sábado, 19 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.” - (Lc 19,45-48)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 19 DE NOVEMBRO DE 2016 (sábado) 323º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE.
(Mario Quintana)


Datas Comemorativas
DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA
DIA INTERNACIONAL DO HOMEM
DIA NACIONAL DE COMBATE AO DENGUE
DIA NACIONAL DO EMPREENDEDORISMO
DIA DA MULHER EMPREENDEDORA
DIA INTERNACIONAL DO DO XADREZ
DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
DIA MUNDIAL DO BANHEIRO
DIA NACIONAL DAS AUTOESCOLAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaóca - Santo Anastácio (São Paulo) Cafeara - General Carneiro - Itaúna do Sul - Ivaiporã - Ourizona - Paiçandu - Rancho Alegre - Santa Isabel do Ivaí (Paraná) Breves (Pará) Lavandeira (Tocantins) Recife (Pernambuco) Iporá (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PRISCILA CONESSA VERI (sobrinha-Professora-Garça/SP) LUIZA GABANA PADILHA (mãe da Rozely Garça /SP) SIDEILDO CASSEMIRO DA SILVA (Eq. 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) SANDRA CRISTINA DE FREITAS (Sapeka Confecções - Garça/SP) HELENA SCALSO CASTRO PERES (empresária em Garça /SP) MURILO DA SILVA PINTO GOES (Garça/SP) SUELY FERNANDES GUIMARÃES (escritora Garça /SP) SERGIO YUKISHIGUE CHIYODA (PDG 2009/2010 Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) GIANI ALESSANDRA PEREIRA (Lions Clube de Herculândia /SP) ANA PAULA MODESTO (Bradesco - Lions Clube de Cotia /SP) SERGIO GOMES TEIXEIRA (Lions Clube de BAURU NORTE/SP) ■-

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS E MARCIO JOSÉ DOS SANTOS ó2005ó9 ANOSó(Garça
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ADAMANTINA ó1964ó52 ANOS (Distrito LC 8)


Santo do Dia
SÃO roque gonzales E companheiros
Os “mártires das reduções jesuíticas” Roque Gonzáles, Afonso Rodríguez e João del Castillo (Espanha) deram a vida em defesa dos povos indígenas da américa do sul (séc. xvii). foram canonizados em 1988.
SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
PAI, ÉS DEUS DA VIDA E DEUS DOS VIVOS, E QUERES TODOS OS SERES HUMANOS EM COMUNHÃO CONTIGO PARA SEMPRE. AJUDA-ME A VIVER, JÁ NESTA VIDA, ESTA COMUNHÃO ETERNA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor,  que a vossa palavra cresça nas terras onde vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sábado 19/11/2016 – 33ª Semana Tempo Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória
O Senhor é o rochedo de toda testemunha sua que anuncia sem medo o evangelho, confiante na vida plena e eterna prometida por Jesus.


1ª Leitura (Ap 10, 8-11) "Estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Disseram a mim, João: 4Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo o tipo de praga. 7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do Abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações, verão seus cadáveres durante três dias e meio, e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra. 11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam, ficaram com muito medo. 12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 143 (144)
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!


Evangelho do dia
Sábado 19/11/2016 – 33ª Semana Tempo Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória
"Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. - (Lc 19,45-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Deus nos prepara para a eternidade
Se não fizermos das coisas espirituais a realidade primeira da nossa vida, cairemos nesse materialismo mundano que há por aí, e não tocaremos no sentido da eternidade!
“Os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento” (Lucas 20,35).
O desenrolar do Evangelho de hoje dá-se pelos saduceus, que negam a ressurreição. Veja que eles fazem parte de um grupo religioso, um grupo de judeus, e creem na Palavra de Deus, na Sua Lei, mas há um elemento fundamental que não faz parte da fé deles: a fé na ressurreição dos mortos.
Para nós é um elemento essencial de nossa fé: cremos que o Senhor ressuscitou e, como Ele ressuscitou, também ressuscitaremos.
Temos que ter muito cuidado, pois vivemos numa época em que muitas outras teorias, filosofias e seguimentos querem negar entre nós a ressurreição dos mortos, por causa de uma visão espiritualista que não corresponde à verdade revelada por Jesus Cristo.
São Paulo nos disse: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé, é inútil o que queremos. Se Ele não ressuscitou, nós também não ressuscitaremos” (cf. I Coríntios 15). Temos que ter cuidado com esses seguimentos, inclusive, os religiosos que pregam isso.
Por outro lado, há também uma contaminação materialista que resume a vida humana ao material, à existência carnal; resume a existência humana pelos prazeres que a vida nos dá. O apego aos prazeres deste mundo é tão grande, que a pessoa não consegue se perceber, ela quer criar um paraíso aqui na Terra, onde viverá todas as delícias, os prazeres da carne, tudo aquilo que se vive neste mundo. Muitos falam: “Este mundo é bom demais!”, dizem que nele há muitos prazeres para vivermos. Essa é uma visão hedonista, cercada apenas da visão material e prazerosa da vida.
Se não tivermos uma sintonia espiritual, se não fizermos das coisas espirituais a primeira realidade da nossa vida, também vamos cair neste materialismo mundano que há por aí, e não vamos tocar no sentido da eternidade.
Meus irmãos, é fundamental desenvolver uma vida mística, uma relação pessoal de espiritualidade, para que possamos tocar nas realidades celestes futuras. Já começamos a viver aqui na terra aquilo que Deus preparou para nós na eternidade; porém, se nos cercarmos demais por uma visão materialista ou carnal das realidades, realmente não teremos sentido de eternidade, não compreenderemos a eternidade. Por isso, os saduceus colocaram esta dificuldade para Jesus: “Na vida futura, com quem este homem vai se casar? Afinal de contas, a irmã se casou com ele, depois a outra e assim por diante. Na vida futura, vai ser marido de quem?”.
Na vida futura seremos como os anjos. A vida sexual, a relação íntima do homem e da mulher tem uma finalidade procriativa e unitiva, mas correspondente à vida na terra. Na vida futura, teremos outra visão de prazer, de realidade. O nosso prazer, a nossa alegria será a visão beatífica de Deus, a presença amorosa d’Ele, estarmos com Ele e com toda a beleza da vida divina.
Se não nos cercarmos da vida divina, aqui na Terra, e nos deixarmos emergir somente pelos prazeres sensíveis, não saborearemos e não saberemos tocar no sentido da vida celeste que nos espera.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "20, 27-40
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Como todos nós vivemos num mundo marcado pelo materialismo, cada vez mais somos tentados a fazer da matéria a causa da nossa felicidade e nos fecharmos nessa realidade para analisar todas as coisas e, com isso, não somos capazes de ver outros caminhos para a felicidade ou até mesmo outras condições de vida que Deus pode nos conceder para o nosso bem, como é o caso da vida eterna.
O erro que os saduceus cometeram e que aparece no evangelho de hoje é esse: se tornaram tão materialistas que ficaram incapazes de abrir o próprio coração para a proposta da vida plena que nos é feita pelo próprio Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Os adversários de Jesus, que negavam a ressurreição dos mortos, o provocaram e Jesus passou-lhes seu recado: as coisas de Deus estão acima do modo de pensar terreno.
O sentido de toda a criação é viver para Deus e a vida em Deus não tem fim.
As instituições terrenas não continuarão no céu, que é o mundo da justiça plena.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
– Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
– Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
– Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
– Sua fidelidade dura eternamente (bis)
– Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
– Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
– Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
– Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
– Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
– Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente o texto na Biblia: Lc 20,27-40 e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Os saduceus foram a Jesus porque queriam entender a questão da ressurreição. Jesus inicia fazendo uma correção. A ressurreição verdadeira consiste em passar a uma nova categoria, a de filhos de Deus. O matrimônio, após a morte, não permite gerar filhos. Tampouco se casa após a morte. Após a morte, “os que vivem, vivem para o Senhor”, como diz São Paulo aos Romanos (Rm 14,8).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Meu Deus é o Deus dos vivos como propõe Jesus? Ou, fico ainda com conceitos e idéias de um Deus dos mortos? Em Aparecida, disseram os bispos: “Jesus Cristo é a plenitude que eleva a condição humana à condição divina para sua glória: “Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em abundância” (Jo 10,10). Sua amizade não nos exige que renunciemos a nossos desejos de plenitude vital, porque Ele ama nossa felicidade também nesta terra. Diz o Senhor que Ele criou tudo “para que o desfrutemos” (1 Tm 6,17).” (DAp 355).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, renovando minha fé na ressurreição:
Creio
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo,
Seu único Filho, Nosso Senhor,
Que foi concebido pelo Espírito Santo.
Nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
Foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
Ressuscitou ao terceiro dia,
Subiu aos céus,
Onde está sentado à direita de Deus Pai
E donde há de vir julgar os vivos e os mortos,
Creio no Espírito Santo,
Na santa Igreja católica,
Na comunhão dos santos,
Na remissão dos pecados,
Na ressurreição da carne,
Na vida eterna. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Meu novo olhar é de renovada fé. Sinto que minha fé é pequena, por isso, passarei o dia repetindo a oração de uma pessoa do Evangelho:”Creio,Senhor, mas aumenta a minha fé!” (Mc 9,24).
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.