quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■Herodes mandou matar todos os meninos de Belém. – (Mt 2,13-18)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 28 DE DEZEMBRO de 2022 (quarta-feira) 362º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Perdão é quando o Natal acontece em outra época do ano.

(Dom Paulo Evaristo Arns)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia Dos SANTOS INOCENTES

Dia DE MAUÁ

Dia da Marinha Mercante

Dia DO Aniversário do Cinema

Dia do Cinematógrafo

Dia DO PETROQUÍMICO

Dia DO SALVA-VIDAS

Dia NACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Dia do Jogo de Cartas

Dia da Bacanal

Dia da Fundação do Parque Beto Carrero World em Penha-SC

Dia da Fundação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em Maceió

Dia da Fundação da Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernão - Gavião Peixoto (São Paulo) Amaralina - Bonópolis - São Patrício (Goiás) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Rio Branco (Acre) Conquista D'Oeste - Cristal do Sul - David Canabarro - Dilermando de Aguiar - Dom Pedro de Alcântara - Doutor Ricardo - Nova Nazaré - Santa Cruz do Xingu - Santa Rita do Trivelato - Vale de São Domingos (Mato Grosso) Presidente Jânio Quadros - Cordeiros - Itapé (Bahia) Limoeiro do Norte - Ocara - Pindoretama - Tejuçuoca (Ceará) Araricá - Arroio dos Ratos - Balneário Pinhal - Barra do Quaraí - Benjamin Constant do Sul -  Cacequi - Canela - Capivari do Sul - Caraá - Cerrito - Chuí - Chuvisca - Ciríaco - Estrela Velha - Fazenda Vilanova - Floriano Peixoto - Itaara - Jarí - Maçambara - Mampituba - Marcelino Ramos - Marques de Souza - Monte Alegre dos Campos - Muitos Capões - Nova Bréscia - Nova Ramada - Novo Cabrais - Passa Sete - Tabaí - Toropi - Três Passos - Turuçu - Ubiretama - Unistalda - Vale Verde - Vespasiano Correa (Rio Grande do Sul) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Alagoa - Coronel Fabriciano - Monsenhor Paulo - Virgolândia (Minas Gerais) Anapu - Cachoeira do Piriá (Pará) Piracuruca - União (Piauí) Itapororoca - Riacho dos Cavalos (Paraíba) Porto do Mangue - Viçosa (Rio Grande do Norte) São José de Ubá - Tanguá (Rio de Janeiro)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON BIATO (Professor - Lions Clube de Garça/SP) OBERLAN RAMOS DE MENESES (PDG-LC2-Lions Clube São Paulo-Casa Verde /SP) MOISES MOTA (Lions Clube de Conselheiro Lafayete /MG)  JOSÉ CARLOS MARTINS GALVÃO (MERCADO GALVÃO - PIRAJUI /SP) ZELINDA PAVANI MARQUES (Garça /SP) RAFAEL LEME (PPA-Curitiba /PR) MICHEL ANGELO BARROSO PEREZ (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE PEREIRA BELINI (Garça /SP)RODRIGO THIARIN (Garça /SP)ANDERSON XÚ (Garça /SP)GUSTAVO  BARBOSA  NICOLAU (Paranaíba /MSROGÉRIA CRISTINAL. A. BASSETI (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:VANI LOPES COSTA WALDECIR COSTAó1991ó31 ANOSó (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre EVANDRO CESAR BATISTA RIBEIROó2007ó15 ANOS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Marília/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

OS SANTOS INOCENTEs Mártires de Belém de Judá

Os Santos Inocentes (Séc. I), deram testemunho de Cristo não com palavras, mas com o sangue. As vítimas da ferocidade de Herodes nos fazem pensar, na dignidade das crianças e na situação de miséria e exploração em que muitas delas se encontram na sociedade de hoje.

SANTA CATARINA VOLPICELLI

SANTo Antônio Monge

São Francisco de Sales

São Gaspar Del Búfalo

São Teonas

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O sacrifício dos inocentes mostra-nos a crueldade de Herodes que tem medo de perder o poder. Então, decide pela morte, nunca pela vida - Levanta-te e foge para o Egito! - Mt 2,13-18

 

 

 

Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo. Eles seguem o Cordeiro sem mancha e cantam: Glória a ti, Senhor!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os Santos Inocentes, vítimas da fúria de Herodes, que queria eliminar o Messias Rei, confessaram com seu sangue o Salvador do mundo. Foram martirizados, afirmando a gratuidade absoluta da santidade. Adquirem grande valor na confirmação da fé e nos desígnios de Deus, amigo dos mais pequeninos do Reino. Peçamos ao Senhor a graça de um coração puro.

 

– Oração 

 

“PAI, SÊ O GUIA DE MINHA CAMINHADA, LIVRANDO-ME DE TODAS AS CILADAS DO MAL, E CONSERVANDO-ME INCÓLUME PARA O TEU SANTO SERVIÇO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamaram vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28 de dezembro de 2022 quarta-feira do 4º Dia na Oitava de Natal Santos Inocentes, mártires, Festa

 

– Liturgia da Palavra 

A prepotência de Herodes o leva a matar muitas crianças e causar sérios transtornos para a vida do menino Jesus. A Palav ra de Deus é luz para um mundo imerso em trevas e carente de paz.

 

 

1ª Leitura (1Jo 1,5-2,2) – O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 5a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho, Jesus, nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso, e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 124(123)

 

Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

 

 

 

–        28 de dezembro de 2022 quarta-feira do 4º Dia na Oitava de Natal Santos Inocentes, mártires, Festa

 

 – Evangelho do dia 

 

Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.   (Mt 2,13-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva o exército dos vossos santos mártires!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

28/12/22 QUARTA-FEIRA DO NATAL:

SANTOS INOCENTES

 

Mateus 2,13-14.16: “Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: - Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito... Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos”.

 

Jesus, a celebração dos santos inocentes recorda as crianças que foram sacrificadas porque Herodes pretendia eliminar o senhor, que poderia representar uma ameaça ao seu trono.

É uma cena cruel, que traz a recordação dolorosa da eliminação dos meninos hebreus, ordenada pelo faraó, quando o seu povo ainda vivia como trabalhadores escravizados no Egito.

Naquele tempo, somente Moisés foi salvo, para mais tarde transformar-se no libertador do seu povo.

Agora, é o senhor que parte em exílio para o Egito, como terra de refúgio para a sua vida, que estava apenas brotando.

De imediato, vemos o contraste entre o senhor, que veio nos trazer o Reino da vida em abundância, e Herodes, representante típico dos reinos do mundo, sustentatos pelo poder de matar e de eliminar.

Essa contradição continua presente em nosso mundo, tanto através da violência imediata das guerras, como através da violência prolongada, que nega a milhões de seres humanos, a começar das crianças, o direito de sobreviverem. A mesma ganância de poder e de riqueza de Herodes motiva pessoas e instituições que repetem o massacre de inocentes em nossos dias.

O senhor experimentou também a sorte de tantos migrantes forçados que fogem da morte para tentar salvar, ao menos a própria vida, em outros lugares e países.

 

Senhor, o Natal é a festa da luz, do amor e principalmente da vida, desde aquela que ainda está sendo gestada no ventre de uma mãe até a vida que se expande na natureza da nossa casa comum.

Como Maria e José souberam proteger a sua vida, mesmo à custa de imensos sacrifícios, que o seu Espírito nos faça estar sempre a favor do valor da vida, para que todos tenham o direito de viver, principalmente as nossas crianças pobres e subnutridas.

Somente assim, amando a própria vida e ajudando os outros a viverem, o senhor nos fará superar a nossa morte natural e ressuscitar com o senhor para a vida eterna.   

 

Mãe santíssima, assim como junto com seu esposo José, soube proteger a vida do Menino Jesus, olhe com cuidado maternal por milhões de crianças indefesas, e de pais desesperados, protegendo suas vidas da violência, da maldade, da injustiça e da morte provocada. Amém!!

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todos os calendários litúrgicos orientais incluem esta festa. Em Roma, ela surge no século V. Vítimas da crueldade de Herodes-pai, muitas crianças são massacradas, por medo de um recém-nascido de quem os magos haviam falado. Herodes-filho, mais tarde, manda cortar a cabeça de João Batista, e por fim zomba do inocente Jesus, que sofre. Herodes-neto ordena decapitar Tiago e aprisionar Pedro. Assim, desde seu nascimento, Jesus encontra total oposição, que se estenderá a seus fiéis seguidores. São estes os pequeninos com quem Jesus se identifica e que fazem parte do seu Reino. Têm a salvação garantida. Neste sentido, a antífona de entrada os apresenta como portadores de conforto e esperança: “Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo; eles seguem o Cordeiro sem mancha, e cantam: Glória a ti, Senhor!”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,13-18 - Jesus menino é perseguido, se faz migrante e missionário

 

Oração Inicial

 

Hoje recordamos na liturgia os Santos Inocentes, as crianças assassinadas por Herodes. O sacrifício dos inocentes mostra-nos a crueldade do poder e de quem tem medo de perdê-lo. Então, decide pela morte, nunca pela vida.

Iniciemos nossa oração e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender o valor da vida e o que é viver o amor de Deus, assim como o próprio Jesus nos ensinou.

 

 1. Leitura (Verdade)

“Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” Essa foi a recomendação do anjo de Deus a José, para que assim pudesse salvar a vida do Menino Jesus, que Herodes queria matar. Faça a leitura atenta do Evangelho e detenha-se nos elementos da narrativa que mais lhe chamaram atenção.

 

“A comemoração dos Santos Inocentes, no clima do Natal, é um verdadeiro alerta. Jesus nasceu entre nós, em um gesto do imenso amor de Deus, que nos quer reconciliados e felizes. Além da resposta amorosa e acolhedora de Maria, José e dos pastores, o Natal registra também a indiferença dos moradores de Belém e a perseguição de Herodes. A matança dos meninos de Belém e arredores nos entristece. Como o Senhor nos disse que seria servido (e pranteado) nos indefesos e sofredores, lembremo-nos das crianças que continuam sendo vítimas de Herodes (na mortalidade infantil, na desnutrição, na pedofilia, no aborto). Tomemos a defesa das crianças, ajudemos Maria e José a salvar o menino Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Faça uma nova leitura do Evangelho e escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio dele. Permita que a Palavra o/a leve a um encontro com Deus e, meditando, escute o Senhor. Por que será que uma criança ameaçou o império de Herodes?

É fácil deixar-se enganar pelas ilusões humanas. Difícil é buscar a verdade de Cristo e seguir seus passos. Onde você se encontra?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor com todo o seu ser e faça a sua oração. Reze com o Senhor e apresente-lhe a realidade atual onde projetos de poder excluem as crianças e os indefesos…

 

Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.