sexta-feira, 11 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. – (Mt 5,20-26)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 11 DE MARÇO de 2022 (sexta-feira) 070º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PLANOS SÃO SONHOS COM UMA DATA PARA SE REALIZAREM."

(Michel Levine)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ENCANADOR

DIA DA CANALIZAÇÃO

DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

DIA DAS VÍTIMAS DO TERRORISMO

DIA DE JOHNNY APPLESEED

DIA DAS FERRAMENTAS

DIA DA PIPOCA

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE PONTA PORÃ-MS

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE RECIFE-PE

DIA DA FUNDAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS URBANOS DE JOÃO PESSOA-PB

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Angatuba - Monte Aprazível (São Paulo) Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais) Benedito Leite - Mata Roma (Maranhão)Chã Preta (Alagoas)Guaraqueçaba (Paraná) Ibirama (Santa Catarina) São Borja - Triunfo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZULEIKA PEREIRA S. BARILE (prima Bauru /SP)CÁLICA MARQUES ANANIAS (prima Garça /SP) TALITA FRAGATA MELO CHOHFI  (prima-Indaiatuba/SP) MARCOS PONTES (Astronauta-Ministro Ciência, Tecnologia e Inovações- Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) ALESSANDRA DE MATOS TRAVENSOLO DE ALMEIDA (Diretora EE Alcyr Rosa Lima - EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA-CR do Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP)JOSÉ LUIZ BURATO (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP)TAINÁ DA SILVEIRA COLACHEQUI (Lions Clube de Garça /SP)ELOISA LOPES  (Tropical FM- Lions Clube de Tupi Paulista /SP) AUGUSTO CÉSAR SOARES DOS SANTOS  (Lions Clube de Uberaba /MG)LUIZ ANTONIO LADISLAU (EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP)FRANCINE DA SILVA GONÇALVES (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça /SP)LUCAS BIZULLI SARAUZA (Garça /SP) MARIS EDILIO DE CARVALHO (Garça /SP) REGINALDO SOUZA (Garça /SP)SILVIA VANDERLEI (Lins /SP)ANTONIO SEABRA DA CRUZ NETTO (Garça /SP) JOANNA LIMA  (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TALITA FERNANDA AMARAL CONESSA e LUIZ GUSTAVO ARANHA CONESSAó2005ó17 ANOS (Macrocontábil Conessa - Lions Clube de Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTa Flora

SANTO EULÓGIO de Córdova

SÃO CONSTANTINo

SÃO Piónio

SÃO Sofrônio de Jerusalém

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus nos ensina que praticar a justiça é estar a favor da vida: Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão – Mt 5,20-26

 

 

Livrai-me, Senhor, das minhas aflições, vede minha miséria e minha dor; perdoai todos os meus pecados (Sl 24,17s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nosso Deus é perdão e não se cansa de chamar os que dele se afastaram. O Senhor ama a vida e quer a felicidade de todos. Manifestemos-lhe, pois, o desejo de conhecer e viver a justiça do seu Reino.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus que vossos filhos e filhas se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação desta Quaresma frutifique em todos nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 11 de março de 2022 - 6ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 Nossas práticas religiosas serão agradáveis a Deus se forem precedidas pela reconciliação e pela vivência do amor fraterno, sinais de um coração que se deixa conduzir pela justiça divina.

 

1ª Leitura (Ez 18,21-28) – Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

 Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? – oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo se desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. Ouvi, vós da casa de Israel: é a minha conduta que não é correta ou, antes, é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 130(129)

 

Se levardes em conta nossas faltas,

quem haverá de subsistir?

 

 

– 11 de março de 2022 - 6ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  (Mt 5,20-26)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! / Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª SEXTA-FEIRA QUARESMA:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus... Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.

(Mateus, 5,20.23-24).

 

Jesus, para os mestres da lei e os fariseus, a justiça era o cumprimento escrupuloso das leis e regras religiosas, que somavam méritos para a salvação eterna.

Ao recomendar a seus discípulos que deveriam praticar uma justiça maior do que a justiça deles, o senhor se referia não somente à justiça social, mas a ser uma pessoa inteiramente justa, honesta e generosa, cujo senso de justiça não se limitasse apenas ao cumprimento externo das leis.

O senhor nos pede que em tudo prevaleça o amor, como resposta ao Pai, que tanto nos amou a ponto de nos ter dado o seu Filho único.

É o amor como ágape gratuito, que sempre respeita, e nunca desqualifica o próximo, e é sempre generoso para desculpar e perdoar as falhas alheias.

São atitudes que vão muito além da justiça, a partir de uma renúncia radical à vingança e à violência, que insiste na reconciliação, antes de exigir julgamento ou condenação.

O senhor afirmou com clareza que, sem essas atitudes, nossas orações são inúteis e nossas celebrações litúrgicas são estéreis.

É preciso primeiramente acertar o nosso relacionamento com quem ofendemos ou por quem fomos ofendidos, para que nos apresentemos diante do seu Pai e lhe façamos a nossa oferta. Não há oferenda mais agradável a Deus do que o perdão ao próximo, que nos une ao seu sacrifício na cruz.

 

Senhor, nós ainda somos mesquinhos para perdoar, gostamos de reivindicar direitos diante dos mais fracos e, muitas vezes, sentimos vergonha de pedir desculpas.

Mais uma vez lhe suplicamos que faça os nossos corações semelhantes ao seu Coração, cheio de mansidão e de humildade.

Que ninguém nos roube a capacidade de amar, ainda que custe sacrifícios.

 

Maria santíssima, Mãe dos pecadores, conduza-nos pelos caminhos do seu Filho, atraia sobre nós o Espírito Santo, como fez no cenáculo, e que o nosso coração arda com aquele amor, que brota da cruz de Jesus e nos leva à ressurreição. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A proposta de Jesus é exigente e direta; essa proposta pede de quem deseja segui-la adesão incondicional. Jesus quer seus seguidores por inteiro e, de cada seguidor de Jesus, esperam-se comprometimento, mudança de mentalidade e abertura ao novo. Jesus propõe o estabelecimento de novas relações que, em princípio, parecem estranhas, pois ferem ou apresentam um novo modo de ver e ser. Embora saibamos que armas matam, uma palavra maldita ou o silêncio frio pode ter efeito igualmente mortal na vida do outro. Ao nos encontrarmos em situação de dificuldade com o outro, cabe a nós buscar a reconciliação, mesmo que tenha sido o outro quem errou. Em relação ao adversário ou inimigo, cabe a nós buscar a paz e a resolução do que nos afasta antes que consequências graves recaiam sobre nós. Sim, eis o tempo de conversão.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

 

Oração Inicial


Em nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus que nos acompanha, procura sempre nos despertar para um aspecto diferente: conversão, jejum, oração, caridade, compaixão, misericórdia. Hoje, Jesus nos ensina que praticar a justiça é estar a favor da vida. Peçamos a graça de caminhar sempre na estrada de Jesus.

 

Rezemos pedindo a Deus que nos alimente com a força de sua Palavra: “O Senhor é misericordioso e clemente. Dá alimento aos que o temem; lembrando sempre de sua aliança” (Salmo111).

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus ensina aos apóstolos a superação da justiça baseada na observância externa, na observância fria da lei, pois a justiça do Reino é carregada de misericórdia.

 

“A dar atenção especial aos mais frágeis e necessitados. Tem gente que, por não ter cometido homicídio, acha que já cumpriu o mandamento “Não matarás”. Os seguidores de Jesus aprendem com ele que este mandamento nos compromete com o respeito à vida. Foi o que Jesus explicou no Sermão da Montanha. No homicídio, eu atento contra a vida do meu irmão, da minha irmã. E essa violência já se manifesta quando eu destrato, humilho, desconsidero qualquer pessoa. De muitas formas, podemos descumprir este mandamento: agindo com preconceito, indiferença, espírito de superioridade… A promoção da vida, essência deste mandamento, passa também pelos nossos compromissos sociais em defesa da vida uterina, dos trabalhadores, dos idosos, da educação e da saúde de qualidade”

 

2. Meditação (Caminho)

Que novo olhar nos dá Jesus com sua pessoa e sua mensagem? Jesus cumpre, com atitude, aquilo que nos pede. Ele passou fazendo o bem, afastando o mal e produzindo vida. Como está minha coerência entre palavra e ação?

 

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao senhor sua oração. Recorde a caminhada quaresmal que está vivendo e peça a graça de continuar no caminho da conversão.

 

“Guardo, Senhor, tua lei, de todo o coração; não consintas que me desvie de teus mandamentos…Encontro minha delicia em teus decretos.

Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas e tua lei. Afasta-me do caminho da mentira e da vaidade. Favoreça-me com a tua graça” (cf Sl 119)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente os apelos que nasceram desta meditação orante? Ter a coragem trabalhar pela justiça, agindo com amor e misericórdia, parece uma sugestão prática.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.