quarta-feira, 20 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem muito foi dado, muito será pedido. – (Lc 12, 39-48)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 20 DE outubro de 2021 (quarta-feira) 293 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SÓ É POSSÍVEL ENSINAR UMA CRIANÇA A AMAR, AMANDO-A.

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DO ARQUIVISTA

DIA INTERNACIONAL DA INTERNET

DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR DO TRAFEGO AÉREO

DIA INTERNACIONAL DOS CHEFS DE COZINHA

DIA MUNDIAL DA ESTATÍSTICA

DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO BULLYING

DIA NACIONAL DA POESIA

DIA NACIONAL DE COMBATE A SONEGAÇÃO FISCAL

DIA NACIONAL DE LUTA NA DEFESA DAS PRERROGATIVAS

DIA NACIONAL DO MAQUINISTA FERROVIÁRIO

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

DIA DA PARALISIA CEREBRAL

SEMANA DA ASA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itápolis - Nova Guataporanga - Ribeira - Tarumã (São Paulo) Domingos Martins (Espírito Santo) Nova Ipixuna (Pará) Abadiânia - Caçu (Goiás) Mirandiba (Pernambuco) Paracatu (Minas Gerais) Amélia Rodrigues - Conceição do Jacuípe - Teodoro Sampaio - Terra Nova - Água Preta (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MIGUEL PALADIN DE ANDRADE (filho Lucila/Thiago-Garça/SP) Frei WAGNER GLEYSON THEODORO (Ribeirão Preto/SP) ANTONIA ROMERO ROCHA (Garça/SP) LEONARDO SCARPARO BARIÃO (Garça/SP) FABIANA TRAVASSOS DELICATO (Garça/SP) FABIANA DA SILva (Garça/SP) Daniela Fernando Gonçales (Garça/SP) LUCIA CELINA ANASTÁCIO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) genivaldo alves leal (Lions Clube de Herculândia /SP) ANTONIo caRlOs girotto (Lions Clube de Sertãozinho /SP) SUSANA MARIA GOMES CABRINI (Marilia /SP)  .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ZULEIDE CARRASCOSSI SASSO e ABILIO ROBERTO SASSOó1973ó48 ANOSó(Lions Clube de Garça-Equipe 04 NS de LOURDES do Setor de Garça/SP) JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX e RONALDO FELIXó2007ó14 ANOSó(Equipe14 NS da PAZ do Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA MARIA BERTILHA BOSCARDIN

SANTA MADALENA DE NAGASAKI

SANTA Iria

SANTo Artêmio de Antioquia

Bem-Aventurada Maria Teresa de Soubiran

São PEDRO DE ALCÂNTARA

São Rústico de Narbona

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Vós, também, ficai preparados! – Lc 12,39-48

 

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os cristãos são convidados a abandonar a escravidão do pecado para se tornarem, cada vez mais, servidores do Senhor. Nesta liturgia renovemos a disposição de pormos nossos dons a serviço da liberdade e da vida.

 

– Oração 

 

PAI, LEVA-ME A TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUE MUITO SERÁ EXIGIDO DE MIM, POIS MUITO ME FOI DADO. QUE MINHA VIDA SEJA COMPATÍVEL COM MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO DO TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 20 de outubro de 2021 4ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A exortação de Jesus sobre o sentido da espera e da constante vigilância vale para todos, mas primeiramente para os dirigentes da comunidade. Cada qual conforme os dons recebidos e os serviços que exerce. 

 

1ª Leitura (Rm 6, 12-18) – Oferecei-vos a Deus como pessoas que passaram da morte à vida.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros a serviço de Deus como armas de justiça. 14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça? De modo algum! 16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça? 17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos aos quais fostes entregues. 18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 123(124)

 

Nosso auxílio está no nome do Senhor.

 

 

– 20 de outubro de 2021 4ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A quem muito foi dado, muito será pedido.   (Lc 12, 39-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Vivamos a nossa fé na expectativa do encontro com o Senhor”

 

Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”

(Lucas 12,40).

É preciso alegrar-se para esperar o Senhor que vai chegar, não é na tristeza, no descaso, não é no pouco-caso, mas é com o coração alegre na esperança de que o Senhor virá. É que para nós pensar no Senhor que vai chegar é pensar que vamos ter que partir nessa vida, porque o Senhor vem ao nosso encontro ou nós vamos ao encontro d’Ele, e não importa em que ponto esse encontro aconteça, mas é o encontro mais esperado do coração humano. Esse anseio do encontro com o Senhor não pode sair de dentro de nós, porque senão viveremos uma fé vacilante e frustrante.

 

Se estivermos apenas vivendo uma fé que nos deixa presos e ancorados a esta vida, não seremos o administrador fiel e prudente na qual o Evangelho nos exorta. Viveremos nossa fé em função do tempo presente, em função dos nossos interesses dessa vida humana e mundana, mas de forma alguma pode e deve ser assim. Devemos viver a nossa fé na expectativa do encontro com o Senhor. Primeiro, encontramo-nos com o Senhor a cada dia e não podemos passar nem um dia sem encontrá-Lo. Encontramo-nos com o Senhor no irmão, na Palavra, na Eucaristia, nós nos encontramos com Ele na oração, na prática do amor fraterno, da caridade, do cuidado com os mais pobres; encontramo-nos com o Senhor quando nos reunimos em nome d’Ele.

 

“Precisamos estar preparados, a cada dia, para esse encontro com o Senhor, porque Ele não vai nos avisar”

 

Cada encontro nosso com o Senhor deve acender em nosso coração a expectativa do nosso encontro definitivo com Ele. Desculpa, mas a nossa fé está muito equivocada, estamos, muitas vezes, vivendo como se Deus estivesse distante de nós, e estamos ignorando os encontros ordinários e extraordinários que nós temos com Ele em nossa vida, por isso que o coração não se acende, por isso que, muitas vezes, a morte surpreende, decepciona, ilude a tantos, machuca muitos ainda, porque não entendemos o sentido do encontro.

 

Precisamos estar preparados, a cada dia, para esse encontro com o Senhor, porque Ele não vai avisar: “Olha, vou chegar amanhã”. O Senhor está entre nós e vai chegar de uma forma definitiva para que o coração daquele que é Seu discípulo fiel e prudente, na alegria, O encontre. O nosso encontro com o Senhor não será triste; será triste não nos encontrarmos com Ele, sermos afastados d’Ele.

 

Às vezes, sentimos a tristeza quando uma pessoa querida nossa parte, é a tristeza da separação humana, mas se não tivermos no fundo da alma um sentimento de fé, esperança e alegria — porque o meu que aqui sofria, agora se alegra na presença de Deus —, é porque não vivemos uma fé de expectativa, não vivemos uma fé que nos remete às alturas e ao encontro do Senhor. Vivemos uma fé em função da minha realidade neste mundo, e é por isso que o Senhor está dizendo: “Ficai preparados. Ficai espertos”, porque não podemos esperar que vai ser no nosso tempo.

 

Deus nos surpreende, e que a surpresa final da vida não seja desagradável, porque não estamos sendo fiéis nem prudentes, mas sejamos, a cada dia, administradores fiéis e prudentes da graça de Deus, encontrando-nos com o Senhor, porque o encontro definitivo será uma bênção e uma alegria sem fim.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nas coisas de Deus, quem é o administrador fiel e prudente? É aquele que não se desvia do caminho de Jesus, está sempre atento a seus apelos e, na alegria, continua servindo ao rebanho dele. Essa é uma recomendação atual, não só para o povo em geral, mas também para as lideranças religiosas: bispos, padres, diáconos, ministros e agentes de pastoral. O Evangelho apresenta o cristão vigilante com a mentalidade de administrador, e não de patrão. Só Deus é o Senhor. A Igreja precisa menos de “patrões” e mais de “servos”. Pelo batismo, todos assumem responsabilidades e devem pôr-se a serviço dos outros. Portanto, sem usar sua função com autoritarismo e ares de poder, cada um é convidado a empenhar-se humildemente a serviço da comunidade, sabendo que pode contar com a graça de Deus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho do Homem, chegará o momento em que nós, discípulos do Reino, teremos de prestar contas de nossas atitudes. Maior rigor será aplicado aos líderes das comunidades, pois desempenham serviços de maior responsabilidade. Ajuda-nos, Senhor, a administrar a parcela que nos é confiada. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,39-48 - Fidelidade ou abuso de cargo?

 

Oração Inicial
Jesus continua a nos lembrar sobre a necessidade de estarmos vigilantes para reconhecermos sua chegada. Ser vigilante é ser fiel e responsável no cumprimento das tarefas que nos são confiadas. Rezemos pedindo as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Detenha-se nas duas parábolas presentes na narrativa. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus nos faz um apelo à vigilância? Qual comportamento a narrativa nos motiva a viver?

 

“A necessidade de vigilância abrange direções opostas. É o Senhor que chega e o assaltante que tenta arrombar a casa. Em nenhuma das hipóteses, podemos ser surpreendidos. Isso vale para cada um de nós e, também, para a comunidade cristã. Precisamos ficar atentos, e esta prontidão supõe o serviço fraterno. E isso é ainda mais importante para os que dirigem a comunidade cristã. O texto de Lucas pode nos direcionar para o encontro definitivo com o Senhor, no fim da vida, mas pode ser ampliado. O Senhor nos visita muitas vezes, através dos acontecimentos. Por outro lado, surge a tentação do comodismo. Não podemos contentar-nos com o mínimo, mas apostar no máximo possível. Quem muito recebeu, deve devolver com abundância.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que eu vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais são os gestos que Jesus me convida a viver? O que significa ser uma pessoa vigilante?

3.Oração (Vida)

Senhor, ajuda-me a entender os sinais dos tempos! Oração: Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.