sexta-feira, 23 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vende todos os seus bens e compra aquele campo. - (Mt 13,44-46)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 23 DE AGOSTO de 2019 (sexta-feira) 235º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ NA PRÓPRIA CASA, ENTRE AS ALEGRIAS DA FAMÍLIA.
(Leon Tolstói)


 Datas Comemorativas 
 DIA INTERNACIONAL PARA RECORDAÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E SUA ABOLIÇÃO “UNESCO
DIA DO  INTERNAUTA
DIA DO AVIADOR NAVAL
DIA DE LUTA CONTRA A INJUSTIÇA
DIA DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) Pentecoste - Senador Sá (Ceará)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   WERCY TRAMONTINA MORAIS  (Goiana /GO)SERGIO NOUGUES WARGAFTIG (Garça /SP)ARMELINDO JUNIOR (Garça /SP) ANDREIA EVARISTO (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre LUIZ CARLOS DE OLIVEIRAó1975ó44 ANOS (Missionário Redentorista São Paulo-Aparecida/SP)

 Santo do Dia 
SANTA ROSA DE LIMA
Isabel Flores (Peru, 1586-1617), apelidada Rosa em virtude de sua beleza, é a primeira santa do continente americano. Modelo de penitência e oração, viveu a simplicidade da vida laical na Terceira Ordem Dominicana. Na serenidade em meio às muitas provações, imitou Cristo pobre e crucificado.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da virgem santa Rosa de Lima. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Isabel nasceu no Peru em 1586 e lá faleceu em 1617. Apelidada Rosa em virtude de sua beleza, é a primeira santa do continente americano. Modelo de penitência e oração, viveu a simplicidade da vida laical na Ordem Terceira Dominicana. Na serenidade em meio às muitas provações, imitou Cristo pobre e crucificado, deixando-nos belo testemunho de fé. 
– Oração 
PAI, QUE EU COMPREENDA O VALOR QUE O SENHOR JESUS ME OFERECE, E QUE EU NÃO HESITE EM ME DESPOJAR DE TODOS OS MEUS BENS, EM ME TORNAR UM POBRE EM ESPÍRITO, PARA CONSEGUIR O REINO DOS CÉUS.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que inspirastes santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sexta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum23 de agosto de 2019 Santa Rosa de Lima, virgem . Festa
A maior glória é gloriar-se no Senhor, e o tesouro mais precioso que podemos preservar é o reino dos céus.

1ª Leitura - (2Cor 10,17-11,2)  - Foi-nos dado um filho. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  112(113)
Vós jovens, vós moças e rapazes,
louvai todos o nome do Senhor!

Evangelho do dia
Sexta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum23 de agosto de 2019 Santa Rosa de Lima, virgem . Festa
Vende todos os seus bens e compra aquele campo.  - (Mt 13,44-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, este dá muito fruto! (Jo 15,9.5). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Deus é o grande tesouro do nosso coração”
 O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”
(Mateus 13,44).
Por que o homem compra aquele campo? Porque naquele campo tem um tesouro escondido que não está à mostra e não é encontrado de qualquer forma. É porque esse tesouro é o mais precioso e o mais valoroso. É o tesouro que dá valor para a nossa vida e sentido à nossa existência. É o tesouro essencial e fundamental do qual não podemos abrir mão de forma nenhuma.
A jovem que celebramos, hoje, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, tão jovem entregou toda a sua vida para Deus. Uma menina penitente, que amava a Deus sobre todas as coisas; os sentimentos do seu coração e da sua alma, sobre todas as coisas, estavam voltados para o Senhor Nosso Deus.
Santa Rosa de Lima encontrou esse tesouro precioso que brilhou na sua alma e no seu coração, pelas virtudes evangélicas que ela viveu em cada dia da sua vida.
Passamos a vida inteira em busca de coisas, valores, pessoas e situações para nos preencherem. Somos pessoas inquietas e insatisfeitas com tudo aquilo que realizamos. É muito raro encontrarmos a satisfação, a realização da nossa vida, até porque, algo que nos realiza agora, depois nos cansa; algo que nos faz bem no momento, depois se torna enfadonho. Aquilo que achávamos que seria o sentido da nossa vida provocam vazio em nossa alma e coração.
“É o tesouro essencial e fundamental do qual não podemos abrir mão de forma nenhum.”
Muitas vezes, pulamos de um abismo para outro em busca da razão e do sentido do nosso viver. Encontre em Deus sua razão de viver e o sentido da sua vida. Não busque no Reino de Deus outras coisas que não seja Deus, porque, muitas pessoas, estão na Igreja, mas ainda estão perdidas, vazias… Até se entusiasmaram com aquele primeiro encontro que fizeram com o Senhor, mas depois a vida tornou-se sem gosto e sem graça.
Paramos em coisas acidentais, paramos no defeito das pessoas, paramos nas decepções que temos com as pessoas e nas comparações humanas, quando, na verdade, o tesouro é Jesus. Muitas vezes, encontramos o tesouro, mas o perdemos por causa das vaidades, excessos, preocupações e situações não resolvidas.
Quem resolve, quem ilumina as situações todas da nossa alma chama-se Jesus. Encontremos Jesus em nossa vida, deixemos ser encontrados por Deus, para que a Sua luz ilumine toda a nossa vida e tudo aquilo que realizarmos.
Que Deus seja o grande tesouro da nossa vida!
Deus abençoe você!
– Reflexão - A adoração é a força que o move tudo
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, escutamos de Cristo o maior e o primeiro motivo da nossa existência (um motivo que se transforma em “mandamento” para cada homem): adorar a Deus, em um amar-lhe com todo o nosso ser (coração, alma e mente). O amor sempre é incondicional (sem-condições), mas só Deus merece um amor incondicional “em absoluto”: nada se deve antepor ao serviço de Deus.

Tal maneira de “submeter-se” a Deus não é destrutiva da criatura, porque é tão amoroso como beijar-lhe (“ad-orem” = na boca). É o próprio do amante; é nossa vocação. A criação —emersa e preciosa— está de tal maneira configurada que convida a esta adoração. É a força que o move e ordena tudo desde dentro, no ritmo das estrelas e em nossa vida. O ritmo da nossa vida só vibra corretamente se está imbuído por esta força.

— Senhor- Deus, ajoelhado, confesso-te e reconheço-te: o homem nunca é tão homem como quando —de joelhos— se rende ante ti e te reza.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Isabel Flores é o nome da filha de imigrantes espanhóis que se estabeleceram em Lima, Peru.
Nasceu em 1586. Por sua formosura, desde pequena era chamada “Rosa”.
Todos adivinhavam que ela cresceria em beleza e graça. Com efeito, ainda criança sentiu o chamado de Deus para uma vida totalmente consagrada a ele. Ingressou na Ordem Terceira Dominicana. Dedicou-se intensamente ao cuidado dos “pobres índios”. Levou vida de muita penitência e profunda piedade eucarística e mariana. Manteve constante serenidade em meio às provações dolorosas que acompanharam sua trajetória. Favorecida com extraordinários dons místicos, morreu em Lima, aos 31 anos de idade.
Canonizada em 1671, foi a primeira santa elevada às honras do altar no continente sul-americano e depois proclamada Padroeira da América Latina.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,44-46 - O Reino é como um tesouro

Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto Mt 13,44-46, e observamos as recomendações de Jesus.
- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.

Refletindo
Jesus diz que o Reino vale muito. Vale tudo o que se tem. É como um tesouro escondido pelo qual vale sacrificar tudo. Ou como um comerciante que encontra uma pérola fina, preciosa. Da mesma forma, vende tudo o que tem e compra esta pérola. Nos dois casos, cabe ao homem, à pessoa, descobrir o tesouro, a joia e decidir por ela, a ponto de renunciar a tudo mais que tem. É uma renúncia ao transitório e que não merece ser supervalorizado. Uma renúncia por preferir o melhor. O homem, então, dá tudo pelo tudo.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, para nós, hoje?
O maior tesouro, a pérola preciosa é participar do Reino, ou seja da família de Jesus, como os discípulos.

Meditando
O texto nos faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: "Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. Dessa forma o testemunho de São João no prólogo de seu Evangelho:”A todos aqueles que creem em seu nome, deu-lhes a capacidade para serem filhos de Deus”, e são filhos de Deus que “não nascem por via de geração humana, nem porque o homem o deseje, mas sim nascem de Deus” (Jo 1,12-13)." (DAp 133).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos com o Salmo Responsorial: 148
Vós, jovens, vós, moças e rapazes, / louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, / louvai-o no excelso firmamento! / Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, / louvai-o, legiões celestiais! – R.
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, / e vós, príncipes e todos os juízes; / e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, † anciãos e criancinhas, bendizei-o! / Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos. – R.
A majestade e esplendor de sua glória / ultrapassam em grandeza o céu e a terra. / Ele exaltou seu povo eleito em poderio, / ele é o motivo de louvor para os seus santos. / É um hino para os filhos de Israel, / este povo que ele ama e lhe pertence. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é impregnado do espírito de renúncia para conquistar o tesouro do Reino. O tesouro e a pérola preciosa são o Reino, a Palavra de Deus, o próprio Cristo, que precisamos encontrar dia após dia. Ele é o centro de nossas buscas, a razão de nossa existência.

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.