sábado, 4 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. – (Jo 21,20-25)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 04 DE JUNHO de 2022 (sábado) 155º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO BASTA CONQUISTAR A SABEDORIA, É PRECISO USÁ-LA.

(Cícero)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO 

 DIA DO ENGENHEIRO AGRIMENSOR 

 DIA DO GESTOR COMERCIAL 

 DIA DA CRIAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA 

 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DECONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porangaba (São PauloCabaceiras (Paraíba) Cristais (Minas Gerais) Ereré  Quiterianópolis (CearáSeberi (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSÂNGELA MARCHEZINI BEZERRA (Lions Clube de Iacri /SP) FERNANDA CLARO (SECRETÁRIA EXECUTIVA DLC8-Lions Clube de Lins /SP) LILIA  CHRISTINA  DE OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Centro /SP) PAULO NOBRIGA (LEO Clube de Paranaíba /MS) ELIZABETH APARECIDA BELLINI CALDEIRA (Professora Aposentada-Garça/SPNEUSA SENHORI FERREIRA DOS SANTOS (Garça /SP) FERNANDO BARBOSA(Bauru /SPLAYR DE ALMEIDA MARANGÃO (Garça/SPTIAGO DE LUCCA SARTORI (Garça /SP)    AUDREY CANTU (Bauru /SP) ADEMIR DOMINGUES (Garça /SP) VERA GRAVATIM COSTA (Garça /SPWALMIR MELGES (Bauru /SP) GIORGIO FERRER (Curitiba /PR)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SELMA ISSA GANDARA VIEIRA SEBASTIÃO GANDARA VIEIRAó1983ó39 ANOS (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) DEYSE MARA e CARLOS ALBERTO DE FREITAS DOS SANTOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO FRANCISCO CARACCIOLO 

■ SANTA CLOTILDE 

■ SÃO FILIPPO SMALDONE 

■ SÃO QUIRINO DA SESCIA

■ SANTO OPTATO

■ SÃO CRISPIM 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Preparando-nos para celebrarmos a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada: Sabemos que seu testemunho é verdadeiro – Jo 21,20-25

 

Os discípulos unidos perseveravam em oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos dele, aleluia! (At 1,14)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os contratempos e obstáculos não conseguem deter o ardor missionário daqueles que se dispõem a seguir o Senhor. Renovemos nosso firme propósito de servir o povo de Deus “com toda a coragem”.

 

– Oração 

 

PAI, COMO O DISCÍPULO AMADO, DESEJO ESTAR PERTO DE JESUS E SER AMADO POR ELE. SEJA O TESTEMUNHO DESTE AMOR SUFICIENTEMENTE FORTE PARA ATRAIR MUITOS OUTROS DISCÍPULOS PARA ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Deus todo poderoso, conservar sempre em nossa vida e nossas ações a alegria das festas pascais que estamos para encerrar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de junho de 2022 sábado da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 28,16-20.30-31) – Paulo ficou em Roma pregando o Reino de Deus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 11(10)

 

Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

 

 

– 04 de junho de 2022 sábado da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.  (Jo 21,20-25)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; / ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13). 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

7º SÁBADO – C:

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

João 21,20-22.25: “Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava... perguntou a Jesus: - Senhor, o que vai ser deste? Jesus respondeu: - Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!... Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos”..

 

Jesus, o Evangelho segundo João é o mais significativo de todos, em que as palavras apontam para sinais, que revelam o sentido mais profundo das suas Palavras e ações.

O senhor demonstrava um carinho especial por João, talvez porque era o primeiro a intuir o que o senhor queria de fato dizer. Pedro, já confirmado como líder do grupo de discípulos, queria saber do senhor qual seria o posto de João na comunidade.

O senhor o avisa que não deveria preocupar-se com a vida de João, mas sim, em seguir o senhor.

É por isso que João encerra seu Evangelho, afirmando que não fora possível escrever tudo o que o senhor tinha feito e falado.

Como Pedro, também nós nos preocupamos em saber tantas coisas sobre os outros, que competem apenas ao senhor.

Hoje, com as redes sociais, gastamos tempo especulando a vida alheia, numa curiosidade doentia e, quase sempre, inútil. Precisamos aprender a entregar em suas mãos a vida de nossos irmãos e irmãs, e somente procurar saber sobre o próximo aquilo em que podemos ajudá-lo.

Faça com que a nossa principal preocupação seja a fidelidade em seguir a sua Palavra e o seu exemplo, cada dia da nossa vida, como verdadeiros discípulos e missionários.

 

Que o Espírito de Pentecostes nos conceda o dom do discernimento, para que o nosso juízo sobre os outros não seja ingênuo ou injusto, e para que a caridade sempre prevaleça sobre nossa curiosidade.

Que aprendamos a encontrar na leitura orante da Bíblia, do novo e também do antigo Testamento, tudo o que ela ainda nos fala sobre o senhor, que não foi possível ser escrito nos Evangelhos.

 

Maria santíssima, queremos estar unidos à senhora na celebração de Pentecostes, para que o Espírito Santo renove sua presença em nós, nos fortaleça na fidelidade ao seu Filho e na caridade com o nosso próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A relação de cada discípulo com o Mestre é pessoal e irrepetível. Essa realidade deveria ser muito tranquila, mas, em geral, não é. O ser humano tende, com muita facilidade, a comparar-se e a comparar as relações estabelecidas, e, com isso, o ciúme, a inveja e aspectos que envolvem a autoestima podem se tornar um grande problema. De maneira simples, poderíamos dizer que o ideal é que cada um cuide, sim, da própria vida e caminhada, que tenha muito cuidado ao considerar a vida do outro e, sobretudo, que tenha cuidado com o que diz e com o que diz ter ouvido sobre o outro. Um gesto impensado ou palavra mal dita pode, sim, comprometer e destruir a vida de alguém. É óbvio que não somos chamados a viver isolados ou indiferentes, mas de maneira madura e inteira quanto às exigências do seguimento de Jesus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 21,20-25 - Quem ama, aproxima as pessoas de Jesus

 

Oração Inicial

 

Na leitura orante de hoje, agradeçamos ao Senhor a semana que vivemos. Uma semana muito rica liturgicamente: última semana do tempo pascal, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e preparação para a Celebração de Pentecostes. Agradeçamos também a Palavra de Deus que nos acompanhou e nos fortaleceu no dia a dia. Abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho destaque as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens?

O que o evangelista está afirmando quando diz: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”?

 

“Em cada um dos quatros Evangelhos, está o testemunho de muitos irmãos e comunidades que guardaram a memória da vida e das palavras de Jesus. São quatro belos testemunhos sobre o amor de Deus que se manifestou na vida de seu Filho e em sua pregação do Reino. Muito mais ele fez, escreveu São João ao concluir seu Evangelho. Se fosse escrito tudo o que ele fez, os livros não caberiam no mundo. Maravilhosa a sabedoria de Deus! Se tivéssemos uma biblioteca inteira explicando Jesus, só especialistas o conheceriam. Quatro pequenos testemunhos inspirados por Deus são suficientes. Com a assistência do Espírito Santo, por eles, podemos conhecer Jesus, acolher seus ensinamentos, viver em seu amor.”    

 

2. Meditação (Caminho)

Diante da afirmação do evangelista, de que Jesus realizou muitas coisas, de quais delas você se recorda?

Quais são as muitas obras que o Senhor continua realizando em sua vida?

Qual palavra do Evangelho encontrou profunda sintonia com a sua vida, com suas atitudes?

Quais sentimentos o texto despertou em seu coração?

 

3.Oração (Vida)

Preparando-nos para celebrarmos amanhã a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada e que ela se transforme em vida na nossa vida. Peçamos também os dons do Espírito Santo: “Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa, e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.