terça-feira, 19 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se eu não for, não virá até vós o Defensor.




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 19 DE MAIO de 2020 (terça-feira) 140º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS.
(Mahatma Gandhi)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO
DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICO
DIA DO FÍSICO
DIA MUNDIAL DA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO
DIA NACIONAL DA DOR DE CABEÇA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alambari - Araçariguama - Arapeí  - Barra do Chapéu - Bertioga - Canitar - Dourado - Engenheiro Coelho - Estiva GerbiHortolândia - Potim - Ribeirão Grande - Saltinho - São Lourenço da Serra - Tuiuti (São Paulo) Pinheiro Preto (Santa Catarina) Rio Claro (Rio de Janeiro) Andaraí - Palmas de Monte Alto (Bahia) Santo Antônio do Descoberto (Goiás)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:MARIA LÚCIA MUCILLO DE SOUZA (Garça/SP) BEATRIZ “Bia” TRAVENSOLO DE ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) ANALU PEREIRA (prima Mogi das Cruzes/SP) MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES DE SOUZA (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) LAISA GONZALEZ FURLANETO (Labiomed-Lions Clube de Garça/SP) PDG ANTONIO DEVITO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) PDG ARTUR ANTONIO CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo/SP) JUSSARA  SOARES  ALEIXO (Lions Clube de Três Lagoas /MS) luzimabile de fátima gonçalves zaparolli (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio/SP) JOÃO BOSCO PEREIRA (Lions Clube de Dracena/SP) RICARDO JOSÉ CHACÓN BARELA (Lions Clube de Valencia/Venezuela) LUCINEIDE MARIA ROSSIM (Murutinga do Sul/SP) MARCELO FRASCARELI QUEVEDO (Pederneiras /SP) MARCIA KIYOMI SHIBUYA SOARES DOS SANTOS (Garça/SP) ANDRÉ LUIZ DE  OLIVEIRA DIAS Garça/SP) JULIO CEZAR CASOLA (Garça/SP)MARCOS CRIPA (São Paulo /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO FELIX DE CENTALÍCIO
SÃO JOÃO I
SÃO LEONARDO MURIALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Aprisionados e torturados, os missionários recebem do Espírito Santo assistência e libertação. Demos graças ao Senhor pelo seu evangelho, que instaura no mundo a justiça divina e nos liberta de todas as prisões. 
– Oração 
PAI, CONCEDE-ME O ESPÍRITO QUE ME DÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR E VENCER O MUNDO, E MANTER-ME FIEL A TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 19 de maio de 2020  3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa –
– Liturgia da Palavra 
No cárcere, Paulo e o companheiro de missão rezam, cantam e anunciam Jesus. Fonte de alegria para quem crê, o Espírito dado no batismo põe às claras o pecado do mundo e o julgamento justo de Deus sobre o mal. 

1ª Leitura (At 16,22-34) – 'Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família.'  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 138(137
Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.


– 19 de maio de 2020  3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa 
Se eu não for, não virá até vós o Defensor. - (Jo 16,5-11)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; / ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Sem a graça do Espírito não permanecemos em Deus”
É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, Ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento
(João 16,7-8)
Os discípulos não queriam que Jesus se fosse, de forma alguma. E creio que, nenhum de nós que permanecesse na companhia de Jesus iria querer que também Ele nos deixasse. Mas Ele está dizendo a razão maior do porquê precisa nos deixar, porque Ele precisa ir para o Pai.

Não é que Ele vai nos deixar ou jamais nos abandonará, Ele vai para advogar ao Pai para que envie sobre nós o Espírito da Verdade, para que envie sobre nós o Defensor, o Advogado, o Paráclito, Aquele que vai para o Pai para nos mandar o Seu Espírito.

Que graça e que amor sublime de Deus por nós! Porque o Espírito que está no Pai e no Filho é enviado a nós, Seus filhos, e fomos adotados e redimidos dos nossos pecados para que permaneçamos em Deus.

Sem a graça e o poder do Espírito não permanecemos em Deus e não temos a vida n’Ele, porque é só o Espírito que desenvolve em nós a vida espiritual, a vida mística, a vida íntima com Deus. É só o Espírito que cria em nós esse elo de unção consagrada, é só o Espírito que nos unge, nos capacita e nos agracia para vivermos a graça quando vem em nosso socorro. Só Ele é capaz de nos mostrar no que consiste o pecado, o julgamento e a justiça.

“Só o Espírito nos unge; nos capacita e nos agracia para vivermos a graça”

O pecado maior é não acreditar em Jesus, o pecado maior é acreditar em mim, no mundo e não acreditar em Deus; só o Espírito que nos convence do nosso próprio pecado. Somente o Espírito realiza a justiça porque não conhecemos e não vivemos a justiça. Somos injustos e justiceiros muitas vezes, mas a justiça de Deus só se estabelece em nós se formos conduzidos pelo Espírito.

O Espírito nos convence do julgamento, e o julgamento maior é que o Príncipe deste mundo está condenado, mas o Espírito nos convence de que, uma vez que Jesus está julgado e condenado, nós também não podemos ser condenados n’Ele, precisamos ser salvos no poder de Jesus.

É o Espírito quem nos convence da verdade, nos dá força e combate na adversidade; o Espírito age em nós e nos desarma por dentro e por fora. É o Espírito quem opera em nós a serenidade, a graça da vida espiritual para olharmos todas as coisas, não com o olhar mundano, mas com o olhar da graça de Deus que age em nós.

Deus abençoe você!


 Reflexão - O “envio” do Espirito Santo é fruto da Paixão
 Direitos reservados Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)
Hoje— seguimos sumidos no sermão da Última Ceia durante o qual Jesus Cristo mencionou três vezes ao Espírito Santo, o Consolador. Agora anuncia aos Apóstolos que o fruto do seu “ir" deste mundo será o envio do Paráclito.

Em Deus existe um “Eu” e um “Tu”: Existe o Filho que fala com o Pai; e ambos são um no Espírito, que é por assim dize-lo, a atmosfera do dar e do amar que faz deles um único Deus. Através de Jesus penetra nosso olhar na intimidade de Deus: Com Ele, Deus saiu também de sua intimidade e veio ao nosso encontro. Isso se realiza, diante tudo, na sua vida, paixão, morte e ressurreição; na sua palavra. Mas Jesus não se contenta com sair para nós. Quer mais!: Quer unificação.

—Jesus morre e ressuscita e, agora já não se encontra num lugar determinado, senão que seu Espírito é enviado e entra no nosso coração, nos unindo assim com Deus Um e Trino.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Três aspectos sobressaem neste trecho: Primeiro, o retorno de Jesus ao Pai. Segundo, o imediato envio do Espírito Santo. Terceiro, a atuação do Espírito Santo em favor das comunidades cristãs. Os discípulos mergulharam na tristeza, porque haveriam de enfrentar tribulações. Porém, serão beneficiados com a volta de Jesus ao Pai. Jesus tem de ser glorificado antes de enviar o Espírito (cf. Jo 7,39). O Espírito Santo vai esclarecer o significado da obra de Jesus. Mostrará que a sociedade que não acreditou em Jesus e o matou cometeu pecado; que Jesus de fato é inocente, pois veio do Pai e volta ao Pai; que o “chefe deste mundo” (o mal) está condenado. É um julgamento que se prolonga na história. Ao mesmo tempo o Espírito age como defensor dos cristãos e como acusador dos que não creem em Cristo.

ORAÇÃO
Ó Jesus, na hora da despedida, sentes que a tristeza invade o coração dos discípulos. Entretanto, apontas para eles a vantagem de tua volta ao Pai: contarão com a defesa do Espírito Santo, o qual vai esclarecer que foste justo e fiel ao Pai, e que o mundo cometeu injustiça contra ti. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,5-11 - Se eu não for, não virá até vós o Defensor.
O Espírito Santo prometido por Jesus aos seus discípulos, também concedido a nós, nos guia e encoraja na missão de sermos testemunhas do Ressuscitado. Peçamos a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?A quem Jesus se dirige no Evangelho de hoje? Qual é o contexto da narrativa? Qual é a missão do Espírito Santo segundo este Evangelho?
“A linguagem deste texto é um tanto jurídica e enigmática. O Espírito assume o papel de advogado de defesa em um tribunal. Inocentando Jesus, o Espírito passa a contestar o mundo e seu representante, o Príncipe deste mundo. O pecado do mundo é não ter acreditado em Jesus. Agora ele é inocentado, enquanto o príncipe deste mundo é condenado. É um momento novo. Os discípulos assumem integralmente a missão na insegurança. Os horizontes não são claros e eles ainda não estão preparados. O novo é o Espírito Santo que assume sua missão, iluminando os apóstolos e os discípulos. Ele não livra a Igreja das perseguições, mas garante sua estabilidade. E a tristeza da semeadura se transformará na alegria da colheita, no momento certo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) Qual reflexão o Evangelho me leva a fazer? Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo? Creio na força e poder do Espírito Santo atuando em mim como foi para os primeiros cristãos?Sinto-me consagrado(a) e enviado(a) para dar testemunho cristão no mundo para a construção do Reino?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Apresente sua oração ao Senhor e peça também a graça da docilidade ao Espírito Santo para discernir e interpretar os sinais de Deus em sua vida.
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo. Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser e o vistes operando em vosso filho Jesus, abri a nossa mente e o nosso coração à sua ação divina. Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão somente abertura e disponibilidade a este único santo Espírito que forma a Igreja no mundo; edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações. Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, juntamente com Maria e com todos os santos, em nome de vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém” (Cardeal Martini).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!