quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. – (Mc 3,7-12)<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 18 DE JANEIRO de 2024 (quinta-feira) 18º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

HUMILDADE É O ÚLTIMO GRAU DA SABEDORIA.

(DESCONHECIDO)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO

- A Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma. Por se tratar de uma das mais expressivas datas da Igreja o martirológio decidiu unificar os dois dias e festejar apenas o dia 22 de fevereiro, mas fica o registro dessa data.

 DIA NACIONAL DO BARBEIRO  

DIA NACIONAL DO CABELEIREIRO

DIA NACIONAL DO ESTETICISTA

DIA NACIONAL DA MANICURO

DIA NACIONAL DO PEDICURO

DIA NACIONAL DO DEPILADOR

DIA NACIONAL DO MAQUIADOR

Dia INTERNACIONAL DO RISO

DIA DA UNIVERSIDADE NACIONAL

DIA DA BAÍA DE GUANABARA

DIA DA KRAV MAGÁ

DIA DO FESTIVAL CHINÊS LABA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Centenário (Tocantins) Palestina do Pará (Pará) São Francisco de Itabapoana (Rio de Janeiro) Seridó (Paraíba)Herval (Rio Grande do Sul) Fortuna (Maranhão) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ELAINE DA SILVA (GTLF-Garça /SP) PALMIRO APARECIDO DA SILVA (m/compadre-Garça /SP) JOSÉ APARECIDO ISIDORO (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) ISAIAS GONÇALVES (pai da CaL. 1VDG Márcia-Tupã /SP) SILVIO APARECIDO CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) SILMARA ADRIANA BELTRAME LARA (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ALIANE CRISTINA  DA SILVA  ADRIANO (Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP) ISIS DOS SANTOS RIBEIRO (Garça /SP) ALEXANDRE BEIL (Bauru /SP) TELMA APARECIDA FRANCO ZANATTA (Garça /SP) MARCOS (PELADEIRO) ANTONIO (Garça /SP) ELAINE CRISTINA MELO CAVALCANTE (Garça /SP) GUSTAVO TEIXEIRA (Garça /SP) Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS (Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Paulicéia e N Sra das Mercês /SP) Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMA (Pároco da Paroquia N. Sra. Aparecida de Quintana e Paulópolis /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ANGÉLICA BARBANTE SASSO e ADALBERTO VARGAS TOSI💘1992💘32ANOS💘(Garça /SP) AMARILDA DOS SANTOS SIMÃO e MARCOS EDUARDO SIMÃO💘1986💘38ANOS 💘Equipe 07 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) MIRIAM e SUBHI AHMAD KLALIL ABU KHALIL💘Lions Clube de Marilia/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

SANTA BEATRIZ D'ESTE

SANTA Margarida da Hungria

SANTA Prisca

SÃO COSCÓNIO

SÃO DEÍCOLO

SÃO LÚCIO DE CARTAGO

SÃO MELANIPO

SÃO PAULO DE CARTAGO

SÃO SULPÍCIO

SÃO SUCESSO

SÃO Volusiano de Tours

SÃO ZENÃO

REGINA PROTMANN

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Tu és o Filho de Deus! Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

O Evangelho de hoje nos convida a espalhar a Boa Notícia de Deus, que é que seu amor misericordioso liberta e cura os corações confiantes.

 

Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo (Sl 65,4).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A discórdia é um veneno que se encontra também entre os que trabalham pelo Reino de Deus. Louvável é a atitude de quem interfere para estabelecer a harmonia e a paz entre povos e pessoas. A liturgia nos motive a buscar o caminho da reconciliação e da caridade.

 

 

– Oração 

 

“PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas de vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 18 de janeiro de 2024 quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

A amizade e a caridade de Jônatas salvam Davi. Os milagres de Jesus são sinais de amor, e não exibição de poder. Somente na cruz Jesus será verdadeiramente proclamado Filho de Deus, por isso “ordenava severamente para não dizerem quem ele era”.

 

 

1ª Leitura (1Sm 18,6-9, 19,1-7) Saul, meu pai, procura matar-te. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 6quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isso e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”. 4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?” 6Saul, ouvindo isso e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isso. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 56(55)

 

É no Senhor que eu confio e nada temo.

1. Tende pena e compaixão de mim, ó Deus,  pois há tantos que me calcam sob os pés / e agressores me oprimem todo dia! / Meus inimigos de contínuo me espezinham, / são numerosos os que lutam contra mim! – R.

É no Senhor que eu confio e nada temo.

2. Do meu exílio registrastes cada passo,  em vosso odre recolhestes cada lágrima / e anotastes tudo isso em vosso livro. / Meus inimigos haverão de recuar  em qualquer dia em que eu vos invocar; / tenho certeza: o Senhor está comigo! – R.

É no Senhor que eu confio e nada temo.

3. Confio em Deus e louvarei sua promessa.  É no Senhor que eu confio e nada temo: / que poderia contra mim um ser mortal? / Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz / e vos oferto um sacrifício de louvor. – R.

É no Senhor que eu confio e nada temo.

 

 

– 18 de janeiro de 2024 quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.  (Mc 3,7-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

18/01/24 -        2ª QUINTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 3,7.9-10: ”Jesus se retirou para a beira-mar,  junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia... Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo.”

 

Jesus, o senhor parecia não se cansar de anunciar a Boa Nova ao povo e de atender as suas carências e suas enfermidades.

Começou seu ministério nas sinagogas, que se tornou um espaço pequeno demais para a sua mensagem e para a multidão que o seguia.

Todos queriam vê-lo e tocá-lo, porque haviam percebido que o senhor irradiava algo totalmente novo, que os enchia de alegria e de esperança.

Mas, o que o senhor desejava, com suas palavras, exemplos e milagres, era que acolhessem suas Palavras e se tornassem seus discípulos, para formarem um novo Povo de Deus, em comunidades fraternas e unidas pela fé no senhor e pelo amor ao próximo.

Por isso, fez da barca dos discípulos o seu púlpito para falar à multidão, ao mesmo tempo em que ela o distanciava de tantos que o procuravam apenas por curiosidade, pelos milagres, por interesses próprios, sem nenhuma disposição de acreditarem em suas Palavras.

Senhor, para nós, aquela barca era o símbolo da sua Igreja, onde nós cremos que o senhor está sempre presente, partilhando para nós sua Palavra e distribuindo seus dons de cura e de salvação.

Hoje, ainda são muitos os que o aclamam e gritam o seu nome, mas são poucos que abraçam o seu Evangelho e creem no senhor como Caminho, Verdade e Vida.

Dispensam participar da comunidade da Igreja, não dão muita importância aos seus Sacramentos e a tantos sinais que o senhor nos deixou da sua presença e dos seus gestos de amor. Mas, correm atrás dos seus milagres, fazem promessas e, se pudessem, o agarrariam para intervir em seu favor.

Senhor, que o seu Espírito Santo nos ajude a sermos cristãos batizados por inteiro, capazes de assumir a nossa fé, acolher a sua Palavra e buscar a graça dos seus Sacramentos, para vivermos como discípulos e missionários do seu Reino de justiça e de paz.

 

Mãe santíssima, Senhora Aparecida, faça com que nossa fé cristã não seja apenas de romeiros e de promessas, trocadas por graças e milagres. Ensine-nos a participar da Família do seu Filho e a permanecer dentro da barca da nossa Igreja. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Como um fenômeno extraordinário, Jesus atrai multidões de toda a região. Vinham até ele motivadas por “todas as coisas que ele fazia”. O que fazia? Anunciava a Boa-nova do Reino, curava os doentes, expulsava os demônios, perdoava pecados. Enfim, trazia a todos a tão esperada libertação. Começava novo tempo em que o Messias assumia a situação do povo oprimido, ouvia suas queixas, acolhia seus anseios de vida plena. E se colocava em defesa dos empobrecidos e marginalizados. Até os seus adversários o reconheciam como “Filho de Deus”. Jesus, porém, recomendava que “não divulgassem quem ele era”, já que não veio para competir com os chefes do povo, nem para tomar o lugar deles. Lutava, na verdade, para que toda a sociedade fosse alicerçada na prática da justiça e da fraternidade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Evangelho nos convida a espalhar a Boa Notícia da ação de Deus em nossas vidas. A Boa Notícia é que, também hoje, o amor misericordioso de Deus liberta e cura os corações confiantes.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ensina-me a compreender e viver os ensinamentos de Jesus e a reconhecer sua presença em nosso meio. Amém.”

Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando os verbos de ação, nas atitudes de Jesus, dos discípulos e do povo que o procurava. Qual é a notícia que se espalhava pelas regiões da Galileia.

 

O lago é o lugar de muitos encontros de Jesus com as pessoas. As multidões querem ouvi-lo, tocá-lo e deixar-se tocar, experimentar a força da vida que emana dele. Ele acolhe a todos, ensina, cura, expulsa demônios, isto é, afasta tudo o que diminui o ser humano e distorce o projeto do Pai.

 

Quando as pessoas se abrem ao dom de Deus, Jesus as alivia do sofrimento, mas o objetivo maior do Mestre é o de formar discípulos que possam continuar sua obra, pois sua mensagem é para todos os tempos. Hoje, além da margem do lago, a calçada, a periferia, a ponte, o leito do hospital, continuam expondo as carências humanas. Imitar o Mestre em seu amor é proposta para cristãos autênticos.

2. Meditação (Caminho)

“Uma multidão numerosa, tendo ouvido quanto Jesus fizera, veio até ele”.

O que o texto diz para você?

Qual atitude de Jesus mais chamou sua atenção durante a leitura?

Em tempos tão carentes de recursos de comunicação, como se espalhava a notícia a respeitos de Jesus?

Hoje, como você compreende e situa suas atitudes dentro deste relato do Evangelho?

3.Oração (Vida)

Neste momento deixe seu coração falar com Deus. O que você quer lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem, minha comunicação nos relacionamentos e, que tudo o que eu disser e fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como pretende atingir esse propósito? Oferecer uma palavra de conforto ou estímulo, falar de amor de Deus e das coisas positivas da vida, parece ser uma boa proposta.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP