domingo, 22 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. - (Lc 16,1-13)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 22 DE SETEMBRO de 2019 (domingo) 265º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODOS VIVEMOS SOB O MESMO CÉU, MAS NINGUÉM TEM O MESMO HORIZONTE!
                                                                                                                                              (Konrad Adenauer)         


 Datas Comemorativas 
INICIO DA PRIMAVERA
DIA DA BANANA
DIA DA DEFESA DA FAUNA
DIA DO AMANTE
DIA DO ARTISTA LATINO-AMERICANO
DIA DO ESTUDANTE SECUNDÁRIO
DIA DO RIO TIETÊ
DIA NACIONAL DO YOGA
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA
DIA MUNDIAL DO RINOCERONTE
DIA MUNDIAL DO SEM CARROS
DIA NACIONAL  DA SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS
DIA NACIONAL DE COMBATE À HALITOSE OU MAU HÁLITO
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A DITADURA
DIA NACIONAL DO ATLETA PARAOLÍMPICO
DIA INTERNACIONAL DO COELHO
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Gonçalo (Rio de Janeiro) Selbach (Rio Grande do Sul) Sapopema (Paraná) Tanhaçu - Uibaí (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ADHEMAR ALVES DA SILVA JUNIOR (meu sobrinho–ITBRAIN–São Paulo/SP) ELOISA GIGUEIRA BENTO (Decoradora de Ambientes-Garça /SP) NEUZA TRAMONTINI PORTELLINHA (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP) AMELIA LINS RODRIGUES (Lions Clube de Moji das Cruzes Itapety /SP) ANTONIO CAVALINI DA SILVA FERNANDES  (Lions Clube de Tupã /SP) EUNICE MARANGUELI MARIA ALVES  (Lions Clube de Lucélia /SP) MONICA MOREIRA RODRIDUES (Oleoquimica Brasil-Garça/SP) MARCI AQUINO DO AMARAL FRANCESCHI (Bady Bassit/SP) JOSÉ ROBERTO CEGA SANTANA (Garça/SP) DIEGO EGEA CARBALLAL (Assis/SP) MARIA IZABEL VAZ (Garça/SP)OMAR TRAVENÇOLO (Bar Odeon - Garça/SP) ALVARO LUIS NOGUEIRA MEGUINS (Palmas/TO) JOSÉ PANZA JUNIOR (São Paulo/SP) VERA BUENO PARDO (Adamantina /SP) ROGERIO DE  SOUZA DE PAULA (Ótica Roger-Garça /SP)  HELENA MORAES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARINEI VAL GROSSO MOREIRA e CARLOS AUGUSTO MOREIRAó2001ó18 ANOS (Lions Clube VALPARAÍSO/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTRO ó1955ó64 ANOS (Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACEDOTAL DO PADRE: Pe. MARCELO FELTRI RIBEIROó2017óANO (CP-Vigário Paroquial das Paróquias São José Operário de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)


 Santo do Dia 
São MAURICIO E COMPANHEIROS MÁRTIRES
INÁCIO DE SANTHIÁ

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Celebremos esta Eucaristia em espírito de oração e ação de graças. Ela nos convida a ser criativos e fiéis na administração dos bens que Deus nos confia. Queremos seguir Jesus livres da ganância e das práticas injustas e dispostos a pôr nossos recursos a serviço da fraternidade. 
– Oração 
ESPÍRITO DE DETERMINAÇÃO, AFASTA DE MIM TODA TENTAÇÃO DE ACOMODAR-ME, POUCO ME EMPENHANDO EM VIVENCIAR O QUE O REINO EXIGE DE MIM.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Domingo da 25ª Semana Do Tempo Comum 22 de setembro de 2019
Os vários ministérios enriquecem a comunidade cristã, que é vocacionada a seguir a Cristo, caminhando na unidade e levando ao mundo inteiro o evangelho do amor, da paz e da misericórdia.

1ª Leitura - (Am 8,4-7) - Contra aqueles que dominam os pobres com dinheiro. – Leitura da primeira profecia de Amós:

4Ouvi isto, vós que engolis o pobre, e fazeis perecer os humildes da terra, 5dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o nosso trigo, e o sábado, para abrirmos os nossos celeiros, diminuindo a medida e aumentando o preço, e falseando a balança para defraudar? 6(Compraremos os infelizes por dinheiro e os pobres por um par de sandálias.) Venderemos até o refugo do trigo. 7O Senhor jurou pelo orgulho de Jacó: não esquecerei jamais nenhum de seus atos . 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  112(113)
Louvai o Senhor, que eleva os pobres!

2ª Leitura - (1Tm 2,1-8) - Recomendo que se façam orações a Deus por todos os homens. Deus que quer que todos sejam salvos. – Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo:

Caríssimo, 1Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, 2pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. 3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem 6que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo; 7e deste fato – digo a verdade, não minto – fui constituído pregador, apóstolo e doutor dos gentios, na fé e na verdade. 8Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Evangelho do dia
Domingo da 25ª Semana Do Tempo Comum 22 de setembro de 2019
Pistas para a reflexão: O Mestre elogia o administrador de negócios não pela sua desonestidade, e sim pela sua esperteza. Não deve ser imitado na sua injustiça, mas na sua sagacidade e previdência em relação à sua condição futura. Os seguidores de Jesus precisam ser criativos na administração dos bens em favor dos pobres, por sua vez, um dia receberão seus benfeitores junto de Deus. O certo é que não podemos servir o Deus de Jesus e, ao mesmo tempo, o deus dinheiro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. - (Lc 16,1-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus disse também a seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens. 2Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens. 3O administrador refletiu então consigo: Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha. 4Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego. 5Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patrão? 6Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinquenta. 7Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve: oitenta. 8E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes. 9Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos. 10Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes. 11Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras? 12E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? 13Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Sejamos espertos na lógica do Espírito”
 “Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato com os outros do que os filhos da luz”
(Lc 16, 8).
O evangelho que estamos meditando hoje nos apresenta como astutos como administrador. Sabendo que foi demitido sob a acusação de mostrar bens ao seu empregador, ele sabia que era velho e não conseguiria um emprego. O homem costuma ser astuto e falso em todas as contas de seu empregador. A quem ele devia tanto, ele coloca mais dever; a quem ele devia muito, ele diminui a dívida. Ele era esperto porque perdeu o emprego, teria alguém para levá-lo.
Quando o astuto daquele administrador é elogiado, a corrupção deste mundo não está sendo exaltada. O que está sendo elogiado e prestado atenção é como as crianças do mundo usam a inteligência para as coisas deste mundo. Portanto, a Palavra está dizendo que, os filhos deste mundo são mais astutos nas coisas do mundo do que os filhos da luz.
O que está faltando em nós, que julgamos filhos da luz? Nos falta a sabedoria, dinâmica e criatividade do Espírito para usar em nossos negócios. Quais são os nossos negócios? Nosso principal negócio é salvar almas, corações e vidas.
O mundo é astuto para dar vida, atrair nossa juventude e nossa alma. O mundo usa seus dispositivos, seus truques e tentações. O mundo cria e recria coisas novas. Vejamos as festas, convites, o clima de quem serve o mundo. Não julgarei se o humor deles é melhor ou maior que o nosso, mas o fato é que eles procuram atrair..
“Se fôssemos mais espertos e mais astutos; se nos amássemos mais, conquistaríamos muito mais pelo Reino de Deus.”
Muitas vezes, usamos condenação, usamos a linguagem de uma maneira grotesca. Muitas vezes nem temos o que é nosso: misericórdia, amor, bem-vindo. Vejo, muitas vezes, o mundo sendo mais acolhedor, mais amoroso pelas coisas do mundo do que quando usamos amor e boas-vindas às coisas de Deus.
Quando caímos no relaxamento espiritual, é onde não atraímos ninguém para o Reino de Deus. Onde está nosso entusiasmo e criatividade? Onde está o uso do Evangelho para conquistar outros?
Quando os cristãos começam a brigar com outros cristãos, quem vai querer ser cristão? Quando o cristão começa a testemunhar, quem vai querer seguir o contratestemunho?
Se fôssemos mais inteligentes e mais sagazes; se nos amássemos mais, se usássemos a criatividade do Espírito, se nos deixássemos ser usados ​​pelo Espírito e ousássemos nele, conquistaríamos muito mais pelo Reino de Deus.
Nosso negócio é a salvação de almas; é salvar corações; é salvar a nossa; É para salvar nossa casa e nossa família. Portanto, não podemos ser burros, porque as crianças deste mundo não são burras, são astutas na lógica do mundo. Precisamos ser astutos e sábios na lógica do Espírito.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A corrupção e a ilegalidade presentes no comportamento de sujeitos económicos e políticos
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o quadro do desenvolvimento é policêntrico. Os atores e as causas tanto do subdesenvolvimento como do desenvolvimento são múltiplas, as culpas e os méritos são diferenciados. Este dado deveria induzir a libertar-se das ideologias que simplificam, de forma frequentemente artificiosa, a realidade, e levar a examinar com objetividade a consistência humana dos problemas.

Continua o escândalo de desproporções revoltantes. Infelizmente a corrupção e a ilegalidade estão presentes tanto no comportamento de sujeitos económicos e políticos dos países ricos, antigos e novos, como nos próprios países pobres. No número de quantos não respeitam os direitos humanos dos trabalhadores, contam-se às vezes grandes empresas transnacionais e também grupos de produção local. As ajudas internacionais foram muitas vezes desviadas das suas finalidades, por irresponsabilidades que se escondem tanto na cadeia dos sujeitos doadores como na dos beneficiários.

—Contudo há que sublinhar que não é suficiente progredir do ponto de vista económico e tecnológico; é preciso que o desenvolvimento seja, antes de mais nada, verdadeiro e integral.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A parábola de hoje nos lembra algo muito atual e próximo de nós. À primeira vista, ela desconcerta qualquer cristão sério. Será que Jesus elogia a desonestidade, a corrupção e a trapaça? É a dúvida que pode pairar sobre nossa cabeça. Jesus conta uma parábola que elogia a criatividade de alguém que pensa no seu sustento futuro, após ficar desempregado. No tempo de Jesus e também hoje, os grandes fazendeiros têm seus capatazes que trabalham por eles. Esses capatazes nem sempre são honestos e sinceros. Quando se veem em risco de perder o emprego, usam da criatividade para fazer seu “pé de meia”, ou seja, garantir o próprio futuro. Os três principais meios de ganhar dinheiro são: trabalhar, mendigar ou roubar. A parábola, além da corrupção e da desonestidade, questiona também a sociedade em tempos de altos desempregos. Quem está desempregado como pode viver de forma honesta? Principalmente nas grandes cidades, o dinheiro é fundamental para viver. O Evangelho questiona como é usado o dinheiro, os bens que cada um tem. O cristão não pode entrar na lógica do mundo: lucro, acúmulo e exploração. A lógica do Reino é usar o dinheiro para criar amizade, ou seja, o dinheiro e bens partilhados em favor dos outros, principalmente dos pobres, e criar “amigos”. Na vida há uma escolha: permanecer na lógica do mundo, servindo ao dinheiro, ou entrar na lógica do Reino, partilhando o dinheiro.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,1-13 - O MESTRE LOUVA A FIDELIDADE
 Preparamo-nos para a Leitura Orante, entrando, agora, na grande rede de comunicação e na comunidade da Palavra, com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Lemos com atenção o texto de hoje: Lc 16,1-13 que narra a parábola do administrador desonesto.
Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:
- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.

Refletindo
Muitos acham esta parábola desconcertante. Ela diz claramente que o administrador era desonesto. E, no entanto, o patrão o louva. Mais ainda: Jesus o apresenta como modelo. O administrador usa de sua esperteza. Procura cercar-se de amigos. E os faz através dos devedores do seu patrão. O recurso que utiliza é engenhoso e desonesto. O patrão admira o seu engenho. Muitas vezes falta aos cristãos a criatividade. Como diz Jesus noutra passagem: ser "simples como as pombas e prudentes como as serpentes" (Mt 10,16).  O Mestre não louva o erro, o engano, mas a habilidade, a criatividade. Na parábola de Jesus, Deus é o patrão defraudado que nos recebe no seu Reino.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, para nós, hoje?
Meditando

Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: 
Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo!(DAp, 352).


E nós nos interrogamos: Como é nosso testemunho? Somos  pessoas criativas nas coisas de Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezemos o Salmo 112(113)

Louvai o Senhor, que eleva os pobres!


Louvai, louvai, ó servos do Senhor, / louvai, louvai o nome do Senhor! / Bendito seja o nome do Senhor, / agora e por toda a eternidade! – R.


O Senhor está acima das nações, / sua glória vai além dos altos céus. / Quem pode comparar-se ao nosso Deus, † ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono / e se inclina para olhar o céu e a terra? – R.


Levanta da poeira o indigente / e do lixo ele retira o pobrezinho, / para fazê-lo assentar-se com os nobres, / assentar-se com nobres do seu povo. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual é o nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulos/as de Jesus.

Nosso olhar deste dia seja iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no nosso coração e no coração das demais pessoas. Nosso olhar e nosso agir sejam movidos pela ação missionária em todas as oportunidades em que pudermos anunciar  o amor de Deus.
Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.