sábado, 6 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. - (Jo 6,60-69)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 06 DE MAIO DE 2017 (SÁBADO) 125º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
UMA AMIZADE NÃO SE FAZ PELO O TEMPO EM QUE ELA EXISTE E SIM PELA SINCERIDADE DO SENTIMENTO QUE HÁ NELA.”
 (Ana Carolina)


Datas Comemorativas
DIA INTERNACIONAL DA FILATELIA
DIA UNIVERSAL DO SELO
DIA DO TAQUÍGRAFO
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
DIA Nacional da Distonia
DIA MUNDIAL DO ACORDEON
DIA DO CARTÓGRAFO
DIA DA SOBERANIA SOBRE A AMAZÔNIA
DIA INTERNACIONAL DA CORAGEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cascavel - Jaguaribe (Ceará) Denise (Mato Grosso) Mandaguari (Paraná) Goiandira (Goiás) Sonora (Mato Grosso do Sul) Laranja da Terra - Santa Maria de Jetibá - Vargem Alta (Espírito Santo) Barcelos (Amazonas) Palmeira das Missões - Santana da Boa Vista - São Paulo das Missões (Rio Grande do Sul) Quixabá (Paraíba) Prainha (Pará) Serra Talhada (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: TELMA REGINA DOS SANTOS MECENERO  (Macrocontábil Conessa-EQ 02 ENS APARECIDA Setor de Garça/SP)ROGÉRIO MECENERO  (MILITAR-EQ 02 ENS APARECIDA Setor de Garça/SP)RICARDO ALEXANDRE VALSECHI CONESSA (meu sobrinho Advogado – Marilia/SP) ALESSANDRO ZANON FRANCISCO (São Paulo/SP)OSVALDO TEIXEIRA MENDES FILHO (PDG- Lions Clube de Mirandópolis /SP) JOÃO PEDRO DAVILA JUNIOR (Lions Clube de Valparaíso /SP) VIVIANE APARECIDA SOARES DA SILVA (Garça/SP) ELIZEU MARCOS IZAIAS (Posto Skinão Garça/SP) GUILHERME MASTRANTONIO MIRANDA (JM AGROPECUÁRIA Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA e VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Lions Clube de Marilia/SP)
  Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VALPARAÍSOó1990ó27 ANOS (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SãO DOMINGOS SÁVIO
SãO LEONARDO MURIALDO
SãO LÚCIO DE CIRENE
ANA ROSA GATTORNO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
O Espírito Santo consolida a Igreja, nutre sua fé e a torna fiel e perseverante na missão que recebeu do Mestre: sustentar e restaurar a vida.”.
 Oração
PAI, DÁ-ME INTELIGÊNCIA PARA COMPREENDER AS PALAVRAS DE JESUS E ADERIR A ELAS, POIS SÓ ASSIM ESTAREI SEGURO DE ESTAR ACOLHENDO A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que creem em vós, protegei os que renasceram em Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Sábado da 3ª Semana da Páscoa - 06/05/2017
Iluminados pelo Espírito de Deus, acolhamos as palavras de vida eterna, as quais nos fazem progredir no temor do Senhor e nos conduzem a ele.

1ª Leitura – (At 9,31-42) – A Igreja consolidava-se e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Co­mo Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”
39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 115 (116B)
Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Evangelho do dia
Sábado da 3ª Semana da Páscoa - 06/05/2017
A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. - (Jo 6,60-69)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de en­tregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
As palavras de Jesus transformam nosso coração
Precisamos acolher a Palavra, permitir que ela entre em nosso coração e quebre toda dureza e resistência!
Simão Pedro respondeu: ‘A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus’” (João 6,68-69).
As palavras de Jesus a respeito do pão da vida pareceram duras demais para Seus discípulos e seguidores. As palavras de Jesus, dirigidas a nossa vida, quando nos incomodam, quando batem em pontos duros da nossa própria vida, tornam-se, de fato, palavras duras para a nossa compreensão, para a nossa vida e reflexão.
A Palavra de Deus tem essa finalidade de quebrar o que está duro, de partir o nosso coração àquilo que está fechado. Agora, se eu coloco resistência, se não quero nem me submeto à Palavra de Deus, esta realmente será muito dura, e eu vou preferir deixá-la de lado, vou preferir ignorá-la do que lutar para colocá-la em prática na minha vida.
Deixe-me dizer a você: por mais duras que sejam as palavras de Deus, não as ignore, porque Suas palavras são vida, sobretudo, vida eterna. São palavras que nos libertam da escravidão da morte, da condenação para nos conduzir na eternidade.
Precisamos acolher a Palavra, permitir que ela entre em nosso coração e quebre toda a dureza e resistência que há dentro de nós e do nosso coração. A partir daquele momento, muitos resolveram abandonar Jesus e não O seguiram mais, não deram mais crédito a Sua palavra.
Gostamos das coisas de Deus, de servi-Lo e segui-Lo quando fazemos o que queremos, quando Suas palavras são doces ao nosso paladar. Quando ela vem ao encontro do nosso coração para quebrar, desmantelar muita coisa que não está correta, desistimos, abandonamos o poder da Sua Palavra.
Sejamos seguidores de Jesus, por mais duro que seja, sobretudo, porque precisamos quebrar tanta coisa dura e resistente que há dentro de nós com a força e o querer da Palavra de Deus.
Não abandonemos Jesus, não deixemos de segui-Lo por causa de muitas coisas em nós que estão difíceis de mudar. Ele tem o poder de transformar a nossa vida! Somente Ele têm palavras para nos transformar, salvar e renovar!
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 6, 60-69
Muitas pessoas querem conhecer Jesus e ouvir tudo o que ele tem para dizer, mas não querem escutar tudo, mas sim apenas alguns pontos que lhes interessam para a satisfação dos seus desejos e necessidades.
Quando essas pessoas ouvem tudo o que Jesus tem para dizer, se escandalizam, afastam-se dele e não querem mais segui-lo.
De fato, é muito fácil dizer que Jesus tem palavras muito bonitas, mas nem sempre é fácil aceitar as exigências do Evangelho.
Porém, não podemos nos esquecer que somente Jesus tem palavras de vida eterna, e que só consegue ouvir de fato as palavras de vida eterna quem crê firmemente que ele é o Santo de Deus e busca imitá-lo verdadeiramente na busca da santidade.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- São muitos os mistérios da vida. Cite um.
- Qual é o grande mistério da fé?
- Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida?
- Você procura ler coisas que falam de religião?
- Como você se prepara para receber a Eucaristia?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Renovemos, durante a leitura orante e ao longo do dia, a nossa fé no Senhor, para que, como Simão Pedro, também possamos afirmar: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.
Que a Palavra nos fortaleça no testemunho de nossa fé.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Quais questionamentos Jesus dirige aos discípulos? Quais afirmações são feitas a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus?
“Imediatamente depois da conquista da terra prometida, Josué reúne as doze tribos de Israel em Siquém e exige do povo uma decisão fundamental: servir o Deus único e verdadeiro ou servir outros deuses, os deuses dos habitantes de Canaã. O povo responde unânime que quer servir ao Senhor, reconhecendo que foi Deus quem o salvou, fazendo-o sair do país da servidão para conduzi-lo, através do deserto, à terra prometida.
No evangelho, terminado o ensinamento na sinagoga de Cafarnaum, Jesus é surpreendido pela reação de certo número de discípulos que não aceitaram o seu discurso sobre o pão da vida. Para eles o ensinamento de Jesus é duro demais, e eles têm dificuldade em compreendê-lo. Observemos que a dificuldade em crer em Jesus e compreender seus ensinamentos não é somente dos judeus; como vemos no relato de hoje, ela invade a mente e o coração dos discípulos.
Em que consiste propriamente a dureza do ensinamento de Jesus? Há uma dupla resposta à pergunta: em primeiro lugar, é difícil compreender o sentido das palavras de Jesus. Para compreendê-las é preciso a conversão da própria mentalidade e se abrir para a verdade de Deus revelada em Jesus Cristo. Em segundo lugar, o ensinamento é considerado duro pelos discípulos porque exige fé, uma adesão incondicional à pessoa de Jesus; exige a abertura a um novo tempo oferecido por Deus à humanidade. O amor incomensurável de Jesus (cf. Jo 13,1) se manifesta no discurso do pão da vida e exige uma resposta que corresponda a esse grande amor.
A abertura à ação do Espírito permite compreender e experimentar que as palavras de Jesus fazem sentido e, qual um sopro, fazem viver plenamente. A liberdade é dom de Deus. Por isso, Jesus abre para os discípulos a possibilidade de irem embora, o que muitos fizeram. Jesus dá aos Doze a liberdade de também partirem. Mas será para Pedro ocasião de fazer uma belíssima profissão de fé: ‘A quem iremos, Senhor? […] Tu tens palavras de vida eterna’. A fé e, consequentemente, o seguimento de Jesus só podem ser vividos na liberdade” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? De que modo o Evangelho fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? O que Jesus o(a) convida a viver? O que representa para você a afirmação de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Senhor Jesus, tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e os excluídos. Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no Caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém.
(Oração composta pela Arquidiocese de Brasília)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.