sexta-feira, 16 de setembro de 2022

COMECE O DIA FELIZ! Andavam com ele várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. – (Lc 8,1-3)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O 🇧🇷 M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 16 DE SETEMBRO de 2022 (sexta-feira) 259º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AQUELE QUE TEM CARIDADE NO CORAÇÃO TEM SEMPRE QUALQUER COISA PARA DAR.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZÔNIO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE

DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO

DIA DO EMERGENCISTA

DIA DE APOIO ÀS FAMÍLIAS ADOTIVAS

DIA DE COLETAR PEDRAS

DIA DO MAYFLOWER

DIA DOS PAIS TRABALHADORES

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO

DIA DA EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL

DIA DA FUNDAÇÃO DO MAGAZINE LUIZA EM FRANCA-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA GENERAL MOTORS NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DO INICIO DA SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cunha Paulista - Paranapuã (São Paulo) Cariré (Ceará) Brasópolis - Braúnas - Campos Gerais - Carmo de Minas - Caxambu - Esmeraldas - Guaranésia - Itaúna - Ituiutaba - Jacutinga - Lambari - Monte Alegre de Minas - Nova Resende (Minas Gerais) Ibitirama - Jaguariaíva (Espirito Santo) Paramirim (Bahia)Caçu (Goiás) Upanema (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA PAVARINI BATAGLIA (Garça /SP) LISANDRA SANTOS (Bauru /SP) BRUNA TOFOLLI FERREIRA (Garça /SP) MARILENE ROQUE FERNANDES (Lions Clube de Tupã /SP) ROSICLER DEVENS DONATI (Lions Clube de Aracruz /ES) JOUBERT JUNIOR (Lions Clube de Nova Friburgo /SP) LUCIA B. RODRIGUES (Garça /SP)ARTHUR SILVEIRA MALHEIROS (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA e ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRAó2000ó22 ANOS (Garça /SP) HULDA SEABRA DOURADO e OTACÍLIO DE SOUZA DOURADOó1989ó33 ANOS (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PARANAÍBAó1961ó61 ANOS e LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó49 ANOS (Distrito LC8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

São Cornélio, o Papa

SÃO CIPRIANO DE CARTAGO

Cornélio, papa, e Cipriano, bispo de Cartago (Tunísia, séc. III), pagaram com a vida sua fé em Cristo. Cornélio, de grande coração, empenhou-se pela unidade da Igreja e não desprezou aqueles que, nos momentos de perseguição, a abandonaram. Cipriano deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja e não hesitou em ser martirizado diante de seu rebanho.

SÃO VITOR III DE ROMA

SÃO NINIANO

SÃO FÉLIX DE NOMENTANA

SÃO JOÃO MACIAS

SÃO MARTINHO DE HUERTA

SÃO PAPIAS

SÃO PRISCO

SÃO ROGÉLIO

SÃO SERVIDEU

SÃO VITAL DE SAVIGNY

SÃO PÔNCIO DE CARTAGO

SANTA EUFÉMIA

SANTA EDITE

SANTA LUDMILA

SANTO ABÚNDIO E COMPANHEIROS

SANTO ALEXANDRE DE NOMENTANA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: As mulheres que seguiam Jesus o serviam por pura gratidão. Tinham sido curadas e então se tornaram discípulas: Muitas mulheres os ajudavam com seus bens – Lc 8,1-3

 

Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor, derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cornélio e Cipriano, cujos nomes estão inscritos no Cânon Romano, viveram no século 3º. Entregaram a vida a Deus com amor e fé, defendendo a unidade da Igreja. Cornélio, papa, nasceu no ano 180, na Itália, onde morreu exilado em 253. Cipriano, bispo, nasceu no ano 210, em Cartago, na Tunísia, onde morreu degolado em 258. Hoje somos motivados por estes dignos pastores a viver com intensidade os ensinamentos do Evangelho.

 

– Oração 

 

“PAI, REVESTE-ME DO AMOR E DA FIDELIDADE NECESSÁRIAS PARA SER SERVIDOR DO REINO. QUE EU DEMONSTRE MEU RECONHECIMENTO A TI, COLOCANDO MINHA VIDA A SERVIÇO DO MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que em são Cornélio e são Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de setembro de 2022 sexta-feira da 24ª Semana Tempo Comum São Cornélio, papa e São Cipriano, bispo, mártires, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

A esperança em Cristo deve apontar para a vida plena do Reino. Ela é que orientou as mulheres que “haviam sido curadas de espíritos maus e doenças” e que, como resposta de amor, ajudavam Jesus e os Doze “com os bens que possuíam”.

 

 

1ª Leitura (1Cor 15,12-20) – Se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 12se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14E, se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado, contra Deus, que ele ressuscitou Cristo quando, de fato, ele não o teria ressuscitado – se é verdade que os mortos não ressuscitam. 16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos – de todos os homens – os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 17(16)

 

Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.

 

 

 

– 16 de setembro de 2022 sexta-feira da 24ª Semana Tempo Comum São Cornélio, papa e São Cipriano, bispo, mártires, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Andavam com ele várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.  (Lc 8,1-3)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

16/09/22 -        24ª SEXTA-FEIRA TC – C:

São Cornélio e São Cipriano, mártires do séc. 3

 

Lucas 8,1-3: “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam”.

 

Jesus, não deixa de chamar a atenção que, desde o início do seu ministério, havia também mulheres entre os seus discípulos, que o acompanhavam e lhe prestavam serviços.

Assim, o senhor anunciava que entre os membros do Reino de Deus, não deveria haver machismo nem feminismo, mas simplesmente discípulos e discípulas.

O tempo fez a sua Igreja esquecer-se desses primeiros tempos e tornar-se machista, reservando os postos de autoridade somente aos homens, embora a maioria das discípulas continua sendo de mulheres.

Mas, apesar disso, o que realmente importa é ser uma Igreja em saída missionária, porque o senhor ia, com eles e com elas, às cidades e povoados, para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus.

O senhor nos ensinou que de nada valiam as posições na comunidade cristã, se não forem para sair em missão e anunciar a paz, a justiça e a fraternidade do seu Evangelho.

É o alerta do nosso Papa, que não deseja que a Igreja seja autorreferencial, isto é, que esteja voltada apenas para si mesma.

A presença ativa e consciente de discípulos e discípulas, cujos valores se pautam pelo Reino de Deus, deve penetrar todas as instâncias da sociedade, que se referem à vida e à dignidade das pessoas.

Assim, não basta exercer ministérios dentro das igrejas, é preciso ser missionário e missionária fora das igrejas.

Somente assim, estaremos dando continuidade àquela comunidade de homens e de mulheres que o acompanhava aonde quer que fosse, para participar e apoiar o anúncio do Reino de Deus.

 

Maria santíssima, a senhora muitas vezes acompanhava de perto o seu Filho, principalmente nos momentos difíceis em que ele precisava do seu apoio e o povo pedia a sua intercessão. Mas, nunca quis se projetar no grupo nem reivindicou alguma posição especial. Foi sempre a serva do Senhor, feliz de poder colaborar e de se alegrar com o Reino de Deus, anunciado por seu Filho. Conceda-nos esse dom da gratuidade missionária para irradiar a nossa fé com alegria e sem nenhuma pretensão humana. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lucas é o evangelista que mais dá relevância à presença das mulheres na vida pública de Jesus. Hoje, como comunidade dos seguidores de Jesus, somos chamados a atualizar novas relações de inclusão e serviço. O Documento de Aparecida destaca: “Os povos da América Latina e do Caribe vivem hoje uma realidade marcada por grandes mudanças que afetam profundamente suas vidas. Como discípulos de Jesus Cristo, sentimo-nos desafiados a discernir os ‘sinais dos tempos’, à luz do Espírito Santo, para nos colocar a serviço do Reino, anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida e para que a tenham em plenitude (cf. Jo 10,10)” (n. 33).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,1-3 - Muitas mulheres seguiam Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

1. Leitura (Verdade)

Observe quem acompanha Jesus e com que disposições servem à causa da Boa-Nova do Reino. Perceba como homens e mulheres estão igualmente presentes no discipulado de Jesus. Todos somos participantes da missão de Jesus, sem distinção de gênero, classe ou raça.

 

“Esta passagem do Evangelho de São Lucas nos dá notícia de que, entre os discípulos e seguidores de Jesus, havia um grupo de mulheres. Traz até uma lista delas: Maria Madalena, Joana, Susana e muitas outras mulheres, diz o texto. Como todos os discípulos, elas também têm um histórico de sofrimento e de bênçãos recebidas no encontro com Jesus; encontro que não somente lhes trouxe cura e alívio para seus males, mas também as incluiu e integrou na comunidade em torno de Jesus. E elas não seguem passivamente o Mestre, mas colaboram com a manutenção do grupo, dispondo também de seus bens. Uma grande lição para nós que precisamos valorizar e integrar sempre mais a mulher na sociedade e na Igreja.”

 

2. Meditação (Caminho)

As mulheres que seguiam Jesus o serviam por pura gratidão. Tinham sido curadas e então se tornaram discípulas. Como é a nossa fé? Uma barganha ou um serviço de gratidão?

Por quais motivos você segue Jesus?

Quanto tem de louvor e gratidão seu relacionamento com Deus?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração.

Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

Através da oração, saibamos exaltar Deus por toda a Sua obra, por toda a beleza, magnitude e perfeição do planeta em que vivemos, pela Palavra e exemplo que o Evangelho nos dá.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.