quarta-feira, 25 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sois filhos daqueles que mataram os profetas. – (Mt 23,27-32)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 25 DE AGOSTO de 2021 (quarta-feira) 237 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NAS FAMÍLIAS EXISTEM CRUZES, MAS TUDO É SUPERADO COM AMOR.

(Papa Francisco)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SOLDADO

DIA DO EXÉRCITO – DIA DE DUQUE DE CAXIAS

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIA NACIONAL DA CARETA

DIA DO FEIRANTE

DIA DA LEGALIDADE

 DIA DA TOMATINA

 DIA DA RADIOPATRULHA

 DIA DO MIOJO

 DIA DO EMBAIXADOR DO REI

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO URUGUAI

DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (22 a 28 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barretos - Redenção da Serra (São Paulo) Chapecó - Herval D'Oeste - Joaçaba - Luzerna (Santa Catarina) Guadalupe (Piauí) Miracema do Tocantins (Tocantins) Jaramataia - Joaquim Gomes (Alagoas) Nazário (Goiás)Rio Pomba (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   MEIRE MENDES ROCHA (contadora-Macrocontábil Conessa Garça / SP)DANIELA VALENCIO CONESSA (m/prima - Garça / SP)JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRA (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) HENRY DOUGLAS SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) OSVALDIR SOUZA  SANCHEZ (Lions Clube de TUPÃ Curumim /SP) ELISA DO CARMO LOPES SARTORI (Lions Clube de TUPÃ Curumim /SP)ERTELIN COSTA (Lions Clube de Herculândia /SP)  MANOEL FRAIONI (SAAE-Garça /SP) SORAIA ABIDO (Garça /SP) MARCO AURÉLIO DRAPÉ (Garça /SP) ALESSANDRO PASSAMAI  (Garça /SP)GABRIEL MOREIRA  (filho dos CCLL Roberta/Cleverson Agudos /SP) CESAR CARVALHAL ALTAFIM  (filho dos CCLL Márcia/Helisson Vera Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Fr. LUCAS LISI RODRIGUES, OFMó2017ó04 ANOS (Cidadão Garcense-Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA PAULA DO PRADO AZEVEDO MARQUIZEPPE e MARCOS EDUARDO MARQUIZEPPEó2001ó20 ANOS (Lions Clube de LENÇOIS PAULISTA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO LUÍS IX

SÃO MENAS DE CONSTANTINOPLA

SÃO JOSÉ CALAZANS

SÃO GENÉSIO DE ROMA

SÃO GENÉSIO DE ARLES

BEATO LUIS SOTELO

BEATO MIGUEL DE CARVALHO

SANTA PATRÍCIA

SANTA HERMÍNIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Vós, pois, completai a medida de vossos pais! – Mt 23,27-32

Jesus acolhe os pecadores e entra em suas casas. Aos escribas e fariseus são reservadas palavras muito duras, por causa de sua hipocrisia.

 

- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me, salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85, 1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem anuncia a Palavra deve fazê-lo com zelo e coerência. A hipocrisia é um grande mal e pode levar a comunidade à morte. Peçamos a graça de sermos coerentes com o Evangelho e acolher com generosidade a Palavra de Deus em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME DE TAL MODO TRANSPARENTE QUE MEU ÍNTIMO POSSA SER REVELADO POR MEUS GESTOS E ATITUDES. LIVRA-ME DE SER COMO UM SEPULCRO CAIADO!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 25 de agosto de 20214ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A verdadeira religião não se sustenta sobre meras aparências. A fé que professamos deve nos transformar, começando por nosso interior. 

 

1ª Leitura (1Ts 2,9-13) – Trabalhamos dia e noite; foi assim que vos anunciamos o evangelho de Deus.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Tessalonicenses.:

 

9Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis.

11Bem sabeis que, como um pai a seus filhos, 12nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos, para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. 13Por isso agradecemos a Deus sem cessar por terdes acolhido a pregação da Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 139(138)

 

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

 

 

– 25 de agosto de 20214ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Sois filhos daqueles que mataram os profetas.  (Mt 23,27-32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O amor de Deus se realiza em todo aquele / que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.

 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tiremos do nosso coração toda hipocrisia e injustiça”

 

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!

(Mateus 23,27).

Sabe, meus irmãos, não há coisa mais dura para a alma e para o coração do que estarmos cheios de hipocrisia e de injustiça. Não é a placa religiosa que salva, não é a placa religiosa ou o estatuto religioso que nos põe próximos de Deus. Não é o fato de ser padre, pastor, bispo… Não é o fato de ser leigo, consagrado, membro do apostolado da oração, ministro da Eucaristia. Não é o fato de sermos católicos, evangélicos, cristãos. É claro que são os meios, é o caminho que Deus nos deu para estarmos próximos d’Ele. Não vamos relativizar as coisas, não vamos colocar tudo e dizer: “O que importa é que preciso ir para a Igreja”.

 

Não! Eu preciso ir, eu preciso ser autêntico na minha vivência religiosa. Eu preciso ser um bom padre, ser um padre autêntico, ser um cristão autêntico. Preciso ser um católico autêntico. Você precisa ser um ministro autêntico naquilo que você vive. Não posso colocar a minha cruz como se ela fosse o meu elo de salvação e querer aparecer porque eu carrego uma cruz, porque estou com a tala religiosa no pescoço. Não posso achar que porque sou da denominação tal, do grupo tal, do apostolado esse ou aquele, que é isso que me salva. É eu colocar em prática aquilo que aprendi e aquilo que ensino.

 

“A religião que suporta a hipocrisia não é a religião do coração de Deus”

 

Muitas vezes, estamos cheios de falas, de convicções, de pregações para fora. Somos pessoas moralistas, exigentes com os outros, mas que dureza aquele que conhece os corações, aquele que perscruta as nossas almas e nos mostra que o nosso interior está cheio de hipocrisia e de injustiça.

 

A hipocrisia é não vivermos o que falamos, é sermos contraditórios, falarmos uma coisa e vivermos outra, mas, sobretudo, sermos injustos, porque a injustiça é uma das maiores maldades.

 

Praticamos o mal ao outro quando somos injustos e falamos mal do outro. Falamos bem de Deus, mas quando saímos da frente dos outros somos pessoas dissimuladas, falamos uma coisa aqui, outra ali, não falamos na frente o que falamos por trás; agimos de uma forma diferente quando estamos nessa ou naquela situação. Enfim, a hipocrisia não cabe na religião ou a religião que suporta a hipocrisia não é a religião do coração de Deus.

 

Portanto, se Jesus chamava no Seu tempo a atenção dos mestres na Lei e dos fariseus hipócritas, que não sejamos os mestres da Lei e os fariseus hipócritas, aqueles que falam muito de Deus, pregam Deus para lá e para cá, mas não vivem a vontade d’Ele. Que Deus nos corrija!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus revela a incoerência dos doutores da Lei e fariseus. Não são o que mostram exteriormente. Ao contrário, o exterior deles oculta o interior, e Jesus o ilustra com duas imagens: a primeira é a figura do sepulcro belo por fora e cheio de podridão por dentro; a segunda faz referência aos túmulos que as lideranças religiosas edificavam para os profetas. Prestaram-lhes homenagem como a pessoas beneméritas, no entanto, eles próprios os haviam eliminado. Na linguagem coloquial, Jesus teria dito aos doutores da Lei e fariseus: essa cara de anjo não me engana! Com efeito, estão se organizando para matar o maior dos profetas, o Messias, e na sequência os discípulos dele. Façam-no! Quem sabe batendo forte na canga de suas consciências, Jesus consiga fazê-los desistir de seus planos malignos.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, Jesus Cristo, repreendes os doutores da Lei e os fariseus porque “por fora parecem justos para as pessoas, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça”. São “sepulcros caiados”. Ajuda-nos, Senhor, a ser justos, misericordiosos e transparentes em pensamentos e atitudes. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,27-32 - Jesus condena a falta de transparência

 

Oração Inicial
A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura calmamente, quantas vezes julgar necessário. Nesta etapa da leitura orante, é importante que você compreenda a mensagem central do Evangelho. Para auxiliar sua compreensão, destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa e procure identificar o tema central do texto.

 

“O capítulo 23 de Mateus é totalmente voltado para a autossuficiência e a maldade dos escribas e fariseus. Sempre cheio de misericórdia e ternura, Jesus acolhe os pecadores e entra em suas casas. Aos escribas e fariseus são reservadas palavras muito duras, por causa de sua autossuficiência e hipocrisia. Quem tocasse num túmulo, contraía uma das muitas impurezas previstas na Lei. Eles mesmos eram essas sepulturas, cheias de podridão. Eram descendentes do grupo que assassinou, no passado, os profetas. Estavam tão cheios de suas convicções e de seu orgulho que não havia lugar para a Boa-Nova de Jesus. Eles haviam transformado o conhecimento em dominação. É o lado oposto das bem-aventuranças; são as “mal aventuranças”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? No Evangelho, vemos que Jesus não tem medo de chamar os fariseus e os escribas de hipócritas, de fingidos, por viverem uma falsa conversão, continuando como cegos e surdos. Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a).

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento? A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção 

 

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.