sexta-feira, 10 de novembro de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. – (Lc 16,1-8)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 10 DE NOVEMBRO de 2023 (sexta-feira) 314º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SEM PERDÃO NÃO HÁ AMOR!

(Padre Fábio de Melo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO TRIGO

DIA NACIONAL DO INTENSIVISTA

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CAMBATE À SURDEZ

DIA DO DOENTE AUDITIVO

DIA NACIONAL DA NOTA FISCAL

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS TUMORES NEUROENDÓCRINOS

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO

DIA INTERNACIONAL DA CONTABILIDADE

DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

DIA DA ESQUADRA BRASILEIRA

DIA DO RURALISMO

DIA DA BOLOTA

DIA DA MIOSÓTIS (Não-Me-Esqueça)

DIA DA QUALIDADE

DIA DA LEI DAS ADINS

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR) EM BOA VISTA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora (Ceará) Inocência (Mato Grosso do Sul) Novo Oriente do Piauí (Piauí) Vale do Sol (Rio Grande do Sul) Iguatu - Itaipulândia - Itaperuçu - Pinhal de São Bento - Ramilândia (Paraná) Martins (Rio Grande do Norte) Cachoeira de Goiás - Paraúna (Goiás) Ibirataia - Valença (Bahia) Alto Alegre do Maranhão - Alto Alegre do Pindaré - Apicum-Açu - Araguana - Bacabeira  - Bela Vista do Maranhão - Belágua - Bernardo do Mearim - Boa Vista do Gurupi - Brejo de Areia - Buriticupu - Buritirana - Cachoeira Grande - Campestre do Maranhão - Central do Maranhão - Centro do Guilherme - Centro Novo do Maranhão - Cidelândia - Conceição do Lago-Açu - Davinópolis - Feira Nova do Maranhão - Governador Edson Lobão - Governador Luiz Rocha - Governador Nunes Freire - Itaipava do Grajaú - Itinga do Maranhão - JatobáTurilândia - Vila Nova dos Martírios (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SERGIO LEME JUNIOR (empresário-m/compadre - Garça/SP) ELiaS NEREs PEREIRa (filho Roberto/Valdete-neto m/primo Luizão-São Paulo /SP) Andréia Crós Lucas (prima-Guarulhos /SP) Albert Baker (Lions Clube de Crosby - Texas /EUA) Thiago Costa Gama (Lions Clube de Herculândia /SP)Marcelo  Caparroz Gonzales (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) Amarildo Baldissera (Lions Clube de Paranaíba /MS) Eliza Reyes (Canarana /MT)LUIS SERGIO GALHARDO (Reipel-Garça /SP)Wagner Caprioli (Marilia /SP)  FLÁVIO COrDEiRo (AMIGO Rotariano – Garça /SP

–■Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MEIRE APARECIDA MENDES ROCHA e CLAUDEMIR AGUA NOVA DA ROCHA ó2006ó17 ANOS(MACROCONTÁBIL Conessa - Garça / SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO Leão magno

Leão (Itália,  400-461) mereceu o título de Magno pela grandeza de sua obra e de seu magistério durante seu pontíficado, fomentou o diálogo entre o Ocidente e o Oriente e convocou o consíliko de Calcedônia (451), que de finiu a existência indivisa das naturezas humanas e divina na pessoa de Cristo.

SÃO Baudulino

SÃO Demetriano

SÃo José da Pérsia

SÃO Justo

SÃO Narsés

SÃo Probo de Ravena

SANTO ANDRÉ AVELINO

SANTo Orestes de Tiana

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

OS FILHOS DESTE MUNDO SÃO MAIS PRUDENTES Lc 16,1-8 - Transformar a riqueza em instrumento de fraternidade e partilha!

 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Leão nasceu no final do século 4º, na Itália, e lá faleceu em 461. Um dos maiores papas da história do cristianismo, dedicou-se à defesa da doutrina cristã, ao combate das heresias e ao bem espiritual dos fiéis. De profunda sabedoria, tornou-se o papa da unidade da Igreja. Seu exemplo de anunciador do Evangelho e administrador fiel dos mistérios de Deus nos leve a sempre mais buscar conhecer e viver os ensinamentos de Cristo.

 

– Oração 

 

“PAI, TORNA-ME ESPERTO EM RELAÇÃO ÀS COISAS DO REINO, E SEMPRE MISERICORDIOSO NO TRATO COM O MEU SEMELHANTE, POIS É ASSIM QUE ALCANÇAREI A COMUNHÃO CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de novembro de 2023 sexta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum São Leão Magno, papa e doutor da Igreja, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Não se concebe uma comunidade cristã onde reinam o desperdício, a indolência, a má vontade e o engano. Dos “filhos e filhas da luz” espera-se bem outro comportamento, próprio dos que foram consagrados como servidores do Evangelho.

 

 

1ª Leitura (Rm 15,14-21) Fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

14Meus irmãos, de minha parte, estou convencido, a vosso respeito, que vós tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu. 16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem-aceita, santificada no Espírito Santo. 17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus. Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo dessa maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele compreenderão”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

 

 

 

– 10 de novembro de 2023 sexta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum São Leão Magno, papa e doutor da Igreja, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.  (Lc 16,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O amor de Deus se realiza em todo aquele / que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5). – R.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

10/11/23 31ª SEXTA-FEIRA A:

São Leão Magno, papa (Itália, séc. 5)

 

Lucas 16,1-3.8: “Jesus disse aos discípulos: - Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’... E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

 

Jesus, com a parábola do administrador desonesto, longe de elogiar os espertalhões e os corruptos, o senhor nos ensinou duas verdades importantes.

A primeira, é que não somos donos de nada e de ninguém, nem mesmo das nossas vidas, somos apenas bons ou maus administradores de tudo aquilo e de todos os que o senhor nos confiou.

E, um dia, teremos que prestar contas ao senhor da nossa administração.

A segunda, é que, se queremos nos salvar das nossas fraquezas, pecados e erros, temos de usar de tudo aquilo que o senhor confiou à nossa administração, isto é, da nossa vida, dos nossos talentos, das nossas posições sociais para fazer o bem ao próximo, principalmente aos mais necessitados.

Somente assim, seremos acolhidos por aqueles a quem ajudamos, quando estivermos nós próprios em situação de necessidade.

Ao mesmo tempo, a sua parábola nos lança um desafio.

De fato, as pessoas deste mundo, quando ameaçadas em seus interesses e bens, não desanimam, mas enfrentam as dificuldades, agem com inteligência para não serem prejudicadas.

O senhor quer os “filhos da luz” tenham essa esperteza na prática do bem, quando estiverem em dificuldades.

Que não desistam, não abandonem sua fé e sua comunidade, nem fiquem esperando por milagres, mas sejam inteligentes também, principalmente pela prática do amor e da misericórdia com o próximo.

 Perdoem as dívidas do próximo, e serão também perdoados de suas dívidas com o senhor.

Afinal, não somos donos de nada e de ninguém, somos apenas bons ou maus administradores da nossa vida, da vida de nossas famílias e daqueles que nos são confiados, principalmente os mais frágeis. 

Na medida em que os tratamos com justiça e com bondade, e tivermos a ‘esperteza’ de perdoar suas dívidas, eles nos acolherão e nos darão sustento na hora das nossas dificuldades, para sermos também perdoados.

 

Maria santíssima, Mãe da perseverança, ajude-nos sempre nas horas do medo, da aflição e do pecado, e não nos deixe cair na tentação do desânimo, mas, para que sejamos ‘filhos da luz’, e assim possamos prestar contas de uma boa ‘administração’ ao seu Filho. Amém!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um administrador desonesto que age com esperteza. Sua desonestidade está no fato de esbanjar os bens do patrão (atitude de injustiça), e não propriamente na redução das dívidas. Tratava-se de uma comissão que lhe cabia por direito e que ele poderia usar como bem entendia. O que se elogia, em todo caso, não é a desonestidade, sempre abominável. O que se quer destacar é a sagacidade do administrador, em vista de não ficar na rua quando fosse despedido. Jesus adverte que os maus (filhos deste mundo) “são mais espertos no trato com sua gente do que os filhos da luz”. Uma parábola chocante, capaz de mexer com o brio de todo cristão. Dado que somos filhos da luz, precisamos administrar o tempo e os bens deste mundo na justa medida, conforme os valores do Reino.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,1-8 - Transformar a riqueza em instrumento de fraternidade e partilha!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Memória litúrgica de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja.A vida da igreja é marcada por homens e mulheres destemidos que tudo fizeram pela causa do Reino. A nós cabe assumir agora nossa parte e nossa história.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

Todo texto precisa de um entendimento do contexto. Jesus, por meio desta parábola, não está destacando a esperteza do administrador que se utilizou do seu cargo para fazer amigos, quando cessasse seu contrato de trabalho. O dinamismo do administrador é evidenciado por Jesus somente para a realização do bem.

 

Conhecendo o coração e a inteligência humana, Jesus sabe que os filhos do mundo são rápidos e muito espertos. A agilidade e a criatividade também poderiam ser utilizadas pelos filhos da luz, isto é, pelos seguidores de Jesus. O agir deve ser sempre ético e correto, mas a rapidez e a dinamicidade podem apressar a transformação do mundo, que facilmente divulga os erros e pouco destaca os acertos.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para você?

Durante a leitura, que palavra ou expressão o/a tocou mais profundamente?

De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?

Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.

Como, e para quer fins, você usa sua expertise, sua competência?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Ore com o coração.

Fale com Deus sobre nossa humanidade atual, tão experta e tão injusta. Reze pelas necessidades sociais em tantas áreas nas quais a vida é tratada – quem sabe…com competência, mas também com injustiça.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, usar de nossos talentos para o bem comum, a Salvação e comprometer- se com a justiça é uma boa prática para este dia.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP