segunda-feira, 13 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Perdoai e sereis perdoados.” - (Lc 6,36-38)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 13 DE MARÇO DE 2017 (segunda-feira) 72º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TER UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO NÃO SIGNIFICA TER UM CORAÇÃO DÉBIL. QUEM DESEJA SER MISERICORDIOSO NECESSITA DE UM CORAÇÃO FORTE, FIRME, FECHADO AO TENTADOR, MAS ABERTO A DEUS.
(Papa Francisco)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DIA DO CONSERVACIONISMO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (EQ 08ENS do Sagrado Coração Setor de Garça /SP)MARCOS EMERSON BRAGATO (Bragato Representações Garça /SP)RONALDO VIEIRA SANTOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau/SPAFONSO MAURO PERES (Garça /SP)PAULO HENRIQUE KOURY (Garça /SP)  ■ALVARO MOREIRA DA COSTA (PDG – Lions Clube de Nova Friburgo/RJ)


Santo do Dia
SANTO RODRIGO E SALOMÃO
SANTA EUFRÁSIA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Porque somos pecadores, temos necessidade de nos abrirmos à reconciliação e ao perdão. Para nossa esperança e consolo, Deus não nos trata como exigem nossas faltas.
 Oração
PAI, DISPÕE MEU CORAÇÃO PARA O PERDÃO, POIS ESTE É O CAMINHO PELO QUAL ESTABELEÇO MINHA COMUNHÃO CONTIGO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus, que para remédio e salvação nossa nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira da 2ª Semana da Quaresma - 13/03/2017
A vida consiste na imitação da misericórdia de Deus, a qual nos previne contra a pretensão de ser juízes dos outros e nos leva a conceder e buscar o perdão.


1ª Leitura (Dn 9, 4b-10) – “Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade. Leitura da Profecia de Daniel:

4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país.
7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.
8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 78(79)
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas

Evangelho do dia
Segunda-feira da 2ª Semana da Quaresma - 13/03/2017
Perdoai e sereis perdoados. - (Lc 6,36-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Seja misericordioso com o próximo!
Seja misericordioso com o outro, como Deus é misericordioso conosco!
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso  (Lucas 6, 36).
Se tem um adjetivo que expressa quem é Deus, que O qualifica de forma tão esplêndida, este adjetivo se chama: misericordioso. Como Deus é misericordioso! É um Deus que tem um coração que compenetra todas as nossas misérias sem julgar, sem condenar, mas transformando as misérias do coração humano.
Ninguém mais do que Deus, conhece o quão miserável é o nosso coração! Nem mesmo nós nos conhecemos, passamos por cima, ignoramos nossas misérias e olhamos para a miséria do outro. Mas, uma vez, que não olhamos para a miséria do outro com o coração transfigurado, olhamos com os nossos julgamentos, com as nossas mágoas e ressentimentos, pisamos na miséria do outro e vivemos todas essas situações de discórdia, de julgamentos e assim por diante.
Por isso, Jesus está dizendo: “Sede misericordiosos!”. De que maneira? Do mesmo jeito que é o nosso Pai! O jeito que nosso Pai nos olha, cuida de nós, com extrema misericórdia, com uma misericórdia que é infinita e sem tamanho.
Quando paramos para meditar, para contemplar a misericórdia de Deus, o nosso coração é transfigurado, rejuvenescido, renovado, restabelecido. Porque a misericórdia de Deus cura todas as coisas, ela não permite que a provação tome conta de nós por um complexo de inferioridade, pelo sentimento do erro, não permite que o sentimento da culpa prevaleça em nós. A misericórdia de Deus nos levanta, coloca-nos para cima!
Só quem experimenta, com intensidade, a misericórdia divina é que pode agir com misericórdia em relação ao outro! Seja misericordioso com o outro, como Deus é misericordioso conosco.
Qual é o primeiro sintoma que percebemos na pessoa que tem misericórdia no coração? Ela não julga os outros. “Não julgueis e não sereis julgados”. Julgamos demais as pessoas, julgamos da forma mais mundana e satânica que existe, porque, julgamos pelas aparências, julgamos sem conhecer, julgamos pelo ouvir falar, julgamos por aquilo que o mundo joga em cima de nós e fazemos verdadeiros tribunais para acusar, e da acusação partimos para a condenação.
Que tristeza o mundo estar do jeito em que está, faltam pessoas misericordiosas no mundo em que vivemos, inclusive, no mundo espiritual e eclesiástico do mundo da Igreja, nos espaços que estamos. Fazemos de nossas igrejas, de nossas reuniões verdadeiros tribunais de Caifás para julgar as atitudes das pessoas. Quando não estamos fazendo isso com aquele que é igual a nós, que gosta de falar da vida dos outros, fazemos em nossa cabeça, em nossa fantasia e assim por diante.
O mundo, hoje, não precisa de julgamentos mundanos, o mundo precisa da misericórdia! Deixe-se alcançar pela misericórdia divina e aja com muita misericórdia em relação ao próximo.
Se nós queremos ver o outro mudado, cuidado, cuide dos outros como somos cuidados por Deus, com extrema misericórdia. A misericórdia não tem limite, não tem tamanho; ela é do tamanho de Deus e no limite d’Ele. Por isso, usemos a misericórdia como o remédio para as nossas relações tão machucadas e feridas.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Lc 6, 36-38
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
A justiça de Deus é muito diferente da justiça dos homens. A justiça dos homens parte de dois pressupostos: o primeiro diz que a cada um deve ser dado o que lhe pertence, e o segundo afirma que cada pessoa deve receber os méritos pelo bem que promovem e os castigos pelos males que causa.
A justiça divina é aquela que distribui gratuitamente todos os bens e dá todas as condições para que o homem possa ser feliz e ter uma vida digna e é por isso que Deus criou todas as coisas e as deu gratuitamente para os homens que não viveram a gratuidade e se apossaram do mundo segundo seus interesses.
A justiça divina é aquela que não nos trata segundo as nossas faltas, mas age com misericórdia e nos convida a fazer o mesmo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O Evangelho para o dia de hoje é breve, mas se estende ao infinito! Misericórdia! Compaixão, solidariedade, ternura, perdão, bondade, acolhida! Qual destas palavras mais lhe toca o coração no momento?
- Lembro-me do testemunho do bom samaritano? A misericórdia não tem fronteiras!
- No caminho de Emaús, à beira do lago da Galileia, Jesus toma o pão, abençoa-o e o reparte. Tenho condições de partilhar meus bens espirituais? E os materiais?
- Os discípulos reconheceram Jesus. Eu o reconheço em meus irmãos?
- Meus irmãos o reconhecem em mim?
- Como as pessoas que cruzam meu caminho reconhecem que vivo uma vida cristã?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração tendo presente a misericórdia de Deus. Ao aproximarmo-nos Dele, que possamos reconhecer e acolher o seu grande amor por nós.
 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes os corações dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso…”. Leia o texto lentamente e destaque os pontos que mais lhe chamaram a atenção. Descubra qual é a mensagem central que Jesus nos deixa. Qual é a verdade do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para você? Leia novamente o Evangelho. Medite o texto, deixe-se tocar por ele, abra o seu coração para acolhê-lo. Com a meditação, procure escutar a voz de Deus que lhe fala através da Palavra.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Silencie a sua mente e o seu coração. O que o texto me faz dizer a Deus? Faça a sua oração de louvor, de gratidão ou de pedidos. Apresente-se ao Senhor com tudo o que você vive, pois Ele está com você e lhe escuta.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Sintetize em poucas palavras o que você escutou do Senhor e procure colocar em prática ao longo do dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.