terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' – (Mc 8,11-13)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 15 DE FEVEREIRO de 2022 (terça-feira) 046º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

COMECE ONDE VOCÊ ESTÁ. USE O QUE VOCÊ TEM. FAÇA O QUE VOCÊ PODE."

(Arthur Ashe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL

DIA INTERNACIONAL DE ANGELMAN

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anamã (Amazonas)  Cornélio Procópio Palmeira - São João do Triunfo  (Paraná)São Miguel do Oeste (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: josé mauro de araujo (primo Brasilia /DF) CAMILA BALBINO ROSSI (Prima - São Paulo / SP) VIVIANE MARTINS DE MOURA NÓBREGA (PDG-LB-2-Lions Clube-Senador Canedo-Goiania /GO) ALZIRA IATICOLA BUENO (Lions Clube de Vera  Cruz/SP)FÁTIMA  SONIA  BIZI (Lions Clube de Dracena Cinquentenario /SP)  SAULO  ARÃO  CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) EDUARDO MURAD (São Paulo / SP) MARIA LUIZA CASTILHO (Garça / SP)LEVI FERREIRA NEVES (Garça /SP)IARA REHDER (Marilia / SP) Cleuza Coelho (Bauru /SP)MILTON LUIS CALESCO (Garça / SP) LUIZ ANDRE BETTONI GARAVASO (Dataplace Garça / SP) BRUNO JORGE  SILVA (Pacaembu /SP) jean marinho junior (Ilha Solteira /SP)Elizeu Tenório Cavalcante, (Agudos /SP)GLAUCIA OGASAWARA SOARES (de Garça-Izumo /Japão) ÉRIKA BUCHIGNANI PINELLI (Garça /SP)EDUARDO ANDRESSA PEDROLLI (Garça /SP) Padre PAULO JOAQUIM DE SOUZA (Paroco da Paroquia São Francisco de Assis de Adamantina /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO casal: ALINE MORENO FERREIRA PELEGRINE e CASSIANO PELEGRINE DE SOUZAó2014ó08 ANOS (Equipe 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO-Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre ANDERSON MESSINA PERINI ó2010ó12 ANOS ó (SCE do Setor de Garça-Paroco da Paroquia São Pedro Apostolo de Garça /SP) Padre TONY FUNABASHI TAKUNOó2010ó12 ANOS ó (Diocese de Marilia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO CláudiO de La Colombiere

SANTOS Faustino e Jovita  

SÃO Sigfrido  

BEATO MIGUEL SOPOCKO  

SÃO Teotônio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Os fariseus querem sinais do céu. Herodes teme perder o poder. Os discípulos estão na mesma mentalidade=> E ainda não entendeis? – Mc 8,14-21

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O cristão não está livre das tentações, mas pode vencê-las com o auxílio do “Pai das luzes”, o Deus da vida. Renovemos nossa total confiança no Senhor, o qual “não rejeita o seu povo”.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA FÉ NA TUA PROVIDÊNCIA PATERNA QUE SE MANIFESTOU DE TANTOS MODOS EM MINHA VIDA, E LIVRA-ME DE COLOCAR MINHA ESPERANÇA NAS COISAS DESTE MUNDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 15 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Os discípulos de Jesus têm o coração endurecido; ainda não compreendem quem ele é, tampouco sua missão entre nós. Acolhamos a Palavra da verdade. 

 

1ª Leitura (Tg 1,12-18) – Deus não tenta a ninguém.  Início da Carta de São Tiago:

 

 1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma. 5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos. 9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 94(93)

 

Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

 

 

– 15 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.'   (Mc 8,11-13)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama, realmente, guardará minha Palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,2).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós Marcos.

 

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:  Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?””...

(Marcos 8,14-19).

 

Jesus, o senhor escolheu discípulos que não se distinguiam nem pela inteligência, nem pela formação.

Certamente, tinham dificuldade para entender muito do que o senhor fazia e falava, como também para interpretar os sinais que brotavam dos seus milagres.

Era uma fé pequena, que se limitava ao ato exterior sem conseguir penetrar na sua significação, que revelava o senhor como Messias e Filho de Deus.

Quando falou em fermento dos fariseus e de Herodes, indicava à má influência que exerciam sobre as ideias do povo.

 

Somente quando receberam o Espírito Santo, após a sua Ressurreição, seus olhos interiores se abriram e eles se transformaram em testemunhas da sua Páscoa.

 

Senhor, também a nossa fé não vai muito além da casca de tudo o que ouvimos e vemos.

 

Há muito fermento azedo limitando a nossa capacidade de pensar e de perceber o sentido perigoso de muitas comunicações. 

 

Cremos no senhor, mas o seu Evangelho está longe de ter penetrado o nosso modo de pensar e de agir.

Preferimos ficar nas promessas, as fórmulas e nos milagres, sem perceber o sentido transformador das suas palavras.

 

Por isso, lhe suplicamos que continue a nos ensinar com paciência, para que aprendamos a vislumbrar, através dos sinais que nos deixou, a maravilha da sua revelação e a imensidão do seu amor por nós.

Sabemos que não basta a porta da inteligência para penetrar na sua sabedoria, é preciso abrir primeiramente a porta do coração. 

 

Na medida em que acreditamos que o senhor nos ama infinitamente, e procuramos dar uma resposta a esse amor, através da nossa compaixão pelo  próximo, as suas palavras se enchem de sentido e seus sinais se transformam em pontos de encontro profundo com o senhor.

 

Maria santíssima, nós lhe pedimos que nos proteja do fermento dos hipócritas e dos poderosos, que está azedando a vida do nosso povo. Faça-nos participar da sua sabedoria, para que possamos entender a palavra de Deus e perceber o sentido dos sinais, que seu Filho nos deixou. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus alerta os discípulos sobre o fermento dos fariseus, sua ideologia nacionalista, e dos herodianos, ideologia da dominação. São dois fermentos que destroem o Evangelho, o projeto de Jesus. Os discípulos pensam que é por não estarem levando pão consigo. A partir disso, o Mestre alerta a incompreensão de seus seguidores, depois de tudo o que ele já realizou. A passagem é uma dura repreensão do Mestre contra seus discípulos, pois eles ainda não compreendem. O alerta de Jesus serve para nós também: é importante não se fixar na superfície dos sinais realizados por ele, mas avançar para a dimensão mais profunda de tais sinais. Em outras palavras, é fundamental ir além de uma leitura fundamentalista. O texto nos mostra que podemos perder de vista o fundamental, o sentido cristão das coisas, quando estamos dominados pelo imediatismo.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,14-21 - Como entender as coisas de Deus?

 

Oração Inicial


Iniciemos a nossa oração pedindo ao Espírito Santo que nos ilumine, nos nutra com seu amor e sua sabedoria

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem no texto. Por que Jesus chama atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes? Quais palavras chamaram sua atenção durante a leitura?

 

“Jesus disse aos discípulos que eles tivessem cuidado com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes. Claro, isso não tinha nada a ver com pão. Tinha a ver com o modo de agir dos fariseus e dos partidários de Herodes. Esse não era um fermento bom. Eles desprezavam o povo simples, viviam de aparência, carregavam o povo de obrigações e estavam atrás dos próprios interesses. O discípulo de Jesus não pode agir assim. Ele deve aprender com o Mestre que, particularmente, quando multiplicou o pão no deserto, agiu com compaixão, com espírito de serviço e de partilha e com confiança em Deus. Como discípulos do Senhor, aprendamos a agir como ele, não imitemos os falsos profetas de hoje.”

 

2. Meditação (Caminho)

Este momento de meditação, retome o Evangelho, leia-o com muita atenção e deixe-se tocar por ele. Permita que Deus fale com você por meio do texto, pois a sua Palavra é Palavra de vida.

O que o texto diz para mim?

Jesus diz aos discípulos: “E vós ainda não compreendeis?”

Olhemos para nós mesmos e nos perguntemos o quanto a Palavra nos transforma.

Meu coração está aberto e dócil à Palavra?

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tocado(a) pela Palavra, eleve sua oração ao Senhor. Apresente a Ele o seu pedido e suas intenções. Conclua rezando: “Senhor Deus, ajudai-nos a acolher e viver os ensinamentos de vosso Filho, que são palavras de vida eterna. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.