quarta-feira, 19 de abril de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. – (Jo 3,16-21)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM - MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 19 de abril de 2023 (quarta-feira) 109º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SÁBIO SE ENVERGONHA DOS SEUS DEFEITOS, MAS NÃO DE CORRIGI-LOS.

(Confúcio)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INDIO

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA da Bicicleta

DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento

DIA NACIONAL DO POETA

DIA do Psicomotricista

DIA doS Povos Indígenas

DIA do Logunedé - Orixá Caçador e Guerreiro

DIA da Fundação da Telefonica S/A na Espanha

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac - Santo Expedito (São Paulo) Maracás - Pau Brasil (Bahia) Camaquã (Rio Grande do Sul) São Fidélis (Rio de Janeiro) Vitória do Mearim (Maranhão) Assis Brasil (Pará) Escada (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (Macrocontábil Conessa–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abílio-Garça /SP)GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) IRMÃ IVONI LOURDES FRITZEN (Conselheira Espiritual EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) CAIQUE TOZATO (Garça /SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio  /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) ROBSON PARREIRA (DLC11-Lions Clube de Cordeiro /RJ)JOSÉ ALFREDO MARTINELLI MARTINO (Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça /SP)  IRIS SILVA SANTIAGO (Garça /SP) GABRIELA FATORETO (Garça /SP) GILMAR DOS SANTOS (Garça /SP)SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) JULIET TOLARE SILVA (Vera Cruz /SP)  PE. MILTON AFONSO DO NASCIMENTO (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei de Marília/SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Missionário Redentorista-São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó22 ANOS(Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA EMA DA SAXÔNIA

SANTA Marta da Pérsia

SANTO Alfege

SANTO Elfego

SANTO EXPEDITO

SÃO Basso

SÃO Bernardo Penitente

SÃO Fortúnio

SÃO Geroldo

SÃO Jorge de Antioquia

SÃO LEÃO IX

SÃO Geroldo

SÃO Paulo da África Proconsular

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

ASSIM, POIS, DEUS AMOU O MUNDO –- Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)

 

 Intimados pelos dirigentes a ficar calados, os apóstolos se recusam; preferem obedecer à ordem do “anjo do Senhor”, que os manda seguir pregando sobre Jesus. A consciência do amor de Deus para conosco nos anime a anunciar o Evangelho em todas as circunstâncias.

 

– Oração 

 

“PAI, INSTRUI-ME, POR TEU ESPÍRITO, A RESPEITO DA PESSOA E DA MISSÃO DE JESUS, E LEVA-ME A ADERIR AO TEU FILHO, SEMPRE COM MAIOR RADICALIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana e nos traz esperança da ressurreição; concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de abril de 2023 – quarta-feira da 2ª Semana da Páscoa

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 5,17-26) – Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo! Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido – isto é, o partido dos saduceus – cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o sinédrio e o conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram, dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”. 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós colocastes na prisão estão no templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 34(33)

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

 

 

 

 

– 19 de abril de 2023 – quarta-feira da 2ª Semana da Páscoa

 

 – Evangelho do dia 

Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele.   (Jo 3,16-21)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

D Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

19/04   2ª Quarta-feira da Páscoa A      

 

João 3,16-18: Disse Jesus: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito”.

 

Jesus, a sua afirmação de que Deus tanto nos amou que nos deu o seu próprio Filho, para que tenhamos a vida eterna, nos revelou uma imagem absolutamente nova de Deus.

Nós conservávamos muitas ideias teológicas para tentar entender o mistério da sua Encarnação, da sua Morte na cruz e da sua Ressurreição.

Durante séculos, perdurou a ideia de que o senhor veio para nos substituir, em satisfação a um Deus que exigia uma reparação pelos pecados da humanidade, que fosse digna da sua majestade. Ensinaram-nos que só o Filho de Deus poderia aplacar a ira divina do Pai, terrivelmente ofendida pelos nossos pecados.

No entanto, o Evangelho de hoje contradiz todas essas ideias religiosas falsas, que infelizmente ainda são repetidas até hoje.

Quando o senhor nos ensinou que Deus é um Pai de infinita misericórdia e que a essência de Deus é ser amor, nós nos damos conta da loucura do amor divino que foi o mistério da nossa Redenção.

Assim, toda a sua existência, desde a sua Encarnação até a Morte e Ressurreição, só tinha uma razão de ser: demonstrar até que ponto Deus nos amava e queria nos dar a vida eterna.

O senhor veio até nós para ser a demonstração maior e final do amor do Pai por nós e da nossa resposta de amor ao Pai.

Se nós realmente temos fé na verdade do amor divino por nós, e que o senhor foi a concretização desse amor, então só existe uma resposta válida diante desse mistério e dessa loucura do amor divino: acreditar que somos profundamente amados por Deus e empenhar-nos em lhe dar uma resposta também de amor.

Senhor, eu quero fazer da minha existência um imenso ato de amor ao senhor, ao Pai e ao Espírito Santo, que me ajuda nesta resposta de amor.

Uma resposta que não se limita a ritos e devoções, mas que é provada pelos meus atos de amor ao próximo.

 

Mãe santíssima, ensine-nos a amar o seu Filho do jeito que a senhora o amou e o ama, e que provemos esse amor através do amor aos nossos irmãos e irmãs, principalmente aos mais carentes de amor e de cuidado. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Este breve trecho pode ser considerado o resumo do quarto Evangelho: “Deus amou de tal modo o mundo, que enviou seu Filho único para que sejamos salvos por ele”. Toda a história da salvação está direcionada também para este ponto: por supremo ato de amor, Deus nos envia seu Filho, que, em atitude de extremo amor, morre por nós na cruz. Diante de Jesus, cuja vida é totalmente doada em favor da humanidade, as pessoas precisam tomar posição. Ou escolhem a luz e a vida, colocando-se a favor de Jesus, ou, pelo contrário, escolhem as trevas, e se posicionam contra Jesus. Através de nosso testemunho cristão, Jesus quer continuar sendo luz que aponta o caminho da salvação para o mundo todo.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

 

Oração Inicial

 

“Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”.

Hoje o Evangelho nos convida a aproximar-nos da luz e a crer. Abra seu coração para que a luz de Deus penetre e ilumine toda sua conduta.

 

Cristo ressuscitado é a luz que nos ilumina. Ele é o enviado do Pai, e todo o que nele crê possui a vida.

Peçamos a graça de compreender a Palavra que vamos meditar.

Silenciando seus pensamentos, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção essa catequese do evangelista João.

Observe o que Jesus fala sobre trevas e luz. Segundo este evangelho, qual é o critério de julgamento?

 

“O infinito amor de Deus nos presentou maravilhosamente, dando-nos seu Filho Jesus. O temor desapareceu, pois o próprio Deus se fez humano para ser acolhido, amado e seguido. Jesus não veio julgar o mundo, mas salvá-lo. A salvação passa, no entanto, pela adesão a Jesus. O ato de crer no Filho de Deus abre as infinitas possibilidades que o amor apresenta para a salvação, isto é, uma vida feliz aqui neste mundo e o céu, um dia, como recompensa. Durante muito tempo, o medo de Deus se impôs, porque o entendimento era de que ele condenava. Jesus é a maior prova do amor de Deus pela humanidade. Um pai sempre faz tudo para salvar um filho. Não é diferente a relação de Deus conosco. Deus é amor.””

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Entre em seu santuário interior e veja:

O que significa caminhar na luz e caminhar nas trevas? Suas ações mostram que elas são realizadas em Deus?

Jesus doou a sua vida pela nossa salvação. Sua vida é um dom que nos revela o amor de Deus por nós. Jesus é a vida, e quem nele crê e se entrega escolhe o caminho da vida, o caminho da luz.?

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Abra-se ao convite de Jesus para caminhar na sua luz. Contemple o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faça sua confissão de fé em Cristo o Filho de Deus vivo.

 

BÊNÇÃO

 

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém..