domingo, 30 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo. – (Mt 13,44-52)


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 30 DE JULHO de 2023 (DOMINGO) 211º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

LIDERANÇA É A CAPACIDADE DE TRADUZIR VISÃO EM REALIDADE.

(Warren Bennis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 DIA DO SOGRO

 DIA NACIONAL DO CARTAZ

 DIA INTERNACIONAL DO TIGRE

 DIA DA FOTOGRAFIA COLORIDA

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO CIRURGIÃO GERAL

 DIA DA LUTA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

 DIA INTERNACIONAL PARA A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL E A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB)

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE   

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte) Baianópolis - Cardeal da SilvaIchu - Itanagra - Manoel Vitorino - Muniz Ferreira - Planaltino - Várzea do Poço (Bahia) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALINE  DOS SANTOS  PEREIRA CALDEIRA (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ-Setor de Garça /SP)PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS (Matão /SP)GLAUCIA NEVES MODENELE (Lions Clube de Dracena /SP)ERNESTO BAUER (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)PDG DJALMA LACERDA (DLC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP)JOÃO SVIZZERO (Bauru /SP)PAULO ALVES DE SOUZA (Três Lagoas /MS)JULIANO PEREIRA DE ANDRADE (Advogado-Garça /SP)MARIA DA GRAÇA DE SOUZA MARTINS (Odair Pneus Marilia/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS e JOSÉ (MARRUCO) APARECIDO DONIZETE BATISTA DE BARROS ó1981ó42 ANOS ó(Matão /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO PEDRO CRISÓLOGO

■ SÃO LEOPOLDO MANDIC

■ SANTO ABDON

■ SANTO URSO

■ SÃO JOSÉ YUAN GENGYIN

■ SÃO PEDRO CRISÓLOGO

■ SÃO SÉNEN

■ SANTA GODELEVA

■ SANTA JULIETA

■ SANTA MÁXIMA

■ SANTA SEGUNDA DE TUBURBO

■ SANTA MARIA DE JESUS SACRAMENTO VENEGAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO - Mt 13,44-46 - O Reino é como um tesouro.

 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Estamos reunidos como filhos e filhas de Deus para nos alimentarmos da verdadeira sabedoria, que brota de sua Palavra. Convidados a realizar o projeto de salvação que o Senhor tem para a humanidade, busquemos nesta Eucaristia celebrar e compartilhar os tesouros do seu Reino, que dão sentido e alegria à nossa vida.

 

– Oração 

 

“PAI, MEU GRANDE ANSEIO É DEIXAR-TE SER O SENHOR DE MINHA VIDA. FAZE-ME SUFICIENTEMENTE AUDACIOSO PARA RENUNCIAR A TUDO QUANTO ME AFASTA DESTE OBJETIVO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de julho de 2023 17º Domingo do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A sabedoria que vem de Deus nos conduz no caminho da justiça e do cuidado comas pessoas. Somos chamados pela sua Palavra a conformar nossa vida à imagem de Jesus e fazer do Reino nosso bem maior.

 

 

1ª Leitura (1Rs 3,5.7-12) – Pediste-me sabedoria.   Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 5em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”. 7E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso, que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Essa oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

 

 

2ª Leitura (Rm 8,28-30) – Ele nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho.   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 30 de julho de 2023 17º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo.   (Mt 13,44-52)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu te louvo, ó Pai santo, / Deus do céu, Senhor da terra: / os mistérios do teu Reino / aos pequenos, Pai, revelas! (Mt 11,25)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

[A forma breve está entre colchetes.]

[Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

30/07/23:         17º DOMINGO TC – A

 

MATEUS 13,44-48: Disse Jesus: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo... Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.”

 

Jesus, as parábolas sobre o Reino de Deus, que o senhor anunciou a todas as pessoas, desenhavam visualmente o novo e grande projeto de sociedade humana, para a qual o seu Pai o enviara até nós.

Não seria um reino feito de palácios e de riquezas reservadas apenas para uma elite de escolhidos, mas seu convite se dirigia a todos os homens e mulheres, de todas as gerações.

Ao mesmo tempo, em contraposição a todos os reinos do mundo, o seu Reino representava uma novidade tão maravilhosa, pelo qual valia a pena sacrificar tudo para conquistá-lo.

Desde Maria Santíssima até seus discípulos e milhares de santos e santas entenderam o valor desse Reino e não tiveram dúvidas em dispor de tudo para obterem esse tesouro escondido e essa pérola preciosa.

Afinal, o Reino de Deus era a sua própria pessoa, tão eternamente divina como perfeitamente humana.

O senhor nos foi enviado para anunciar a beleza desse Reino e para nos alertar sobre essa imensa rede da misericórdia divina, que o senhor tem lançado para acolher a todos, sem discriminação alguma.

No entanto, quem não for capaz de valorizar o Reino de Deus como um tesouro escondido ou uma pérola preciosa, acaba tornando um ‘peixe’ que não presta e será lançado fora.

Senhor, nós vivemos numa sociedade secularizada, marcada por uma cultura da indiferença diante do sentido da vida, da necessidade da fé e da importância da vida eterna.

Muitos da nossa geração já não procuram esse tesouro escondido nem se interessam em adquirir essa pérola preciosa.

Usam muito o seu nome, mas não se comprometem com o seu Reino de paz e de justiça, de amor e de fraternidade.

Que seu Espírito acenda a luz da nossa fé, fortaleça a nossa esperança e, principalmente, nos mantenha perseverantes no mandamento do amor, para que reconheçamos no senhor o nosso maior tesouro, e no seu Evangelho, a pérola preciosa, que devemos oferecer a todos.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, que tenhamos a sabedoria de buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus acima de todos os nossos sonhos e ambições deste mundo, com a confiança de que nada nos faltará aqui na terra, e de que um dia estaremos com a senhora no céu. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As duas primeiras parábolas mostram que o Reino de Deus é uma realidade escondida, porém de grande valor e importância. O tesouro e a pérola são tão preciosos que vale a pena, para conquistá-los, tomar novas atitudes, arriscadas e custosas. Essa conquista vem acompanhada de imensa alegria, característica de quem encontra Deus, como aconteceu com os magos: “Vendo novamente a estrela, ficaram repletos de extraordinária alegria. Ao entrarem na casa, viram o menino com sua mãe, Maria” (Mt 2,10-11). A parábola da rede lançada ao mar se refere à coexistência do bem e do mal até o fim dos tempos. Jesus é “doutor” em Reino de Deus. Com seus ensinamentos, ele nos oferece os critérios para interpretarmos as Escrituras, “como um dono de casa que tira de seu cofre coisas novas e velhas”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,44-46 - O Reino é como um tesouro.

 

LEITURA ORANTE

 

Neste 17º Domingo do Tempo Comum Jesus continua falar em parábolas. Hoje ele nos conduz ao profundo do ser, em nosso santuário interior para descobrir a ‘perola’ preciosa que nos enriquece aos olhos de Deus.

Entreguemos ao Senhor a nossa vida e as nossas interrogações e confiemos que Ele nos dará a luz e a sabedoria para compreender seus ensinamentos.

 

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível, mas presente, já, aqui na terra. É preciso vigilância e discernimento contínuo para que ele se efetue entre nós e sejamos eleitos para gozar da alegria deste reinado.

 

Jesus fala do tesouro, da pérola e da rede para destacar o quão grandioso e valoroso é o Reino dos Céus. Por causa deste Reino é possível desfazer-se de tudo e passar a vivenciar um novo jeito de ser e de se relacionar, até mesmo com as coisas materiais. 

 

O encantamento pelo Reino que Jesus veio inaugurar motiva o desprendimento, quando o seu real valor é descoberto. Ser cristão não é uma obrigação, mas um chamado, um convite, que provoca uma alegria indescritível, quando a resposta for afirmativa. O mundo coloca preço em muitas coisas. Viver no Reino de Deus não tem preço, pois é algo acima da materialidade; é um valor que dispensa a quantificação e aguarda pela vibração. Novo Reino, vida nova.

2. Meditação (Caminho)

Deus tem infinitos meios de nos despertar para o verdadeiro sentido da vida. Importa estar em sintonia com ele para compreender os caminhos que nos levam a conquista de nossa verdadeira felicidade.

Como construo minha vida interior?

Onde está a perola que procuro?

Como avalio minha consciência ao me posicionar diante da escolha que os anjos de Deus farão no juízo final?

 

 

 

3.Oração (Vida)

Faça sua oração abrindo seu coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir…

 

Se desejar pode concluir com esta oração:

“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Concentrar nossa busca nos verdadeiros valores parece ser uma sugestão prática.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.