terça-feira, 27 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.” - (Jo 20,2-8)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO DE 2016 (terça-feira) 362º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo.
(Mario Quintana)


Datas Comemorativas
DIA DO LIVREIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Pinhal - Nantes - Ouroeste - Paulistânia - Salto Grande - Tapiratiba - Trabiju (São Paulo) Abadia de Goiás - Santa Rita do Novo Destino - Vila Propício (Goiás) Atalanta (Santa Catarina) Catunda - Hidrolândia (Ceará) Cachoeira - Jaguaripe - São Francisco do Conde (Bahia) Abadia dos Dourados - Antônio Carlos - Campo do Meio - Capitólio - Caraí - Coimbra - Comendador Gomes - Cristais - Crucilândia - Cruzília - Estiva - Estrela do Indaiá - Guaraciaba - Guidoval - Inhaúma - Itapagipe - Itueta - Iturama - Janaúba - Jequitaí - Jequitibá - Jesuânia - Joaíma - Jordânia - Juruaia - Lagoa da Prata - Luminárias - Nanuque - Pimenta - Pocrane - Pratinha - Ribeirão Vermelho - Rio Acima - Salto da Divisa - Santa Cruz do Escalvado - Santa Margarida - Tocantins - Toledo - Tumiritinga - Vespasiano - Vieiras -  Virgem da Lapa (Minas Gerais) Maximiliano de Almeida (Rio Grande do Sul) Buritis - Carmo do Cajuru - Carmópolis de Minas - Carrancas - Cascalho Rico - Chupinguaia - Pimenteiras do Oeste - São Francisco do Guaporé (Rondônia) Caraúbas do Piauí - Caxingó - Cocal dos Alves - São Miguel do Fidalgo (Piauí) Abel Figueiredo - Cumaru do Norte - Curralinho - Maracanã - São Domingos do Araguaia - São João da Ponta - Terra Alta (Pará) Tupãssi (Paraná) Caaporã (Paraíba) Agua Nova - Jandaíra - Lucrécia - Passagem (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FLAVIA VALENCIO CONESSA MARTINS  (Academia Washigngton-Cambé/PR) PEDRO FERNANDO BATISTÃO  (Garça/SP) GABRIEL RINO FILHO  (Garça/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BÁRBARA DABUS TEDDE e MILTON TEDDEó(Lions Clube de Marilia /SP)

Santo do Dia
SÃO JOÃO evangelista
João (Palestina, Séc. I), filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a seguir os passos de Jesus. E o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. É atribuído a ele um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, e três cartas, que prolongam o ensinamento de seu evangelho.


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
ESPÍRITO DE FÉ NO RESSUSCITADO, A EXEMPLO DO DISCÍPULO AMADO, FAZE-ME PROFESSAR A FÉ NO SENHOR QUE ESTÁ VIVO E PRESENTE EM NOSSO MEIO, SEMPRE PRONTO A NOS AJUDAR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que pelo apóstolo são João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Terça-feira 27/12/2016 – Dia Litúrgico - São João, apóstolo e evangelista
O discípulo amado nos transmite, depois de ver e ouvir, sua mais profunda experiência do Ressuscitado.


1ª Leitura (At 6,8-10; 7,54-59) "O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. Início da Primeira Carta de São João:

1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 96 (97)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho do dia
Terça-feira 27/12/2016 – Dia Litúrgico - São João, apóstolo e evangelista
"O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. - (Jo 20,2-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
O Céu faz festa por nossa vida
O Céu faz festa quando uma criança nasce, quando a vida se manifesta e vem até nós!
“De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1João 1, 2).
Estamos celebrando a vida eterna que Deus nos trouxe. Não dá para pensarmos na vida sem pensarmos nas crianças, sobretudo porque, quando uma criança nasce, a vida faz festa, porque o nascimento é um grande motivo de alegria não só para o pai e mãe, mas para todos aqueles que fazem parte desse contexto. O nascimento de uma criança deve ser motivo de festa para todo o universo!
O Céu faz festa quando uma criança nasce, quando a vida se manifesta e vem até nós. Cada vida é uma manifestação do amor de Deus entre nós, cada vida que vem à luz é uma manifestação da graça de Deus no meio de nós. É verdade que cada uma delas precisa se revestir da graça divina; e não é à toa que levamos nossas crianças para serem batizadas, para que, desde pequenas, recebam a graça de se tornarem também filhos e filhas de Deus.
Quem nos deu o dom da vida, esse presente, foi Jesus, Nosso Senhor e Salvador, foi o Seu nascimento que nos trouxe a vida nova, à qual somos chamados a viver. Por isso, nesse contexto das Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, queremos fazer uma reverência à vida, queremos realmente assumir a vida nova que Ele nos trouxe e que está pulsando no coração de uma mãe que está grávida. A vida que está pulsando em crianças que estão hospitalizadas e doentes. A vida que está pulsando em uma pessoa, mesmo sendo adulta ou já idosa, mas é uma vida e nós a amamos desde o momento de sua concepção até o último entardecer dela.
A vida de uma criança não é mais valiosa do que a de um idoso. Todos precisamos celebrar a vida, cuidar dela, porque é muito preciosa! É preciso dizer também que não basta viver, é dar-lhe sentido, celebrando-a como dom sagrado. E para que a vida seja celebrada, é preciso introduzir nela o sagrado, que é Deus, é Jesus, a vida nova que Ele trouxe a cada um de nós.
Permita-me dizer ao seu coração: dê qualidade a sua vida. Fala-se tanto em qualidade de vida, de levar a vida com qualidade, e sempre se lembra dos elementos para ter uma boa saúde, boa alimentação e exercícios físicos. Tudo isso é muito importante, não abra mão disso, dê qualidade à sua vida, mas não traga somente qualidade humana para sua vida, qualifique-a no sentido mais sagrado que ela tem. Dê um sabor divino a ela, dê-Lhe o sabor de Deus, o gosto d’Ele que sua vida merece. Que assim seja a vida na sua casa, com seus filhos, onde quer que você esteja.
Onde está o tempero da nossa vida? Manifeste que a sua vida tem gosto, que o tempero d’Ela é Jesus, pois Ele veio para ser sal, fermento, para ser luz! Jesus veio para trazer o equilíbrio interior que nossa vida tanto necessita.
Acolher Jesus é acolher a vida nova no Senhor!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "São João, apóstolo e evangelista
Autor: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, celebramos a outro membro do Colégio Apostólico: João, filho de Zebedeu, e irmão de Tiago. Seu nome, tipicamente hebreu, significa “O Senhor deu sua graça”. Estava arrumando suas rédeas na beira do lago Tiberíades, quando Jesus o chamou. João forma sempre parte do grupo restringido que Jesus Cristo leva consigo em determinadas ocasiões. Autor do quarto Evangelho, de três Cartas e do Apocalipse.
Na Igreja de Jerusalém foi uma das “colunas”. Segundo a tradição, João é "o discípulo predileto" que coloca a cabeça sobre o peito do Mestre durante a Última Ceia, está aos pés da Cruz junto à Mãe de Jesus e é testemunha tanto do sepulcro vazio quanto da presença do Ressuscitado. A Igreja Oriental o chama simplesmente “o Teólogo” (o que fala do divino em termos acessíveis).
—Um tema característico de João é o amor. Ele não faz um tratado abstrato porque o verdadeiro amor, pela sua natureza, sempre faz referência direta a pessoas reais.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
João e Pedro descobrem que o corpo de Jesus não está mais no túmulo.
João viu o túmulo vazio e, como num “estalo”, acreditou na Ressurreição.
O importante é que eu acredite não só na Ressurreição, mas em tudo o que me ensina através dos Evangelhos.
Muitos deram a vida por Jesus!
Ele não pede tanto de nós.
Mas... que testemunhemos nossa fé com atos.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a festa é de São João, apóstolo e evangelista.
Quando ouviu João Batista dizer “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ele seguiu Jesus e nunca mais o perdeu de vista.
Tenhamos João como modelo de seguimento de Jesus Cristo, e que a luz do Espírito Santo nos ilumine.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram.” Isso é o que Maria Madalena diz aos discípulos depois de ir ao túmulo e não encontrar o seu corpo. O que aconteceu com os discípulos depois que ouviram Maria Madalena? O que eles fizeram? Faça a leitura do texto, destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e procure identificar o tema central do Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto revela? O que diz a você? Que mensagem o Senhor lhe transmitiu por meio de sua Palavra? Se sentir necessidade, leia o texto novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha medo de escutar o Senhor.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Evangelho de hoje nos conta que os discípulos foram ao túmulo e que o segundo discípulo a entrar “viu e creu”. Neste momento, você é convidado a fazer a sua oração, expressando também a sua fé. Aproxime-se do Senhor e lhe entregue sua vida e suas intenções.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimentou com a leitura? Que compromisso você assume neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.