quinta-feira, 17 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” - (Lc 19,41-44)

INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 17 DE NOVEMBRO DE 2016 (quinta-feira) 321º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TRATE AS PESSOAS DA FORMA COMO ELAS DEVEM SER E AJUDE-AS A SE TORNAREM O QUE ELAS SÃO CAPAZES DE SER.
(Goethe)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CANCÊR DE PRÓSTATA
DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA
DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
DIA MUNDIAL DOS RECORDES DO GUINNESS
DIA INTERNACIONAL DO ESTUDANTE
DIA DA CRIATIVIDADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Águas de Lindóia - Salesópolis (São Paulo) Sucupira do Norte (Maranhão) Guamiranga - Honório Serpa (Paraná) Santo Antônio do Monte (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   EDER JUNIOR VIEIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) CLMJP ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA (DLC6-Lions Clube de BRODOSKI/SP) YVONE SOUZA (Garça/SP) Izabel Pacheco Lima (Eletromatic-Garça /SP) Leni Perez Cirillo (Cerealista Garça /SP) José Ortega Alcântara (Drogazé-Garça/SP) Amadeu Crippa Filho (Crippa Auto Posto - Lupercio /SP) ■-

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  VILMA E MANOEL ROBERTO PALMAó(Lions Clube de Vera Cruz/SP)

Santo do Dia
SANTA ISABEL DA HUNGRIA
Isabel (Hungria, 1207-1231) foi pródiga na caridade para com os pobres e doentes. Após a morte do marido (Luís 4º, landgrave da Turíngia), consagrou-se inteiramente à penitência e à oração na Ordem Terceira Franciscana. Fundou o hospital de Marburgo, onde se dedicou aos enfermos.
SÃO roque gonzales


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
PAI, DÁ-ME O BOM SENSO DE ACOLHER A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES EM TEU FILHO JESUS. DESTA FORMA, NÃO INCORREREI EM CASTIGO SEMELHANTE AO QUE SE ABATEU SOBRE A CIDADE SANTA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  que destes a santa Izabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua inteercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 17/11/2016 – 33ª Semana Tempo Sta. Isabel da Hungria Rlg, memória
O Cordeiro imolado e vitorioso traz salvação e paz às cidades violentas e desumanas que abandonam os filhos e filhas à própria sorte.


1ª Leitura (Ap 5,1-10) "O Cordeiro foi imolado, e com seu sangue adquiriu para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. Início do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 149
Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.


Evangelho do dia
Quinta-feira 17/11/2016 – 33ª Semana Tempo Sta. Isabel da Hungria Rlg, memória
"Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! - (Lc 19,41-44)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Acolhamos a visita de Deus em nossa vida
Não deixemos a visita de Deus passar em branco, não deixemos Seu amor, que nos visita, passar despercebido em nossa vida!
“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar” (Lucas 19,41).
Por que Nosso Senhor Jesus Cristo está chorando sobre Jerusalém? Não se trata somente de Jerusalém, a cidade, os muros, os templos, aquilo que está na composição física dela; é Jerusalém com seus habitantes, sua importância religiosa; é Jerusalém, a cidade do Rei Davi, símbolo celeste.
Jerusalém, escolhida para ser a morada de Deus entre os homens, é a cidade que despreza e não acolhe o Senhor da vida. Jerusalém é para nós símbolo de tantas realidades, pessoas e situações onde Deus se faz presente, onde a graça d’Ele atua, mas as pessoas simplesmente desprezam, menosprezam ou não reconhecem a presença amorosa do Senhor.
Jesus, que chorou sobre Jerusalém, chora também sobre nossas cidades, casas, famílias, países e situações! Isso alegra o coração, porque, assim como em Jerusalém houve pessoas de coração aberto, corações que, na verdade, acolheram a mensagem do Reino, em nossas cidades, em nossas casas, sempre há pessoas abertas, que acolhem o amor generoso de Deus por cada um de nós.
Não há nação, neste mundo, onde não haja uma alma que viva a mensagem do Evangelho. É verdade que o amor de Deus é para todos (não que todos o acolham), mas muitos poderiam e deveriam acolher, sobretudo, aqueles que têm a oportunidade de receber mais de Deus como Jerusalém teve.
Como nós recebemos esse Deus? Não deixemos que Ele chore por causa da nossa indiferença, do nosso desprezo e do nosso pouco caso com a Sua presença no meio de nós.
Choremos, meus irmãos, por tantos que podiam acolher a mensagem de Deus, mas não a acolhem. Choremos pela nossa própria vida, quando, em tantas situações, poderíamos ter acolhido melhor, aberto mais o nosso coração, mas não O reconhecemos.
“Jerusalém, tu não recolhestes no tempo em que foste visitada!”. É o Senhor quem nos visita e se faz presente no meio de nós!
Penso que deve ser muito decepcionante irmos à casa de alguém e a pessoa nos dizer que está ocupada, não nos dar atenção, virar as costas e pedir que voltemos outra hora; perder aquele momento tão importante da sua visita.
Não deixemos que a visita de Deus passe em branco, não deixemos que o amor d’Ele, que nos visita, passe despercebido em nossa vida!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "19, 41-44
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A cidade de Jerusalém abre as suas portas para Jesus, mas não abre o seu coração.
Não aceita as suas palavras e rejeita a sua doutrina, pois os seus olhos estão voltados para outra direção, a direção que a levará até a destruição e a morte.
É necessário que abramos o nosso coração e reconheçamos que somos visitados pelo Deus da Vida e que rejeitar essa visita significa para nós trilharmos os caminhos da morte, resultado de uma vida de quem apenas está preocupado em olhar para seus interesses mesquinhos e não para os verdadeiros bens que são destinados a quem acolhe o Senhor e vive segundo os valores do Evangelho.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Jesus está triste, chora, pois os habitantes de Jerusalém não o reconheceram nem o aceitaram, nem o escutaram, e por isso não se converteram para a missão de paz. Permaneceram cegos, duros de coração. Dá-lhes um puxão de orelhas por causa da incredulidade e arrogância.
- Como é seu coração? Igual ao deles?
- Lembre-se que amor verdadeiro não se compra.
- Que Jesus não chore... por suas ingratidões!... por minhas ingratidões!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra a festa de Santa Isabel da Hungria, que, depois da morte de seu esposo, viveu com radicalidade o Evangelho de Jesus Cristo.
Santa Isabel rogai por nós!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus revela a sua grandiosidade como Filho muito amado do Pai e chora diante da cidade de Jerusalém. Faça a leitura do texto e destaque os versículos que mais lhe chamarem atenção, procurando identificar sua mensagem central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Durante a leitura, o que mais lhe chamou atenção? Que caminho o Evangelho lhe indica? O que Jesus lhe diz?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que as atitudes e as palavras de Jesus o(a) fazem expressar neste momento de oração? Aproxime-se do Senhor sem medo e diga a Ele o que se passa com você.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Em sua busca de aperfeiçoar-se como discípulo(a) de Jesus, que dificuldade você encontrou? O que você se compromete a viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.