segunda-feira, 21 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Tira primeiro a trave do teu próprio olho. – (Mt 7,1-5)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 21 DE JUNHO de 2021 (segunda-feira) 172  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A MAIOR PROVA DE CORAGEM É SUPERAR AS DERROTAS SEM PERDER O ÂNIMO.

(Robert Ingersoll)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

INICIO DO INVERNO

 DIA NACIONAL DA PROTEÇÃO AO DIREITO DE AMAMENTAR

 DIA NACIONAL DO CONTROLE DA ASMA

 DIA NACIONAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 DIA MUNDIAL DE ANDAR DE SKATE

 DIA MUNDIAL DO HUMANISMO

 DIA MUNDIAL DA HIDROGRAFIA

 DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA

 DIA DO MEL

 DIA DO INTELECTUAL

 DIA DA MÍDIA

 DIA DO PROFISSIONAL DE  MÍDIA

 DIA DO YOGA

 DIA DO RELÓGIO DO SOL

 DIA DA GIRAFA

 DIA EUROPEU DA MÚSICA

 DIA DO DISCO DE VINIL / LONG-PLAY

 DIA DO APERTO DE MÃO

 DIA DO SEMINARISTA

DIA DA JUVENTUDE CATÓLICA

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Analândia - Cedral (São Paulo) Camalaú (Paraíba) Crato (Ceará) Ilhota - Imbituba - Nova Veneza - Rio Fortuna - Santa Cecília (Santa Catarina) Ouro Branco (Alagoas) São Luís Gonzaga do Maranhão (Maranhão) São Pedro do Piauí (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ ROBERTO NAIDHIG (primo-Araraquara /SP) ANTONIO JOSÉ PARO (Lions Clube de Penápolis /SP) HÉLIO P. RUIZ (1VDG-Lions Clube de LINS /SP)MARCIANO SILVESTRE DA SILVA (Diretor Internacional-Lions Clube de Ourinhos /SP) ROSE WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) SIMONE NONATO MENÃO (PPA-Garça /SP)  LUIZ CARLOS ANDRIOLLO (Garça /SP) ALEXANDRE GAVAZZI CESAR (Advogado Marilia /SP)ROBERTO DE FREITAS QUEIROZ (Socorro /SP) JOANA SANTOS (Garça /SP) WALTER CALDEIRA (Garça /SP) ROSINHA ALBA RUANO (BASTOS /SP)

.. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó12 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENA CINQUENTENÁRIOó1997 ó24 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO LUIS GONZAGA

Luís (Itália, 1568-1591), nascido da nobreza e favorecido por uma educação esmerada, optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus. Dedicou-se intensamente ao estudo, à oração e à caridade, especialmente para com os que sofriam de peste. É conhecido como padroeiro da juventude.

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não julgueis, e não sereis julgados – Mt 7,1-5

Deus nos julga com a mesma medida que usamos para os outros. Julgar o próximo é nos colocarmos como referência. Isso significa desconhecer nossas fraquezas.

 

- O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário (Sl 23,4.3).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Luís nasceu na Itália em 1568 e lá faleceu em 1591. Renunciou à vida de nobreza dos Gonzagas e a toda a glória do mundo para ingressar na jovem Companhia de Jesus, os Jesuítas. Foi noviço exemplar e dedicou-se intensamente ao estudo, à oração e à caridade. Peçamos pelos jovens que se põem inteiramente a serviço do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DE JULGAR MEUS SEMELHANTES DE MANEIRA SEVERA E IMPIEDOSA. QUE EU SEJA MISERICORDIOSO COM ELES, ASSIM COMO ÉS MISERICORDIOSO COMIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 21 de junho de 2021  2ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO

– Liturgia da Palavra 

Começa uma nova história: a de Deus que escolhe Abrão como portador de bênçãos para a humanidade; e a do homem que, guiado pelo olhar da fé docilmente se deixa conduzir pelo Senhor. 

 

1ª Leitura (Gn 12,1-9)  – Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito.   Leitura do Livro do Gênesis.:

 

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”

4E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. 5Ele levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como todos os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram rumo à terra de Canaã e ali chegaram.

6Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: “Darei esta terra à tua descendência”. Abrão ergueu ali um altar ao Senhor que lhe tinha aparecido.

8De lá, deslocou-se em direção ao monte que estava a oriente de Betel, onde armou sua tenda, com Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali construiu também um altar ao Senhor, e invocou o seu nome. 9Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi até o Negueb.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

– 21 de junho de 2021  2ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO

– Evangelho do dia 

 

Tira primeiro a trave do teu próprio olho.  (Mt 7,1-5)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.

3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Julgar o próximo cabe somente a Deus”

 

“Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?”

(Mateus 7,3).

Jesus, hoje, está nos ensinando a termos “desconfiômetro”, porque é o que falta, muitas vezes, nas nossas atitudes humanas, na nossa própria relação de fé. Somos muito de julgar, de olhar para a vida do outro, observar o que é da vida do outro, ver o problema, o defeito, o erro do outro, e isso nos torna cada vez mais cegos a respeito de nós mesmos.

 

O tempo e a energia que gastamos para observar os defeitos e as dificuldades dos problemas dos outros nos tira o foco do nosso cuidado interior. Então, com a mesma medida com que nós julgamos seremos julgados.

 

Não precisamos negar que vivemos numa sociedade do julgamento. Vivemos numa sociedade onde julgar a vida dos outros é a prática, é o costume, é o comum dos homens.

 

Sábio é aquele que não segue! Porque, nessas reuniões, nesses encontros pessoais, até em redes sociais, o que se fala da vida dos outros não é brincadeira. E muitas pessoas ficam até doentes quando não podem se encontrarem com outro para falar de alguém.

 

“Somos muito de julgar, de olhar para a vida do outro, ver o defeito, o erro do outro”

 

Alguém diz assim: “Eu preciso muito desabafar”. O que é desabafar para alguns, senão falar mal de alguém? O que é para alguns viver, senão viver falando mal da vida dos outros?

 

Estamos, de fato, perdendo a direção, a bússola daquilo que deve ser a convivência humana. Não é julgando uns aos outros, não é nos condenando, não é criando a nossa medida, porque isso revela a autossuficiência, o orgulho e a soberba.

 

Quem é que julga? É aquele que está acima dos outros, é aquele que sabe mais, aquele que se acha melhor que os outros. Se Jesus diz que Ele não veio ao mundo para julgar o mundo, mas eu me coloco acima de Jesus e vivo para julgar os outros, falta-me de verdade o desconfiômetro ou a capacidade de me enxergar.

 

Temos defeitos, problemas, temos tanta coisa para cuidar dentro de nós. “Mas meu defeito não é como o do outro”, isso é o que nós achamos, esse é o julgamento que nós fazemos. Deixemos que Deus nos julgue, deixemos que Ele use de misericórdia para conosco, por isso usemos de misericórdia uns para com os outros.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se posiciona contra o julgamento arrogante. Trata-se do julgamento que despreza e condena. Emitir juízo sobre alguém é, no mínimo, imprudente. Primeiro, porque toda pessoa é um mistério, e não está em nosso poder conhecer-lhe o interior, o que pensa e o que sente. Segundo, porque mesmo que sejamos testemunhas oculares de suas atitudes, corremos o risco de interpretá-las erroneamente, não raro movidos por preconceito ou má-fé. Não fomos criados para condenar, e sim para amar. Eis por que Jesus nos deixa um recado sensato e mais que oportuno: “Tire primeiro a trave de seu olho, e então você enxergará bem para tirar a trave do olho de seu irmão”. Tarefa para a vida inteira, já que corrigir os próprios defeitos não é fácil nem automático: requer intenso e perseverante trabalho espiritual.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre, tua advertência vem nos ajudar a corrigir uma tendência bastante comum entre os seres humanos: a de apontar e criticar os defeitos dos outros. Senhor, tu nos ensinas a prestar atenção primeiramente em nossos próprios defeitos. Observar e emendar. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 7,1-5 - Tirar a trave do próprio olho

Oração Inicial

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o texto do evangelho com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais as fortes recomendações de Jesus?

 

“Deus nos julga com a mesma medida que usamos para os outros. Julgar o próximo é colocar a nós mesmos como referência. Isso significa desconhecer nossas fraquezas e limitações diante de Deus. Devemos nos preocupar com o irmão e, sempre que possível, ajudá-lo em sua caminhada. Por vezes, falamos em correção fraterna. Talvez a expressão mais apropriada seja: entre ajuda. É um diálogo de mão dupla: falamos e escutamos. Por vezes existem três diferentes pontos de vista: a minha opinião, a opinião do outro e a opinião verdadeira. A oração e o exame de consciência iluminam as atitudes: as nossas e as dos outros. Podemos sempre errar, mas, quando isso acontecer, que nosso erro favoreça a misericórdia.”

 

2. Meditação (Caminho)

A oração e o exame de consciência iluminam as atitudes: as nossas e as dos outros. Tenho a prática de examinar minhas atitudes à luz da fé, à luz do Evangelho? Enxergo primeiro e severamente o cisco no olho do irmão e não observo a trave em meu olho? Como é minha sensibilidade e coerência nesse sentido?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

contemplando as três recomendações: ““Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. ” Em qual dessas recomendações eu sinto que preciso ter maior vigilância no meu cotidiano? Como quero melhorar esta atitude, na prática, hoje?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.