segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu. - (Mt 8,5-11)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 02DE DEZEMBRO de 2019 (segunda-feira) 336º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O TUDO O QUE É BOM DURA O TEMPO NECESSÁRIO PARA SER INESQUECÍVEL.
(Fernando Pessoa)


 Datas Comemorativas 
DIA Nacional do Samba
DIA Nacional das Relações Públicas
DIA Panamericano da Saúde
DIA Nacional das Relações Públicas
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas
DIA Nacional da Astronomia
DIA Internacional para a Abolição da Escravatura
DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Araçatuba - Avaí - Presidente Alves (São Paulo) Ipiaú (Bahia) Faxinal do Soturno (Rio Grande do Sul) Aroeiras - São Mamede - Uiraúna (Paraíba) Santa Rita (Maranhão) Olho D'Água das Flores - Paulo Jacinto (Alagoas) Antônio Almeida - Dom Expedito Lopes - Francisco Ayres - Hugo Napoleão - Manoel Emídio (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELa Pereira dos Santos YAMACUTI (Educadora-Lions Clube de Iacri /SP) EDUARDO Ribeiro (Lions Clube Irapuru Caçula /SP) Milton Bezerra da Silva (Lions Clube Ilha Solteira /SP) ERNESTO DA CUNHA JARDIM (PDG 2012/2013-Lions Clube de BH Centro /MG) OSNI BRUNO DA SILVA (EQUIPE Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) BÁRBARA LIMA BARBARESCO (Marilia /SP) Ana Cristina Guirado Mottes (Garça /SP)Fátima Lara Sobreira (São Caetano do Sul/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALINE BATISTA OLIVEIRA e FABRICIO DE OLIVEIRAó2006ó13 ANOSó(EQUIPE 13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça/SP)ROSE MEIRE FIDÊNCIO FRASSON e PEDRO JOSÉ FRASSONó1989ó30 ANOSó(EQUIPE 06 Nossa Sra. do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO SILVÉRIO
SANTA BIBIANA ou VIVIANA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Iniciando a caminhada em preparação ao Natal, deixemo-nos imbuir da justiça do Senhor e busquemos nele refúgio. Seu reino é proposta aberta a todos os que se aproximam dele com fé.
– Oração 
PAI, QUE A PURIFICAÇÃO DA FÉ PREDISPONHA-ME PARA IR AO ENCONTRO DO SENHOR. COMO O HOMEM PAGÃO, QUERO MANIFESTAR UMA FÉ IMENSA NO PODER SALVÍFICO DE TEU FILHO JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos à vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 02/12/2019SEGUNDA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
É sempre motivo de alegria acolher a Palav ra de Deus, que nos mostra a ação do Senhor em favor do seu povo, sem fazer distinção entre as pessoas, mas libertando-as de seu males.

1ª Leitura (Is 4,2-6) Haverá grande alegria para os sobreviventes de Israel.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará em todo lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 121(122)
Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

– Evangelho do dia 
 02/12/2019SEGUNDA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu. - (Mt 8,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó vindes libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (Sl 79,4)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“A nossa salvação está em Jesus”
 Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”
(Mateus 8,10).
Jesus estava elogiando o oficial romano porque ele se aproximou d’Ele suplicando pelo seu empregado que estava de cama, estava enfermo, estava sofrendo muito.

Esse oficial romano sabia que com todo o seu poder, com o seu dinheiro, ele não era capaz de curar o seu empregado, mas ele sabia que Jesus podia. Por isso, ele colocou toda a sua fé e confiança em Jesus.

A pergunta que nós temos que fazer é: “Onde estamos colocando a nossa fé? Em quem estamos depositando a nossa confiança? Para quem estamos olhando para buscar a nossa salvação, a nossa restauração e a cura dos nossos, a salvação da nossa casa e da nossa família?”.

A verdade é que muitas casas se perderam quando colocaram no dinheiro, nas pessoas e na prosperidade a própria salvação. A verdade é que muitos de nós nos perdemos também quando deixamos de olhar para Jesus para olhar para nós, para o mundo, para as pessoas e colocar nelas a nossa confiança, nossa esperança e salvação.

Jesus é o nosso salvador, é Ele que pode nos salvar, nos curar e nos restaurar. Não foi uma simples cura que esse oficial romano foi buscar para o seu empregado. Na verdade, a cura quer dizer a salvação e bastava uma palavra de Jesus para que o oficial fosse salvo.

“Olhemos para Jesus e permitamos que a Sua salvação chegue a nós, aos nossos, a nossa casa e cure todos nós.”

Basta uma palavra de Jesus, basta que a palavra de Jesus entre em nós para que sejamos salvos.

Vivemos tantas angústias e tribulações, passamos por tantos sofrimentos e tempos difíceis nesses tempos em que nos encontramos, e para não nos perdermos no meio de tantas confusões é muito fácil, porque estamos ao lado de Jesus, mas não estamos olhando para Ele.

Os judeus tinham Jesus, mas muitos não olharam para Ele, muitos não colocaram n’Ele a sua total confiança e esperança, mas esse não era judeu, era um oficial romano, era dito como um pagão e por isso Jesus diz: “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus”.

Quem há de sentar-se com Jesus não é quem tem título de cristão, não é quem tem essa ou aquela denominação. Quem vai sentar-se com Jesus é quem olha para Ele, quem coloca n’Ele a sua fé, sua confiança, sua esperança e sabe que só Ele pode nos salvar.

Olhemos para Jesus e permitamos que a Sua salvação chegue a nós, aos nossos, a nossa casa e cure todos nós.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Advento (“adventus”): movimento de Deus para a humanidade
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje a comunidade eclesiástica, enquanto se prepara para celebrar o grande mistério da Encarnação, está convidada a redescobrir e aprofundar sua relação pessoal com Deus. A palavra latina "adventus" se refere à vinda de Cristo e põe em primeiro plano o movimento de Deus para a humanidade, ao que cada um está chamado a responder com a abertura e adesão que apreciamos no centurião.

Ao igual que Deus é soberanamente livre ao revelar-se e entregar-se, porque só o move o amor, também a pessoa humana está livre ao dar seu consentimento, mesmo que tenha obrigação de dar: Deus espera uma resposta de amor. Durante estes dias a liturgia nos apresenta como modelo perfeito desta resposta à Virgem Maria.

—Santa Maria, tu melhor que ninguém pode guiar-nos a conhecer, amar e adorar ao Filho de Deus feito homem. Acompanha-me para que possa me preparar com sinceridade de coração e abertura de espírito a reconhecer em teu Menino de Belém ao Filho de Deus que veio para nos salvar.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Duas virtudes se destacam de imediato na pessoa do oficial romano: a humildade e a fé.
 O oficial, chamado também de centurião, era responsável por cem soldados romanos. Portanto exercia importante cargo na sociedade. Mesmo assim, desapega-se de sua posição social e se dispõe a procurar Jesus para lhe pedir discretamente que venha em socorro do seu empregado enfermo. Embora não pertença ao povo de Israel, o centurião crê que Jesus é um enviado de Deus e tem poder de curar.
Jesus não só atende ao seu pedido, curando-lhe o empregado, mas elogia a sua fé.
O centurião é um dos primeiros de uma série de pagãos que vão se abrir para formar a nova família de Deus, os cristãos.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 24,37-44 - 1º Domingo do Advento - Vigiar e ser fiel
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz! 
  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
2.   Ó vem, como a chuva no chão 
Trazendo fartura de vida e de pão! 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou 
Só tua palavra nos salva Senhor! 
4.   Ó vem, como chega a carta querida 
Bendito carteiro do Reino da Vida! 
5.   Ó vem, como chega o filho esperado 
Caminha conosco Jesus Bem amado! 
6.   Ó vem, como chega o Libertador 
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mt 8,5-11 - Jesus cura  sem limites

Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
 - Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
 - Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus. O oficial romano respondeu:
 - Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
 Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
 - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó.
Refletindo
O oficial romano, por ser pagão, era para os judeus “ impuro”, isto é, inaceitável. Um judeu observante não falava com um pagão e, muito menos, entrava na sua casa. Era o preconceito, por ser ele considerado impuro. O oficial romano é também chamado “centurião”, derivado de “cento”, ou seja, chefe de um batalhão de cem soldados. Pela  sua fé,  elogiada por Jesus, o centurião se torna representante de todos os pagãos que crerão em Jesus. Fica também entendido que as fronteiras do Reino de Deus vão muito além das fronteiras que criamos. A fronteira é a fé. Sem esta fé não se entra no Reino..

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para nós?
O texto do Evangelho lido nos fala de Não discriminar a ninguém e também, de fé.
Meditação
Os bispos, em Aparecida, usaram uma expressão interessante: "a formosa aventura da fé": " A Igreja, como “comunidade de amor” é chamada a refletir a glória do amor de Deus que, é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo. No exercício da unidade desejada por Jesus, os homens e mulheres de nosso tempo se sentem convocados e recorrem à formosa aventura da fé. “Que também eles vivam unidos a nós para que o mundo creia” (Jo 17,21). A Igreja cresce, não por proselitismo mas “por ‘atração’: como Cristo ‘atrai tudo a si’ com a força de seu amor”72. A Igreja “atrai” quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem uns aos outros como Ele nos amou (cf. Rm 12,4-13; Jo 13,34)." (DAp 159 ).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Vivemos esta fé que cria também a comunhão?
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluimos com a

Oração da Campanha da Evangelização
Pai Santo,
quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo
fonte de salvação para todas as nações,
a fim de que a obra do Cristo que vem
continue até o fim dos tempos.
Aumentai em nós o ardor da evangelização,
derramando o Espírito prometido,
e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém!

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Na vida, vamos nos empenhar para lançar sobre cada situação ou pessoa um olhar de fé

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.