quinta-feira, 22 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! - (Lc 19,41-44)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 22 DE NOVEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 326º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A MÚSICA É O VERBO DO FUTURO.
(Victor Hugo)

 Datas Comemorativas 
DIA DA MÚSICA
DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO
DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL
DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL
DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Niterói (Rio de Janeiro) Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins/SP) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó59ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA CECÍLIA
Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.
TOMÁS REGGIO

- Louvem as virgens o nome do Senhor, porque só ele é excelso; sua glória excede a terra e o céu (Sl 148,12).
Oração
PAI, DÁ-ME O BOM SENSO DE ACOLHER A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES EM TEU FILHO JESUS. DESTA FORMA, NÃO INCORREREI EM CASTIGO SEMELHANTE AO QUE SE ABATEU SOBRE A CIDADE SANTA.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender às nossas preces pela intercessão de Santa Cecília. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
22/11/2018 Quinta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Sta. Cecília, VfMt., memória.
O Cordeiro imolado e vitorioso traz salvação e paz aonde quer que haja filhos e filhas de Deus esmagados por situações desumanas e abandonados à própria sorte.

1ª Leitura (Ap 5,1-10) – O Cordeiro foi imolado, e com seu sangue adquiriu para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 149
Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.


Evangelho do dia
22/11/2018 Quinta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Sta. Cecília, VfMt., memória.
Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! - (Lc 19,41-44)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (1Jo 4,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Vamos dar nossas vidas a Deus
Vamos aprender com Maria para nos consagrar e dar a vida por Deus!
E indicando com a mão para seus discípulos, ele disse:" Estes são minha mãe e meus irmãos. Tome qualquer um que faça a vontade do meu Pai Celestial, e isso é para mim um irmão, uma irmã ou uma mãe.”  (Mateus 12:49).

A Igreja nos dá a graça de celebrar a apresentação de Nossa Senhora no Templo. Aquela menina, praticamente recém nascida, foi levada por seus pais, Ana e Joaquín, para ser apresentada ao Senhor.

Os pais sabiam que aquela menina nasceu para ser tudo de Deus, porque eles eram inteiros de Deus. Ana e Joaquín estavam com medo de Deus. Foi um casal que temeu e obedeceu ao Senhor Deus, por isso gerou aquele fruto abençoado que é a Virgem Maria, aquela que seria a Mãe do Salvador.

Maria não empresta apenas a barriga para que Jesus entre nela seja mais do que isso, porque o templo em que Ela é apresentada hoje é o templo em que Ela se tornou.

O templo é o lugar do encontro com Deus. Quando entramos no templo, a graça de Deus entra em nós, entramos nele também. Quando Maria foi apresentada ao templo, ela se tornou um templo, um lugar onde Deus vivia. E assim, aquela menininha foi criada, essa jovem cresceu e se tornou Mulher e Mãe de Jesus. Mas ela já era (desde o ventre de sua mãe) servida pelo Senhor e, portanto, foi apresentada como criança para ser um templo e um lugar da morada de Deus.

O que Maria foi e ainda é por toda a eternidade é o que Deus quer que sejamos. Saúdo, com muito amor em cada celebração, quando os pais levam o recém-nascido para ser apresentado na Igreja. Fico feliz em ver que essa prática cresce mais e mais em todos os lugares.

E não apenas um ritual: "Eu vou trazer a Igreja a não ficar doente, e nenhum mal acontecer". Vamos trazer a Igreja para se preparar para o Batismo, para então ser batizado e, mais que isso, para a criança crescer consagrada a Deus, conta dele, mas vamos educá-los a crescer no amor de Deus.

Numa casa que tem o temor de Deus, as crianças também são criadas neste mesmo medo e crescem no amor de Deus acima de todas as coisas. Portanto, somos chamados irmãos de Jesus, porque o pai, a mãe e o irmão de Jesus são aqueles que fazem a vontade de Deus em sua vida.

Maria não fez a vontade de Deus somente porque gerou Jesus, fez a vontade de Deus porque, quando criança, era tudo de Deus. Vamos aprender com ela para nos consagrar e nos dar a vida por Deus.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Anúncio da destruição de Jerusalém
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—Jesus Cristo, chorando por Jerusalém, anuncia seu final dramático, que chegaria ao ano 70. Com a expulsão do procurador Gésio Floro e a defensa eficaz diante o contra-ataque romano, no ano 66 começou a guerra judia. Mas, não foi somente uma guerra dos judeus contra os romanos, senão periodicamente também uma guerra, em boa parte, civil entre correntes judias rivais. Isto foi o primeiro que deu à batalha por Jerusalém tanta atrocidade.

As palavras de Jesus manifestam antes de tudo seu amor profundo por Jerusalém, sua luta apaixonada por atingir o “sim” da Cidade Santa à mensagem que Ele vai transmitir. Mas os núcleos de suas palavras não apontam às ações exteriores da guerra e a destruição, senão ao final no sentido histórico-salvífico do Templo, que se converte na casa que “fica vazia”: Deixa de ser lugar da presença de Deus.

—Jesus, novo Templo de Deus, eu te peço perdão pelas vezes que não soube te acolher.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus está triste, chora, pois os habitantes de Jerusalém não o reconheceram nem o aceitaram, nem o escutaram, e por isso não se converteram para a missão de paz. Permaneceram cegos, duros de coração. Dá-lhes um puxão de orelhas por causa da incredulidade e arrogância.
- Como é seu coração? Igual ao deles? Lembre-se que amor verdadeiro não se compra. Que Jesus não chore... por suas ingratidões!... por minhas ingratidões!

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos, e Dia Nacional de Ação de Graças.
Vamos nos dispor a acolher a Palavra de Deus, para que hoje ela esteja em nossa mente, em nosso coração e em nossas ações.
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) “Deus derrama lágrimas por seu povo. A sensibilidade de Jesus nos provoca os mais intrigantes sentimentos. Por que Jesus chorou? Por uma cidade? Depois de ter sido aclamado pelo povo, com cânticos de júbilo e aclamando ‘bendito o que vem em nome do Senhor’, Jesus chora ao ver Jerusalém. Jesus vê a cidade com olhar profético. Vê que ela não tem a paz que realmente importa: a paz de Deus. Jerusalém não conhece a hora em que Deus chegou tão perto deles que podiam tocá-lo com as mãos. Para isso, era preciso aceitar o Evangelho. O pranto de Jesus nos ensina que Deus se importa tanto conosco que seu coração se entristece quando tomamos outros caminhos, do pecado e da perdição, afastando-nos dele” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) “Deus derrama lágrimas por seu povo. A sensibilidade de Jesus nos provoca os mais intrigantes sentimentos. Por que Jesus chorou? Por uma cidade? Depois de ter sido aclamado pelo povo, com cânticos de júbilo e aclamando ‘bendito o que vem em nome do Senhor’, Jesus chora ao ver Jerusalém. Jesus vê a cidade com olhar profético. Vê que ela não tem a paz que realmente importa: a paz de Deus. Jerusalém não conhece a hora em que Deus chegou tão perto deles que podiam tocá-lo com as mãos. Para isso, era preciso aceitar o Evangelho. O pranto de Jesus nos ensina que Deus se importa tanto conosco que seu coração se entristece quando tomamos outros caminhos, do pecado e da perdição, afastando-nos dele” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Em sua oração, apresente o apelo que a Palavra despertou em seu coração. Neste Dia de Ação de Graças, agradeça a Deus o dom da vida e todas as graças recebidas ao longo do ano. Reze também pelas realidades e necessidades das pessoas que moram em sua cidade: falta de atendimento médico, pessoas em situação de rua, idosos abandonados, desemprego, violência, falta de Deus nos corações…
Conclua rezando: “Deus da História, que falastes as palavras eternas adaptando-as ao ouvido do homem, que não hesitaste em entrar Tu mesmo no tempo para te fazer encontrar, conhecer e amar por nós. Dá-nos não te procurar longe, mas reconhecer-te em todo lugar onde a tua Palavra proclama a certeza da tua presença, velada hoje, certamente, e sofrida, livre, um dia, e brilhante no ocaso do tempo, quando surgirá a aurora do teu retorno glorioso. Amém. Aleluia!” (Bruno Forte).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) De que forma a Palavra de Deus será conservada em sua vida ao longo do dia? Em quais realidades você pretende colocá-la em prática?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.