quinta-feira, 23 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. – (Mt 1,16.18-21.24a)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 23 de março de 2023 (quinta-feira) 081º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NUNCA EXISTIU UMA GRANDE INTELIGÊNCIA SEM UMA VEIA DE LOUCURA.”

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA ESTADUAL DO TERCEIRO SETOR

DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA

DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

DIA do Terapeuta Natural

DIA do Naturopata

DIA do Naturólogo

DIA do Acupunturista

DIA da Miss

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ouro Verde - Viradouro (São Paulo) Apodi (Rio Grande do Norte) Florianópolis (Santa Catarina) Grão Mogol (Minas Gerais) Vila Valério (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRA (Eq. 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)LUIZ CARLOS ”Lobão” SOARES (Garça/SP)Dr MARCOS EIDI TAKIUTI (Medico Garça /SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)JOSÉ RENATO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) DINIZART SIBINELLI (PDG/DLC 2 - Lions Clube de São Paulo Casa Verde /SP)CHRISTIAN Pereira (DLC 2 - Lions Clube de TATUÍ /SP) Leila Giane Pereira Azevedo (DLC 11-Lions Clube de SERRA /ES) BRUNA GARBIN (LEO Clube de Fernandópolis /SP) Fernanda Helen Pastor Voss (Garça / SP) JOSÉ MARIA LIMA (Palmas /TO) FATIMA SOUZA (Garça /SP) RONALDO MORAES  (Garça /SP)TEREZINHA COSTA  (Garça /SP)  ANA JÚLIA COELHO TEIXEIRA (Bauru /SP) PLINIO A. CABRINI (Bauru /SP) JANE KIRITA (Bauru /SP) Rosa Maria  Chucre  Gentile - LC Herculândia

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE BAURU NORTE ó1966ó57 ANOSó(Distrito LC 8)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO Fingar

SÃo Frumêncio Mercador

SÃo Gualter de Pontoise

SÃO José Oriol

SÃO Otão

SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

SÃo Vitoriano

SANTA RAFKA (Rebeca) 

SANTA Rebeca ar-Rayyas de Himlaya

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Recomeçar a partir de Cristo. - OUTRO É QUE TESTEMUNHA A MEU RESPEITO – Jo 5,31-47

 

 

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Aplaque-se a tua ira e perdoa o pecado do teu povo”: palavras de Moisés, cuja intercessão junto a Deus prefigura a de Jesus, que se faz solidário com o ser humano e intercede ao Pai por nós. Aprendamos a ser, do mesmo modo, intercessores em favor de nossos irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

“PAI, TEU FILHO ENCARNOU-SE PARA SALVAR A HUMANIDADE E RECONDUZI-LA À COMUNHÃO CONTIGO. TORNA-ME SOLÍCITO PARA ACOLHER O CAMINHO DA SALVAÇÃO ABERTO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de março de 2023 – quinta-feira da 4ª semana da Quaresma 

A seu favor, Jesus conta com o testemunho do Pai, o de João Batista e o das Escrituras; seus adversários, porém, recusam-se a crer nele, desviando-se do caminho da verdade e do amor de Deus.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Is 65,17-21) – Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!'” 9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre'”. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(106)

 

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, / segundo o amor para com vosso povo!

 

 

 

– 23 de março de 2023 – quinta-feira da 4ª semana da Quaresma 

 

 – Evangelho do dia 

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.  (Mt 1,16.18-21.24a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).   

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

 Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

23/03       4ª Quinta-feira da Quaresma - A

 

João 5,31-32.36-37: Disse Jesus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro... Eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor”.

 

Jesus, seu coração se entristecia ao ver que muitos dos seus conterrâneos não aceitavam o seu testemunho.

Era uma rejeição motivada pela busca do próprio sucesso dentro da sociedade, e não pelo desejo de buscar a vontade de Deus.

Quando o senhor se apresentou como o Cristo, o Filho de Deus, não foi apenas com palavras, mas com as suas obras de amor pelos pequeninos, de misericórdia pelos pecadores, de justiça e de paz para todos.

E tudo isso estava profetizado na Bíblia sagrada, desde Moisés e os Profetas até o seu precursor João Batista.

Mas, o maior testemunho a seu favor vinha do Pai do céu, cuja vontade o senhor cumpriu plenamente, desde a sua Encarnação até a sua Ressurreição, provando até que ponto Deus amava a todos nós.

Quem recusava o testemunho da sua vida, acolhendo-o como Salvador, rejeitava toda a revelação divina, e jamais poderia crer em Deus como Trindade santa, que vive em eterna comunhão de amor.

Jesus, tudo o que o senhor deseja é comunicar a sua vida de Ressuscitado a todos nós, e implantar em nós a semente da sua graça, que nos dá uma vida nova, e que vai durar para sempre. Senhor, eu aceito o testemunho de amor do seu Pai, manifestado em suas palavras e em suas obras.

 Acolho com alegria a revelação divina da Bíblia sagrada, principalmente dos santos Evangelhos, e confio no testemunho dos seus apóstolos e dos milhares de santos e mártires da fé.

Eu creio, Senhor, mas aumente sempre mais a minha fé, porque espero participar um dia da vida eterna de amor e de comunhão com o senhor, o Pai e o Espírito santo.

 

Virgem santíssima, a senhora é a testemunha maior da filiação divina do seu Filho. Faça-nos entoar junto com a senhora o Magnificat de gratidão e de confiança na misericórdia divina, que se manifestou na humanidade do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Sabendo que testemunho em causa própria não vale, Jesus recorre a testemunhos que dão garantia à sua missão: o de João Batista; as obras milagrosas que realiza por ordem do Pai, e o Pai diretamente, aludindo talvez ao batismo e à transfiguração; e o testemunho da Escritura Sagrada, particularmente de Moisés. Os adversários de Jesus conhecem a Escritura, usam-na, mas não se deixam iluminar por ela, que anuncia o Messias. Fechados num círculo vicioso, só aceitam os que os aplaudem ou entram no seu esquema. Usam a Escritura em benefício próprio. É Moisés mesmo quem os condenará. Se não acreditam no que Moisés escreveu, como haveriam de acreditar em Jesus? As autoridades se posicionam claramente contra a vida.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 5,31-47 - Recomeçar a partir de Cristo

 

Oração Inicial

 

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior.

Digo: “Senhor, eis-me aqui”. Repito com mais consciência: “Senhor, eis-me aqui.” Sei que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.

 

Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o/a ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida.

Eu,…………(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Sem abertura para a graça divina não existe possibilidade de fé. Sem abertura do coração é difícil crer que que Jesus, na aparência de um simples ser humano, é o enviado de Deus para a nossa salvação.

 

“As palavras de Jesus trazem presente o pesar de um coração que foi somente doação, mas que não encontrou compreensão. Mesmo recuperando a trajetória de João Batista e a pregação dos demais profetas, os judeus não reconheceram que Jesus era o enviado do Pai. Além disso, mesmo sendo continuamente julgado, Jesus deixa claro que não veio julgar nem condenar o mundo. Sua missão se faz visível no amor dedicado inteiramente aos pobres e sofredores. É impressionante o amor que une o Pai e o Filho, em que os papéis se distinguem e a verdade se confirma. Sejamos capazes de acolher, da mesma forma que Jesus acolheu e viveu, o infinito amor de Deus por nós. É esse amor que sustenta nossa fé e nossas obras.”

 

2. Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente.

Quais são as verdadeiras motivações que me levam a crer e agir?

Sou apegado/a às minhas ideias e tradições a ponto de ferir ou negligenciar o outro?

Como acolho e testemunho o amor de Deus em mim?

 

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.

 

Oração: Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso Mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando a grande novidade que Jesus trouxe para aperfeiçoar a compreensão da lei no ANTIGO TESTAMENTO e a conduta da religião judaica, que atitude você se compromete vivenciar neste dia?

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.