quarta-feira, 1 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. - (Jo 3,16-21)




– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 01 DE MAIO DE 2019 (terça-feira) 121º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O TRABALHO É O ALIMENTO DAS ALMAS NOBRES.”
 (Sêneca)

 Datas Comemorativas 
■ DIA MUNDIAL DO TRABALHO
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Murutinga do Sul - Buritizal (São Paulo) Glória - Paripiranga (Bahia) Abreulândia (Tocantins) Assai - Primeiro de Maio (Paraná) Inhumas - Serra do Navio (Goiás) Ibicaré (Santa Catarina) Parobé - São Sebastião do Caí (Rio Grande do Sul) São José dos Ramos (Paraíba)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: FERNANDO GIGUEIRA BENTO (Cidade do México) CLAUDINÉA DE JESUS PEREIRA GARCIA “NÉIA”  (Lions Clube Universitário de Garça /SP)MARLENE TEREZINHA GAVAZZI CABRERA (Garça /SP) BENEDITA ANDRÉ DE CARVALHO (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) DAIANA RIBEIRO FERREIRA MARIUSSO (EQ 13 ENS de SCHOENSTATT do Setor de Garça /SP) ERICA CRITINA BOROTTA CALEGARE (EQ 06 ENS de SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) JOSÉ ROBERTO BELLINI (Garça /SP) GILBERTO TAKASHI KANASHIRO (Garça /SP) LISLAINE SILVA (Lions Clube de Guaraçaí /SP) NILMA CARVALHO SITA (Garça/SP) MASAZI WADA (Garça/SP) CLEIDE ASSEM DE SOUZA (Garça/SP) EDMAR ROSA EDUARDO (Sisadcon Garça /SP) AMÉLIA ALLE CHEMIN (Lions Clube de São Paulo /SP) JOSE ROBERTO BELLINI São José dos Campos /SP) DALCIO HENRIQUE DA SILVA (Lions Clube de Vera Cruz /SP)LAUDIR POLTRONIERI ROSA (Lions Clube de Vitória /ES) MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça /SP) REGINA SILVA (Garça /SP) WALTER BARRETTO JR. (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CÉLIA REGINA A. MAGALHÃES e JOSE LUIS DE SOUZA MAGALHÃES ó1981ó38ANOS (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Esta memória de São José, o carpinteiro de Nazaré e o protetor dos operários, faz-nos reconhecer a importância do trabalho como contribuição ao plano divino da salvação. Celebremos em comunhão com todos os trabalhadores, que sustentam com dignidade suas famílias, e também com os desempregados
SÃO PEREGRINO LAZIOSI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem-estar aleluia! (Sl 127, 1s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deus envia seu Filho ao mundo para comunicar seu imenso amor de Pai. Libertos pelo Senhor, somos impelidos a anunciar abertamente sua Palavra e levar a todos, com coragem e alegria, a Boa-Nova de Jesus.
– Oração 
PAI, LIVRA-ME DA TENTAÇÃO DE QUERER ENQUADRAR-TE EM MEUS MESQUINHOS ESQUEMAS. QUE EU SAIBA RECONHECER E RESPEITAR O TEU MODO DE AGIR.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 O Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa – 01 de maio de 2019
O Senhor protege aqueles que anunciam a sua mensagem. Por amor à humanidade, ele enviou ao mundo a Luz: seu próprio Filho. Acolhamos a Palavra do Senhor para sabermos agir conforme sua verdade. 

1ª Leitura (At 5,17-26) – Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido – isto é, o partido dos saduceus – cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o sinédrio e o conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram, dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”. 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós colocastes na prisão estão no templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 33(34)
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.


Evangelho do dia
– 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa – 01 de maio de 2019
Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. - (Jo 3,16-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Filho do homem há de ser levantado, para que quem nele crer possua a vida eterna (Jo 3,14). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Jesus é a luz que ilumina as trevas do mundo”
 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna
(João 3,16).
Esse é o grande presente e a grande dádiva de Deus para a nossa vida: Ele mesmo se deu a nós. Eu creio que um pai e uma mãe não tenham nada de mais precioso, na vida, do que seus filhos. O que é mais precioso para Deus é o Seu próprio Filho Unigênito.
Unido com o Pai, da mesma natureza d’Ele, o Senhor compartilhou Seu Filho e o deu a nós. Por que Ele nos deu? Primeiro, porque nos ama muito, é prova e declaração de amor, é manifestação maravilhosa de Deus para conosco.
Quando alguém nos manifesta amor, podemos acolhê-lo ou rejeitá-lo, podemos nos abrir para receber o Senhor ou ficarmos indiferentes a Ele. A verdade é que Deus nos amou sem medida e nos ama sem proporção, tamanho é o amor que Ele tem para conosco, seus filhos adotivos. O Pai quis nos resgatar, nos salvar e Ele próprio nos deu seu único Filho para que assim o fizéssemos.
Podemos acolher, abraçar ou podemos não acolher, ficarmos de braços cruzados, indiferentes e rejeitar esse amor que Deus tem para conosco. Ser amado por Deus, acolher o amor d’Ele é acolher Jesus seu único Filho.
Jesus veio para nós como Luz, porque Deus viu a escuridão na qual estávamos submetidos.
Jesus veio para nós como Luz, porque Deus viu a escuridão na qual estávamos submetidos, a escuridão na qual se encontrava a nossa alma e o nosso coração, e Jesus é a luz que veio para iluminar as trevas do mundo, as trevas da nossa vida, as trevas que envolvem a nossa alma e o nosso coração. Quem pratica o mal, quem vive no mal e não quer sair dele, odeia Jesus, não O recebe nem acolhe Sua luz.
Podemos até ter praticado algumas obras más, nesta vida, mas podemos sair delas, podemos rejeitá-las e podemos vencer o mal em nós com a luz que é Jesus. Acolhamos aquele que é o nosso Salvador, acolhamos Jesus que veio nos libertar de todo o poder das trevas e da escuridão que o maligno colocou em nossa vida e em nosso coração.
Permitamo-nos ser amados por Deus acolhendo Jesus, Seu único Filho.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Cristo, único salvador, é o Messias, o mesmo Filho de Deus, disposto a sofrer conosco
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, continuamos escutando a conversa que de noite— teve aquele mestre judeu, Nicodemo, doutor da Lei, com Jesus Cristo. Uma conversa íntima e profunda. Nicodemo sente sinceramente a atração de Jesus: Ele é algo novo que irrompe na nossa história; somente alguém que viesse de parte de Deus poderia fazer aqueles milagres.

Nicodemo, como judeu convencido, confia na Lei de Moises. Porém, como o resto do povo de Israel, espera pelo Messias-Salvador. Jesus descobre-lhe verdades insuspeitadas. Entre elas que o Messias é o mesmo Filho de Deus, de quem provêm a salvação do mundo. Somente um Deus que estivesse disposto a sofrer conosco —sendo um de nós— podia oferecer, de nossa parte, um sacrifício realmente agradável a Deus para nossa salvação. Sabemos que este Filho Deus existe e que é Jesus Cristo. Não nos deram outro nome pelo qual seremos salvos.

—Jesus, confesso que és Deus e, porque és Deus, confio-te minha eterna salvação.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Com o objetivo de dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão ao trabalho, o papa Pio XII instituiu, em 1955, a memória litúrgica de São José Operário. Inseriu-a no contexto da festa dos trabalhadores, universalmente comemorada a 1º de maio.
“Nesta memória de São José se reconhece a dignidade do trabalho humano, como dever e aperfeiçoamento do homem, exercício benéfico de seu domínio sobre o mundo criado, serviço à comunidade, prolongamento da obra do Criador e como contribuição ao plano da salvação” (Missal Romano). Sobre São José como modelo dos trabalhadores, o papa Francisco, na carta encíclica Laudato Si’, escreve: “Também ele nos pode ensinar a cuidar, pode motivar-nos a trabalhar com generosidade e ternura para proteger este mundo que Deus nos confiou” (n. 242).
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2019
Mt 13,54-58 - O pai carpinteiro
Graça e Paz!
Iniciemos a  Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Façamos a Leitura do texto do dia: Mt 13,54-58, e observemos as pessoas, palavras, relacionamentos, lugares. Diz o texto:
Jesus voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
- De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso? Por isso ficaram desiludidos com ele.
Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa. Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.

Pensemos no texto
Jesus está na cidade onde havia sido criado: Nazaré.
Ensina na sinagoga – casa de oração do seu povo - e todos se admiram com sua sabedoria.
É a prova de que Jesus é o Filho de Deus e não apenas filho do carpinteiro, José.
Seus conterrâneos, talvez por baixa auto-estima, mas sobretudo, pela falta de fé, questionam a origem da autoridade dele: “De onde vem a sabedoria dele e o seu poder?” Não conseguem compreender que um conhecido deles seja Filho de Deus. E o rejeitam.. O Mestre vive uma experiência semelhante à dos profetas que também foram rejeitados, desprezados, até mortos de forma cruel. “Porque eles não tinham fé”, Jesus, não pode fazer ali, em Nazaré, muitos milagres.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
São muitas, mas nos detemos na última expressão: “Jesus não pode fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé”.
Atualizando: hoje o que podemos pensar?
O Papa Bento XVI, na abertura da Conferência de Aparecida, disse que, vive-se, atualmente, uma cultura "líquida", ou seja, dissolve-se a relação com Deus: “Vivemos uma mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus; “aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes do último século... Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas” (Bento XVI, Discurso Inaugural). (DAp 44).
Compreendemos porque em nossa vida também não acontecem muitos milagres? Temos uma fé fraca, queremos que tudo seja provado, justificado, da forma como pensamos. Não aceitamos o diferente, que o projeto de Deus seja diferente do nosso. Temos dificuldade em aceitar verdades das pessoas com quem convivemos, iguais a nós.
.3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) É o momento de dar nossa resposta a Deus
O que o texto nos leva a dizer a Ele?
Rezamos, agora, a São José:
Querido São José, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abri as portas  para que  milhares de pessoas possam conseguir um emprego.

Dai-nos forças e coragem para não desistir .

Orientai os nossos governantes e empresários  para a justa distribuição dos bens.

Protegei as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela fome,  pela violência, pela falta de trabalho e oportunidades.

São José, padroeiro dos trabalhadores, não nos deixeis sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para nossas  famílias.

Prometemos, com o salário de nosso emprego, partilhar um pouco com os que nada tem.

Que possamos viver, como vivestes, as bem-aventuranças e ouvir: "Vinde bendito, porque eu tive fome me destes de comer. Estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes...
Vinde bendito".
 Amém.

Ouço e canto junto: "O filho do carpinteiro", Pe. Zezinho,scj
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é para ver além das aparências e reconhecer a presença de Deus nas pessoas e nas coisas mais simples.
Palavras para lembrar durante o dia:
Jesus é o Filho de Deus e do carpinteiro
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
 Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.