domingo, 3 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> “Deus os fez assim” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

 


“Deus os fez assim”

 

Um paraíso a dois

 O coração humano é o paraíso de Deus”, diz Santo Afonso de Liguori. Se, para Deus ser feliz, basta um coração humano, podemos pensar que o ser humano, nascido do coração de Deus, possa encontrar toda a felicidade em si, e no outro do qual é parte. Os ossos mantêm a pessoa de pé.  E o coração torna-a capaz de fazer a vida caminhar. A vida matrimonial, o casal, está em íntima união com o coração de Deus, isto é, em seu amor. Ela oferece a melhor condição para que o projeto de comunhão do ser humano com Deus possa se realizar: amor que se entrega e amor que acolhe e gera comunhão. A vida espiritual individual tem muito de maravilhoso. Mas é o matrimônio que oferece o que há de melhor. É o melhor caminho: realiza o amor. Deus não erra em seus projetos. Deus viu o homem no Paraíso dando nome aos animais, mas não encontrando quem o completasse, disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18). E o homem diz ao ver a mulher: “É osso dos meus ossos, carne de minha carne” (Gn 2, 23). Por que aquele sono de Adão? Um será para o outro, sempre, uma fonte de eterna descoberta. Nenhum sabe como Deus fez o outro. Por isso se trata de acolhimento e não de poder. O texto tem muita sabedoria a ser descoberta. Sto. Agostinho diz que Deus não tirou o osso do pé para que o homem não a pisasse; não tirou da cabeça para que se sentisse dono ou dona, mas tirou o osso da costela, que tem também o significado de amor para que correspondesse ao coração. Quanta sabedoria. Quem define o ser do casamento é Deus que o fez. Não são as ideologias do mundo.

Dureza do coração

           É necessário ser um casamento na fé e no amor. Aí sim, ele se torna um lugar da manifestação do projeto de Deus. Não basta ajuntar. Por isso Jesus proclama: “Não separe o homem o que Deus uniu” (Mc 10,9). Por isso o divórcio não tem lugar nem desculpa no ensinamento de Jesus. Moisés, como diz Jesus, quanto a esse mandamento: “foi por causa da dureza de vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento” (Mc 10,5). Temos experiências felizes de casamento e também muita dor e desencanto. Casamento é uma vocação natural; há uma atração natural. Mas há também a opção espiritual, isto é, sacramento. Outra questão é a situação dos que se casam na Igreja só por uma festa. Não foi casamento. O que acontece que faz um casamento infeliz? Penso que o maior erro é casar para ser feliz, completar-se etc... O que dá certo é casar para fazer o outro feliz. Aí se realiza. O mandamento do amor constitui o cerne do casamento. Ele é participa no mistério da Redenção de Jesus. É sacramento. Nele está presente o amor com que Jesus se entregou. O prazer da alegria se dá também no espiritual.

Os pequeninos

           A colocação do texto sobre as crianças ao lado da questão do divórcio, parece ser uma intenção mais profunda do evangelista. Não porque o casamento vá gerar crianças, mas que o carinho de Jesus pelas crianças pode nos ensinar algo sobre o casamento. Somente com o coração de crianças e seu amor espontâneo que se pode levar avante a missão de um casal. A criança é aberta ao dar e ao receber. Existe egoísmo que pode ser vencido. A Carta aos Hebreus diz que Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos, pois tanto Jesus como nós descendemos do mesmo ancestral, o Pai (Hb 2,11). A abertura um ao outro, não é um dom pessoal, mas uma opção que se funda em Cristo.

Leituras: Gênesis 2,18-24; Salmo 27; Hebreus 2,9-11; Marcos 10,2-12.

 

 

Ficha nº 2110 - Homilia do 27º Domingo Comum (03.10.21)

 

1. A vida matrimonial está em íntima união com o coração de Deus, isto é, em seu amor.

2. O casamento na fé e no amor. Só assim é lugar da manifestação do projeto de Deus.

3. Com o coração de crianças e seu amor, pode-se levar avante a missão de um casal.

 

Casamento de Boneca

 

           Nas brincadeiras de crianças existem batizados de boneca, casamentos etc... É um meio de pensarem já em sua futura sina. Só que as bonecas são ocas, de plástico, sem cérebro. Pior de tudo, não diferem muito de alguns casamentos que são feitos em nossas Igrejas. É bonito, correm lágrimas... Mas muitos não resistem nem à lua de mel. Certamente que não podemos duvidar da boa vontade de nossos jovens. Mas falta chegar ao conhecimento do dom que recebem. Deus não recusa sua bênção. Deus é maior que nosso coração. Quem sabe, um assim, se assumem, podem chegar a um belo futuro.

           Há necessidade de buscar uma fórmula melhor para que os casais possam compreender o sentido maravilhoso dessa condição humana tão rica. Mas como?

■COMECE O DIA FELIZ! ■ O que Deus uniu, o homem não separe! – (Mc 10,2-16)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   

M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 03 DE outubro de 2021 (domingo) 276 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

APENAS UM RAIO DE SOL É SUFICIENTE PARA AFASTAR VÁRIAS SOMBRAS.

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DAS ABELHAS

DIA PANAMERICANO DO DENTISTA

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO POR DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS

DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO

DIA MUNDIAL DO PASSEIO

DIA DA AGROECOLOGIA

DIA DO ENGENHEIRO DE ENERGIA

DIA DO PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO

DIA MUNDIAL DO HABITAT HUMANO

DIA DA ORAÇÃO PELA PAZ DE JERUSALÉM

DIA DO MUNICÍPIO

DIA DA DIVERSÃO FRUGAL

DIA DA COMUNHÃO MUNDIAL

DIA DE APRECIAÇÃO PELO VÍRUS

DIA DA FUNDAÇÃO DA PETROBRAS NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA UNIDADE ALEMÃ

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ALEMANHA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO IRAQUE

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibitinga - Magda - Rubinéia (São Paulo) Bela Vista (Mato Grosso do Sul) Barra Mansa (Rio de Janeiro) São Simão (Goiás) Bom Jesus do Araguaia (Mato Grosso) Cururupu (Maranhão) Schroeder (Santa Catarina) São Pedro do Ivaí (Paraná) Aurora do Pará (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON FLAVIO ZANON (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) MARIA CLARA PALADIN DE ANDRADE (filha Lucila/Thiago-Garça /SP) Elza Rocha (empresária-Garça/SP) FABRICIO ZAPATA DE OLIVEIRA (Hidrodex-EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) Luiz Fernando Rosa (empresário - Santa Teresinha-Lupércio/SP) georges ibrahim filho (Lions Clube de Agudos/SP) EVARISTO RODRIGUES GONZALES (Lions Clube de Bauru Sul /SP)IOLANDA RODRIGUEIRO CLAVISIO VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Jéssica Melani (Lions Clube de Valinhos /SP) manoel alves guimarães (Birigui /SP) ANDrEA OGAWA Yamamoto (Japô-Garça /SP) Miriam Moretti (Garça /SP) Cris Oliveira (Petrópolis/RJ) Haydée Monte (Rio de Janeiro /RJ) Julia Bomfim Ferreira  (Garça /SP) Ana Maria da Silva (Garça /SP) VAlter fernandes Pedral (Serra Negra /SP) Paulo Aguiar Netto (Banco do Brasil-Garça/SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

■ Nossa Senhora do Rosário

■ Bem-AventuradoS BEATOS ANDRÉ de Soveral E AMBRÓSIO Francisco Ferro - Protomártires do Brasil

Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte. Por meio do martírio, expressaram de forma radical a fé que os animava.  

SÃO DIONISIO AREOPAGITA

SÃO Francisco de Borja

SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO

SANTA Cândida

SANTO Adalgott

SANTOS Mártires de Cunhaú e Uruaçú

COLUMBA JOSÉ MARMION

São Mateus Moreira e 27 Companheiros

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Os dois formarão uma só carne – Mc 10,2-16

 

 

- Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Abençoados e santificados pelo Senhor, reunimo-nos como família que busca tornar consistentes o amor e o diálogo entre homens e mulheres, criados à imagem divina. Esta liturgia convida todos a superar relacionamentos marcados por preconceitos e atitudes de dominação. Iniciando o mês das missões, lembremos que a Igreja é, por natureza, missionária.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE OS CASAIS CRISTÃOS COMPREENDAM A PROFUNDIDADE DE SUA UNIÃO, OBRA DO PRÓPRIO DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 03 de outubro de 202127º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Criados para o amor e a comunhão, ouçamos a Palavra que nos santifica, nos propicia a experiência da graça de Deus e prepara nosso coração para a acolhida do Reino. 

 

1ª Leitura (Gn 2,18-24) – E eles serão uma só carne.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chamaria; todo ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 128(127)

 

O Senhor te abençoe de Sião,/ cada dia de tua vida.

 

 

2ª Leitura (Hb 2,9-11) – Tanto o Santificador, quanto os santificados descendem do mesmo ancestral.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha, de fato, que aquele por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o santificador, quanto os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por essa razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 03 de outubro de 202127º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O que Deus uniu, o homem não separe!   (Mc 10,2-16)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar; / e o seu amor em nós se aperfeiçoará (1Jo 4,12). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

[Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu esse mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.] 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Lutemos pelo sacramento do matrimônio”

 

Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”

(Marcos 10,7-9).

A Palavra de Deus, hoje, nos convida a refletirmos sobre o mistério sagrado da união conjugal. O mistério sagrado do matrimônio, é “mistério” porque é profundo, sublime e divino; é “sagrado” porque é de Deus a união do homem com a mulher. Não é simplesmente uma união carnal ou a união de duas vontades, não é uma união no ser homem na sua integridade, do ser mulher na sua integridade para que dessa união de dois seres distintos se forme uma só realidade maravilhosa: a realidade da família, a realidade da união, a realidade de serem um casal.

 

Diante de um mundo que tudo profana e tudo deturpa, precisamos, cada vez mais, tomarmos consciência do Sagrado para não banalizarmos, para não tratarmos de qualquer jeito aquilo que é a vontade de Deus, designo, plano e ação de Deus.

 

“Lutemos pela graça do sacramento do matrimônio por toda a vida como Deus sonhou, como Ele quis e como Ele abençoa”

 

Se, no princípio, Deus criou todas as coisas, Deus criou para que o homem e a mulher estivessem juntos e unidos num só coração nessa missão divina. A primeira missão é de se unirem, de formarem um só corpo, uma só realidade mesmo sendo duas pessoas distintas, com características não só físicas, as características de histórias de vida e de psique. Essa é a beleza, a graça, é o amor de Deus que une o diferente para torná-lo uma só realidade. Não dá para compreendermos a profundidade da união conjugal do homem com a mulher, se não nos voltarmos para o Sagrado, porque, cada vez mais, a vida matrimonial é profanada e desrespeitada.

 

Cuidar do casamento, da união do homem com a mulher, não é pararmos simplesmente nos limites, nos defeitos, nos problemas, nos desajustes, nas dificuldades e, de repente, querermos olhar a ótica do matrimônio a partir das fraquezas e debilidades. A ótica do matrimônio é a graça de Deus, a ótica do matrimônio é a bênção de Deus. A partir da graça e da bênção, todas as realidades da vida matrimonial são iluminadas, porque senão se torna insuportável, complicado e duro estarem juntos por toda a vida.

 

Se não olharmos o matrimônio a partir da perspectiva de Deus, mas a partir da perspectiva do mundo (onde tudo é descartável, onde dura até quando durar, enquanto você der conta)… É imprescindível contarmos com a graça de Deus, porque quem sonhou com a união conjugal, quem sonhou com seu matrimônio não foi primeiro você, quem sonhou foi Deus, faz parte do sonho e do plano de Deus, faz parte do amor de Deus, a união no amor do homem com a mulher.

 

De fato, há dificuldades, problemas, feridas, há uniões que não deram certo, são diversos fatores, mas não podemos transformar aquilo que são as exceções, aquilo que não conseguiu se cumprir e se realizar como se isso agora fosse a regra e o matrimônio fosse impossível de ser vendido, a união do homem com a mulher por toda a vida. Para Deus nada é impossível, se você quer e acredita, lutemos pela graça do sacramento do matrimônio por toda a vida como Deus sonhou, como Ele quis e como Ele abençoa.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os fariseus, para “tentar” Jesus, perguntam-lhe se o divórcio é lícito. Jesus responde que o casamento é indissolúvel. Para isso, remete-se ao plano original de Deus a respeito da união do homem com a mulher: “Desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. E assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Sabemos, no entanto, que muitos matrimônios, por múltiplas e complexas razões, acabam se desfazendo. O papa Francisco, na Exortação apostólica Amoris Laetitia, n. 128, nos oferece uma intuição que pode se transformar em luz para casais em crise: “Muitas feridas e crises têm a sua origem no momento em que deixamos de nos contemplar”.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, recorrendo às Escrituras, resgatas a dignidade da mulher e seu verdadeiro lugar na sociedade. Ela não é propriedade, mas companheira do homem, com quem forma uma comunidade de vida e de amor na família. Bendito és tu, Senhor, porque libertas os oprimidos e marginalizados. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,2-16 - Ninguém separe o que Deus uniu!

 

Oração Inicial
27º Domingo do Tempo Comum. A Palavra de Deus vem nos lembrar seu desejo, seu projeto de amor para o homem e a mulher. Deus espera que sejam uma comunidade de amor firme, estável e indissolúvel.

 

A Palavra nos faz enxergar a presença amorosa e bondosa do Senhor, nos fatos e acontecimentos da vida.

 

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho observando a diferença entre a Lei mosaica e o projeto de Jesus no que diz respeito a união de um casal humano. Qual o vínculo que os une?

 

“O homem não realiza sua vocação só no domínio material e num projeto egoísta. Ele é convidado a sair de si, a ir ao encontro do outro e a ser capaz de estabelecer comunhão com ele. Este é o mistério do amor. O sonho de Deus se realiza na família, quando dois projetos se tornam um só, duas vidas se tornam uma só vida, uma só carne. Esse projeto encontra dificuldades, sobretudo hoje. Os meios de comunicação apostam no mais fácil, no mais cômodo. A palavra “amor” foi banalizada. Os batizados são convidados a realizar a bela profecia do amor. Isso implica renovar todos os dias os votos matrimoniais, perdoando e pedindo perdão. Os esposos devem cuidar um do outro, buscando a força na oração e no diálogo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O Papa João Paulo II, nos exorta:

“O nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Este amor, na família divina, é o Espírito Santo».

Faça uma revisão de sua vida à luz destas palavras.

3.Oração (Vida)

Oração da família:

 

“Senhor, faz de nosso lar um ninho do Teu amor. Que não haja amargura, porque Tu nos abençoas. Que não haja egoísmo, porque Tu nos animas. Que não haja rancor, porque Tu nos perdoas. Que não haja abandono, porque Tu estás conosco.

Que saibamos caminhar para Ti em nossa rotina diária. Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite nos encontre ainda mais unidos no amor.

Faz, Senhor, da nossa vida, que quiseste unir, uma página cheia de Ti. Faz, Senhor, dos nossos filhos o que Tu anseias. Ajuda-nos a educá-los e orientá-los pelos Teus caminhos.

Que nos esforcemos no consolo mútuo. Que façamos do amor um motivo para amar-Te mais. Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar.

Que, ao amanhecer o grande dia de ir ao Teu encontro, nos concedas estarmos unidos para sempre a Ti.

Amém”.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Viver no amor que brota do projeto divino e esforçar-se para que ele se realize na vida do casal é abraçar a vontade de Deus, a lógica de seu amor. Como você quer que sua família seja abençoada e caminhe na estrada de Jesus? Alimente este bom desejo todos os dias.

 

Bênção 

 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.