domingo, 12 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Uma fonte de água que jorra para a vida eterna. – (Jo 4,5-42)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 12 de março de 2023 (domingo) 071º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO GLAUCOMA

DIA DO (A) BIBLIOTECÁRIO(A)

–■ DIA DA INDUSTRIA DO CAFÉ  

–■ DIA DA HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID-19  

–■ DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS  

–■ DIA DE PLANTAR UMA FLOR 🌼

–■ DIA DO CARECA

–■ DIA DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES  

–■ DIA DA LUTA CONTRA A CENSURA CIBERNÉTICA

–■ DIA DE ALFRED HITCHCOCK

–■ DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA RENASCER EM CRISTO NO BRASIL

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapirapuã Paulista - Nova Campina - Paraguaçu Paulista - Zacarias (São Paulo) Moita Bonita - Rosário do Catete (Sergipe) Novo Alegre (Tocantins)Olinda - Recife (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO LUIZ RODELLA DA SILVA (EQ 05 ENS de Lourdes Setor de Garça–Lions Clube de Garça /SP) MARCELA MARTINEZ DOS SANTOS (Garça /SP)MATHEUS BRANDÃO VASCO (Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MARQUES DA COSTA (Agnocafé de Garça /SP)MARCIO ROGERIO SILVA (Tupã /SP) CAMILA BAPTISTÃO ZANIBONI (Garça/SP) OLINDA CAVALCANTE (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MAGALI APARECIDA FERREIRA DA SILVA e ALESSANDRO FRANCISCO DA SILVAó2005ó18 ANOS (Macrocontábil Brandão-Garça /SP)  KATHIA ZÁRATE ROLÓN MANCUSO e MAURICIO ANTONIO CUZATO MANCUSO ó2011ó12 ANOS (São Paulo /SP)NILCÉIA MARIA  CLEMENTINO FALCAO e ARLINDO  JOSE FALCAO (Lions Clube de Pederneiras /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO INOCÊNCIO i

SANTO Elfego

SANTO Esmaragdo

SANTO Eugênio de Nicomédia

SANTO Hilário de Nicomédia

SANTA SERAFINA ou FINA

SÃO Dona

SÃO Doroteu

SÃO Gorgónio

SÃO Gregório Magno

SÃO José Zhang Dapeng

SÃO LUÍS ORIONE

SÃO Mardónio

SÃO Maximiliano de Tébessa

SÃO Máximo de Nicomédia

SÃO Migdónio

SÃO Paulo Aureliano  

SÃO Pedro de Nicomédia

SÃO Teófanes Cronógrafo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Conversando com uma mulher que era samaritana, Jesus supera os preconceitos de raça e as discriminações sociais. -me de beber – Jo 4,5-42

 

 

Quando reconhecerdes a minha santidade, eu vos reunirei de todas as nações. Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados de todas as faltas. Dar-vos-ei um espírito novo, diz o Senhor (Ez 36,23-26).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na celebração da Eucaristia nos aproximamos de Jesus, dom do Pai e fonte de água viva para a vida eterna. Nele repousa a esperança que nunca nos decepciona. Disponhamo-nos, nesta liturgia, a beber do poço que é o próprio Cristo, a fim de termos forças para atravessar os desertos da existência, trilhando um caminho de conversão e de vivência solidária.

 

– Oração 

 

“PAI, EM JESUS, TU NOS DESTES UM DOM PRECIOSO. DÁ-ME A GRAÇA DE RECONHECÊ-LO E ACOLHÊ-LO, CHEIO DE FÉ, E DEIXAR MINHA VIDA SER TRANSFORMADA POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de toda misericórdia e toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de março de 2023 3º Domingo da Quaresma

Ouçamos a voz do Senhor, que se faz presente no meio de nós com sua Palavra, sinal do seu amor que se derrama em nosso coração. Sedentos de água viva, queremos nos aproximar do poço onde Jesus nos aproxima do poço onde Jesus nos oferece seu dom.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Ex 17,3-7) – Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 3o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” 4Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!” 5O Senhor disse a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. 6Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber”. Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel. 7E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós ou não?”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(94)

 

Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!

 

 

2ª Leitura (Rm 5,1-2.5-8) – O amor foi derramado em nós pelo Espírito que nos foi dado. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 5E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 12 de março de 2023 3º Domingo da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

Uma fonte de água que jorra para a vida eterna.  (Jo 4,5-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Na verdade, sois, Senhor, o Salvador do mundo. / Senhor, dai-me água viva a fim de eu não ter sede! (Jo 4,42.15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

[A forma breve está entre colchetes.]

 

Naquele tempo, [5Jesus chegou a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. 8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. 10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. 11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?” 13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. 15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede nem tenha de vir aqui para tirá-la”.16Disse-lhe Jesus: “Vai chamar teu marido e volta aqui”. 17A mulher respondeu: “Eu não tenho marido”. Jesus disse: “Disseste bem que não tens marido, 18pois tiveste cinco maridos e o que tens agora não é o teu marido. Nisso falaste a verdade”. 19A mulher disse a Jesus: [“Senhor, vejo que és um profeta! 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. 21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher, está chegando a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, esses são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. 25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.27Nesse momento, chegaram os discípulos e ficaram admirados de ver Jesus falando com a mulher. Mas ninguém perguntou: “Que desejas?” ou “Por que falas com ela?” 28Então a mulher deixou o seu cântaro e foi à cidade, dizendo ao povo: 29“Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo?” 30O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. 31Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: “Mestre, come”. 32Jesus, porém, disse-lhes: “Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis”. 33Os discípulos comentavam entre si: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” 34Disse-lhes Jesus: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35Não dizeis vós: ‘Ainda quatro meses, e aí vem a colheita’? Pois eu vos digo, levantai os olhos e vede os campos: eles estão dourados para a colheita! 36O ceifeiro já está recebendo o salário e recolhe fruto para a vida eterna. Assim, o que semeia se alegra junto com o que colhe. 37Pois é verdade o provérbio que diz: ‘Um é o que semeia e outro o que colhe’. 38Eu vos enviei para colher aquilo que não trabalhastes. Outros trabalharam, e vós entrastes no trabalho deles”. [39Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus,] por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz”. [40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.]

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

12/03      DOMINGO DA QUARESMA – A

 

Lucas 4, 7.13-15: “Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: - Dá-me de beber... Respondeu Jesus: - Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna. A mulher disse a Jesus: - Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede”..

 

Jesus, a cena do seu encontro com a Samaritana é uma das mais belas páginas do seu Evangelho, de imensa ternura e intensa revelação.

O senhor nos revelou que sente sede do nosso amor, e por isso veio ao nosso encontro, dizendo-nos: “Dá-me de beber!” 

Como aquela mulher samaritana, que representava toda a humanidade, temos tentado saciar a nossa sede de fé, de esperança, de vida e de amor com a água dos poços, que o mundo oferece. Seu encontro com aquela mulher samaritana, que vinha saciando suas sedes com água de poço de Jacó, nos revelou que somente o senhor é a fonte de água viva, capaz de saciar a sede de todos os anseios maiores do ser humano, de todos os lugares e de todas as religiões.

É no encontro pessoal com o senhor que conseguiremos abandonar nossos pequenos poços, e encontrar a fonte de água viva, que jorra amor, paz e vida para toda a eternidade.

O senhor é a fonte que jorra da Trindade santa, o senhor é a água que nos purifica do mal e que nos sacia todas as formas de sede, dando-nos a missão de levar essa água viva a todo o povo. 

Senhor, como a samaritana, eu também suplico: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede”.

Que seu Espírito me conduza também para um encontro íntimo com o senhor, como foi a experiência maravilhosa daquela samaritana.

Só assim, deixarei de recorrer a tantos poços, onde tento matar a sede com a água por vezes contaminada das vaidades, das ambições e dos prazeres.

Eu quero beber dessa água pura que brota do seu coração, tão cheio de amor por mim, que jorrou do seu lado aberto, quando morria por nós na cruz.

 

Virgem Mãe Aparecida, a senhora gerou para nós essa fonte de água viva. Não permita que busquemos fora do seu Filho a resposta para os nossos anseios de amor e de vida, que jorram por toda a eternidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A mulher (sem nome) representa todos os samaritanos, tidos pelos judeus como idólatras, pecadores. O poço é figura da Lei e das instituições. Simboliza a sabedoria, o sentido da vida que todos buscam. Jesus pede de beber. Com isso, derruba dois preconceitos: de raça (judeus se julgavam superiores aos samaritanos) e de sexo (está conversando com uma mulher! Homens não falavam com mulher em público). Quebrada a discriminação, Jesus provoca na mulher a “sede”. Ele fala de água viva, seu dom, o Espírito Santo. E ordena à mulher que vá chamar o marido. Ela reconhece Jesus como profeta e entra com o assunto do dia, o Messias. Jesus esclarece que é ele o Messias. Ela, transformada interiormente, começa a divulgar o fato. Muitos samaritanos abraçaram a fé e quiseram que Jesus ficasse mais tempo com eles!

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 4,5-42 - Deus tem sede do nosso amor –

3º Domingo da Quaresma

 

Oração Inicial

 

O Evangelho deste 3º Domingo da Quaresma nos aproxima da fonte da vida. No coração da samaritana está o coração humano sedento de vida, de paz, de alegria. Jesus nos coloca diante da fonte que pode saciar nossas sedes.

 

Senhor Deus nosso Pai, eu quero te conhecer. Mas muitas vezes os meus olhos fracos na fé não te enxergam. Dá-me a graça de te acolher em Jesus teu Filho e saciar minha sede no encontro com ele.

 

Como se fosses buscar água aproxima-te da fonte de água viva. Lave tuas mãos, teu rosto, lava-te por inteiro numa fonte de água fresca, prepara-te para a oração para que possas dialogar com Jesus como fez a samaritana. Sem pressa, sinta a frescura da água que o Senhor te oferece neste dia e como ela pode tornar límpidas também tuas atitudes. Comece agora esse diálogo com Deus.

 

 1. Leitura (Verdade)

Conversando com uma mulher que era samaritana, Jesus supera os preconceitos de raça e as discriminações sociais. Como qualquer pessoa, essa mulher tem sede de vida. Entre neste diálogo.

 

“O ser humano é um eterno sedento. Temos sede de amor, de justiça, de paz, de espiritualidade, sede de vida. Jesus é a água viva que pode saciar nossa sede de vida nova. Ao redor do poço, Jesus não apenas dialoga com a samaritana como também lhe alcança a possibilidade de lhe saciar definitivamente a sede, pois ele é a água viva, que jorra felicidade e eternidade. Jesus é a resposta à sede dos humanos de todos os tempos. Muitas vezes vamos para outros lugares e nos iludimos, mas só ele é capaz de responder às nossas profundas buscas existenciais. Como a samaritana, é necessário ir ao “poço” e manter-se aberto ao diálogo e, consequentemente, ao aprendizado. Pensando bem, temos muita sede de Deus”

 

2. Meditação (Caminho)

Será que não somos como a samaritana cansados de buscar água que não sacia nossos desejos mais profundos?

 

Imagino-me à beira do poço…, deixo Jesus aproximar-se de mim e escuto o que ele me pede. Sou capaz de deixar as águas poluídas quando percebo que elas não me dão vida? Na sinceridade, como a samaritana, falo-lhe de minhas crenças e deixo que Ele converta minhas convicções?

 

3.Oração (Vida)

“Senhor, hoje queria dizer mais. Queria que a minha oração não fosse esse rumor de sempre, as mesmas palavras disparadas às pressas, entre uma coisa e outra; ou o balbucio esquivo, cheio de tudo o que eu não disse, porque não encontrei o tempo, o modo ou a verdade. Hoje queria dizer mais. Não trago intenções nem pedidos (…) Dia após dia, sinto que, mais do que tudo, preciso do teu olhar. Talvez me faltem palavras… Queria apenas colocar devagar as minhas mãos dentro das tuas. E isso, Senhor, seria a minha oração e a minha vida”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo o caminho que fez a samaritana ao lado de Jesus. Qual minha mudança de vida depois desta oração? Verbalizo ou escrevo meu propósito.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.