sexta-feira, 3 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão. – (Lc 5,33-39)

 



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 03 DE SETEMBRO de 2021 (sexta-feira) 246 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

UM SORRISO SIGNIFICA MUITO: ENRIQUECE QUEM O RECEBE, SEM EMPOBRECER QUEM O OFERECE.

(Autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO BIÓLOGO

DIA DO DIREITO DAS MULHERES

DIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES

DIA DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA DO GUARDA CIVIL

DIA DA INTERCESSÃO PELA COMUNICAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilhabela (São Paulo) Ângulo (Paraná) Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte) Senador Pompeu (Ceará) São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVONETE ALVES BALBINO ROSSI (prima – Professora – São Paulo /SP)MARISA CRISTINA AP MANCINI DE OLIVEIRA (Constroleo - Garça /SP)JOSIMAR DE CASTRO (Garça /SP) CELIA TONON (Garça /SP) MIRIAN LARA VERONEZ BASSINI (Marilia /SP) PEDRO MACHADO LOPES (neto da Marli Lameirão-Rio de Janeiro /RJ) ANA HELOISA NOGUEIRA IZAR FIDÊNCIO (Fórum-Garça /SP) )EDNÉIA GUIMARÃES FREITAS MANCUZO (Drogaria Central-Garça /SP) CRISTINO HERNANDEZ RESPETO (Lions Clube de Aguadilla /Porto Rico)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HELOISA BELINE DE ANDRADE e HELBER HENRIQUE DE ANDRADE ó2003ó16 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP) MARINEZ NASCIMENTO AGUIAR e MARCELO TECHI ZANOTI ó1993ó27 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

LUCIANA  FERREIRA LEME e RAFAEL LEME ó2011ó10 ANOS (PPA-CURITIBA /PR)

VANIA e ADHEMAR DE TOLEDO NETOó (Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO GREGÓRIO MAGNO

Gregorio (Itália, 540-604), de imensa preocupação pelo povo quando prefeito de Roma, abandonou a vida pública e ingressou na Ordem de São Bento. Eleito papa em 590, governou a Igreja com solicitude e caridade, promoveu a ação missionária e, particularmente, a liturgia, divulgando o gênero de música vocal que leva o seu nome.

SÃO MARINO EREMITA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Vinho novo em odres novos – Lc 5,33-39

 

 

- O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Gregório nasceu em Roma, por volta de 540, e lá faleceu em 604. De nobre família, ocupou cargos de grande relevo na sociedade, chegando a ser prefeito de sua cidade natal. No entanto, desprendeu-se dos títulos e bens terrenos para se tornar monge beneditino. Aprofundou seus estudos bíblicos e teológicos e deu significativo destaque à liturgia e ao canto sacro. Eleito papa, demonstrou grande zelo pelas missões. A seu exemplo, valorizemos o trabalho missionário e sejamos zelosos com as celebrações litúrgicas.

 

– Oração 

 

PAI, ABRE MEU CORAÇÃO PARA ACOLHER A NOVIDADE TRAZIDA POR JESUS, SEM QUERER DETURPÁ-LA COM MEUS ESQUEMAS MESQUINHOS E CONTAMINÁ-LA COM O EGOÍSMO E O PECADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de são Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 03 de setembro de 20216ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus, o realizador da paz, inaugura o tempo da alegria. O novo espírito do Evangelho não pode ser recebido nos esquemas envelhecidos do legalismo sem interioridade. 

 

1ª Leitura (Cl 1,15-20) – Tudo foi criado por meio dele e para ele.  Início da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.

Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 100(99)

 

Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

 

 

– 03 de setembro de 20216ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.  (Lc 5,33-39)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A cada dia, Deus tem uma graça nova para nossa vida”

 

Vinho novo deve ser colocado em ordens novos”

(Lucas 5,38).

Todos nós temos sede e necessidade de renovação, de purificação. Todos nós temos necessidades de vivermos uma vida nova ou renovarmos a nossa vida. Mas como é que vamos ter uma vida nova ou renovarmos a nossa vida se vivemos apegados às coisas velhas, se vivemos presos aos conceitos velhos? Se estamos apegados, inclusive, às coisas que são velharias? Sabe aquelas coisas antigas que vamos juntando, vamos acumulando e guardando?

 

Só ficamos mais pesados com tudo aquilo que de velho nós guardamos, seja nos nossos armários, nas nossas despensas, nos nossos quartos, mas, sobretudo, aquilo que guardamos dentro de nós. Se ficarmos com peso, o acúmulo de mágoas, ressentimentos, rancores, decepções e frustrações que passamos nesta vida, a sobrecarga da mente é terrível, ficamos terrivelmente abalados, cansados, impedidos de irmos para frente, porque parece que tem um peso sobrecarregando a nossa vida. É o peso das coisas velhas que não nos livramos e libertarmos.

 

“Deus tem um vinho novo, uma graça nova, uma bênção nova para derramar em nossa vida a cada dia”

 

Costumo dizer que você precisa sempre se libertar das coisas que você não utiliza, por mais que um dia você ache: “Vou precisar disso e daquilo”. Não! Tenha o essencial para as coisas não ficarem pesadas no ambiente onde você vive, onde você está. Inclusive, até a dificuldade que, muitas vezes, temos de arrumar a casa, o quarto, de arrumar a nossa vida é porque tem muita coisa guardada e acumulada.

 

Quanto mais simples formos, quanto menos coisas carregarmos na vida, mais controle, organização e renovação teremos. Às vezes, vejo como é difícil a pessoa conseguir arrumar até seu próprio carro, porque tem tanta coisa guardada dentro que até para limpar é difícil.

 

Olhemos para dentro de nós, olhemos para dentro do nosso coração, como é que o vinho novo da graça, a Boa Nova do Evangelho vai ter efeito de transformação na nossa vida e no nosso coração, se estamos cheios de coisas velhas aninhadas, guardadas dentro do nosso ser.

 

Vinho novo em odres novos. Deus tem um vinho novo, uma graça nova, uma bênção nova para derramar em nossa vida a cada dia. Precisamos querer ser novos a cada dia e querer ser acompanhados da determinação de romper com o que é velho, com o que nos estraga romper com os acúmulos de coisas de cargas e sobrecargas que vamos acumulando ao longo da vida.

 

Seja novo a cada dia, porque a graça de Deus faz nova todas as coisas em nossa vida, quando permitimos ser renovados pelo Senhor nosso Deus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O assunto cai sobre a prática do jejum. Há dois grupos de discípulos que o praticam, os de João e os dos fariseus, ao passo que os discípulos de Jesus não o fazem. Doutores da Lei e fariseus querem de Jesus uma satisfação. Jesus desloca a importância do jejuar para o significado do noivo (o próprio Messias), que ora está presente no meio deles. São tempos novos: o tempo da espera já se cumpriu, agora é alegrar- se com a presença de Jesus e da sua Boa-Nova, ouvir-lhe o apelo e dar-lhe adesão pela fé. A comparação de Jesus acentua a necessidade de dar um salto de qualidade para superar esquemas envelhecidos (roupa velha, vinho velho) e assumir a novidade do Reino (roupa nova, vinho novo), isto é, vida abundante e liberdade para todos. Há cristãos que relutam em aceitar que a Igreja se renove!

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, és o protagonista de um novo tempo. Inauguras o tão esperado Reino de Deus. És o “noivo” da humanidade e nos ofereces a festa da salvação. Doutores da Lei e fariseus mantêm-se fechados à novidade. Concede-nos, Senhor, mentalidade aberta para acatar a tua Boa-Nova. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,33-39 - Vinho novo? Odres novos!

 

Oração Inicial
No início deste novo dia, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres novos?

 

“A comunidade de Jesus não se ajusta ao que os fariseus esperavam de um grupo religioso. O jejum falava da esperança messiânica. Agora é vivida uma nova circunstância: o noivo está presente e o jejum é substituído pela alegria que contagia os convidados. Os pecadores são convidados para a festa; é tempo de alegria e não de jejum. Esse tempo é totalmente novo e não aceita remendos antigos. É um vinho novo, que não pode ser colocado em vasilhas antigas e superadas. O discípulo veste a roupa nova da coerência, de um projeto único e harmonioso. Nossa vida deve estar voltada para o noivo – isto é, Jesus –, e não apenas para algumas práticas, por melhores que sejam. Tudo se faz novo, proclama Paulo às suas comunidades.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

 

Como eu renovo ideias e atitudes à luz da Palavra de Deus?

3.Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

4.Contemplação (Vida e Missão)

Da incoerência e da tristeza, livrai-me, Senhor! Seja essa a invocação consciente que elevamos a Deus neste dia.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.