sexta-feira, 24 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.” - (Mc 12,28b-34)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 24 DE MARÇO DE 2017 (sexta-feira) 83º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A DÚVIDA É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA.
(Aristóteles)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE
DIA INTERNACIONAL DO EMPREENDEDOR
DIA INTERNACIONAL PARA O DIREITO À VERDADE EM RELAÇÃO ÀS GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E À DIGNIDADE DAS VÍTIMAS
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araras - Cabreúva - Ibiúna - Monte Mor - Viradouro (São Paulo) Arroio Grande - Candiota (Rio Grande do Sul) São José de Princesa (Paraíba) Virginópolis (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILTON NUNES DA SILVA (Garça /SP)CAMILA APARECIDA (Garça /SP)CARLOS HENRIQUE LIMA SEVERINO (Bauru/SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)ARY DA SILVA BRAGA (Mogi Mirim /SP)ADRIANO SPIGOLON (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE FLORIDA PAULISTA AMIZADEó2001ó16 ANOSó (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SANTA CATARINA DA SUÉCIA
OSCAR ROMERO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Vida e culto não são duas realidades independentes ou opostas, mas ambas se fundem no amor. Ama o Senhor quem se volta para ele com todo o ser e se importa com o bem do próximo.
 Oração
PAI, FAZE-ME COMPREENDER SEMPRE MAIS QUE O EIXO DA MINHA VIDA DE FÉ DEVE CONSISTIR NUM AMOR ENTRANHADO A TI E A MEU PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Infundi, Ó Deus,  vossa graça em nossos corações, para que, fugindo aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 24/03/2017
A base da vida cristã é amar a Deus e aos irmãos. A prática desses mandamentos demonstra que andamos nos caminhos de Deus e não dos ídolos.


1ª Leitura (Os 14,2-10) – “Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos. Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.
8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 80(81)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 24/03/2017
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. - (Mc 12,28b-34)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Convertei-vos, nos dia o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Nosso amor por Deus precisa ser puro
Esse é o amor puro, amor que nos salva e nos coloca perto de Deus!
Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios  (Marcos 12,32-33).
O que mais agrada o coração de Deus não são os nossos sacrifícios, nossos holocaustos nem nossas promessas, não são as quantidades infinitas de orações que podemos fazer em nossa vida.
O que agrada o coração de Deus é quem O ama de verdade, quem O ama com toda força, com toda energia e vitalidade, com todo o seu ser. Agrada a Deus quem O coloca em primeiro lugar, quem coloca o seu coração no temor do Senhor nosso Deus; quem O leva tão a sério, que não é capaz de amar ninguém, coisa ou situação nenhuma mais do que a Ele.
A religião que agrada a Deus é aquela que nos liga e nos mantêm tão unidos a Ele, que não nos separamos d’Ele por nada que aconteça nesta vida.
Deixe-me dizer a você: não busque a Deus de forma mercantilista, interesseira; não busque o Senhor para satisfazer seus interesses, suas necessidades econômicas, físicas, materiais etc. Não busque o Senhor por causa disso. Se o fizer, isso não quer dizer que você não vai encontrá-Lo, porque Deus se deixa encontrar por quem O procura de coração sincero. Você pode até encontrá-Lo somente a partir de seus interesses, mas não O encontrará a partir daquilo que Ele é. Busque o Senhor somente por causa d’Ele.
Nunca coloque condições para amar a Deus, nunca diga: “Eu vou amar a Deus, porque Ele me deu isso, porque vai me dar aquilo! Eu vou amar a Deus, porque Ele vai me abençoar! Eu vou ganhar o que eu preciso! Ele vai dar a saúde de que eu necessito!”. Não! Ame a Deus, porque é Deus, e simplesmente por causa disso. Tudo o que vir em consequência do meu amor por Ele é apenas acréscimo, mas eu não me conformo nem posso colocar meu coração nos acréscimos. Eu coloco meu coração na essência do amor de Deus. Por isso, amá-Lo de todo o coração é buscá-Lo por causa d’Ele e por nada mais!
Não posso, de forma nenhuma, mercantilizar a minha relação com Deus, não posso deixar de servir nem deixar de ser d’Ele ou menos d’Ele, porque me decepcionei com as pessoas, com a Igreja, com o ser humano, com o padre, com o pastor… Seja lá com quem for! Você não entendeu nada do que é amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as nossas energias.
Esse é o amor puro, amor que nos salva, que nos coloca perto do Senhor. Não há doença, enfermidade, sofrimento, ação financeira, angústia, seja lá o que for, que nos separe d’Ele!
Eu aprendo amar a Deus, porque Ele é meu Deus, o Senhor da minha vida, e não por aquilo que Ele me dá, que me oferece, que pode fazer por mim; não é porque está me prometendo isso e aquilo.
Eu encontrei, de verdade, o amor de Deus na minha vida. Assim, vou amar o meu próximo, assim terei força, energia, graça divina para amar o meu próximo por mais que ele me fira, machuque-me. Porque eu não vou amá-lo com meu amor egoísta, eu vou amá-lo com o amor que vem do coração do meu Deus.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 12, 28-34
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Muitas pessoas acham que para serem salvas, é suficiente cumprir todas as suas obrigações de ordem religiosa como a participação nas celebrações e atos devocionais.
O escriba do Evangelho de hoje afirma que amar a Deus e ao próximo é melhor do que as práticas religiosas, no caso os holocaustos e os sacrifícios, e Jesus confirma isso ao afirmar que ele não está longe do reino de Deus.
A nossa vida religiosa só tem sentido enquanto é um reflexo do amor vivido concretamente, ou seja, enquanto é manifestação da nossa solidariedade.
Caso contrário, a religião se reduz a práticas mágicas, bruxarias, rituais vazios, que nada acrescentam a ninguém e não nos aproxima de Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Será que estou muito longe do Reino de Deus?
- O que faço para poder merecer o Reino?
- Procuro ouvir a mensagem de Jesus?
- Coloco o Evangelho em prática no meu dia a dia?
- Amo realmente meu próximo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Sexta-feira da Quaresma, dia em que somos convidados a praticar o jejum e a oferecê-lo por nossa conversão.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema central da discussão dos personagens? Leia o texto com bastante atenção e procure identificar o contexto do relato. A narrativa nos diz que alguém se aproxima de Jesus e questiona qual é o primeiro mandamento. A resposta de Jesus é muito clara: o primeiro mandamento necessariamente está vinculado ao segundo: “Amarás o Senhor teu Deus… Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Continue a leitura do texto e identifique seu tema central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) “Amar a Deus com todo o coração, com toda a mente, e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios.” Medite sobre o texto e responda: o que o Evangelho de hoje diz a você? Que palavra mais o(a) tocou?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Deus de Israel é um Deus que ama e deseja que todo o seu povo acolha esse amor e o ame, que todos se reconheçam nesse amor. Nesta oração, agradeça ao Senhor e nosso Deus tamanho amor que Ele tem para conosco. Permita-se sentir, por meio da oração, esse amor de Deus.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Acolha e viva o amor concreto de Deus no dia de hoje.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.