quarta-feira, 26 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Sois filhos daqueles que mataram os profetas. - (Mt 23,27-32)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 26 DE AGOSTO de 2020 (quarta-feira) 239º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

POR MAIS HUMILDE QUE SEJA, UM BOM TRABALHO INSPIRA UMA SENSAÇÃO DE VITÓRIA.

(Jack Kemp)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO

DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE DA MULHER

DIA DA NAMÍBIA

DIA DA TOMATINA

DIA DO CÃO

DIA ESTADUAL (SP) DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brejo Santo (Ceará) Campo Grande (Mato Grosso do Sul) Cruzeiro do Oeste (Paraná) Dianópolis (Tocantins) Navegantes (Santa Catarina) Rosário Oeste (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   DÉCIO TAVARES NUNES (Lions Clube de Garça /SP) RENATA ARAUJO CALDAS (m/prima - Brasilia/DF) MARIA CLÁUDIA MENDONÇA (Advogada em Alvinlândia / SP) SILVIA HELENA BUKVICH (Garça /SP)MARIA SOLANGE GIMENEZ BEZERRA (Lions Clube de Bauru Norte /SP) ARTHUR CESAR ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP) BRUNO DO NASCIMENTO PADILHA VELASCO (Lions Clube de Petrópolis / RJ) JOVELINO VENTURIM FILHO (PDG-Lions Clube Nova Venécia /ES) SUELY RODRIGUES FRASCARELLI (Lions Clube de Pederneiras /SP) KARINA RODRIGUES (Lions Clube Paraguaçu Paulista /SP) CASSIANO DALBEM (Lions Clube de Frederico Westphalen /RS) DANIEL GROSSI (Garça /SP)PATRICIA CRUDI (Garça /SP)GI BEGHINI (Garça /SP)  JESUS FERREIRA (IAPEN Garça /SP) FREI LUCAS DE OLIVEIRA DOS SANTOS, OFM!  (Custódia Franciscana Franca /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO ZEFERINO

SANTA TERESA DE JESUS JORNET-E-IBARS

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O trabalho humano a serviço do Reino torna-se fonte de alegria. Fiéis aos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, cuidemos de evitar toda hipocrisia e desleixo na vivência da fé. 

– Oração 

PAI, DÁ-ME PUREZA DE CORAÇÃO PARA QUE DO MEU INTERIOR BROTEM A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE, E ASSIM, EU POSSA GUIAR MEUS SEMELHANTES NA CAMINHADA PARA TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de agosto de 2020  quarta-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O trabalho em vista do próprio sustento e da expansão do Reino será especialmente abençoado por Deus quando a prática exterior revelar um coração preenchido por Ele. 

 

1ª Leitura (2Ts 3,6-10.16-18) – Quem não quer trabalhar, também não deve comer.  Leitura da segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

6Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar também não deve comer”. 16Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. 17Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 127(128)

Felizes todos que respeitam o Senhor!

 

 

– 26 de agosto de 2020  quarta-feira da 21º Domingo Do Tempo Comum

Sois filhos daqueles que mataram os profetas. - (Mt 23,27-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O amor de Deus se realiza em todo aquele / que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Expulsemos a hipocrisia do nosso coração”

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!

(Mateus 23,27)

Que sentença dura escutar isso do Mestre Jesus, que fala tanto do amor e da misericórdia! Porque o coração de Jesus suporta tudo, os piores pecados, que julgamos ser piores, mas não há nada mais insuportável ao coração de Deus do que a hipocrisia, sobretudo, a hipocrisia religiosa.

 

Religiosamente parece ser belo, bonito, fala bem, prega, canta, ensina e reza, usa os símbolos religiosos e assim por diante, mas, por dentro, vive a hipocrisia e o sepulcro caiado. Porque, na sociedade das aparências, o que importa é o que está por fora; estamos vivendo, muitas vezes, a religião das aparências, aparentando ser uma coisa e sendo outra, falando de uma coisa e vivendo outra.

 

Precisamos, todos os dias, tomar cuidado conosco, com o que falamos e ensinamos. Quando digo “cuidado” não é deixar de falar e ensinar, mas é cuidado se estamos vivenciando e praticando, porque falar até quem não crê pode, até os demônios podem falar. Agora, vivenciar é a nossa primeira obrigação de vida.

 

“Não há nada mais insuportável ao coração de Deus do que a hipocrisia, sobretudo, a hipocrisia religiosa”

 

Os Mestres da Lei conheciam a Lei, mas que hipocrisia!, eles construíam sepulcros para os profetas, enfeitavam os túmulos dos justos, eles faziam medidas e práticas religiosas excelentes, mas não tinham misericórdia dos pecadores, e por trás faziam coisas vergonhosas.

 

Estamos tantas vezes falando de amor, de bondade e misericórdia, mas não conseguimos exercer isso dentro da própria casa. Às vezes, não conseguimos ter paciência com quem vive e mora conosco. Estamos falando de bondade, mas vivemos fazendo maldade, falando mal dos outros pelas costas. Vivemos uma religião onde criticamos tudo e todos. O padre não presta, o irmão não presta, e parece-me que os únicos que prestam na nossa concepção somos nós.

 

Tenhamos cuidado com essa visão deturpada e distorcida da vivência religiosa! Cuidado para não nos tornarmos, de fato, sepulcros caiados, vivermos de belas aparências e não sermos aquilo que estamos expressando para os outros.

 

Que Deus nos dê o espírito da verdadeira conversão.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As aparências enganam, diz o ditado popular. Se não sempre, muitas vezes, certamente, ficamos desiludidos com pessoas que aparentam uma coisa e na realidade são outra. Aos doutores da Lei e aos fariseus, aparentemente piedosos e fiéis a Deus, Jesus aplica a imagem dos sepulcros belamente pintados com cal por fora, carregando, porém, em seu ventre, podridão e ossos. Escondem um interior repugnante. Jesus tira-lhes a máscara: são “filhos daqueles que mataram os profetas”. Edificavam sepulcros para honrar os profetas, no entanto derramavam o sangue deles. As autoridades religiosas, contemporâneas de Jesus, estão continuando a tradição assassina dos seus antepassados: de modo traiçoeiro, vão completar a medida, matando o último Profeta e seus discípulos.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, Jesus Cristo, repreendes os doutores da Lei e os fariseus porque “por fora parecem justos para as pessoas, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça”. “Sepulcros caiados”. Ajuda-nos, Senhor, a ser justos, misericordiosos e transparentes em pensamentos e atitudes. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,27-32 - Jesus condena a falta de transparência

 

Oração inicial
Iniciamos  a Leitura Orante com todos os que rezam:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Espírito Santo,tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,

abre-nos à Palavra!

Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,

terreno bom,

onde tu possas trabalhar com liberdade,

de modo que a nossa vida seja sinal da tua caridade.

Amém. 

 

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto Mt 23,27-32, e observamos pessoas as palavras fortes de Jesus aos hipócritas.

 

- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.

- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas." Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram! Cobras venenosas, ninhada de cobras! Como esperam escapar da condenação.

 

Refletindo

Jesus continua falando aos mestres da Lei e aos fariseus, lamentando sua hipocrisia. E os compara a túmulos pintados de branco. Por fora, bonitos. Por dentro, cheios de podridão. Túmulos bonitos, monumentos para os profetas que foram mortos por eles mesmos. Jesus aponta a contradição que demonstram entre o que são e aparentam ser. Falsos. Boas pessoas, aparentemente bonitas, mas cheios de podridão por dentro. 

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Onde estão, hoje, os fariseus?

Existem em nossa sociedade pessoas que pregam coisas boas, enquanto por dentro alimentam inveja, rancor, ciúme, maldade, interesses próprios? Existem pessoas que cultivam o corpo, a estética, a aparência e sua consciência está pesada, carregada de culpas, juízos, mentiras? Utilizo subterfúgios, restrições à verdade porque é dura, exigente? Finjo ser uma coisa e sou outra? Existe em mim coerência de vida no seguimento de Jesus?

Meditando

Os bispos na V Conferência, em Aparecida, falaram de caminhos de vida e caminhos de morte:

"Hoje se considera escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte (cf. Dt 30.15). Caminhos de morte são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem seus mandamentos ou inclusive contra Deus, animada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos. Os caminhos de vida verdadeira e plena para todos, caminhos de vida eterna, são aqueles abertos pela fé que conduzem à “plenitude de vida que Cristo nos trouxe: com esta vida divina, também se desenvolve em plenitude a existência humana, em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Essa é a vida que Deus nos participa por seu amor gratuito, porque “é o amor que dá a vida”. Estes caminhos frutificam nos dons de verdade e de amor que nos foram dados em Cristo, na comunhão dos discípulos e missionários do Senhor, para que América Latina e Caribe sejam efetivamente um continente no qual a fé, a esperança e o amor renovem a vida das pessoas e transformem as culturas dos povos." (DAp 13).

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com Jesus: Pai nosso...e com o Salmista, o Salmo 51:

Tem misericórdia de mim, ó Deus,

segundo a tua benignidade;

apaga as minhas transgressões,

segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lava-me completamente da minha iniquidade,

e purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões,

e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei,

e fiz o que é mal à tua vista,

para que sejas justificado quando falares,

e puro quando julgares.

Eis que em iniquidade fui formado,

e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo,

e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissope, e ficarei puro;

lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria,

para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados,

e apaga todas as minhas iniquidades.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é de purificação, eliminando tudo que em mim possa ser duplicidade, subterfúgio, hipocrisia.

Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

 

BÊNÇÃO

"O Senhor te abençoe e te guarde.

O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.

O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz"

(Nm 6, 24-26).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.