente a Palavra de Deus. Entretanto, muitas pessoas estão de tal modo envolvidas com os bens terrenos, que não lhes sobram tempo nem disposição para acolher e frutificar a Palavra. Desperta-nos, Senhor, para o grande valor dos teus ensinamentos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 8,4-15 - Boas sementes, bom terreno, bons frutos

Oração Inicial
A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Ele pisou as estradas empoeiradas da Palestina, indo ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? O que Jesus comunica ao povo e aos seus discípulos? Quais são as imagens presentes no texto? Quais palavras mais chamaram a sua atenção durante a leitura?

 

“Pregador dos caminhos, Jesus gostava de usar as circunstâncias para iluminar a Palavra. O seu caminho passava entre as lavouras, onde pequenos agricultores arrancavam da terra ingrata o seu alimento. Existiam vários tipos de solo, cada um deles diferente. O Mestre parece não se preocupar com o solo e suas possibilidades.

Seu foco está na semente, jogada com abundância em toda parte. Esta é a tarefa, ainda hoje, da Igreja. Ela encontra solos duros da beira do caminho, encontra solos pedregosos e cheios de espinhos. Mas o semeador é marcado por uma invencível esperança. Ele tem certeza da eficiência da semente e de suas possibilidades. Ela pode chegar a cem sementes por um. Nós somos os semeadores e, ao mesmo tempo, o solo.”

(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A parábola do semeador nos ajuda a compreender as diferentes formas com as quais acolhemos a Palavra de Deus em nossa vida. A semente da Palavra que cai no coração desejoso de viver seus ensinamentos produz muitos frutos, produz cem vezes mais. É na Palavra de Deus que encontramos a força e as luzes para enfrentarmos os desafios do dia a dia, porque o encontro com a Palavra é o encontro com o próprio Cristo.

Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ainda nos lembra: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.

Você cultiva em sua vida o desejo de conhecer e aprofundar a Palavra de Deus pelo estudo e pela oração? A Palavra que medita permanece em sua vida e orienta as suas ações? Neste Mês da Bíblia, qual é o tempo que tem dedicado ao encontro com a Palavra?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos.

Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de semear a boa semente!

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.