quinta-feira, 4 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Eu sou o pão vivo descido do céu.” - (Jo 6,44-51)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 04 DE MAIO DE 2017 (QUINTA-FEIRA) 123º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
AS PESSOAS SÃO RIDÍCULAS APENAS QUANDO QUEREM PARECER OU SER O QUE NÃO SÃO.
 (Giacomo Leopardi)


Datas Comemorativas
–■ DIA MUNDIAL DO FUTEBOL
DIA MUNDIAL DO MOVIMENTO HUMANISTA
Dia Internacional dos Combatentes de Incêndios Florestais

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santópolis do Aguapeí - Valentim Gentil (São Paulo) General Câmara (Rio Grande do Sul) Belterra (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: NELSON BARROS SILVA (Garça /SP)ADALBERTO VARGAS TOSI (Palu Bebê- Lions Clube de Garça /SP) LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIOR  (PDG-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)VERA CONFORTI MODELLI (Lions Clube de Marilia /SP) ELIANGELA BORGES ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) LEANDRO PATRONI TRAVENSOLO (Chaveiro Garça/SP) CARLA MERIGUI (Imobiliária Vale do Sol Garça/SP) MASAZI WADA (Marilia/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GRAZIELA e CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (Presidente OAB de Garça) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO e BENEDITO APARECIDO MELO ó1991ó26 ANOS (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)

Santo do Dia
SÃO CIRIÁCO
SANTA ANTONINA
SÃO FLORIANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Em Jesus, ovelha levada ao matadouro, Deus assume a natureza humana e se mostra solidário às pessoas, que podem conhece-lo, amá-lo e participar de sua vida.”.
 Oração
ESPÍRITO DE DOCILIDADE AO PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA ACOLHER OS ENSINAMENTOS DIVINOS E COLOCAR-ME, RESOLUTAMENTE, NA BUSCA DO RESSUSCITADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo...
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa - 04/05/2017
Para suscitar a fé, a palavra de Deus às vezes necessita de alguém que a interprete. Mestre da Palavra e Pão descido do céu, Jesus quer que todos sejamos seus discípulos.

1ª Leitura - At 8,26-40 – Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado? Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.
34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 65 (66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho do dia
5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa - 04/05/2017
Eu sou o pão vivo descido do céu. - (Jo 6,44-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o pão descido do céu, quem deste pão come sempre há de viver. (Jo 6,51).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
As Sagradas Escrituras mostram quem é Jesus
Quando ensinamos as Sagradas Escrituras para uma pessoa, na verdade, queremos levá-la a estar aos pés de Jesus!
O eunuco respondeu: ‘Como posso conhecer, se ninguém o explica?’” (At 8,31).
Uma das passagens mais belas dos Atos dos Apóstolos é a que estamos lendo hoje, do eunuco etíope, ministro da rainha da Etiópia. Esse eunuco conhecia, lia as Sagradas Escrituras, mas tinha sede de compreender, de saber ao que elas se referiam. Ele via, nas Sagradas Escrituras, um tesouro para sua vida, por isso Filipe vai ao seu encontro, enviado por Deus, porque Ele sabe onde estão os corações sedentos e abertos para a Sua Palavra.
Deus manda Sua Palavra para muitas pessoas que têm sede d’Ele, mas precisam de ajuda para compreender e chegar até Ele. Quando Filipe chega ao ministro da Etiópia e pergunta se ele compreendeu a Escritura que estava lendo, sua resposta é clássica: “Como eu posso compreender, se não há quem me explique?”.
Meus irmãos e irmãs, muitas pessoas precisam que nós expliquemos as Escrituras para elas. E o que é explicar as Escrituras? É ensinar. Você se recorda que a missão de Jesus, no meio de nós, era mais do que somente pregar a Palavra, mas a ensinar?
Ensinar é como se ensina numa escola, em casa. É sentar-se do lado, ter paciência, pedagogia e capacidade de dizer: “Deus quer nos ensinar isso com a Sua Palavra”. É uma das tarefas mais nobres e importantes para a evangelização: a tarefa de ensinarmos uns aos outros a vivermos a Palavra de Deus com simplicidade. Não precisa ser um grande conhecedor, um sábio, um teólogo. Cada um tem sua missão, sua função, mas todos nós, com humildade e abertura ao dom do Espírito Santo, podemos ensinar uns aos outros a viver a Palavra de Deus.
A primeira coisa: submissão ao Espírito Santo. É preciso deixar que Ele nos ilumine e nos conduza, leve-nos às pessoas que precisam compreender a Palavra de Deus. A segunda coisa: submissão a pessoa de Jesus. As Escrituras, do início ao fim, querem nos mostrar quem é Jesus. Às vezes, queremos ficar em situações periféricas da Palavra de Deus, discussões que não levam a nada a respeito da Palavra. Não é isso! É ensinar que a Palavra nos conduz a Jesus.
Quando ensinamos as Sagradas Escrituras para uma pessoa, na verdade, queremos levá-la a estar aos pés de Jesus, para que elas O conheçam como Senhor e Salvador, porque Ele é o Mestre, Ele nos forma e ensina. Deste modo, ensinar alguém é levá-lo para estar aos pés de Jesus.
Quando o ministro viu aquilo que Filipe ensinava de forma pedagógica, como os instruiu sobre as Sagradas Escrituras, começou a falar de acordo com as Sagradas Escrituras e anunciou ao eunuco quem era Jesus. Então, o eunuco abriu-se à graça do Espírito.
As pessoas se abrem à graça do Espírito quando não falamos de nós, mas anunciamos e proclamamos Jesus, mostramos que Ele é o Senhor, o caminho, a verdade, a vida e a salvação para a nossa própria vida.
Irmãos e irmãs, não deixemos, de forma nenhuma, de ensinar, educar e mostrar para os nossos e ao mundo que a salvação está em Jesus.
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 6, 44-51
Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça.
Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem.
Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça.
Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo.
De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como é sua fé?
- Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida?
- O que você mais pede a Deus?
- Você se dirige frequentemente a Deus? Como?
- Que lugar ocupa as coisas de Deus em sua vida?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o Pai.” O que mais o texto nos traz? O que mais lhe chama atenção nesta narrativa de João? Faça a leitura do Evangelho e identifique sua mensagem central. O que diz o texto bíblico? “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair.” O que Jesus quer dizer com isso? Ele nos garante que, estando com Ele, estaremos também com o Pai. Faça a leitura do Evangelho e identifique sua mensagem central. Se possível, recorde outros textos bíblicos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? A meditação é o passo da leitura orante no qual você se deixa envolver pela Palavra, escutando o que Deus quer lhe dizer por meio dela. Releia o texto, faça sua meditação e deixe-se envolver por ele, permitindo que a Palavra toque naquilo que mais precisa de transformação em você.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A Palavra de Deus, quando nos toca, nos convida a dar uma resposta. Faça a sua oração com o Senhor, sem medo e entregando a Ele tudo que você é e tem. Louve-o pela vida que Ele lhe deu.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese do Evangelho para viver o seu dia com o Senhor e seus ensinamentos.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.