quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura. - (Lc 4,14-22a)


 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2021 (quinta-feira) 007º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Pensar em fazer grandes coisas é o melhor pretexto para não fazer as pequenas.

(Jacinto Benavente)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA LIBERDADE DE CULTOS 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON  (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■JOSÉ SILVA (Garça/SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP)  MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) ■JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  PE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP)   ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MT)

 

 Santo do Dia 

SÃO RAIMUNDO DE PAÑAFORT 

■ Raimundo (Espanha, 1180-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUTO 

■ SANTO LUCIANO DE ANTÍOQUIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 4,14-22a

O Cristo vem decidido a tornar realidade a profecia de Isaías. Toda a Escritura se realiza nele, e ele realiza toda a Escritura.

 

- No princípio e antes dos séculos o Verbo era Deus, e dignou-se nascer para salvar o mundo (Jo 1,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Amamos a Deus quando cumprimos seus mandamentos e amamos nossos semelhantes. Peçamos ao Senhor que nos unja com seus dons e nos ajude a perseverar na prática do amor fraterno.

– Oração 

 

PAI, QUE O PROGRAMA DE AÇÃO MISSIONÁRIA DE JESUS INSPIRE O MEU DESEJO DE ESTAR A SERVIÇO DOS MAIS POBRES, SENDO PARA ELES PORTADOR DE ALEGRIA E ESPERANÇA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, a aurora do vosso dia eterno despontou sobre todas as nações. Concedei ao vosso povo conhecer a fulgurante glória do seu redentor e por ele chegar à luz que não se extingue. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de janeiro de 2021 Quinta-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

Com a força do Espírito e o amor do Pai, Jesus é consagrado e enviado para anunciar a Boa-nova aos pobres e libertar os oprimidos. 

 

1ª Leitura (1Jo 4,19-5,4) – Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas, entretanto, odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.

 

5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 72(71)

As nações de toda a terra

hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

– 07 de janeiro de 2021 Quinta-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura. - (Lc 4,14-22a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

 

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

 

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tomemos posse da graça que paira sobre nós”

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” 

 (Lucas 4,18-19)

Jesus, entrando na sinagoga, abre o Livro do profeta Isaías e toma posse dessa Palavra. A Palavra de tantos anos atrás, proclamada sobre Isaías, torna-se, agora, o lema da vida de Jesus. É Jesus quem toma posse da Palavra, e esta está dizendo que o Espírito do Senhor está sobre Jesus, porque Ele foi consagrado com a unção para anunciar aos pobres a libertação e a salvação.

 

Contemplemos, hoje, a unção de Jesus, o enviado de Deus, aquele que veio para ser o Salvador, pois é sobre Ele que paira a unção da graça, é sobre Ele que paira o Espírito do Senhor. E Jesus age movido e direcionado pelo Espírito, e toma posse do Espírito na sua vida, de modo que o Paráclito conduz Jesus, age n’Ele, por Ele e através d’Ele para que a graça de Deus esteja atuando.

 

Veja a consequência daquilo que é o ministério de Jesus. Vemos que a Palavra de Deus chega aos corações, e a Palavra anunciada e proclamada com a unção de Deus produz os Seus frutos. A Palavra anunciada com a unção de Deus produz os frutos de cura, de libertação e de restauração.

 

“Não basta proclamar o Reino de Deus, é preciso proclamá-lo com a unção de Deus, com a Sua graça e direção”

 

A Palavra anunciada liberta o nosso coração do poder do mal.  Não basta anunciar a Palavra, é preciso anunciá-la com a unção; não basta proclamar o Reino de Deus, é preciso proclamá-lo com a unção de Deus, com a Sua graça e direção. É preciso ser movido, guiado e conduzido pelo Espírito como Jesus se deixou ser conduzido por Ele.

 

Não negue a unção nem a graça, pelo contrário, tome posse da graça e da unção de Deus que paira sobre nós. É aquela unção que recebemos de peito aberto no dia do nosso batismo. Ali não foi um ritual mágico, foi um ritual da graça. E como faço questão de fazer esse rito cada vez com mais intensidade! No peito de cada criança que se abre, coloco o óleo da unção.

 

Você é um ungido de Deus, tome posse da unção, da graça e do espírito que está sobre você. Proclamemos, anunciemos e levemos o Reino de Deus aos corações.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Durante esta semana da Epifania, a Igreja nos propõe Evangelhos que procuram revelar a missão de Jesus. No texto de hoje, Jesus, guiado pelo Espírito, se dirige à sinagoga de Nazaré e inicia sua missão profética e libertadora, assumindo uma citação do profeta Isaías. Jesus veio para todos, mas de modo especial para os mais desprezados da sociedade: pobres, presos, cegos e oprimidos. São as categorias frágeis da sociedade. O anúncio messiânico da salvação que Jesus propõe não é apenas uma “salvação da alma”, mas uma salvação de todas as formas de escravidão, exploração e degradação. O Mestre veio para promover a libertação e a recuperação da dignidade de todo ser humano. Sempre que nos empenhamos nesse projeto de Jesus, revelamos o próprio Deus, pois é isso que ele quer para todos os seus fi lhos e fi lhas.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, com a força do Espírito, voltas a Nazaré e, na sinagoga, a partir do Livro Sagrado, te manifestas como aquele que vem realizar o que fora predito pelo profeta Isaías. És o libertador enviado por Deus para evangelizar e acudir toda classe de oprimidos e marginalizados. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 4,14-22a - O programa de Jesus



Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Qual é leitura que Jesus proclama na sinagoga? A quem é dirigida? Destaque as palavras de Jesus; as expressões que chamaram sua atenção.

 

“A sinagoga ocupava o lugar central na observância religiosa judaica. Aos sábados era feita a leitura da Torá – Livro da Lei – e dos profetas. Convidado por quem presidia, alguém lia e explicava a passagem escolhida. O texto de Isaías fora escrito seis séculos antes. E Jesus assume para si a profecia. Ele é o Ungido a anunciar a Boa-Nova.

 

Os cegos, os presos, os pobres, com alegria, percebem um mundo novo que se abre para eles. É um tempo favorável, é a libertação definitiva que se aproxima. As seculares promessas do passado são atualizadas. Lucas insiste na palavra “hoje” para ressaltar que a ação salvadora de Deus está em curso. A autoapresentação de Jesus é uma carta de princípios, presente em toda sua ação.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? O que significa “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” ? O testemunho do povo para com Jesus? “Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca” interpela você?

 

O que o Senhor me pede neste dia? Quais são as minhas disposições para o seguimento de Jesus? Não podemos deixar para amanhã; o tempo de Deus é hoje.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém