sexta-feira, 24 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 24 DE MAIO DE 2019 (sexta-feira) 143º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SÓ SEI QUE NADA SEI.
 (Sócrates)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO CAFÉ
 DIA NACIONAL DO MILHO
 DIA NACIONAL DO CALCÁRIO AGRÍCOLA
 DIA NACIONAL DO CIGANO
DIA PANAMERICANO DO ENGENHEIRO CIVIL
DIA DO VESTIBULANDO
DIA DO TELEGRAFISTA
 DIA NACIONAL DO DETENTO
DIA DO DATILÓGRAFO (DIGITADOR)
DIA DA ARMA DE INFANTARIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Elevação da Vila de Santo Antônio dos Patos [atual cidade de Patos de Minas] - Abre Campo - Caratinga - Monte Santo de Minas - Palma - Prados - Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) Mauá da Serra - Santo Antônio da Platin (Paraná) Palmares - Sertânia (Pernambuco)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:TÂNIA BARROS SHIRAKAWA (prima-Campinas /SP) SONIA MARINES DIAS PINTO (Lions Clube de Flórida Paulista/SP)  ANA CAROLINA GIMENEZ SABATINE (Garça/SP)NEIVA BENTO BELINI (Garça/SP) MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMA (Garça/SP) VALCIRIA CHAGAS GOUVEIA DA SILVA (Garça/SP) AMANDA RIBEIRO GUIMARAES DE OLIVEIRA (Garça/SP) LUISA REHDER DALL AGNOL (Marilia/SP)CASSIANA TOFFOLI JORGE (Garça /SP) WALTER IZIDORO MARTINS (Garça /SP) MARIA DEL CORAL FERNANDEZ (Garça /SP) CELSO DE SOUZA (Garça /SP)  

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO VICENTE DE LÉRINS
SANTA SARA KALI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5,12)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Iluminados pelo Espírito, saberemos conduzir nossas famílias e comunidades à alegria do Reino, livres de todo fundamentalismo. Jesus nos ensina a amar as pessoas, evitando rótulos. Unimo-nos a toda a Igreja neste dia de oração pela China.
– Oração 
PAI, SEJA O AMOR DE JESUS MINHA ÚNICA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA O MANDAMENTO DO AMOR MÚTUO. QUE EU ME ESFORCE POR AMAR, COMO TU AMAS!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa24 de maio de 2019
Discernindo a vontade de Deus, a comunidade cristã supera atitudes de fechamento e cresce na amizade com Jesus e no amor incondicional a todos. 


1ª Leitura (At 15,22-31) – Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 
23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 56(57)
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.


Evangelho do dia
6-feira da 5ª Semana da Páscoa24 de maio de 20199
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Na presença do Espírito Santo, redescobrimos o amor”
 “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos”
(João 15,12-13).
Jesus está infundindo em nós o Seu Espírito, e o Espírito que Deus nos dá é de amor. Eu sei que todos nós desejamos, ansiamos que o Espírito de Deus venha sobre nós, então, clamamos e suplicamos: “Vem, Espírito!”. No entanto, o Espírito Santo não é somente um dom carismático, não é somente a oratória que temos, que falamos e rezamos, até fazemos fogo descer do céu.
O Espírito a que nos referimos é o Espírito de amor, esse Fogo Abrasador que incendeia o nosso coração para amarmos uns aos outros. Eu sei que uma pessoa é cheia do Espírito não quando ela fala muitas palavras bonitas, não quando ela cura muitos aqui e acolá. O Espírito é dom, é graça, e Ele se deixa exalar em nossa vida quando nos amamos.
A marca do Espírito em nós se chama amor, porque, humanamente, não conseguimos nos amar, vivemos aquele amor seletivo, amor de interesse, aquele amor que nos dá retorno. Esse é amor humano, e até os animais conseguem viver, cada um no seu grupo. Mas não é desse amor, é o amor evangélico, de amarmos uns aos outros na igreja, na sociedade, na comunidade, no trabalho, na própria vivência cristã.
Só o Espírito agindo em nós nos leva a amar quem nos fez mal, quem nos prejudicou.
Só conseguimos ter o Espírito do Senhor em nós quando damos testemunho do amor. Só o Espírito agindo em nós nos leva a amar quem nos fez mal, a quem nos prejudicou, a amar quem não conseguimos nos relacionar muito bem, com quem temos divergências e as ideias não batem. É só no Espírito que conseguimos amá-las. Por isso, quando estamos clamando pelo Espírito de Deus em nós, não podemos nos refugiar em coisas acidentais que acabam sendo para esconder o essencial.
O essencial da vida cristã é a vivência do amor. Estamos exaltando outras coisas, muitas vezes, até guerras, disputas, dogmatismos, verdades relativas. Estamos, muitas vezes, criticando aqui e acolá, mas não estamos vivendo o essencial, que é nos amarmos uns aos outros a ponto de darmos a vida como Jesus, que entregou Sua vida por amor a nós.
Amar é dar-se e doar-se. Quando damos, muitas vezes, perdemos para que o outro seja. Precisamos redescobrir, no Espírito, o amor para não perdermos a essência de discípulos e seguidores de Jesus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Caridade: a “ética de Deus”
Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, contemplamos a Jesus Cristo dando as últimas "instruções" aos Apóstolos, pouco antes de sua "partida". O ensinamento e o mandato são claros: devemos amar-nos como Ele mesmo nos amou. Até que ponto? Até a morte, dando tudo pelos irmãos: assim é o amor de caridade.

A caridade seria a "ética divina", o amor ao estilo divino. Para nós é uma "novidade". Antes de Cristo já existiam diversos sistemas éticos (a ética aristotélica…) e jurídicos (o Direito Romano…). Mas Deus vai mais além: destina-nos a amar tal como as Pessoas Divinas —Pai, Filho e Espírito Santo— amam-se e nos amam. Um amor que—sem anulá-los— aponta muito mais além do útil e prazerosos: é a busca do bem e da perfeição do outro.

—Jesus, tu és Deus e te fizestes Homem "para mim". Ensina-me a amar até "existir para os outros", até poder dizer ao irmão: sou feliz porque te faço feliz.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Mestres e pregadores costumam repetir alguma frase ou princípio que consideram importante para seus ouvintes.
Do mesmo modo, Jesus martela uma expressão que é a essência da vida cristã: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”.
Além da exigência de amar, Jesus mostra qual é o grau desse amor: “Como eu amei a vocês”. Os cristãos têm o privilégio da amizade de Jesus. Não importa que função ou ministério exercem na Igreja. Jesus os escolhe e os faz seus amigos e lhes comunica tudo o que ouviu do Pai. De que modo podemos corresponder a esse precioso dom da amizade de Jesus? Fazendo o que Jesus ordena, isto é: amar como ele nos amou. A certeza do amor de Jesus por nós desperta-nos a confiança nele; então sabemos que nossos pedidos serão atendidos.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em   http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,12-17 - "Amem-se uns aos outros"
Jesus hoje nos deixa um mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Que a Palavra que vamos meditar nos ajude a compreendermos a radicalidade com que Jesus nos ama e fortaleça em nós as disposições para seguirmos o seu exemplo na vivência do amor fraterno. 
Oremos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto em si? Faça uma primeira leitura do texto. Observe os elementos que se repetem. Qual é o convite que Jesus nos faz hoje?
“Esta segunda parte do discurso parabólico da videira é uma meditação sobre o amor tipicamente cristão. O amor fraterno é exigência primordial da vida em Cristo. O texto do evangelho de hoje é enquadrado pelo tema principal dessa parte do discurso: o amor fraterno. Na origem do amor do Filho pelos discípulos está o amor de Deus pelo Filho. O Filho é portador do amor do Pai e, pela sua vida, inclusive a sua vida entregue, ele o manifesta a todo o mundo. O amor é exigência e condição de uma vida cristã autêntica, sem hipocrisias. A medida do amor fraterno é a medida do amor de Jesus pelos seus discípulos. No seu amor pelos seus, ele deu a sua própria vida (cf. Jo 13,1). Os ‘amigos’ de Jesus são, além dos discípulos, os leitores do evangelho, nós todos, por quem o Senhor entregou a sua vida e revelou a verdadeira face do Pai. Os relatos de vocação do Doze, nos quatro evangelhos, mostram que a iniciativa do chamado é Jesus (v. 16; cf. Mc 1,16-20; 3,13-19; Jo 6,70). Para poder produzir fruto do amor fraterno, os que são escolhidos devem partir, aceitar serem enviados pelo Senhor para testemunhar seu amor. Nesse sentido, toda a comunidade cristã é missionária” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2. Meditação (Caminho)
O que diz o texto para mim, hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como compreendo o convite de Jesus: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? 
“Nosso melhor amigo é aquele que nos leva para Deus. Uma amizade sadia e verdadeira é sempre um caminho de libertação e equilíbrio para a pessoa humana. Quem não tem amigos, precisa rever-se e perceber que sem amigo não é possível viver com saúde espiritual. Amizade é um dom de Deus. Jesus, com sua personalidade integrada, tinha e queria amigos. Hoje, ele mesmo dirá que os discípulos não são seus servos, mas amigos. O servo é o próprio Senhor Jesus. Ao amigo confidenciamos nossos segredos, partilhamos nossas tristezas e alegrias, e, sobretudo, sonhamos e caminhamos juntos. Um bom amigo deixa a vida mais leve e mais próxima de Deus. Jesus é seu melhor amigo. Guarde essa verdade em seu coração!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
Apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração. Depois, conclua com a oração: “Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado, saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fieis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém” (Do livro: Ele está no meio de nós, Paulinas).

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.