sexta-feira, 21 de maio de 2021

COMECE O DIA FELIZ!■Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas. – (Jo 21,15-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 21 DE MAIO de 2021 (sexta-feira) 141 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A AMIZADE DESENVOLVE A FELICIDADE E REDUZ O SOFRIMENTO, DUPLICANDO A NOSSA ALEGRIA E DIVIDINDO A NOSSA DOR.

(Joseph Addison)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA LINGUA NACIONAL

DIA MUNDIAL DE DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO

DIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL

DIA INTERNACIONAL DA LIBERTAÇÃO AFRICANA

DIA do Memorial Internacional a Luz de Velas pela AIDS

DIA DO BALOEIRO

DIA DO AFILHADO

DIA DO ASSISTENTE VIRTUAL

DIA DO C

DIA DO INSTRUTOR DE VOO

DIA DA PLANTA MEDICINAL

DIA DO PROFISSIONAL DE LETRAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jumirim - Nantes (São Paulo) São Borja - São Francisco de Paula - Torres (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: CELSO ANTONIO (Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) Dr FLORIANO PERES JUNIOR (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) MARTA SUELI PRECIPITO KRUSICKI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) JOSÉ ROBERTO SERAFIM (Garça/SP) MARIA DO CARMO OLIVEIRA MORAES (Garça/SP) RENATO DONIZETI TIROLA (Garça/SP) WILSON RANGEL  (Garça/SP) maria ELIZABETE SILVEIRA DE CARVALHO (Garça /SP) ANNA PAULA BRANDÃO (Garça/SP) FRANCISCO CARLOS SOUZA (Hospital São Lucas-Garça /SP) ELOISA M MUNHOZ LION SIERVO (Antares-Garça/SP) BÁRBARA FONSECA (FAEF-Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENAó1961ó60 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDEó1996ó25 ANOSó(Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO CRISTÓVÃO MAGALHÃES

Cristóvão e 24 companheiros, mártires mexicanos (Século 20) , aceitaram livre e serenamente a morte como testemunho da própria fé. As obras destes santos falam do seu amor a Deus e aos irmãos.

SANTO EUGÊNIO DE MAZEMOD

SANTO ANDRÉ BÓBOLA  

BEATO ADÍLIO DARONCH

BEATO MANUEL G. GONZÁLES E ADÍLIO DARONCH BEM-AVENTURADOS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Simão, filho de João, tu me amas? – Jo 21,15-19

Pedro é o chefe, mas antes de tudo é discípulo como todos os demais. É seguidor de Jesus. A última palavra de Jesus para Pedro foi “segue-me”.

 

- Cristo nos amou e nos lavou dos pecados com seu sangue, e fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai, aleluia! (Ap 1,5)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O destino de Pedro e de Paulo vai se delineando à medida da fidelidade deles ao seguimento de Jesus e ao Evangelho, do qual estão a serviço. Sejamos cada vez mais dedicados ao serviço do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA CADA VEZ MAIS CONSISTENTE MEU AMOR A TEU FILHO JESUS, E CONFIRMA MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO QUE DESEJA DAR TESTEMUNHO AUTÊNTICO DE SUA FÉ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela glorificação de Cristo e pela iluminação do Espírito Santo, abristes para nós as portas da vida eterna. Fazei que, participando de tão grandes bens, nos tornemos mais dedicados a vosso serviço e cresçamos constantemente na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 21 de maio de 2021 6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Ao entrevistar Pedro, Jesus lhe confirma qual é a principal condição para ser autêntico discípulo: o amor sem medida. 

 

1ª Leitura (At 25,13b-21) – Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.

 

17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

 

 

– 21 de maio de 2021 6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas. (Jo 21,15-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

-  O Espírito Santo, o paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado (Jo 14,26).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Precisamos ser curados pelo amor de Deus”

“Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava” 

(João 21,17)

Jesus, antes de subir aos Céus, nos diversos encontros que teve com Seus discípulos, com Seus apóstolos, aqueles que O seguiam de perto, Ele os quis confirmar no amor, na fé, na esperança, porque foi tudo isso que o Mestre semeou em seus corações enquanto esteve neste mundo presente.

 

É verdade que o medo e a covardia fazem tudo dispersar. Recebemos tantas coisas de Deus, mas quando não cuidamos do que recebemos, quando não cultivamos o que de Deus está em nós, perdemos, deixamos dispersar, porque nós também nos afastamos, também vamos para longe e renegamos aquilo que nós mesmos um dia confessamos.

 

Confessamos nosso amor a Deus, mas diante das tribulações e dos fracassos arrefecemos porque temos uma visão totalmente ingênua da fé, de acreditar que porque estamos em Deus, em tudo que realizarmos seremos bem sucedidos e vitoriosos.

 

“É preciso que o amor de Deus cure-nos, pois o amor d’Ele que cura fortalece-nos na fé, no testemunho e no anúncio”

 

Em Deus somos mais que vencedores, a nossa vitória é Ele, a nossa vitória é eterna, mas passamos por frustações, por decepções no mundo; e os apóstolos não estavam preparados ou não se prepararam, não quiseram se preparar, não quiseram se abrir para as decepções ou não quiseram enfrentar as tribulações, por isso estavam todos com esse espírito ainda depressivo diante de Jesus, o Ressuscitado.

 

O Senhor passou 40 dias cuidando do coração dos Seus, assim como Ele está no meio de nós cuidando do nosso coração atribulado e aflito por tudo que passamos e vivemos.

 

Pedro, aquele que jurava amor eterno, negou o Senhor três vezes. Não importa que O tenhamos negado, o que precisamos é ser curados pelo amor. É por isso que Jesus pergunta: “Pedro, tu me amas”, e ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. Mas quando Jesus perguntou pela terceira vez, Pedro ficou triste. “Neguei o Senhor três vezes”. Jesus não estava “jogando na cara” de Pedro, pelo contrário, Ele estava curando o coração de Pedro tão ferido pelas suas próprias fraquezas, pela dubiedade que ele teve.

 

É preciso que o amor de Deus cure-nos, pois o amor d’Ele que cura fortalece-nos na fé, no testemunho e no anúncio. É esse amor que nos coloca de pé. Por isso, assim como Jesus curou o coração de Pedro, confirmou tudo que a ele, um dia, tinha dado – a graça de apascentar as suas ovelhas e seus cordeiros -, Deus quer nos confirmar nos dons, na unção, na graça, no amor e no perdão.

 

Permitamo-nos ser curados por Jesus, porque Ele quer realizar uma obra nova em nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A leitura apresenta o diálogo de Jesus com Pedro. A pergunta do Mestre, repetida três vezes, deixa Simão preocupado. Antes de lhe confiar a missão, Jesus quer se certificar de que ele realmente o ama. Depois de ter certeza de que Pedro o ama, Jesus lhe confia a tarefa de cuidar das ovelhas, isto é, dos membros da comunidade. Somente quem muito ama tem plenas condições de conduzir a comunidade e seus membros. O amor a Jesus é indispensável para quem pretende se dedicar à evangelização da comunidade. As declarações de Pedro são como uma reabilitação depois de ter negado o Mestre na noite da paixão. O ministério de Pedro é o primado do serviço e da caridade na comunidade. Jesus deseja que a comunidade cristã prime pelo amor aos irmãos, seja realmente uma comunidade servidora, em saída, que não fi que apenas trancada dentro das quatro paredes dos templos.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, caminho único que conduz ao Pai, tua conversa com Pedro, que, pela tripla negação, havia rompido a relação contigo, é um ato de amor que favorece sua cura interior. O que esperas de Pedro é uma atitude de amor incondicional, uma entrega total à tua missão. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 21,15-19 - "Tome conta das minhas ovelhas!"

 

Oração Inicial

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) - 16 a 23 de maio

Tema: Permanecei no meu amor e produzireis muitos fruto (cf. Jo 15,5-9)

 

Nesta semana em que nos preparamos para a Festa de Pentecostes – e que é também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos –, o Evangelho nos apresenta a missão de Pedro, fundamentada no amor incondicional pelo Senhor.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o Evangelho percebendo em que contexto se dá o diálogo entre Jesus e Pedro? Quais são os elementos presentes no diálogo? O que significam os pedidos de Jesus para Pedro: “Apascenta os meus cordeiros” e “Apascenta as minhas ovelhas”?

 

“Já em clima de despedida, Jesus indica aquele que irá, em seu lugar, animar a comunidade nascente. E o “vestibular” leva em conta apena uma pergunta: o amor. E Pedro, que por três vezes traiu o Mestre, por três vezes reafirma seu amor incondicional. Pedro não diz: “Eu acho que o amo”, mas invoca a própria autoridade do Mestre: “Tu sabes que te amo”. Ele havia entendido que, acima de suas limitações, estava o poder do Mestre, que o encarregava de confirmar seus irmãos na fé. Nos relatos pós-pascais são inúmeras as ocasiões em que Jesus faz refeições com os seus. Depois que ele partir, uma refeição centralizará a fé dos discípulos: a Eucaristia, Pão partido e partilhado para a salvação do mundo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Também hoje Jesus pergunta: “Tu me amas?”. Qual é a medida do seu amor? Deus está em primeiro lugar em sua vida? Deus está acima dos seus projetos e das propostas mais atraentes?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Rezemos também pela unidade dos cristãos, nesta Semana da Unidade.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.