domingo, 3 de dezembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem. - (Mc 13,33-37)


  ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 DEZEMBRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 03 DE DEZEMBRO DE 2017 (domingo) 337º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"O PREÇO DA FIDELIDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA."
                                                                                                                                                                                 (Millôr Fernandes)

 Datas Comemorativas 
DIA do Casal
DIA Internacional dAs Pessoas com Deficiência
DIA Nacional DE COMBATE À PIRATARIA E A BIOPIRATARIA
DIA Panamericano DO MÉDICO
DIA MUnDIal PELO NÃO USO DE AGROTÓXICOS
DIA Internacional dO 3D
DIA DO SELECIONADOR DE PESSOAL
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araçatuba - Avaí - Presidente Alves (São Paulo) Ipiaú (Bahia) Faxinal do Soturno (Rio Grande do Sul) Aroeiras - São Mamede - Uiraúna (Paraíba) Santa Rita (Maranhão) Olho D'Água das Flores - Paulo Jacinto (Alagoas) Antônio Almeida - Dom Expedito Lopes - Francisco Ayres - Hugo Napoleão - Manoel Emídio (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE ARANHA CONESSA (7 anos meu Neto - Garça /SP) Pe. Anderson Messina Perini (Pároco- PARÓQUIA SÃO PEDRO Garca/SP) MARCELO TECHI ZANOTI (EQUIPE Nossa Sra MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) NILZA RODRIGUES VENTRILHO (Lions Clube de de Bauru Norte /SP) HAMILTON HENRIQUE SIQUEIRA (Lions Clube de João Monlevade /MG) Arlette Goulart Boschilia (Lions Clube de Nhandeara /SP) MARIA REGINA MAGANHA MIRANDA SOARES (Sapataria - Garça/SP) Renato Damiani Martins (Garça /SP)Charles Argibai (Rio de Janeiro /RJ) Ary Marino Filho (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARILENA GUANAES BATAGLIA e NILSON BATAGLIA ó1978ó39 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó20 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO XAVIER
FRANCISCO (Espanha, 1506-1552), conviveu com Santo Inacio de Laiola e fez parte do núcleo de fundação dos Jesuítas. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos
SÃO GALGANO GUIDOTTE

A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).
Iniciamos a caminhada em preparação para o Natal dispostos a nos deixarmos moldar por Deus como barro nas mãos do oleiro. A liturgia nos faz forte apelo à vigilância, convidando-nos a estar acordados e atentos, pois o Senhor vem nos visitar. Abramos mente e coração para acolheer a graça e a paz que vêm da parte de Deus.
Oração
PAI, AJUDA-ME A ESTAR EM PERMANENTE VIGILÂNCIA E ORAÇÃO, PREPARANDO-ME PARA O ENCONTRO COM TEU FILHO JESUS E SER ACOLHIDO POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
1º Domingo     do Advento - 03/12/2017
Por meio de sua Palavra, Deus vem ao nosso encontro, coloca-nos em seus caminhos e nos enriquece com seus dons. Apredamos dele como estarmos preparados para sua vinda.
1ª Leitura (Is 63,16b-17.19b;64,2b-7) – Ah! se rompesses os céus e descesses! Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: O profeta, nessa oração, reconhece a fraqueza e a infidelidade do povo e, ao mesmo tempo, invoca a Deus para que tenha misericórdia do povo pela situção em que ele está vivendo. Deus, invocado como “pai redentor”, revela o renascer da esperança de quem se encontra em desolação. O pai é fonte da vida familiar e o redentor é o que resgata um membro do clã feito escravo.

16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti.
64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. 4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos.
5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. 6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade.
7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 79 (80)
Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos, para que sejamos salvos!

2ª Leitura (1Cor 1,3-9) – Esperamos a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: Paulo dá graças por aquilo que Deus operou na comunidade e manifesta a alegria de vê-la caminhar segundo a graça recebida.

rmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
1º Domingo     do Advento - 03/12/2017
Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem. - (Mc 13,33-37)
Pistas para a reflexão: O capítulo 13 de Marcos é desenvolvido com base em duas perguntas dos discípulos acerca da hora e dos sinais do fim. O texto de hoje procura responder ao “quando”. A comunidade não deve se preocupar tanto com o momento em que se darão os eventos anunciados. O importante é que ela se mantenha em ativa vigilância – porque o tempo é incerto – e não abandone seus compromissos.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o reino que vem, seja bendito; ao que vem e a seu reino, o louvor! (Mc 11,10)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
O Senhor mostra bondade” 
Tempo de salvação
                                                                                     O novo Ano Litúrgico inicia um caminho completamente novo. É como uma escada em espiral. Parece que vemos a mesma paisagem, mas de um ponto de vista mais elevado. É a noção cristã do tempo. Não voltamos ao mesmo lugar, como ensinavam os gregos, nem somente caminhamos para frente, como ensinam os judeus, mas retomamos o caminho, sempre além do que já fizemos. É o tempo novo de viver a graça da salvação. É a conversão permanente. Por isso, é tempo de vigilância. A vinda do Senhor não será para nos condenar, mas para colher os frutos que o Espírito Santo realizou em nós. Diante de temores que podem nos provocar sua chegada de improviso, sentimos nossa fragilidade como nos diz o profeta Isaias: “Todos nós nos tornamos imundícies, e todas as nossa obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas e nossas maldades empurram-nos como o vento” (Is 63,5). Mesmo assim professamos: “Assim mesmo, Senhor, Tu és nosso Pai, nós somos barro; Tu nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”(Is 63,7). O senso de fragilidade e de pecado nos estimula a ir com mais vigor em nossa busca de Deus. Clamamos pela bondade de Deus, na certeza de que ela não nos faltará: “Voltai-vos para nós, Deus do Universo!… Visitai vossa vinha e protegei-a” (Sl 79). A fé nos ensina a não perder nunca a esperança. O Senhor vai voltar! O tempo do Advento está voltado tanto para a vinda futura, como para sua vinda no Natal. A doçura de seu nascimento nos garante sua bondade como Juiz.
Ardente desejo
Não ficamos à mercê dos acontecimentos, mas nos abrimos à ação do Deus Salvador. Rezamos no salmo: “Assim mesmo, Senhor, Tu és nosso Pai e nós somos o barro; Tu, nosso Oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos” (Sl 79). O ardente desejo que temos da vinda do Senhor corresponde à obra maravilhosa que realiza em nós. Essa imagem do oleiro está presente no profeta Jeremias (Jr 18,1-23). Lembramos que o homem é um vaso feito pela mão de Deus. Foi com capricho que Deus nos fez. Como fez, cuida. Com Ele cuidamos para que esse vaso realize sempre mais ao projeto de Deus. O desejo que temos da vinda de Cristo corresponde à resposta de Deus. Mesmo que nos tenhamos extraviados, nossa súplica é ouvida: “Ah se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de Ti” (Is 63,19b). A ação de Deus por nós é imensa na comparação do profeta. Sua bondade supera nossa injustiça: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais os olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que Nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria” (Is 63,3).
Correr com as boas obras
Não há como nos desesperarmos, pois o Deus que vem ao nosso encontro já nos deu tanta coisa. Paulo assim se dirige aos Coríntios: “Em Cristo fostes enriquecidos em tudo, em toda a palavra e em todo conhecimento… Assim não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso Jesus Cristo” (1Cor 1,5-7). Não estamos abandonados à nossa sorte esperando ser pegos em nossa fraqueza: “Ele vos dará a perseverança em vosso procedimento, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo” (8). O sentido de vigilância é dar-nos estimulo às boas obras. Rezamos: “Concedei aos vossos fiéis o ardente desejo de possuir o Reino Celeste, para que acorrendo com as boas obras ao encontro do Cristo que vem…”
Fica esperto. 
No início do Ano Litúrgico, como no final, temos o convite à vigilância. Estar vigilante é andar nos caminhos do Senhor. Vivendo bem, Ele vem ao nosso encontro. Esse é o primeiro ensinamento do Advento. A seguir temos a preparação para o nascimento de Jesus no mistério de sua Manifestação.
 Em um novo ano sentimos necessidade de sua presença e pedimos proteção como rezamos no salmo: “Voltai-Vos para nós Senhor… Visitai a vossa vinha e protegei-a!” (Sl 79).
Pelo Evangelho aprendemos o que o Senhor quer de nós: “O que vos digo, digo a todos; ‘Vigiai’”! Ele quer nos encontrar sempre despertos; De dia e de noite. Que não nos encontre distraídos da finalidade da vida.
Diante do Senhor reconhecemos que andamos longe. Somos frágeis. Nossas boas obras são como um pano sujo. O reconhecimento da fraqueza é um clamor a Deus: Vinde! Paulo nos alerta que recebemos muito de Deus. Nada nos falta.

1 O Ano Litúrgico é tempo de salvação. Mesmo fracos temos certeza que Deus não falha.
2 Temos o desejo de Deus que responde a nossas expectativas.
3 De nossa parte compete ir ao encontro do Senhor com nossas boas obras..

Leituras: Isaias 63,16 b-17.19b;64,2b-7; Salmo 79; 1 Coríntios 1,3-9; Marcos 13,33-37

Reflexão"Advento”: lembrança da vinda do Salvador e esperança do seu retorno glorioso
 AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, domingo, com o convite da parte do Senhor a uma atitude vigilante, começa o Advento, um tempo de grande profundidade religiosa, porque está impregnado de esperança e de expectativas espirituais: cada vez que a comunidade cristã se prepara para lembrar o nascimento do Redentor sente uma sensação de alegria, que de certa maneira se comunica a toda a sociedade.
No Advento o povo cristão revive um duplo movimento de espírito: Por uma parte, eleva seu olhar para uma meta final de sua peregrinação na história que é a volta gloriosa do Senhor Jesus; por outra, lembrando com emoção seu nascimento em Belém, se ajoelha diante a manjedoura. A esperança dos cristãos orienta-se ao futuro, mas está sempre bem arraigada num acontecimento do passado e nos guia no presente
—Creio e confesso que na plenitude dos tempos, o Filho de Deus nasceu da Virgem Maria: “Nascido de mulher, nascido sob a lei”, como escreve são Paulo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Está bem arraigada em mim a realidade de que não pode existir amor a Deus se não amo realmente meu próximo?
- A verdade de um Deus que me julgará um dia me assusta?
- Meu modo de viver testemunha que tenho bom coração?
- Será que me lembro sempre que as omissões pesam e muito?
- Provo minha fé pelas obras que realizo?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 13,33-37 - 1º Domingo do Advento - Vigiai!
Formamos uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam por este ambiente
virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!  
  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão! 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor! 
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida! 
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado! 
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Mc 13,33-37.
Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora. Será como um homem que sai de casa e viaja para longe; mas, antes de ir, dá ordens, distribui o trabalho entre os empregados e manda o porteiro ficar de vigia. Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã. Se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! O que eu lhes digo digo a todos: fiquem vigiando!  
Refletindo
Jesus recomenda nestes versículos, atenção e vigilância. Que estejam  "de pé", na presença do Filho de Deus, quando Ele vier. O bem-aventurado Alberione recomendava, e quis que estivesse escrito nas capelas paulinas, "vivam em contínua conversão". Isto é o mesmo que estar vigilante, atento. Iniciando o Advento, a primeira atitude recomendada é esta: vigilância! Qualquer alienação pode nos distrair e não nos deixar perceber o Senhor que vem nos visitar.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?)  - O que o texto diz para mim, hoje?
Lembro-me de uma parábola que me ajuda a entender a questão da "vigilância" e estar "atento".
Meditando
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
      Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, lhes foi pedido que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, prevaleceram os votos:
1) O Taj Mahal    
2) A Muralha da China    
3) O Canal do Panamá        
4) As Pirâmides do Egito 
5) O Grand Canyon            
6) O Empire State Building          
7) A Basílica de São Pedro
Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina ainda não tinha virado sua folha. O professor, então, perguntou à ela se tinha problemas com sua lista. 
      Meio encabulada, a menina respondeu:
- Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitas as maravilhas. 
      O professor disse:
- Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la. A menina hesitou um pouco, então leu: 
- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1 - VER     
2 - OUVIR     
3 - TOCAR       
4 - PROVAR      
5 - SENTIR
6 - PENSAR    
7 – COMPREENDER
Penso que, muitas vezes não estou atenta, porque, distraída, não vejo, não ouço, não toco, não provo, não sinto, não penso, nem compreendo.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram mais: 
"O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de "autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade". Esta proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura, como fonte de evangelização. Os discípulos de Jesus desejam se alimentar com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. (...) Isto exige por parte dos bispos, presbíteros, diáconos e ministros leigos da Palavra uma aproximação à Sagrada Escritura que não seja só intelectual e instrumental, mas com um coração "faminto de ouvir a Palavra do Senhor" (Am 8,11). (DAp 248).
E me interrogo: Como me sinto neste caminho de conversão? Tenho garantida a minha paz pela vigilância e pela oração?  
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos . acendendo a 1ª vela do 1º Domingo  do Advento. Coroa do Advento
Para marcar a passagem desse período, como também para buscar meios de cultivar o silêncio, a oração e a reflexão em família nesses dias que antecedem a comemoração do nascimento do Menino Jesus, pode-se fazer uma Coroa do Advento.
Com ramos de algum tipo de pinheiro ou cipreste, faz-se uma coroa circular onde são presas ou apoiadas quatro velas dispostas de forma simétrica. Pode-se decorar a coroa com fitas, bolas coloridas e sementes. Quatro velas representam cada semana do Advento.Três são roxas ou lilás e uma, cor rosa, a da 3ª semana. Acende-se a 1ª vela roxa e se canta:                                                                    

Coroa do Advento
1° Domingo
Uma vela, na coroa, acendemos,
Toda sombra se esvai com sua luz;
Vigilantes, o Senhor esperemos:
Chegou o tempo do Advento de Jesus !
Refrão:
Meus irmãos, penitência e oração !
Arrumemos nossa casa co'alegria !
Logo a ela, o Senhor vai chegar,
Pelo ventre imaculado de Maria !
(A melodia está no player, no lado direito deste blog)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela vigilância e atenção
para perceber quando o Senhor vem me visitar
Bênção
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!
(Nm 6,24-27).

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo