quarta-feira, 3 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■- “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces?” - (Jo 14,6-14)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 03 DE MAIO DE 2017 (QUARTA-FEIRA) 122º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
NÃO É SUFICIENTE TER UM ESPÍRITO BOM, O ESSENCIAL É BEM APLICÁ-LO.”
 (René Descartes)


Datas Comemorativas
–■ DIA DO LEGISLADOR
DIA DO PARLAMENTO
DIA DO PAU BRASIL
DIA DO SERTANEJO
v– DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DA IMPRENSA
DIA DO SOL
DIA DO SOLO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areiópolis - Bebedouro - Brotas - Catiguá - Macaubal - Pinhalzinho - Poloni - Redenção da Serra - Santa Cruz da Conceição - Santa Cruz das Palmeiras - São Francisco (São Paulo) Barra do Corda (Maranhão) Boa Esperança (Espírito Santo) Cabrobó (Pernambuco) Ribeirão Cascalheira (Mato Grosso) Miracema (Rio de Janeiro) Pracuúba (Minas Gerais) Braganey - Imbituva - Santa Terezinha de Itaipu (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CARLOS EDUARDO DANTAS DE MATTOS (Fazenda Umuarama-Garça /SP)VALÉRIA APARECIDA GONÇALVES DE OLIVEIRA SOUZA (RCG Garça/SP) VALDIR PIASSA DE FREITAS (V.P. de Freitas-Garça/SP) LEILA MARIA MAGOTI LIMA (Garça/SP) MARIA EMILIA MOREIRA MENDES RIBEIRO (Garça/SP) ROSENETE T. FENILLI KARNOPP (LD2-Lions Clube de Santa Cruz do Sul – Centro /RS) fabio pinha alonso (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SPROBERTO JOSÉ PAVAN (Ibitinga/SP)


Santo do Dia
SANTOS FILIPE E TIAGO – APÓSTOLOS E MÁRTIRES
FILIPE e TIAGO (século 1º), foram apóstolos de Jesus. Filipe, a princípio discípulo de João Batista, foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado de Menor, é conhecido como “o irmão do Senhor”. Ambos selaram  com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo.
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Filipe e Tiago (século 1º) foram apóstolos de Jesus. A princípio discípulo de João Batista, Filipe foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado de Menor, é conhecido como “irmão do Snehor”. Ambos selaram com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo.”.
 Oração
PAI, QUE EU SAIBA RECONHECER-TE NA PESSOA DE JESUS, EXPRESSÃO CONSUMADA DE TEU AMOR MISERICORDIOSO POR TODOS OS QUE DESEJAM ESTAR PERTO DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso Filho, que vejamos eternamente a vossa face Por nosso Senhor Jesus Cristo...
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Quarta-feira - 03/05/2017
O anúncio central da Igreja é a morte e a ressurreição de Jesus, que se apresenta como caminho para o Pai, a verdade para o mundo e a vida que se oferece a toda a humanidade.

1ª Leitura - 1Cor 15,1-8– O Senhor apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que rece­bestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 18
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

Evangelho do dia
Quarta-feira - 03/05/2017
Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? - (Jo 14,6-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14, 6.9).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Reconheçamos aquilo que o Pai quer nos revelar
Mergulhemos em Deus, nas Suas obras; mergulhemos nas ações de Jesus para reconhecermos aquilo que o Pai quer nos revelar!
Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’” (João 14,8).
Hoje, celebramos os apóstolos São Filipe e São Tiago. Tiago é irmão do apóstolo João, os dois são filhos de Zebedeu e são seguidores de Cristo. Filipe é natural de Btezaida, na Galileia. Era um discípulo muito afoito e ansioso de que as coisas logo acontecessem. Ele não tinha muita paciência de esperar e queria logo saber como seria. “Senhor, mostra-nos o Pai. O senhor fala tanto d’Ele, mostra-nos e já basta”. É como aquelas pessoas que não querem submeter-se à pedagogia do tempo, da espera e querem as coisas prontas e imediatistas.
Olhando para esse jeito afoito e imediatista de Filipe, queremos refletir nossas ações no tempo em que vivemos, porque o tempo em que vivemos é, justamente, o tempo das coisas imediatas, rápidas, onde as pessoas não refletem o caminho, a escolha e o próprio caminhar da vida!
Quando fazemos as coisas sem refletir, sem meditar nem esperar, corremos sérios riscos de sermos precipitados. Não é preciso dizer as consequências da precipitação em nossa vida. Estamos nos atropelando, estamos machucando nós e os outros, sobretudo, submetendo o nosso coração à onda da ansiedade. Ansiedade em querer que as coisas sejam feitas logo, de qualquer maneira e assim por diante.
É verdade que não podemos ficar postergando, deixar que o tempo resolva as coisas. Precisamos ter diligência para viver cada coisa a seu tempo, mas precisamos também ter a paciência necessária para entendermos a progressão do tempo e das coisas, para não sermos premeditados e agonizados naquilo que fazemos.
Queremos ver o Pai! Jesus veio para nos mostrar o Pai, mas como iremos compreendê-Lo? Não é simplesmente Jesus dizer: “O Pai está aqui!”. Gostamos das coisas prontas, mas precisamos submeter o nosso coração à sabedoria divina, à pedagogia de Deus.
Conheceremos o Pai, não de forma única, porque Ele se manifesta através da criação, das obras que Jesus nos mostra. Enfim, o Pai está entre nós e não O conhecemos, porque queremos uma referência direta d’Ele, e não estamos contemplando a Sua ação presente e viva no meio de nós.
O Pai está no meio de nós diante de tantas coisas maravilhosas, está diante de nós, sobretudo, na pessoa de Jesus. “Há tanto tempo estou convosco Filipe, e vós não me conheceis!”. Há quanto tempo Jesus está entre nós, Ele faz parte da nossa vida, mas não O conhecemos. Há quanto tempo as pessoas estão conosco e não as conhecemos!
Não prestamos atenção no essencial. Muitas vezes, temos um relacionamento superficial uns com os outros e com Deus também. Por causa da nossa superficialidade, misturada com nosso jeito imediatista de querer ver as coisas, não vamos para o essencial.
Queremos conhecer Deus, mergulhar n’Ele, por isso deixaremos de ser precipitados e ansiosos. Na calma, na sobriedade do espírito, mergulhemos em Deus, nas obras e ações de Jesus, para reconhecermos aquilo que o Pai quer nos revelar.
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 14, 6-14
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e a participação nessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- - Jesus diz que quem acreditar nele fará obras maiores que ele. Um exagero, é claro. O que de mais grandioso você faz em favor da fé?
- Você sabe pedir ao Pai? - O que basicamente pede?
– Tem consciência do que devemos pedir a Deus?


Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Neste dia 3 de maio, celebramos os apóstolos São Filipe e São Tiago. Coloquemo-nos diante de Deus em silêncio e procuremos aproximar dele nossa mente e nosso coração, para rezarmos e meditarmos melhor a sua Palavra e para escutarmos o que Ele tem a nos dizer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Divino Espírito Santo, em profunda oração, vos pedimos a vossa ação em nós. Amém!”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o Pai.” O que mais o texto nos traz? O que mais lhe chama atenção nesta narrativa de João? Faça a leitura do Evangelho e identifique sua mensagem central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Releia o Evangelho, meditando as palavras que mais o(a) tocam. Neste passo da leitura orante, você deve identificar o que o Senhor quis lhe dizer por meio da Palavra. Medite esta Palavra de Deus permitindo que ela se misture com a sua vida.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie neste momento a sua mente e acalme o seu coração para melhor fazer a sua oração. Aproxime-se do Senhor com tudo que você tem e lhe ofereça suas preces.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra lhe ensina?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.