domingo, 3 de maio de 2020

Refletindo a Palavra - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Vida em abundância”

Eu sou a porta
           O tempo pascal nos convida a conhecer Jesus. Não basta saber que está no Céu glorioso, mas que continua na terra como Caminho, Verdade e Vida. O próprio Jesus não se define a si mesmo com belas idéias, mas com muitas imagens que, aos poucos, vão dando uma visão de seu ser e missão. É também um meio de compreendê-Lo e perceber como nos relacionar com Ele. O texto de João é rico em simbolismos. Uma dessas boas imagens é a do pastor, como lemos no salmo 22 e na continuação desse evangelho (Jo 10,11), como também, a imagem da porta das ovelhas (Jo 10,7). É através da porta que entramos em um ambiente. É através Dele que se atinge o lugar sagrado como era no templo. Por ela chegamos a Deus. A porta é o pastor das ovelhas.  Por Ele se passa e por Ele se chega a Deus. Ser porta é ser o ingresso imediato a Deus. A porta é o único acesso possível ao redil. É um ingresso da casa de Deus. Quem entra pela porta é o pastor. “A esse o porteiro abre, elas escutam e seguem porque conhecem sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora... e caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz” (Jo 10,3-4). Nota-se o relacionamento de conhecimento existente entre a ovelha e o pastor. Elas o seguem porque conhecem a sua voz. Conhecem e estabelecem com um relacionamento de ovelhas que seguem o pastor, pois conhecem sua voz. Chamar pelo nome significa a permanente convivência de vida, vida de salvação. Estabelece-se um relacionamento que provém do mútuo conhecimento e de convivência. Relação de amor.
Eu sou o bom pastor
           Chamamos esse domingo do o “Domingo do Bom Pastor”. As diversas orações retomam esse pensamento: “Que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor” (Oração). O salmo retrata o Bom Pastor que conduz e introduz em belos prados, águas frescas, restaura as forças, guia no caminho seguro, conduz por lugares tenebrosos, prepara uma mesa, unge a cabeça e leva para a casa onde viverá por tempos infinitos. Esse retrato do bom pastor é uma pintura da grande ventura de quem encontrou o Pastor. A pregação dos apóstolos tem vigor que converte. Essa salvação se dá por ouvir um anúncio fundado na experiência pessoal que os apóstolos tiveram em Jesus ressuscitado. O Batismo foi essa água fresca que brotou do lado aberto do Cristo e inundou de fertilidade o campo do mundo. A celebração é o momento de abrir às ovelhas as riquezas conquistadas pela entrega de Cristo por suas ovelhas que “estavam desgarradas, mas que agora voltaram ao Pastor e guarda de suas vidas” (1Pd 2,25). Agora, o povo de Deus, Igreja, pode dizer com o salmo: “Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda minha vida: na casa do Senhor, habitarei pelos séculos infinitos” (Sl 22).
Convertei-vos
           O anúncio de Jesus se inicia com uma chamada à conversão: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). É preciso converter-se para crer em Jesus. No primeiro discurso, no dia de Pentecostes, Pedro diz aos que abriram seu coração e disseram: “Irmãos, o que devemos fazer?” Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,37-38). A partir dessa conversão e do batismo, reúne-se a primeira comunidade. Jesus completa: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Esse é o fruto da conversão.
Leituras: Atos 2,14ª.36-41;Salmo 22;1 Pedro 2,20b-25; João 10,1-10
Ficha nº 1958 - Homilia do 4º Domingo da Páscoa (03.05.20)

1. Chamar pelo nome significa a permanente convivência de vida, vida de salvação.
2. A celebração é o momento de abrir às ovelhas as riquezas conquistadas por Cristo.
3. É preciso converter-se para crer em Jesus.

Bom de MÚSICA

           Quando dizemos que as ovelhas ouvem sua voz e atendem ao chamado de seu nome, lembra-nos que o pastor sempre tem uma flautinha com uma música particular para se identificar diante do rebanho. Cada ovelha conhece o pastor também pela sua música.
           Jesus faz essa bela comparação. Para poder segui-lo é preciso ser bom de música. Lemos no Apocalipse que eles cantavam uma música que ninguém podia cantar, a não ser os 144 mil que foram resgatados da terra (Ap 14,3). Esse canto se aprende depois que se passa pela Porta e são conduzidos pelo Pastor.
             

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA! ■–Eu vim para que tenham vida. - (Jo 10,1-10)




– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – 
–  P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 03 DE MAIO de 2020 (domingo) 124º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
POSSO NÃO ACREDITAR EM MIM, MAS ACREDITO NO QUE FAÇO.
(Jimmy Page)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DO PARLAMENTO
DIA DO LEGISLADOR
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Dia Mundial do Solo
Dia mundial do Sol
DIA DO PAU BRASIL
DIA DO SERTANEJO
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Dia Internacional do Veterinário Latino-Hispano-Americano
Dia consagrado à celebração da descoberta do Brazil

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areiópolis - Bebedouro - Brotas - Catiguá - Macaubal - Pinhalzinho - Poloni - Redenção da Serra - Santa Cruz da Conceição - Santa Cruz das Palmeiras - São Francisco (São Paulo) Barra do Corda (Maranhão) Boa Esperança (Espírito Santo) Cabrobó (Pernambuco) Ribeirão Cascalheira (Mato Grosso) Miracema (Rio de Janeiro) Pracuúba (Minas Gerais) Braganey - Imbituva - Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: DANILO LOPES DA COSTA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ANTONIO CARLOS DEBIASI (primo-Dois Córregos/SP) GISELE PEREIRA (prima-Garça /SP) CARLOS EDUARDO DANTAS DE MATTOS (Empresário Agrícola Fazenda Umuarama Garça-de Campinas /SP) fabio pinha alonso (Lions Clube de Marilia Amigos Sem Fronteiras /SP)  ROSENETE T. FENILLI KARNOPP (LD2-Lions Clube de Santa Cruz do Sul – Centro /RS) FERNANDO TANGERINO  (Ilha solteira /SP) Pe. ADEFLOR XAVIER PEREIRA JUNIOR (Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marília e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas/SP) VALÉRIA APARECIDA GONÇALVES DE OLIVEIRA SOUZA (RCG Garça/SP) VALDIR PIASSA DE FREITAS (V.P. de Freitas-Garça/SP) VALDEMIR PIASSA DE FREITAS (de Garça /SP) LEILA MARIA MAGOTI LIMA (Garça/SP) MARIA EMILIA MOREIRA MENDES RIBEIRO (Garça/SP) ROBERTO JOSÉ PAVAN (Ibitinga/SP) CLAUDIO PÁDUA GODOI  (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: KATIA ACCORINTE e ANTONIO MONTEIRO MORAES JUNIORó1980ó40ANOS (Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
SANTOS FILIPE E TIAGO – APÓSTOLOS E MÁRTIRES
FILIPE e TIAGO (século 1º), foram apóstolos de Jesus. Filipe, a princípio discípulo de João Batista, foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado de Menor, é conhecido como “o irmão do Senhor”. Ambos selaram  com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo.
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! (Sl 32,5s)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Estamos reunidos em torno de Jesus – pastor e guarda que nos conduz no caminho da felicidade e da vida plena. Ele nos conhece, manifesta sua ternura e carinho para conosco e anda à nossa frente. Rezemos, nesta liturgia, pelas vocações religiosas e presbiterais e por todas as que se põem a serviço do reino de Deus.
– Oração 
ESPÍRITO DE PROTEÇÃO, NUNCA ME FALTE TEU AMPARO, ESPECIALMENTE NOS MOMENTOS EM QUE OS ADVERSÁRIOS TENTAM AFASTAR-ME DO MESTRE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

03 de maio de 2020 Domingo da 4ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Acolhamos a Palavra de Deus, a qual nos convida à conversão e nos chama a seguir os passos daquele que é o nosso pastor e a porta que nos dá acesso à vida plena.

1ª Leitura (At 2,14.36-41) Convertei-vos.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 22(23)
QO Senhor é o pastor que me conduz; / para as águas repousantes me encaminha.

2ª Leitura (1 Pd 2,14.36-41) Andáveis como ovelhas sem pastor   Leitura da primeira carta de são Pedro:

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. 24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

03 de maio de 2020 Domingo da 4ª Semana da Páscoa
Eu vim para que tenham vida. - (Jo 10,1-10)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; / eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Jesus é o Bom Pastor que cuida das Suas ovelhas”
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância
(João 10,10)
Queremos olhar para Jesus, o Bom Pastor. Sabemos que o pastor nutre e cuida da ovelha, ele não tem a ovelha no seu redil, mas é realmente um pai para elas. Ele cuida dos pelos da ovelha e de tudo aquilo que ela está vivendo, e a ovelha cria um elo tão belo e afetivo com o seu pastor que reconhece a sua voz, o seu comando e sente-se perdida quando está em redil ou em pastos estranhos, porque ela precisa estar no colo e ao lado do seu pastor.

Jesus está nos dizendo que Ele é a porta das ovelhas, porque, se a ovelha não entrar pela porta certa, vai entrar por portas erradas. Quantas portas erradas já entramos nesta vida! Têm muitas portas abertas e largas, a começar pela web, pela internet, os computadores, smartphones, têm coisas ali que se abrem com facilidade. Entramos, nos deixamos seduzir, somos conduzidos, inclusive os nossos filhos e a nossa casa. Olhe como nos rendamos às portas que se abrem nestas redes todas; elas não só se abrem para nós, como nos entretemos e ficamos presos a nelas e, muitas vezes, não conseguimos sair.

“Jesus, o Bom Pastor, vem para que as ovelhas tenham vida plena e abundante de graça”   

O que acontece na realidade virtual dos tempos em que estamos vivendo, também acontece em todas as realidades da vida humana: entramos nas portas que se abrem e, quando essas portas se abrem, nos prendemos.

Nessas portas que se abrem, muitas vezes, não está o pastor, mas sim o ladrão. Até porque o ladrão de almas, aquele que rouba o coração, aquele que vem para roubar a nossa vida, não vem vestido de ladrão como costumamos ver nos desenhos e filmes, não vem usando um lenço sobre os olhos. Ele vem bem vestido, vem de forma bela, aparente, é atrativo, ele atrai. Porém, a Palavra está dizendo que ele só vem para roubar, matar e destruir.

O ladrão vem para nos roubar de Deus, vem para destruir as nossas almas e matar a nossa espiritualidade. Não somos mais os mesmos quando deixamos que essas portas que se abrem à nossa frente e penetramos nelas, como é difícil sairmos, nos esgotamos nessas situações até vermos que a nossa espiritualidade, a nossa relação com Deus está minguando, capengando, relaxando, se acabando, morrendo e se destruindo.

Os nossos não têm gosto pela espiritualidade. Muitas vezes, os homens passam quase que a metade de um dia na frente de uma televisão ligada, no computador ou no smartphone o tempo inteiro. As portas se abrem e o coração se fecha.

Jesus, o Bom Pastor, vem para que as ovelhas tenham vida plena e abundante de graça. Por isso, não entre em portas erradas, entre na porta do coração de Jesus porque nela há vida.

Deus abençoe você!


 Reflexão - João 10: o bom pastor dá a “vida em abundância”
 Direitos reservados:  (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— centramo-nos na figura do Bom Pastor, uma imagem de larga tradição bíblica, onde Jesus purifica-la e a leva a sue pleno sentido. O ladrão vê as ovelhas como próprias e as aproveita para se mesmo. Ao contrário o verdadeiro Pastor não tira a vida, mas da vida. A grande promessa de Jesus: dar “vida em abundância”.

Jesus Cristo promete levar às ovelhas a “pastagem”, às fontes da vida. Ressoam aqui as palavras do Salmo 23: «Ele me faz descansar em verdes prados; a águas tranquilas me conduz...». Mas, qual é o alimento do homem? Ele vive da verdade e de ser amado pela Verdade. Precisa de Deus, ao Deus que se aproxima e mostra o caminho da vida. Quem lhe dá tudo isso, é aquele que lhe dá “vida em abundância”.

—Jesus, como palavra de Deus feita carne, não é apenas o “pastor”, também é o alimento, a verdadeira “pastagem”; dá-nos a vida entregando-se Ele mesmo.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No quarto domingo da Páscoa, é proclamado o capítulo 10 do Evangelho de João. É o domingo do Bom Pastor. Esse capítulo tem seu fundamento em Ezequiel 34, que fala da triste situação em que o povo se encontrava, abandonado pelas autoridades, os pastores da época. No texto de hoje – Ano A –, Jesus se apresenta como a porta para a entrada e a saída de pastores e ovelhas. Como porta, Jesus é o acesso à segurança e à liberdade. Proporciona salvação e vida plena e, ao mesmo tempo, respeita a liberdade de cada um. Está sempre aberto para acolher a todos os que querem fazer parte de sua caminhada. Jesus propõe entrar pela porta, que é ele, e não adotar outros subterfúgios que podem denotar outros interesses. Interesses que nem sempre favorecem a vida; ao contrário, podem ser interesses escusos que buscam manipular, explorar e matar. Quem passa por essa porta encontrará pastagem, vida plena e abundante, tudo o que necessita para ter vida digna.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “porta das ovelhas”, somos gratos a ti, porque és nosso forte protetor e guia seguro. Não nos deixes seguir caminhos contrários aos teus caminhos, nem correr atrás de vozes discordantes da tua voz. Acolhe-nos, Senhor, entre os que desejam com ardor a tua “vida em abundância”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 10,1-10 – Jesus é a porta para a salvação
Preparamo-nos para a Leitura Orante, pedindo as luzes do Espírito:
Espírito Santo,
dai-nos o dom do entendimento,
uma compreensão mais
profunda da Verdade,
a fim de anunciar a salvação
com maior firmeza e convicção.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente, o texto: Jo 10,1-10, e observamos Jesus que se define como “porta por onde as ovelhas passam”.


Naquele tempo, disse Jesus: 1 “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7 Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Refletindo
Jesus é a porta que dá acesso ao redil onde estão as ovelhas. É preciso “passar” por Jesus para viver a verdadeira vida. Posso considerar alguns detalhes:
1º A figura do porteiro – o recepcionista que responde pela segurança e não deixa entrar quem não deve: o ladrão e o bandido. Quem deixa de utilizar a porta, isto é, quem não vive a prática libertadora de Jesus, mas usa subterfúgios, boas intenções não tem. Jesus os chama de ladrões e assaltantes da vida e liberdade do povo.
2º O texto fala de entrar e sair pela porta. Sugere liberdade, ausência de dominação ou escravidão.
3º A relação pessoal do pastor com cada ovelha – ele chama a cada uma pelo nome e elas conhecem a sua voz, ele as guia, elas o seguem e fogem dos estranhos. Ele oferece e preserva a vida das ovelhas.
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Na minha relação com Cristo vivo esta experiência de liberdade? Busco a verdadeira vida em Jesus? E o mundo de hoje para onde vai? Passa por esta porta ou prefere desvios?

Meditação
 Os bispos disseram, em Aparecida: “A Igreja, que participa dos gozos e esperanças, das tristezas e alegrias de seus filhos, quer caminhar ao seu lado neste período de tantos desafios, para infundir-lhes sempre esperança e consolo”. (DAp 16).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Vamos rezar o Salmo 23 e rezá-lo diversas vezes hoje.
Salmo 23
O Senhor é o meu pastor; nada me falta.
Em verdes pastagens me faz descansar e conduz-me a águas tranquilas.
Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos, por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o mais escuro vale, não terei receio de nada, porque tu, Senhor, estás comigo. A tua vara e o teu cajado dão-me segurança.
Preparaste-me um banquete à frente dos meus inimigos.
Recebeste-me com todas honras e encheste a minha taça até transbordar.
De fato, a tua bondade e o teu amor acompanham-me ao longo da minha vida.
E na tua casa, Senhor, morarei para sempre.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é o mesmo de toda a Igreja no Continente Americano: um olhar fraterno para todos os que sofrem e se alegram. Uma frase que vamos levar para nosso dia:
O Senhor é o meu pastor; nada me falta.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!