quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus cura muitos e multiplica os pães. - (Mt 15,29-37)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 02 DE DEZEMBRO de 2020 (terça-feira) 336º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte:  https://kdfrases.com/frases

O ENTUSIASMO É A MAIOR FORÇA DA ALMA. CONSERVA-O E NUNCA TE FALTARÁ PODER PARA CONSEGUIRES O QUE DESEJAS.

(Napoleon Hill)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA Nacional do Samba

DIA Nacional das Relações Públicas

DIA Panamericano da Saúde

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas

DIA Nacional da Astronomia

DIA do Advogado Criminalista

DIA Internacional para a Abolição da Escravatura

DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

DIA do Aniversário do Estado de Minas Gerais

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Araçatuba - Avaí - Presidente Alves (São Paulo) Ipiaú (Bahia) Faxinal do Soturno (Rio Grande do Sul) Aroeiras - São Mamede - Uiraúna (Paraíba) Santa Rita (Maranhão) Olho D'Água das Flores - Paulo Jacinto (Alagoas) Antônio Almeida - Dom Expedito Lopes - Francisco Ayres - Hugo Napoleão - Manoel Emídio (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Afonso Felix Gimenez (Lions Clube Duartina /SP)EDUARDO Ribeiro (Lions Clube Irapuru Caçula /SP) ERNESTO DA CUNHA JARDIM (PDG 2012/2013-Lions Clube de BH Centro /MG) GABRIELa Pereira dos Santos YAMACUTI (Educadora-Lions Clube de Iacri /SP) Milton Bezerra da Silva (Lions Clube Ilha Solteira /SP) WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES (PCC-DLC5-Lions Clube de SANTOS Ponta da Praia /SP) Tatiana Girão Garcia (Lions Clube Herculândia /SP) OSNI BRUNO DA SILVA (Garça/SP) BÁRBARA LIMA BARBARESCO (Marilia /SP) Ana Cristina Guirado Mottes (Garça /SP)Fátima Lara Sobreira (São Caetano do Sul/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALINE BATISTA OLIVEIRA e FABRICIO DE OLIVEIRAó2006ó14 ANOSó(EQUIPE 13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça/SP) ROSE MEIRE FIDÊNCIO FRASSON e PEDRO JOSÉ FRASSONó1989ó31 ANOSó(EQUIPE 06 Nossa Sra. do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) SONIA MARIA VERGINASSI LOBO e DIVALDO APARECIDO  DE SOUZA  LOBOó1989ó31 ANOSó( Lions Clube Dracena Cinquentenário/SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO SILVÉRIo, o Papa

SANTA BIBIANA ou VIVIANA

SÃO Cromácio

SÃO Pimênio

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 15,29-37

A multidão com fome continua atrás de milagres. O que fez Jesus? Sensibilizou-se e multiplicou sete pães e alguns peixinhos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Senhor se dispõe a realizar festivo banquete com seu povo, sinal de diálogo, partilha e vida plena. Celebremos repletos de alegria, gratidão e esperança.

– Oração 

 

PAI, A ACOLHIDA QUE TEU FILHO JESUS ME DISPENSA DEVE MUDAR PROFUNDAMENTE O MEU CORAÇÃO. QUE EU SEJA TRANSFORMADO POR ELE E ME TORNE MAIS DISPONÍVEL PARA TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor Deus, preparai os nossos corações com a força da vossa graça, para que, ao chegar o Cristo, vosso Filho, nos encontre dignos do banquete da vida eterna e ele mesmo nos sirva o alimento celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de dezembro de 2020 quarta-feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Deus se manifesta a todos os povos e sacia-lhes a fome material e espiritual. Acolhamos a Palavra que alimenta a nossa fé. 

 

1ª Leitura (Is 25,6-10a) – O Senhor convida para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 
7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse.

9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10aE a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 23(22)

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

 

 

– 02 de dezembro de 2020 quarta-feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Jesus cura muitos e multiplica os pães.  - (Mt 15,29-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eis que o Senhor há de vir / a fim de salvar o seu povo; / felizes são todos aqueles / que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se.30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.

32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.

33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Coloquemos nossa vida aos pés de Jesus”

“Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então, os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou” 

 (Mateus 15,30)

No tempo da graça que nós vivemos, precisamos colocar nossas dores e enfermidades aos pés de Jesus. Precisamos levar os nossos aos pés de Jesus, mas precisamos ser os primeiros a tocar n’Ele e permitir que Ele toque em nós.

 

Todos nós estamos chagados, doentes, enfermos; as doenças emocionais estão nos fragilizando. Às vezes, comportamo-nos como se fôssemos fortes – não podemos parar, a vida tem que ir para a frente –, mas se não cuidarmos do doente, desse doente que somos eu e você, se não cuidarmos das nossas enfermidades, se não pararmos para dar atenção ao nosso próprio interior, daqui a pouco estaremos todos combalidos, vencidos, em cima de uma cama porque não nos cuidamos.

 

Não deixamos para cuidar de um carro quando ele está estragado e não presta mais, nós até paramos para cuidar dele. Nós, no entanto, somos muito mais do que carros, computadores e máquinas, somos pessoas humanas dotadas de emoções, sentimentos e afetos.

 

“Precisamos colocar nossas dores e enfermidades aos pés de Jesus”

 

Temos uma fortaleza maravilhosa, mas temos tantas fragilidades, e somos chamados a tomar consciência delas. Sei que olhamos as pessoas que estão nos hospitais, e elas eram sadias como nós, mas, muitas vezes, não se cuidaram. Nós estamos assim também, não estamos nos cuidando.

 

No ponto em que nos encontramos, é importante nos colocarmos aos pés de Jesus para que Ele nos cure. No ponto em que os nossos se encontram, precisamos levar todos eles aos pés de Jesus para que Ele cuide de todos nós. Precisamos também curar o egoísmo do nosso coração, precisamos levar os cinco pães, os dois peixes; precisamos levar o que temos para o Senhor abençoar, para que Ele possa multiplicar o pão de cada dia, a fim de saciar a fome dos famintos, dos sedentos, dos que não têm o que comer.

 

Nada justifica pessoas passarem fome. Cada vez que vemos pessoas necessitadas, é um sinal de que o egoísmo humano impera na sociedade e no mundo. Pessoas curadas! O coração é um coração amoroso, cuidadoso e caridoso que se doa e se divide para multiplicar o seu pão a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Enquanto muitos poderosos exploram a população, eis que surge um líder (Jesus) que investe todas as suas capacidades a fim de renovar a vida do povo. E o faz, não com promessas ou boas intenções. Ele realiza de fato uma mudança significativa na história de quem o busca com fé e coração aberto. Então vemos o poder de Deus transformando a vida da sociedade: Jesus restitui a saúde aos doentes, reintegra no convívio social a muitos marginalizados, oferece dignidade a todos. O episódio da partilha de alimento para incontável multidão é um sério apelo a todos nós: se houver partilha igualitária dos bens da criação (sete pães indicam totalidade), todos ficarão alimentados. Bendigamos ao Senhor pelo pão da terra e pelo pão do céu..

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, exultamos com a tua imensa alegria, que brota do Espírito Santo. Manifestas tua predileção pelos pequeninos, que se abrem para acolher tua mensagem de salvação, e aborreces os que se julgam autossuficientes, recusando tua missão libertadora. Aceita-nos, Senhor, entre os teus pequeninos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 15,29-37 - Jesus sacia a fome do povo



Oração Inicial

Numerosa multidão foi ao encontro de Jesus para ser curada de suas enfermidades. O Mestre, cheio de compaixão, acolheu a todos, restituiu a saúde aos doentes e os alimentou.
Em nossa oração, peçamos: “Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado(a) por Ele e me torne mais disponível para ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa.
“Em Caná, os serviçais providenciaram a água; agora Jesus utiliza sete pães e alguns peixinhos. Esta é a nossa tarefa. Transformar a água em vinho e multiplicar o pão são obras suas.

Mesmo limitados, Jesus quer que sejamos seus parceiros. Depois que tivermos feito a nossa parte, Jesus completa a obra. Na Missa, a comunidade oferece um pouco de pão e um pouco de vinho. É a nossa possibilidade. A partir daí ele os transforma em seu Corpo e Sangue. Nunca podemos cruzar os braços porque pouco podemos.

Esse pouco, marcado pela disponibilidade, é o que o Senhor pede para a caminhada do Reino. Este Reino não é obra nossa, não é construído por nós, apenas acolhido. O Reino é dele e ele nos quer como parceiros.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
Neste segundo passo da leitura orante, aproxime-se do Evangelho e leia-o novamente. Durante a leitura, deixe-se conduzir pela Palavra e escute, com bastante atenção, a voz do Senhor, que fala com você por meio dela. Procure identificar o caminho que Ele lhe indica.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.

Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida? Advento é um tempo de solidariedade. Partilhar com alegria o pouco que temos pode ser uma proposta concreta.

 

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

 

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém..