quinta-feira, 28 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? - (Lc 9,7-9)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 28 DE SETEMBRO DE 2017 (Quinta-feira) 271º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO DEVEMOS JULGAR A VIDA DOS OUTROS, PORQUE CADA UM DE NÓS SABE DE SUA PRÓPRIA DOR E RENÚNCIA. UMA COISA É VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, OUTRA É ACHAR QUE SEU CAMINHO É O ÚNICO!”
 (Paulo Coelho)

 Datas Comemorativas  
DIA DO HIDRÓGRAFO
DIA DO SEXAGENÁRIO
DIA INTERNACIONAL DA DIREITO A SABER
DIA MUNDIAL DA RAIVA
DIA NACIONAL DA LEI DO VENTRE LIVRE
DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
DIA DA MÃE PRETA
DIA DA DOMADORA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Acopiara (Ceará) Além Paraíba - Mulungu - Campo Belo - Visconde do Rio Branco (Minas Gerais) Amambaí - Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul) Atalaia  -  Novo Itacolomi - Prado Ferreira (Paraná) Camaçari (Bahia) Cruzeiro do Sul (Acre) Jaqueira - Jatobá - Taquaritinga do Norte (Pernambuco) Paes Landim (Piauí) Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DORIVAL  CHICARELLI NETO (m/sobrinho Neto (9 anos)- Garça/SP) JEFFERSON FERNANDO SANT’ANNA GALVÃO (Supermercado Galvão - Garça/SP) MARIA BENEDITA FERREIRA ROSÁRIO (DEUSA Alimentos-Garça/SP) WANDERLEY CAGNI MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) WILLIAM RODRIGUES  (Garça/SP) MAURO RICARDO ALVES (Ribeirão Preto /SP) SAMUEL GOMES (Garça/SP).

 Santo do Dia 
SÃO VENCESLAU
Venceslau (Boêmia, 907-935), amigo dos pobres, conservou íntegra sua vida apesar do ambiente corrupto da corte e, em seu governo, mostrou-se solícito pelo progresso social e religioso do povo. É considerado protetor da Boêmia.
SÃO LOURENÇO RUIZ
Lourenço (Felipinas, séc. XVII), pai de família e mais 15 companheiros derramaram sangue por causa de /cristo em Nagasaki, no Japão. Todos pertenciam à Ordem de São Domingos ou a ela estavam ligados.

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Construir a casa do Senhor é dedicar-se a tornar o reino de Deus sempre mais presente na sociedade, mesmo em meio às dificuldades, incompreensões e perseguições.
Oração
PAI, DIVERSAMENTE DOS INIMIGOS DE JESUS, QUERO CONHECER A IDENTIDADE E A MISSÃO DE TEU FILHO, POIS É POR ELE QUE ME GUIAREI PARA SER FIEL A TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quinta-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 28/09/2017
As conjunturas difíceis e as oposições dos inimigos do Reino não devem ser empecilho para que os cristãos edifiquem a obra salvífica de Deus inaugurada por Jesus.

1ª Leitura (Ag 1,1-8) – Edificai a casa e ela me será aceitável. Início da Profecia de Ageu:

Naqueles dias, 1No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, nestes termos: 2Eis o que diz o Senhor dos exércitos: este povo diz: não é ainda chegado o momento de reconstruir a casa do Senhor. 3E a palavra do Senhor foi transmitida pelo profeta Ageu: 4É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos: 5considerai o que fazeis! 6Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto! 7Assim fala o Senhor dos exércitos: refleti no que fazeis! 8Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, – oráculo do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial (149)
O Senhor ama seu povo de verdade.

Evangelho do dia
Quinta-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 28/09/2017
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? - (Lc 9,7-9)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu; 8e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 9Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Procuremos conhecer Jesus
Procuremos conhecer, ter relação próxima e de intimidade com Jesus e Seu Reino!
Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus”  (Lucas 9,9).
Herodes havia mandado matar João Batista, mas ele estava incomodado, porque a fama de Jesus, tudo o que Ele fazia e falava, tornava-O conhecido. As obras de Cristo eram manifestas, e Herodes queria saber quem era Ele. Por isso, de algum modo, procurou ver Jesus, mas ficou apenas na beirada.
Nós, muitas vezes, só ficamos na beirada, porque só procuramos ver Jesus. No entanto, só vê-Lo não basta, só ver as obras de Deus no mundo não basta. Estamos contemplando as maravilhas e a ação de Deus no meio de nós, mas não basta apenas vermos, temos de conhecê-las. Ver e conhecer são diferentes, porque, quando vemos alguma coisa, nós a estamos contemplando. Agora, quando procuramos conhecer, estamos entrando na intimidade e na profundidade de algo ou alguém.
Muitas pessoas estão vendo as coisas de Deus, Seu Reino, mas não estão procurando conhecê-Lo, não estão entrando na lógica e na dinâmica do Reino de Deus. Quando conhecemos Jesus, nós O seguimos, deixamo-nos ser conduzidos pela verdade e pela libertação que o Reino de Deus traz até nós.
Herodes teve a oportunidade de mudar de vida, de ser transformado, um homem novo, mas não procurou ou não se deixou ser tocado nem conduzido pelo Reino de Deus. Herodes preferiu continuar na beirada.
Não fiquemos na beira do caminho, apenas olhando Jesus passar e a graça de Deus acontecer. Procuremos conhecê-Lo, ter uma relação próxima de intimidade com Ele e com Seu Reino, para que não seja uma realidade externa, mas entre em nós, esteja em nós, para que produza frutos em nós e a partir de nós.
Procuremos não somente ver, mas seguir Jesus, tornarmo-nos Seus discípulos, colocarmos em prática Suas palavras e levar o Reino de Deus, que contemplamos, para o mundo que precisa tanto d’Ele.
Não basta ver Jesus, é preciso também conhecê-Lo e segui-Lo.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A autoridade do Estado e seus limites
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perante a injusta atuação do “príncipe” perguntamo-nos: Até que ponto devemos obedecer ao poder político? O cristão está vinculado à ordem jurídica estatal tal como a uma ordem moral. Mas, se o Estado castiga o “ser cristão” como tal, então, não exerce o poder de ser garante, mas sim de destruidor desse direito. Neste caso, não é uma vergonha, mas uma honra, ser castigados. Quem sofre por este motivo coloca-se sob as marcas de Cristo.
Cristo crucificado indica-nos os limites do poder estatal e mostra-nos onde acabam os seus direitos e se torna necessário resistir no meio do sofrimento. A fé do Novo Testamento não conhece revolucionários, mas mártires; eles reconhecem a autoridade do Estado, mas conhecem também os seus limites. A sua resistência consiste em fazer tudo o que está ao serviço do direito e da comunidade (mesmo que provenha de autoridades estranhas ou hostis à fé) mas não obedecem quando se lhes manda fazer o mal.
Senhor Rei nosso, rezamos-te pelas autoridades e a ti adoramos-te.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 9,7-9 - "Herodes procurava ver Jesus"
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto do dia? Se tenho esta possibilidade, localizo o texto e o leio diretamente na Bíblia.
Leio atentamente, o texto Lc 9,7-9 e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Herodes, o governador da Galileia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse:
- Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas?
E Herodes procurava ver Jesus.
Refletindo
Primeiro, Herodes ouve falar de Jesus. E se faz a pergunta: Quem será este homem? E, procura “ver" Jesus. Herodes não crê no que ouve, por isso quer ver Jesus. Bastaria vê-lo sem ter fé? Herodes o verá por ocasião do julgamento de Jesus e, realmente, faltou-lhe a fé. São João descreve no Evangelho que “ Herodes se alegrou muito ao ver Jesus; Fazia tempo que desejava vê-lo fazer algum milagre. Fez-lhe muitas perguntas, mas Jesus não lhe respondeu” (Jo 23, 8-9). Diz ainda que Herodes com seus soldados trataram Jesus com muito desprezo.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Herodes queria “ver” Jesus e o viu, mas não teve fé, não acreditou. Não basta ver. É preciso crer! Quantas pessoas vêem obras de arte sobre Jesus Cristo, vêem espetáculos, leem obras de grandes autores e, até se comovem, mas não mudam de vida, e não testemunham sua fé. A fé vivida é fundamental. Sobretudo na realidade em que vivemos.
Meditando
Como dizem os bispos no documento de Aparecida: 
"Diante de uma vida sem sentido, Jesus nos revela a vida íntima de Deus em seu mistério mais elevado,isto é,  a comunhão trinitária. É tal o amor de Deus, que faz do homem, peregrino neste mundo, sua morada: “Viremos a ele e viveremos nele” (Jo 14,23). Diante do desespero de um mundo sem Deus, que só vê na morte o final definitivo da existência, Jesus nos oferece a ressurreição e a vida eterna na qual Deus será tudo em todos (cf. 1 Cor 15,28). Diante da idolatria dos bens terrenos, Jesus apresenta a vida em Deus como valor supremo: “de que vale alguém ganhar o mundo e perder a sua vida?” (Mc 8,36) (Evangelii Nuntiandi 8).  (DAp109).
O que isso me diz no momento?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida que creio em Jesus Cristo e vivo esta fé. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo