sábado, 12 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Sua mãe conservava no coração todas estas coisas. – (Lc 2,41-51)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 12 DE JUNHO de 2021 (sábado) 163 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS MAS COM O CORAÇÃO.

(William Shakespeare)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DOS NAMORADOS

 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

 DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO AUTOMOTIVO

 DIA NACIONAL DA CARDIOPATIA CONGÊNITA

 DIA MUNDIAL DA DESCONTAMINAÇÃO ACÚSTICA

  DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL

 DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

 DIA do Enxadrista

 DIA do Gin

 DIA da Rússia

 DIA da Marcha Para Jesus

 DIA do Sucateiro

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Italva (Rio de Janeiro) Rio Grande do Piauí - Várzea Grande (Piauí) Simão Dias (Sergipe) Andorinha (Bahia) São Ludgero (Santa Catarina) Ibema - Lindoeste - Marquinho - Matinhos - Santa Tereza do Oeste (Paraná) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Eng. MICHEL ARANHA CONESSA (m/filho- INTECH - Lions Clube de Garça/SP) ADRIANA RODRIGUES BIZULLI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) NELLY MITSUE KANASHIRO ALVES (Eq 12 ENS DA SABEDORIA do Setor de Garça/SP) LILIANE MARTINELLI JACOB (DLC 3-Lions Clube de Ibitinga Centenário /SP) BARBARA CARVALHAL GUERREIRO (Garça/SP) ANTONIO SEGURA MOLINA (Garça /SP) MARCOS SEGA (Garça/SP) DANIEL CAPARROZ (Garça/SP) FERNANDA CAPARROZ MINHO (Bagé /RS)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO LEÃO III

■ BEATA MERCEDES DE JESUS

■ BEATA HILDEGARD BURJAN

SÃO GASPAR BERTONI

SÃO JOÃO DE SAHAGUM

SÃO BERNARDO DE MENTON  

SANTO ONOFRE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Sua mãe guardava todas estas coisas no coração – Lc 2,41-51

Venerando o Coração de Maria, afirmamos a bondade daquela que foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.

 

- Meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Esta liturgia nos convida a depositar nossa confiança em Jesus, que lançou a semente do Reino de Deus, e a colaborar para que essa semente cresça e produza frutos de amor, solidariedade e justiça. Agradecidos pela bondade do Senhor, celebremos em comunhão com todos os que se empenham em favor do seu projeto de vida e salvação.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE ORIENTA NOSSA VIDA PARA DEUS, AJUDA-ME A CRESCER, CADA DIA, EM SABEDORIA E GRAÇA, BUSCANDO, COMO JESUS, ADEQUAR MINHA VIDA AO QUERER DO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no imaculado coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo, da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 12 de junho de 2021  Imaculado Coração de Maria . Memória

– Liturgia da Palavra 

Sensível e aberta ao plano divino de salvação, Maria esforça-se por estar unida e atenta ao seu Filho. Ouvindo as leituras, alegremo-nos com ela, sempre dócil a Deus e solidária com os filhos e filhas de Deus. 

 

1ª Leitura (Is 61,9-11) – Exulto de alegria no Senhor.   Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.

10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 91(92)

 

Meu coração se regozija no Senhor.

 

 

– 12 de junho de 2021  Imaculado Coração de Maria . Memória

– Evangelho do dia 

 

Sua mãe conservava no coração todas estas coisas. (Lc 2,41-51)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Bendita é a virgem Maria, que guardava a palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas..   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A FAMÍLIA DO SENHOR”

 

Celebremos com todo amor do nosso coração, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esse coração que tanto nos ama, esse coração que se compadece de todos nós.

 

A cena evangélica apresenta os traços fundamentais da família de Jesus. Sua marca característica foi a obediência a Deus e a submissão a seu projeto de salvação para a humanidade. Jesus, Maria e José viviam em função do desígnio salvífico divino. Jesus era o Filho de Deus, enviado com a missão de reconciliar a humanidade com Deus. Maria foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus e, com o seu sim, aceitou colocar-se toda, como serva, a serviço do Senhor. José acolheu a proposta divina de apresentar-se como pai humano de Jesus, de forma a garantir-lhe a identidade social. Cada um realizava a parte que lhe cabia na obra da salvação, partilhando a vida em comum. A vida da Sagrada Família, portanto, pode resumir-se na obediência a Deus e no serviço amoroso à humanidade.

Outro traço da família de Jesus é a pobreza e a simplicidade. A relação privilegiada com Deus não a envaidecia. Tampouco se sentia diminuída por habitar numa cidade pouco apreciada e quase desconhecida, longe dos centros importantes. Foi Jesus quem, por força do seu ministério, deixou Nazaré, indo pregar pelo mundo a fora. Até então, vivera com seus pais no escondimento, exercendo a profissão de carpinteiro, herdada de José. Por sua vez, Maria desempenhava as tarefas próprias de uma dona de casa. Somente o Pai sabia o que realmente se passava com aquela família e o papel que ela desempenhava em favor da humanidade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Parábola é um recurso literário que Jesus utilizava com frequência, provavelmente para despertar o interesse dos ouvintes e favorecer a transmissão do Evangelho. Por que Marcos quis registrar essas duas parábolas? É possível que sua comunidade estivesse passando por crises na fé. Tudo parecia parado. Pior, tinha-se a sensação de que os adversários do Reino estavam invadindo o mundo e arrastando para o mal as consciências. Trazer à tona essa mensagem de Jesus era devolver ao povo conforto e esperança. O Reino de Deus não ficará esquecido, nem vai desaparecer. Sua expansão não depende do simples esforço humano, nem se estende por imposição ou violência. Quem conduz a história da salvação, em todos os tempos, é Deus: “Eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem fazia crescer” (1Cor 3,6).

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, diante dos obstáculos no anúncio do Evangelho, somos tentados a desanimar. Então, reavivas em nós, Senhor, a esperança de que o Reino de Deus, que é como uma semente quase invisível, no tempo oportuno produzirá abundantes frutos. Senhor, aumenta nossa fé. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 2,41-52 –Imaculado Coração de Maria

Oração Inicial

 

Liturgia da memória do Imaculado Coração de Maria. Ao celebrarmos o Imaculado Coração de Maria, celebramos a presença do Verbo que se fez carne e veio habitar no meio de nós. Maria, a cheia de graça, nos ensina acolher sem cessar o Deus da Vida.

 

Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo vivo de vossa presença.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o Evangelho com atenção e perceba as atitudes dos pais de Jesus com a comunidade judaica e com o próprio filho. Medite o diálogo dos pais com Jesus. Mesmo sem compreender, o que fez Maria?

 

“A família de Nazaré não estava imune a crises. Jesus havia completado doze anos e tinha concluído sua preparação para se tornar filho da Lei e responsável por seus deveres religiosos. Ele não comparece como discípulo diante dos mestres, mas como alguém que demonstra um saber pessoal quanto à Lei, antecipando sua futura pregação. Superada parte das arestas, Jesus desce com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Por sua vez, Maria e José respeitaram seu tempo de crescimento. Maria, a Mãe das Dores, faz uma experiência dolorosa: a “perda” de Deus. Mas ela o procura até encontrá-lo. Maria nos ensina a sofrer, crer e guardar a Palavra de Deus no coração. Ela é a senhora da santa esperança e do amor.”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que esse relato diz para mim? Quais são minhas atitudes quando não compreendo os caminhos de Deus? Como está minha fé, minha confiança no Senhor que me conduz como Bom Pastor? Como Mestre e Amigo?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Esse é um momento de muita fé e gratidão, momento de orarmos em agradecimento a Maria por seu incondicional amor e pela sua eterna presença em nossas vidas. Ó Maria, nossa Mãe, protege a nossa vida entre os teus braços:

abençoa e reforça todo desejo de bem;

reaviva e alimenta a fé;

ampara e ilumina a esperança;

suscita e anima a caridade;

guia todos nós no caminho da santidade.

Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção

pelos pequenos e pelos pobres,

pelos excluídos e os sofredores,

pelos pecadores e os dispersos de coração:

reúne todos sob tua proteção

e os entrega ao teu Filho amado, o Senhor nosso Jesus. Amém!

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Como você quer agradecer a presença materna de Maria em sua vida? Faça uma homenagem a esta Mulher escolhida por Deus para nos trazer a Salvação.
Bendita é a Virgem Maria, que guardava a palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).

 

Bênção

 

O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.

Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.

ó Deus, da redenção eterna, na festa da mãe de Jesus, concedei-nos crescer em vossa graça até a plenitude da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Graças a Deus