quinta-feira, 27 de maio de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Senhor, que eu veja! – (Mc 10,46-52)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 27 DE MAIO de 2021 (quinta-feira) 147 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A NOSSA FELICIDADE DEPENDE MAIS DO QUE TEMOS NAS NOSSAS CABEÇAS, DO QUE NOS NOSSOS BOLSOS.

(Paulo de Tarso)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

 DIA INTERNACIONAL DA DOÊNÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

 DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL (SP)

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRA (Eq 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) RUBENS MORENO FILHO (Auto Elétrica BR Garça /SP) GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA(Justiça do Trabalho - Garça /SP) AILTON ‘Paraná’ FERNANDES RODRIGUES (motorista - Garça /SP) MARIA GENI FABRI GIL (Lions Clube de Bauru Sul /SP) SUELI PELOSO LIMA CLIVERARO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) cleber José cabrini (Lions Clube de Herculândia /SP) MARIA FERNANDA TONON DE MELLO HAMZE (Garça /SP) REINALDO DE BARROS JUNIOR (PPA-Colômbia - Bogotá / COLÔMBIA) OSVALDO VICENTE (Garça /SP) CARLOS ROBERTO GUTIERRES (Garça /SP)LUCIANE RIBEIRO (Garça /SP)  CELSO MORAIS (Garça /SP) JÚNIOR CÉSAR LOSSÁVARO (Murutinga do Sul/SP) RODRIGO TRAMONTINA MORAES (Goiana /GO) LILIANA FEDERICA BALDO (Lions Club Giaveno Val Sangone / Italy)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA DE MATOS TRAVENSOLO DE ALMEIDA e ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR ó1994ó27 ANOS (CRS-Equipe 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO AGOSTINHO DA CANTUÁRIA

Agostinho (Inglaterra, sécs. 6º e 7º), discípulo de são Gregório Magno e seu sucessor como abade do mosteiro de Santo André em Roma, é reconhecido por católicos e anglicanos como o primeiro bispo e pai da Igreja Inglesa.

SÃO BRUNO  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim – Mc 10,46-52

Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus; reconhecer nossa pequenez e cegueira diante do Mistério Divino.

 

- O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O autor sagrado exalta o Senhor por suas obras maravilhosas e pela sabedoria com que as governa. Demos glória a Deus por podermos contemplar tudo o que ele realiza em nós e no mundo.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA LUTAR CONTRA A CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER TEU AMOR MISERICORDIOSO MANIFESTADO EM JESUS. FAZE COM QUE EU VEJA!”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 27 de maio de 2021 5ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus restitui a visão ao cego de Jericó, que vivia no abandono e na miséria. Que a Palavra do Senhor abra nossos olhos para a realidade que nos envolve. 

 

1ª Leitura (Eclo 42,15-26) – A obra do Senhor está cheia da sua glória.   Leitura do Livro do Eclesiástico.:

 

15Vou recordar as obras do Senhor, vou descrever aquilo que vi. Pelas palavras do Senhor foram feitas as suas obras, de acordo com a sua vontade realizou-se o seu julgamento. 16O sol brilhante contempla todas as coisas, e a obra do Senhor está cheia da sua glória. 17Os santos do Senhor não são capazes de descrever todas as suas maravilhas. O Senhor todo-poderoso as confirmou, para que tudo continuasse firme para sua glória. 18Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. 19Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas. 20Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida. 21Pôs em ordem as maravilhas da sua sabedoria, pois só Ele existe antes dos séculos e para sempre. 22Nada lhe foi acrescentado, nada tirado, e Ele não precisa de conselheiro algum. 23Como são desejáveis todas as suas obras brilhando como centelha que se pode contemplar! 24Tudo isso vive e permanece sempre, e em todas as circunstâncias tudo lhe obedece. 25Todas as coisas existem aos pares, uma em face da outra, e Ele nada fez de incompleto: 26uma coisa completa a bondade da outra, quem, pois, se fartará de contemplar a sua glória?

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

 

A palavra do Senhor criou os céus.

 

 

– 27 de maio de 2021 5ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Senhor, que eu veja! (Mc 10,46-52)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A fé nos ajuda a enxergar a graça de Deus”

“Então, Jesus lhe perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Mestre, que eu veja!” 

(Marcos 10,51)

O cego de Bartimeu, filho de Timeu, que era não só cego, era mendigo e estava sempre à beira do caminho, ouviu Jesus passando. E, quando ouviu Jesus passando, gritou com todo o ardor do seu coração: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

 

Ele podia ser cego e mendigo, mas tinha a visão da graça, porque mesmo sem seus olhos verem como os nossos – fisicamente falando – ele enxergou pela sensibilidade que era Jesus que estava ali. Mas mais do que isso, ele enxergou quem era Jesus.

 

Porque não basta ver a pessoa, nós temos que assumir qual é a identidade da pessoa. Ele sabia que Jesus era o Messias, seja por ser o Filho de Davi, como ele mesmo clamou, seja por clamar pela misericórdia, porque só quem pode nos dar a sua misericórdia é Deus. Então, ele foi ousado na fé, ele desafiou sua própria cegueira física.

 

A nós, que parecemos enxergar tão bem, nós, muitas vezes, deixamos de enxergar a graça, deixamos de enxergar Jesus passando no meio de nós. Deixamos de enxergar a graça de Deus entre nós para enxergarmos somente as desgraças do mundo.

 

“Precisamos da graça, precisamos realmente nos submeter à luz de Jesus, nos tempos todos que estamos vivendo”

 

Não podemos ter olhos vedados, andar como cegos e indiferentes. As tribulações do mundo são muitas, os desafios que passamos, no tempo presente, são cruéis, não podemos fechar os olhos para a realidade jamais.

 

Não podemos perder os olhos da fé, não podemos perder os olhos da graça, não podemos deixar de enxergar Jesus no meio de nós. E, assim como esse cego, gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de nós”. Tende piedade dessa humanidade que está padecendo, está envolta numa cegueira sem igual. E, quando a pessoa está cega e não cuida de enxergar, como é possível de sobressair-se nesse mundo, nós começamos a atropelar uns aos outros. Você imagina, cego guiando outro cego e quantas realidades. Estamos indo para o buraco, estamos caindo mesmo, porque estamos sendo cegos guiando outros cegos.

 

Precisamos da luz, precisamos da graça, precisamos realmente nos submeter à luz de Jesus, nos tempos todos que estamos vivendo e enfrentando. Peçamos a graça de enxergar o que não enxergamos.

 

Tem muita coisa que não enxergamos, a começar por enxergar nós mesmos, de escutar aquele velho ditado: “Se enxerga”. Reveja o que está dentro de você, o que tem nessa cabeça, nesse coração. Para termos em nós a mentalidade de Jesus, é preciso permitir que Ele abra os nossos olhos.

 

“Vá, meu filho. A tua fé te curou”. Que a fé nos cure, nos levante e nos ajude a enxergar o que não enxergamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na época de Jesus, os cegos eram marginalizados, porque se acreditava que a cegueira era castigo de Deus por algum pecado. Curar um cego significava reintegrá-lo na vida social. Sentado e mendigando à beira do caminho, o cego não conta com a solidariedade da “considerável multidão”, cega, surda e insensível. Com efeito, não só deixam de pedir a Jesus em favor dele, mas tentam abafar seus clamores por saúde. Jesus, no entanto, tem ouvidos atentos para captar as súplicas do cego e sensibilidade aguçada para com sua infeliz situação e lhe devolve a luz. Passando a enxergar, o homem segue a Jesus, imagem do discípulo que compreende quem é o Messias e se dispõe a segui-lo, com os próprios pés e sem medo, pelo caminho que conduz a Jerusalém, onde Jesus entregará a própria vida.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho de Davi, perguntas ao cego de Jericó o que realmente ele deseja e ouves a sua súplica: “Mestre, que eu possa ver novamente”. Com a visão recuperada, ele se torna teu discípulo e começa a seguir-te, justamente enquanto caminhas para Jerusalém, onde entregarás a vida. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 10,46-52 - Fé que devolve a luz

 

Oração Inicial

 

“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”. Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus; reconhecer nossa pequenez e cegueira diante do Mistério Divino. Coloquemo-nos na presença da Palavra com a atitude do cego Bartimeu: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia pausadamente e com profunda atenção este Evangelho. Quem seguia Jesus? Onde estava Bartimeu? O que fazem os ouvintes diante da oração forte, saída das entranhas, que o cego faz ao ouvir falar de Jesus? Que atitude tem o cego ao ouvir falar que Jesus o chama?

 

“Cego e mendigo, Bartimeu é a figura do marginalizado, esquecido ao longo dos caminhos. Ele não vê, não participa e depende das esmolas. Mas se dá conta de que Jesus passaria pela sua vida e começa a implorar por auxílio. A comunidade se divide: alguns pedem que não incomode, não perturbe, enquanto outros o animam: “Coragem… ele te chama”. Deixando de lado o manto onde eram depositadas as esmolas, o cego dá um salto. Ele se aproxima de Jesus e pronuncia uma oração maravilhosa: “Senhor, eu quero ver”. Recuperada a visão, outra coisa maravilhosa acontece: ele segue Jesus pelo caminho. Além da visão física, recebeu a visão da fé. Os olhos da fé nos ensinam a ver as pessoas, os acontecimentos e o mundo como Deus os vê.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?

O que este relato lhe diz? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? O que Jesus pede a você hoje?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Contemple a ordem de Jesus: –“chamai-o” -, para com o cego. Qual sua atitude a partir da escuta atenta deste relato?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.