domingo, 8 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! - (Lc 14,25-33)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 07 DE SETEMBRO de 2019 (sábado) 250º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EU COMETI ALGUNS ERROS. E GARANTO QUE COMETEREI MAIS.
(Barack Obama)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA FISIOTERAPIA
DIA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE LUTA POR MEDICAMENTOS
DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM OS JORNALISTAS
DIA INTERNACIONAL DA CIDADANIA DA MULHER  
DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
DIA DA SOLIDARIEDADE ENTRE CIDADES CONSIDERADAS PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
DIA NACIONAL DO ILUSTRADOR
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Descalvado - Itaquaquecetuba - Mirassol - Nipoã - Embaúba (São Paulo) Bom Sucesso - Diogo de Vasconcelos (Minas Gerais) Nazaré do Piauí  (Piauí) Ivoti - Estância Velha (Rio Grande do Sul) Faxinal - Fazenda Rio Grande (Paraná) Mafra (Santa Catarina) Nazaré (Tocantins) São Francisco de Goiás (Goiás) São Luís (Maranhão) Vitória (Espírito Santo)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: ERIKA BARROS ARANHA (sobrinha São Paulo /SP) ELEN BARROS ARANHA (sobrinha Bauru /SP) PDG MANOEL MESSIAS DE MELO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)  JANAINA DE L MARTINS SOARES ROLDÃO (Garça /SP) LELIA GONÇALVES MICHELAN (Jundiaí /SP) JOÃO VICTOR ASSIS TARDIM (Garça /SP) ROBERT BERTRAND (Tongeren /Marrocos) EDNA TRINDADE (Garça /SP) MARCEL RODRIGUES (Empresário–Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CELINA PIZÓLIO e CARLOS BORGES ALVESó1990ó29 ANOS (EQ 12 ENS da Sabedoria-Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA TERCEIRA EQUIPE NOSSA SENHORA DE SHOENSTATT ó2003ó16 ANOS e DECIMA QUARTA EQUIPE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZó2003ó16 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPÃó1962ó56 ANOS (Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
SÃO TOMAS DE VILANOVA
FREDERICO OZANAN
SÃO SERGIO I

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Somos desafiados por Jesus a segui-lo, desapegando-nos de tudo o que se torne um obstáculo no caminho do discipulado cristão. Decidir-nos a caminhar com ele significa discernir e escolher, com sabedoria, os valores agradáveis a Deus que fazem nascer a nova sociedade. Acolhidos pelo Senhor, nosso refúgio, celebremos nossa páscoa semanal.
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU REINO, AFASTANDO TUDO QUANTO POSSA ABALAR A SOLIDEZ DE MINHA ADESÃO A TI E A TEU FILHO JESUS.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Domingo da 22ª Semana Do Tempo Comum 08 de setembro de 2019
Abramos nosso coração para acolher a Palavra de sabedoria, que nos ajuda a conhecer as exigências do evangelho e nos aponta o caminho do seguimento de Cristo, a fim de cumprirmos a vontade de Deus.

1ª Leitura - (Sb 9,13-18) - Quem pode conhecer os desígnios do Senhor? – Leitura do Livro da Sabedoria:

13Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor?
14Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas: 15porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e tenda de argila oprime a mente que pensa.
16Mal podemos conhecer o que há na terra, e com muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, investigará o que há nos céus?
17Acaso alguém teria conhecido o teu desígnio, sem que lhe desses Sabedoria e do alto lhe enviasses teu santo espírito? 18Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada, e pela Sabedoria foram salvos. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  89(90)
Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!

2ª Leitura - (Fm 9b-10.12-17) - Recebe-o, não mais como escravo mas como um irmão querido. – Carta de São Paulo apóstolo a Filêmon:

Caríssimo: 9bEu, Paulo, velho como estou, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço–te um pedido em favor do meu filho, que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao Evangelho.
14Mas eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Evangelho do dia
23º Domingo Do Tempo Comum 08 de setembro de 2019
Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! - (Lc 14,25-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo / e ensinai-me vossas leis e mandamentos! (Sl 118,135)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Para seguir Jesus, precisamos ser livres”
 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
(Lucas 14,33).
Escutando as palavras do Mestre Jesus, Ele parece ser muito exigente no seu seguimento, para poder segui-Lo. A verdade é que para seguir Jesus precisamos ser livres. Então, a espiritualidade da renúncia é, no fundo, a espiritualidade do desapego.
O que vai acontecendo é que vamos nos apegando a tudo e a todos, e a tudo o que nos apegamos, ficamos presos; depois, não conseguimos nos soltar. Muitas vezes, apegamo-nos a uma caneta, a uma máquina, ao nosso celular, aos nossos computadores, às bijuterias e coisas pequenas.
Não podemos ser apegados a nada nem a ninguém. Portanto, para ser discípulo de Jesus, precisamos ter, primeiro, a disposição de amar. Quem ama não se apega, quem ama cuida, tem zelo, sabe viver cada coisa no seu tempo e no seu lugar.
“Torna-se pesado seguir Jesus, porque nós temos o peso do mundo nas nossas costas.”
A mãe que ama seus filhos sabe que precisa cuidar deles, mas a mãe também sabe que precisa se desprender dos seus filhos, pois eles crescerão, seguirão seus caminhos; e assim em cada situação da vida.
Hoje, temos um bem para administrar, para cuidar, mas esse bem é apenas de forma provisória, porque tudo passa e não precisamos nos apegar, precisamos cuidar daquilo que nós temos. Por isso, o Mestre Jesus, que cuida de nós, do nosso coração, da nossa vida e do nosso ser, também quer nos ensinar a cuidar uns dos outros sem nenhum apego doentio, sem nenhuma possessão sobre as pessoas e sobre as coisas, para que o nosso coração seja livre para segui-Lo, para amá-Lo e servi-Lo.
Assim, poderemos cuidar melhor dos nossos, cuidar com mais responsabilidade das coisas que nós temos, porque temos de ter critérios de valores, temos de ter uma escala de valores dentro de nós. Se, na nossa escala de valores, o amor a Deus está em primeiro lugar, podemos ter a certeza de que nós saberemos amar de forma ordenada todas as coisas, e não será pesado seguir Jesus.
Torna-se pesado seguir Jesus, porque nós temos o peso do mundo nas nossas costas. Amamos demais o mundo, as coisas dele, e é difícil renunciarmos ao mundo. É difícil um rapaz que fica o dia inteiro no seu videogame, no seu computador, no seu celular, ter que deixar aquilo para ir à Missa, para ir para os seus compromissos religiosos.
É pesado fazermos a oração da noite, a oração da manhã quando estamos cheios de coisas mais importantes que colocamos dentro do nosso coração. Aqui, é questão de invertermos, é questão de nos enchermos de Deus, da graça d’Ele para cumprir os nossos deveres, obrigações e responsabilidades.
Estamos ficando doentes, pesados, porque fazemos o contrário, enchemo-nos do mundo, das coisas dele, das tarefas, obrigações e de tudo mais; focamo-nos nos amores do mundo, mas, depois que tudo isso fica pesado, queremos recorrer  a Deus, mas não conseguimos, porque não temos tempo para rezar e nos colocarmos na presença d’Ele.
Amemos a Deus sobre todas as coisas e tudo mais será ordenado em nossa vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O cristão é peregrino, caminha com Jesus
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, como a vida não está muito quieta devemos que caminhá-la. Para permanecer no amor de Jesus, caminhamos pelas ruas de nossa cidade, com a certeza alegre de que Ele está ao nosso lado. A alegria do amor do Senhor nos faz caminhar juntos como peregrinos, sentindo-nos povo fiel de Deus; vinculados com os outros.

Não podemos ter memória de Jesus fiando instalados no nosso próprio eu. O cristão é peregrino, caminhante. Jesus nos disse que Ele é o Caminho e para permanecer em um Caminho devemos caminhá-lo. Não “se permanece” estando quieto. Mas tampouco indo a mil, chocando e atropelando: Jesus não nos quer nem quietos, nem atropeladores; quer-nos pacificamente laboriosos no caminho. Ele nos marca o ritmo.

—Assim caminhava Maria: ela, logo que recebeu o anuncio do Anjo, se levantou e começou a caminhar para ir servir a sua prima. Ela acompanhou seu Filho ao caminho da Cruz e acompanha a Igreja para a casa do Pai.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No Evangelho de hoje, Jesus se dirige às multidões e as desafia ao seu seguimento.
O Mestre parece não se animar muito com as grandes multidões. Sabe que provavelmente muitos dos que estão lá não têm muito interesse em ser um fiel seguidor comprometido com o projeto do Reino. Normalmente, nós nos animamos quando vemos grandes multidões participando de algumas celebrações, presididas por alguns ministros “famosos ou midiáticos”. Será que todas essas pessoas vivem sua fé no dia a dia? Ao apresentar as exigências para o seu seguimento, Jesus não se preocupa se serão muitos ou poucos dispostos a trilhar o caminho com ele. Três vezes, o Evangelho repete a expressão: “…não pode ser meu discípulo”. O texto de hoje apresenta três exigências do Mestre para segui-lo com fidelidade: desapego afetivo – a família é importante, mas Jesus é mais importante; disponibilidade para a cruz – muitos se dizem cristãos, mas são incapazes de assumir a “própria” cruz da fidelidade; renúncia a tudo – é preciso se desvencilhar de tudo o que impede a concretização do projeto do Reino. As duas parábolas mostram a necessidade de calcular antes de se decidir pelo seguimento. Não adianta se entusiasmar no primeiro momento e depois perceber que não tem condições de acompanhar o Mestre. Ele não quer iludir ninguém; apenas mostra o que é necessário para ser seu fiel discípulo e discípula.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 14,25-33 - Um "sim" que compromete

Oração Inicial
Liturgia do 23º domingo do Tempo Comum. No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e a cada um de nós sobre as disposições necessárias para o seu seguimento. O discípulo de Jesus, a exemplo de seu Mestre, é convidado a tomar a sua cruz todos os dias e viver o desapego, da própria vida e dos bens terrenos.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que o texto diz? Liste as instruções que Jesus dá aos discípulos e aos que desejam segui-lo. Retome as expressões que mais chamaram sua atenção. O que significa “tomar a cruz” no seguimento de Jesus? E o que significa “perder a vida” por causa de Jesus?
“O seguimento de Jesus exige discernimento e desapego. Jesus deixa a casa de um dos chefes dos fariseus, onde ele tinha sido convidado para uma refeição. Multidões o acompanham para escutá-lo e serem curadas de seus males. A ocasião é propícia para apresentar as exigências do seguimento. É preciso como ponto de partida uma atitude radical de desapego. Para seguir Jesus é preciso fazer uma escolha fundamental. Como dissemos acima, é necessário dispor-se e esforçar-se por desapegar-se, inclusive da própria vida.
A liberdade diante dos laços afetivos é requerida, pois os familiares não podem se constituir em obstáculo para o seguimento. Se a família assim procedesse, já não seria amor, mas possessão. Trata-se, ainda, do desapego da própria vida e da aceitação do risco do seguimento, a saber, a perseguição e o sofrimento. É preciso renunciar à segurança dos bens terrenos para ter em Deus sua única segurança e esperança. Para seguir Jesus é preciso optar pela liberdade e o desapego a fim de estar sempre disponível para o serviço do Reino de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? O que o Senhor lhe pede neste dia? Quais são suas disposições para o seguimento de Jesus?
“O seguimento de Jesus é uma vida de renúncias, inclusive daqueles a quem mais amamos. Jesus nos pede tudo, mas não nos tira nada. Quando nos pede amor incondicional e diz que ele deve ter preferência em relação aos familiares, não nos tira a família nem quer que a abandonemos. A questão é a liberdade do seguimento, que não pode ficar parado porque temos outras demandas prioritárias. Uma certeza todos devemos ter: quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas. Assim, ele cuida da nossa família, dos nossos amores, dos nossos projetos, da nossa própria vida. Que a família não seja uma barreira entre o chamado de Deus e a nossa resposta! A palavra do dia é confiança” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração?
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.