sexta-feira, 27 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” - (Jo 14,1-6)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 27 DE ABRIL DE 2018 (sexta-feira) 117º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
OS SENTIMENTOS VERDADEIROS SE MANISFESTAM MAIS POR ATOS QUE POR PALAVRAS.”
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA
DIA NACIONAL DO TEATRO DE BONECOS
DIA MUNDIAL DA ANTA
DIA INTERNACIONAL DO CRÉDITO EDUCATIVO
DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DIA DO SACERDOTE
DIA DO EDUCADOR SANITARISTA
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): AraporãDivisópolisIpabaJaíbaLagoa Grande - Leopoldina - Pedras de Maria da Cruz - Riachinho Santa Bárbara do Leste - Urucuia (Minas Gerais) Caldeirão Grande - Sapeaçu - Utinga (Bahia) Altamira do Paraná (Paraná) Esperantinópolis - Pedreiras (Maranhão) Serra Branca (Paraíba) Varre-Sai (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOSÉ ABRÃO BASSO (Rádio Universitária de Garça/SP) MARISA HELENA AGOSTINHO (Garça/SP) ANA CLAUDIA BERTOLO DA COSTA (Duartina /SP)VALMIR APARECIDO VANDERLEI (Lins /SP) ELAINE DIAS (Bauru /SP) JAIME NUNES PEREIRA (Auto Posto Santo Inácio-Lupércio /SP) VIVIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO (Garça/SP) CLÉRIA MASSACO BABA DOS SANTOS (Garça/SP) RAFAEL LUIS DA SILVA (Garça/SP) MARIA EUGENIA STIPP ALVES (Garça /SP) ELIANE CALARGA (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RONISE APARECIDA GUALHARDO DE VITO e MIGUEL ÂNGELO DE VITOó1991ó27 ANOS (EQ 09 ENS de AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA ZITA
SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
BEM AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Vós nos resgatastes Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,12)
Morto pela maldade humana e ressuscitado pelo amor de Deus, Jesus se apresenta a nós como o caminho a ser seguido, a verdade a ser criada e anunciada e a vida a ser imitada.
Oração
Ó ESPÍRITO SANTO, DAI-ME UM CORAÇÃO GRANDE, DESEJOSO DE SE TORNAR SEMELHANTE AO CORAÇÃO DO SENHOR JESUS!
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leituras
27 de abril de 2018 6ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
A Palavra de Deus nos convoca à fé e ao anúncio do evangelho, a fim de vivermos em companhia de Jesus, na constante presença do Pai.

 1ª Leitura - (At 13, 26-33) -A promessa que Deus fez ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus.Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”’.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 2
Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

Evangelho do dia
27 de abril de 2018 6ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Muitas moradas...” (Jo 14,1-6)
Logo no início de seu Evangelho, João registrou a pergunta que dois futuros discípulos dirigiram a Jesus: “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38) Óbvio, quem pergunta pela morada de Jesus está interessado em morar com ele. Eram eles André e o próprio João. E logo o seguiram, conviveram com ele cerca de três anos, mas agora chegou a hora da despedida: “Por pouco tempo eu ainda estou convosco...” (Jo 13,33)
Como consolar os seus discípulos que agora se angustiam com a iminente separação? Jesus acena-lhes com um reencontro: “Não se perturbe o vosso coração... Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo”. (Jo 14,1-2)
Jesus não está dizendo que essas moradas são “diferentes”, mas “numerosas”. Longe de pensar em uma espécie de hierarquia celeste, onde o mais santo tem um apartamento mais espaçoso. Trata-se de uma referência à “amplitude” da salvação. O “lugar” anunciado por Jesus terá espaço para gente muito variada, de várias línguas, de diversos ritos, dos grupos mais diversificados.
Estranho? Claro que não! O próprio Jesus tinha anunciado: “Quando eu for levantado da terra, atrairei TODOS a mim”. (Jo 12,32) Isto é, o sacrifício redentor no alto do Calvário irradia a salvação em dimensões universais. Não devemos estranhar se encontrarmos no céu (a misericórdia de Deus no-lo permita!) gente bastante diferente de nós. Afinal, o mesmo céu foi reinaugurado por um bandido: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!” (Lc 23,43)
Não estou afirmando que o inferno ficará vazio. Não tenho como saber disso. Mas creio firmemente que a misericórdia divina nos deixará de boca aberta. E os “justos” agraciados pelo Salvador não serão apenas o pequeno grupo de que fazemos parte. Jesus Cristo não fundou uma “igrejinha”, um partido de privilegiados, uma academia de iniciados. O próprio Apocalipse faz o censo de uma “multidão imensa, que ninguém podia contar, gente de todas as nações, tribos, povos e línguas”. (Ap 7,9)
Aqui na terra, habitamos em tendas, não temos morada permanente. Paulo ensina: “De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá outra moradia no céu, que não é obra de mãos humanas e que é eterna. Aliás, é por isso que gememos, suspirando por ser sobrevestidos com a nossa habitação celeste”. (2Cor 5,1-2)
Resumindo, no céu não existirá nenhum sem-teto...
Orai sem cessar: “Como são amáveis tuas moradas, Senhor!” (Sl 84,1)
ReflexãoFiliação divina
AUTOR: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus despede-se dos seus, antes de voltar ao Pai. É o início de seus discursos de despedida no evangelho de João. Jesus quer infundir consolo nos discípulos, lhes dizendo que vai para lhe preparar uma moradia e lhes dá ânimos para que continuem crendo no Pai e Nele.

Ao voltar “a casa” Jesus coloca-se no mesmo plano que o Pai, pois é Deus como Ele. O Pai é sua casa, como o Filho é a casa do Pai: Desabitam mutuamente no Espírito Santo. Nós, filhos no Filho, temos todos de habitar na casa do céu, onde Jesus nos preparou um lugar.

—Obrigado, Senhor Jesus porque nos preparas um lugar junto ao Pai; obrigado porque queres levar-nos contigo a tua “Casa”, e fazemos compartilhar a glória que tu tens desde sempre com o Pai, no Espírito de Ambos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus nunca ficou indiferente! Sentiu, e muito, a realidade da morte. Chorou a morte do amigo Lázaro. E, isto, para me ensinar a encarar tal realidade não com lamentos constantes, perenes, mas sentir, porque sou humano, e superar, porque aprendi e torno realidade a mensagem de Jesus para mim!
- Não seria bom que eu pensasse mais na morte? O lucro será meu!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,1-6 - Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida
Preparo-me para este momento de oração,
em rede com todos os internautas que chegam para este encontro com a Palavra,
 rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 14,1-6, e observo Jesus volta a exortar à fé. E responde a uma pergunta de Tomé.
Jesus disse: 
- Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Então Tomé perguntou:
- Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?
Refletindo
À pergunta ele responde fazendo uma completa definição de si: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim". Comentando este texto, o Bem-aventurado Tiago Alberione diz: "Estabelecer-se totalmente em Jesus Mestre Verdade (mente), Caminho (vontade) e Vida (sentimento); até chegar à suprema altura da nossa personalidade: eu que penso em Jesus Cristo, eu que amo em Jesus Cristo, eu que quero em Jesus Cristo; é o Cristo que pensa em mim, que ama em mim, que quer em mim".
Alberione fundamenta a espiritualidade da Família Paulina em Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje? Onde fundamento a minha espiritualidade? Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenha um que me leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que eu deixe Jesus Cristo viver em mim. 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Jesus Cristo é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade". No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo a oração:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é em busca do seguimento de Jesus Cristo, com este esquema: 
1) caminhando sobre as pegadas (adesão da vontade), 
2) escutando a sua doutrina (adesão da inteligência), 
3) vivendo no seu amor e na sua graça (adesão do coração e do espírito)
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.