terça-feira, 7 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Mt 9,32-38)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 07 DE JULHO de 2020 (terça-feira) 189º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO.
(Charles Chaplin)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO
 DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO
 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS
 DIA DO INGRESSO DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA
 DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabixi (Rondônia) Carandaí (Minas Gerais) Corupá (Santa Catarina) Candelária - Pelotas (Rio Grande do Sul) Miguel Alves (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AIME LOPES (Tia Marilia /SP) HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera Cruz /SP) VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP) MARILUCIA VAL GROSSO ROBERTO (Lions Clube de Valparaíso /SP) PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) ANA THERESA GUANAES BONINI ZANON (Dentista-Garça/SP) ANA PAULA SILVA (Garça/SP) CRISTINA GARCIA DIAS (Garça/SP) ROBERTO GOMES MARIANO (Garça /SP) CELIA REGINA RODRIGUES CASSIANO ALVES (Composição-Garça/SP) ANTONIO ROCHA (Garça /SP) Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP) ANTÔNIO FRANCO DOS SANTOS <BACANA>   (Vereador-Garça /SP) DIEGO MUNIZ LOUREIRO  (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó52 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE SAGRAÇÃO BISPO  DO: DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó7 ANOS (Diocese de Marilia /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO VILIBALDO
SANTO ADRIANO
BENTO XI
MARIA ROMERO MENESES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Por meio do profeta, Deus repreende os dirigentes do povo, levando-os a refletir sobre seus erros e fracassos. Celebrando confiantes no Senhor, reconheçamos que só ele pode nos libertar das escravidões. 
– Oração 
PAI, FAZE-ME COMPASSIVO DIANTE DO SOFRIMENTO DE TANTOS IRMÃOS E IRMÃS, MOVENDO-ME A SER, EFETIVAMENTE, SOLIDÁRIO COM ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 07 de julho de 2020  terça-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus dá a conhecer ao povo as consequência de seus desvios. Diante das oposições, Jesus desenvolve sua atividade de pastor e conta com seus seguidores para continuar sua obra libertadora. 

1ª Leitura (Os 8,4-7.11-13) – Semeiam ventos, colherão tempestades.  Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.
5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.
11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 113
Confia Israel no Senhor.


– 07 de julho de 2020  terça-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Mt 9,32-38)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas, / e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Proclamemos o Evangelho de Jesus aos corações”
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade
(Mateus 9,35)
O apostolado de Jesus se resume nos verbos: percorrer, ensinar, pregar e curar. Primeiro, é necessário percorrer, ou seja, fazer o caminho, ir onde as pessoas estão.

Sei que, hoje, percorrer fica até mais fácil, porque temos os automóveis, os meios de locomoção e, mais ainda, temos os meios virtuais, a internet, os meios de comunicação. Mas não importa os meios, Jesus usou o meio que Ele tinha, que era andar; Jesus andava mesmo.

E precisamos também circular dentro da nossa casa, nos fazer presente no trabalho, na cidade com os vizinhos, com os amigos; o que não dá é  vivermos trancados dentro de nós, ocupados somente com as nossas coisas, pois não vamos ser missionários, não vamos ser presença amorosa de Deus. Por isso, percorra caminhos e distâncias para ser a presença amorosa de Jesus. Inclusive, percorrer, andar e correr faz muito bem para nós sermos a presença de Deus na vida do outro.

Ensinemos aquilo que de Deus nós aprendemos. Se Jesus ensinava nas sinagogas, precisamos ensinar em casa, nas redes sociais, ensinar onde estamos vivendo. 

“Não deixe de evangelizar e de catequizar a sua própria casa e  família, pregando o Evangelho do Reino de Deus”

Mas só ensina aquele que aprende. Então, primeiro, aprendamos de Jesus, O escutemos e entremos na escola d’Ele para ouvirmos, e o que aprendermos com Ele, nós iremos ensinar.

Papai e mamãe, não deixem de ensinar as lições básicas de educação para os seus filhos, mas não deixe de evangelizar e de catequizar a sua própria casa e família, pregando o Evangelho do Reino de Deus. 

Uma coisa é darmos o ensino que é o conhecimento, outra coisa é pregarmos, ou seja, fazermos impregnar no coração o Evangelho da Vida, para que ele fique marcado, corroborado e alicerçado dentro da alma e do coração.

Pregue o Evangelho, primeiro, com a própria vida e, depois, com as palavras. Precisamos falar de Jesus, proclamar o Evangelho d’Ele para os corações.

Pregue com simplicidade e humildade, mas não deixe de pregar. Jesus curava todo tipo de doença e enfermidade, precisamos ser sinal da cura de Deus, primeiro, deixar Ele nos curar, pois precisamos ser curados.

As pessoas entendem que a cura é só para quem está morrendo ou está com uma doença grave. Chegamos às doenças graves porque não cuidamos de nos prevenir delas nem cuidamos das pequenas enfermidades, que são grandes e estão escondidas dentro de nós, são as enfermidades da cabeça, da mente e do coração que nos fazem tão atormentados e vivemos num mundo de tormentos.

A Palavra de Deus cura e liberta, Jesus nos cura quando permitimos que a Palavra d’Ele penetre em nós e realize a Sua obra. Também vamos trazer cura para a casa, para a família, para onde formos percorrer para anunciarmos o Evangelho, se proclamarmos com o poder e a autoridade de Jesus nosso Mestre e Senhor.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Alguns gestos e palavras do chefe demonstram sua fé no poder de Jesus: aproximar-se, ajoelhar-se diante dele, e a certeza de que Jesus, impondo as mãos sobre a falecida, a fará viver. Diferente de outros líderes, como Herodes, que matou crianças, e Herodes Antipas, que mandou cortar a cabeça do Batista, este chefe reconhece seus limites, busca Jesus e deseja o bem para a filha. Oxalá nossos governantes sigam seu exemplo: sentir as necessidades da população e prestar-lhe socorro! Louvável também é a coragem e a fé da mulher enferma. Pela fé simples e profunda, ela fica livre de sua enfermidade. Na casa do chefe, Jesus dispensa curiosos e barulhentos, comuns e inúteis nessas circunstâncias. Jesus não dá espetáculo. O que faz é demonstrar o poder de Deus e consolidar o seu Reino.

ORAÇÃO
Ó Jesus Libertador, encontras duas pessoas de profunda fé: um chefe, cuja filhinha acabara de morrer; e uma mulher, vítima de contínua hemorragia. Pelo toque em tuas vestes, a mulher sentiu-se curada; pelo teu toque no corpo da menina, ela voltou a viver. Senhor, aumenta nossa fé. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,32-38 - Jesus sentiu misericórdia pela multidão

Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração com a Palavra, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Peçamos ao Senhor Jesus Cristo que nos dê um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em sua Palavra. “Envia teu Espírito Santo, Senhor, para que não tenhamos medo de escutar tua Palavra e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o nosso coração, por meio da fé e confiança que depositamos em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Depois, atente-se à reação do povo diante da cura do possesso, para melhor compreender o texto, e observe o modo como Jesus vê a multidão. Quem é Jesus segundo o texto? O que o Evangelho de hoje nos apresenta?
“Há um contraste enorme entre a abundância da colheita e a escassez dos trabalhadores. Isto se apresenta no Evangelho e no dia de hoje. Jesus tem compaixão do povo que busca a salvação do corpo e da alma. O povo cristão tem o dever de pedir mais trabalhadores. A pastoral vocacional não é uma das atividades da Igreja, mas faz parte de sua própria essência. E as vocações para a vida religiosa e sacerdotal, e mesmo para os serviços não ordenados, surgem das famílias cristãs. Os milagres de Jesus têm como objetivo expulsar os espíritos maus e curar as doenças. O exorcismo, em sua simbologia, restabelece a vida social do indivíduo e representa a vitória sobre os elementos externos que impossibilitam sua plena comunicação.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. O que esta ação de Jesus diz para mim? Leia o Evangelho novamente, deixe-se tocar pela Palavra de Jesus e procure entender o que é misericórdia para Jesus…
Qual seria minha atitude se estivesse no meio daquela multidão? E diante da misericórdia de Deus, que se manifesta nos acontecimentos atuais, quais são meus sentimentos e atitudes?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!” O Senhor conta com o empenho dos cristãos no anúncio do Evangelho e no comprometimento com seu reino. O que o Senhor o(a) convida a viver neste dia?

BÊNÇÃO

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz.
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.